Forum ensino médio 2010

Preview:

Citation preview

FÓRUM DE DESEMPENHO DE SANTA MARIA

Construindo a qualidade de ensino nas

escolas de Ensino Médio

1º de junho de 2010 Mateus Pinheiro de Farias

Qualidade de Vida

Construindo a qualidade de ensino nas escolas de Ensino Médio

Qualidade dos Relacionamentos

Construindo a qualidade de ensino nas escolas de Ensino Médio

Qualidade nos Estudos

Construindo a qualidade de ensino nas escolas de Ensino Médio

Qualidade nos Atendimentos

Construindo a qualidade de ensino nas escolas de Ensino Médio

Construindo a qualidade de ensino nas escolas de Ensino Médio

Qualidade dos Produtos

Construindo a qualidade de ensino nas escolas de Ensino Médio

Qualidade de Tempo

Construindo a qualidade de ensino nas escolas de Ensino Médio

... qualidade do nosso dia-a-dia ...

Construindo a qualidade de ensino nas escolas de Ensino Médio

Uma das tarefas mais importantes da

prática educativo-crítico é propiciar as

condições em que os educandos em suas

relações uns com os outros e todos com

os professores ou professoras ensaiam a

experiência profunda de assumir-se como

ser social e histórico como ser pensante,

comunicante, transformador, criador,

realizador de sonhos capaz de ter raiva

porque é capaz de amar. (2007, p. 41).

Qualidade de EnsinoPensamos num ensino democrático e crítico, como

Paulo Freire prega no seu livro Pedagogia da

Autonomia:

Construindo a qualidade de ensino nas escolas de Ensino Médio

... qualidade dos seres humanos ...

Construindo a qualidade de ensino nas escolas de Ensino Médio

“A riqueza de uma nação depende

de sua gente.”Sylvia Schmelkes (1990)

Fórum de Educação de Santa Maria

Escola

"acreditar no

poder

transformador

da educação".Farina (2005)

Construindo a qualidade de ensino nas escolas de Ensino Médio

“O objetivo da

atividade

educativa é o de

contribuir para o

aprimoramento

da qualidade de

vida - atual e

futura - dos

educandos.” Sylvia Schmelkes

(1990)

Construindo a qualidade de ensino nas escolas de Ensino Médio

Como anda a qualidade de ensino nas

escolas do Brasil?

Construindo a qualidade de ensino nas escolas de Ensino Médio

“Temos de procurar uma melhora que possa

trazer resultados em curto prazo porque a

situação é crítica e estamos falando do futuro

dos jovens brasileiros.”Fernando Haddad (2010) – Ministro da Educação

Construindo a qualidade de ensino nas escolas de Ensino Médio

O inciso XII do art. 206 da Lei 10.172/2001 diz

que o ensino será ministrado com garantia de

padrão de qualidade.

Construindo a qualidade de ensino nas escolas de Ensino Médio

A Situação é Crítica.

Como anda a qualidade de ensino nas

escolas do Brasil?

do Ensino Médio

no Brasil

10%

90%

Aprovados PAS e Vestibular 2010

Rede Pública

Construindo a qualidade de ensino nas escolas de Ensino Médio

Toda pessoa - criança, jovem ou adulto - deverá poder

contar com possibilidades educativas, a fim de satisfazer

suas necessidades de aprendizagem básica. Estas

necessidades abrangem tanto as ferramentas essenciais

para a aprendizagem (como a leitura e a escrita, a

expressão oral, o cálculo, a solução de problemas),como

os próprios conteúdos da aprendizagem básica

(conhecimentos teóricos e práticos, valores e atitudes)

necessários para que os seres humanos possam

sobreviver, desenvolver plenamente suas

capacidades, viver e trabalhar com dignidade, participar

plenamente do desenvolvimento, aprimorar a qualidade de

suas vidas, tomar decisões fundamentadas e continuar

aprendendo.

Construindo a qualidade de ensino nas escolas de Ensino Médio

Artigo 1º da Declaração de Jomtien (1990)

10%

90%

Aprovados PAS e Vestibular 2010

Rede Pública

Construindo a qualidade de ensino nas escolas de Ensino Médio

é a expansão da rede federal de

educação profissional e tecnológica, a

qual, nos próximos três anos, deve

contar com 214 novas escolas. “Até o

final de 2010, teremos ampliado o

acesso às escolas profissionalizantes.”

Uma das soluções

apontadas por

Ministro Haddad:

Construindo a qualidade de ensino nas escolas de Ensino Médio

Construindo a qualidade de ensino nas escolas de Ensino Médio

ACORDO DE

COOPERAÇÃO TÉCNICA Nº. 03/2010

QUE ENTRE SI CELEBRAM O

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,

CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE

BRASÍLIA - IFB, E O GOVERNO DO

DISTRITO FEDERAL POR

INTERMÉDIO DA SECRETARIA DE

EDUCAÇÃO, COM INTERVENIÊNCIA

DOS DIRETORES DOS ESPAÇOS

CEDIDOS, OBJETIVANDO A OFERTA

DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E

TECNOLÓGICA NO GDF.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Construindo a qualidade de ensino nas escolas de Ensino Médio

Escola de Qualidade

Construindo a qualidade de ensino nas escolas de Ensino Médio

Escola de Qualidade[...] a garantia de aceso, da permanência, e da

aprendizagem de todos os estudantes, o emprego do

caráter sistêmico às políticas educacionais, a

universalização das matriculas na educação publica

regular, a promoção da interação entre níveis básico e

superior, o combate às desigualdades regionais, o

protagonismo do trabalho e das relações sociais no

currículo, a expansão do financiamento, a implantação

de uma cultura positiva para a avaliação dos

sistemas, das redes, das escolas/instituições, dos

estudantes e dos profissionais, a efetiva valorização dos

profissionais da educação. (GRAÇA, 2010, p.154).

Construindo a qualidade de ensino nas escolas de Ensino Médio

Avaliação da educação

como compromisso e

estratégia imprescindível

para gerar novas atitudes

e práticas para elevar a

qualidade da educação.

[...] há um consenso de que é preciso medir a

qualidade da escola, da educação

e, principalmente, de que se estabeleçam

mecanismos de monitoramento que resultam no

aperfeiçoamento das políticas educacionais.

(GRAÇA, 2010, p.160).

Escola de Qualidade

Diagnosticam o nível

de desempenho nas

competências e

habilidades

desenvolvidas pelos

alunos.

SIADEConstruindo a qualidade de ensino nas escolas de Ensino Médio

Diagnosticam o nível

de desempenho nas

competências e

habilidades

desenvolvidas pelos

alunos.

Construindo a qualidade de ensino nas escolas de Ensino Médio

Construindo a qualidade de ensino nas escolas de Ensino Médio

Verificar se os alunos

desenvolveram as

competências e habilidades

requeridas para sua série num

período ideal, ou

seja, aprendam sem reprovar.

Monitoramento

IDDF

3.82

0.761.9

3.92

0.922.1

Maior Menor DRE

IDDF (2008/09)

Meta (2009/10)

Construindo a qualidade de ensino nas escolas de Ensino Médio

Construindo a qualidade de ensino nas escolas de Ensino Médio

Não vamos fazer comparações!

Construindo a qualidade de ensino nas escolas de Ensino Médio

Vamos olhar

para nós

mesmos.

Não vamos fazer comparações!

Construindo a qualidade de ensino nas escolas de Ensino Médio

Acima do Esperado (AE) – demonstram

domínio superior ao adequado dos

conteúdos, competências e habilidades

Abaixo do Básico (AB) – os alunos demonstram

domínio insuficiente dos

conteúdos, competências e habilidades.

Básico (B) – demonstram domínio parcialmente

adequado dos conteúdos, competências e

habilidades.

Esperado (E) – demonstram domínio adequado

dos conteúdos, competências e habilidades.

261.2 265.6 254.5278.6269.1 273.2 265.2

290.4281.4 288.3 282309.3

Matemática Português C.N. C.H.

DRE STA MARIA (12º) DF Maior Nota DRE (1º)

Construindo a qualidade de ensino nas escolas de Ensino Médio

Posição da DRE de Santa Maria nos vários

componentes SIADE (2009/10)

60.9

32.2

56.2

26.723.9

33.636.3 36.7

27.9 29.9

4.6

30.4

6.5

37.9 39.4

0.8 1.1 0.6

7.5 6.9

MATEMÁTICA PORTUGUÊS C.N. C.H. REDAÇÃO

Abaixo do Básico (AB) Básico (B)

Esperado (E) Acima do Esperado (AE)

Gráfico do DF no SIADE (2009/10)

Construindo a qualidade de ensino nas escolas de Ensino Médio

Situação da DRE de Santa Maria quanto

aos dados do SIADE (2009/10).

68.1

38.3

65.6

33.1

25.228.1

36.530 31.5

36.3

3.7

23.9

4.3

31.1 33.1

0.2 0.6 0.24.3 5.4

MATEMÁTICA PORTUGUÊS C.N. C.H. REDAÇÃO

Abaixo do Básico (AB) Básico (B) Esperado (E) Acima do Esperado (AE)

Construindo a qualidade de ensino nas escolas de Ensino Médio

Refletir pedagogicamente sobre os dados

apresentados articulando a avaliação de

resultados e as avaliações de processos para

melhorar o trabalho pedagógico.

Construindo a qualidade de ensino nas escolas de Ensino Médio

Fórum de Desempenho de Santa Maria

Construindo a qualidade de ensino nas escolas de Ensino Médio

FÓRUM DE EDUCAÇÃO DE SANTA MARIA

Construindo a qualidade de ensino nas

escolas de Ensino Médio

1º de junho de 2010 Mateus Pinheiro de Farias

FÓRUM DE EDUCAÇÃO DE SANTA MARIA

Construindo a qualidade de ensino nas

escolas de Ensino Médio

1º de junho de 2010 Obrigado!