Conceitos Básicos de Adwords

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GOOGLE ADWORDS

DADOS DOMERCADO

O QUE É ADWORDS?

COMO FUNCIONA?

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA

EXECUÇÃO NA FERRAMENTA, MÉTRICAS E

CERTIFICAÇÃO

95% dos blogs e sites brasileiros têm parceria com o Google Brasil (Google

AdSense)

90% das buscas feitas no

Brasil são realizadas no buscador do

Google

113,7 milhões de brasileiros estão conectados. 78%, acessam a internet diariamente por diversos dispositivos

Fonte: Nielsen e Mestre do Adwords

88% das pessoas no Brasil realizam algum tipo de pesquisa antes de fazer uma compra

4

JORNADA DO CONSUMIDOR

5

O QUE É O GOOGLE ADWORDS?

6

O GOOGLE ADWORDS É O PROGRAMA DE PUBLICIDADE DO GOOGLE QUE EXIBE ANÚNCIOS NO MOMENTO DA PESQUISA POR UM DETERMINANDO PRODUTO OU SERVIÇO

Links Patrocinados:Search e Shopping

Conteúdo orgânico

Google AdWords•Rede de Pesquisa •Rede Display – GDN, Gmail e Shopping

Search

ShoppingGSP - GmailMobile

GDN

Índice de Qualidade

Leilão

Nome do Aluno = Nome do anunciante

Nota da Prova = Lance (CPC Máximo)

Conceito do Professor = Índice de Qualidade

Qualidade dos trabalhos entregues = Classificação do anúncio

Nota Geral =CPC Real (Quanto vou pagar)

Melhor Aluno (a) = Posição do anúncio

Paula 4 8 32 24/8 = 3 1ª

Alan 4 6 24 12/6= 2 2ª

Carlos 4 3 12 Nota mínima 3ª

Leilão

Nome do Aluno = Nome do anunciante

Nota da Prova = Lance (CPC Máximo)

Conceito do Professor = Índice de Qualidade

Qualidade dos trabalhos entregues = Classificação do anúncio

Nota Geral =CPC Real (Quanto vou pagar)

Melhor Aluno (a) = Posição do anúncio

Paula 4 8 32 24/8 = 3 1ª

Alan 4 6 24 12/6= 2 2ª

Carlos 4 3 12 Nota mínima 3ª

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O que vai definir o seu sucesso com

AdWords?80% de planejamento das campanhas20% manuseio da ferramenta

Ótimo! Mas... E agora?

Por onde começar?

Defina o objetivo das suas campanhas no AdWords e as suasmetas

QUEM É O SEU CLIENTE?QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DOSSEUS PRODUTOS OU SERVIÇOS?

PESQUISAR:1. QUEM SÃO OS MEUS CONCORRENTES?2. QUAIS SÃO AS PALAVRAS QUE ELES USAM?3. QUAIS SÃO AS PALAVRAS-CHAVES DO MEU NEGÓCIO?4. EM QUE MOMENTO DA BUSCA QUERO APARECER?

JORNADA DO CONSUMIDOR

Tênis Tênis de corrida Tênis de corrida Nike

Descoberta Interesse Consideração Decisão

Comprar tênis de corrida Nike

Defina um valor para gastar por mês

Investimento

Defina um valor para gastar por mês.

Recomendação:70% Performance30% Branding

Investimento

LANÇAMENTO DO TÊNIS DE CORRIDA DA ADIDAS

Briefing:Mulheres de 25 a 45 anosSão PauloInteressadas na corrida The Color Run

Atividade Prática:

Pontes, Vanessa J.

INTERFACE DO GOOGLE ADWORDS

ESTRUTURA DO ADWORDS

MCC - Gerenciador de contas

Conta da Adidas

Campanha Ténis

Grupos de anúnciosTénis de correr

Ténis para correrTénis de corrida

Grupos de anúnciosTénis de corrida

Feminino

Ténis para mulher correr

Ténis de corrida feminino

Grupos de anúnciosModelo de ténis de

corrida

Ultra boost

Campanha Sazonal

Grupo de anúnciosCorrida – color run

Melhor ténis para correr na color

Atividade Prática:

CRIANDO UMA CAMPANHA

Atividade Prática:

CRIANDO UMA CAMPANHA

Defina o nome da campanha e o tipo

Atividade Prática:

CRIANDO UMA CAMPANHA

Local que os meus anúncios vão aparecer

Idioma

Estratégia de lance e orçamento

Atividade Prática:

CRIAR ANÚNCIO

Defina o nome do grupo de anúncios

Texto do anúncio:2 títulos de 30 caracteres

1 descrição de até 80 caracteres

Atividade Prática:

Atenção✓ Devem conter uma

mensagem-chave✓ Anúncios devem ser

diretos

Desejo✓ Destacar vantagens e os

benefícios do produto ou serviço

✓ Valorizar o produto

AçãoInteresse✓ Quantificar os benefícios✓ Anúncio tem que ser

direto e informativo✓ Justificar as razões da

compra

✓ Ênfase em oportunidade✓ Call – to –action – frase

que gere ação✓ Ex: Acesse, Saiba mais.

Últimas peças

Chamar Sentir Despertar Gerar

Atenção✓ Devem conter uma

mensagem chave✓ Anúncios devem ser

diretos

Desejo✓ Destacar vantagens

e os benefícios do produto ou serviço

✓ Valorizar o produto

AçãoInteresse✓ Quantificar os benefícios✓ Anúncio tem que ser

direto e informativo✓ Justificar as razões da

compra

✓ Ênfase em oportunidade

✓ Call – to –action – frase que gere ação

✓ ex: Acesse, Saiba mais. Últimas peças

Chamar Sentir Despertar Gerar

Não é permitido❑ Não devem conter sinais em excesso !!!❑ Texto não deve ser totalmente escrito em maiúsculas❑ Nome de marcas concorrentes no texto do anúncio❑ Linguagem apelativa Ex: Clique aqui❑ URL de visualização diferente da página de destino

INCLUIR KEYWORDS

Crie uma lista de palavras bem específicas e com as possibilidades que o seu cliente pode pesquisar

Lista de Palavras Negativas - Faça uma lista dos termos que você não quer que seus anúncios apareçam

Atividade Prática:

INCLUIR KEYWORDS

Defina as correspondências conforme o estágio de busca

Separe as correspondências por grupo de anúncios.

FERRAMENTAS

Vantagens: ✓ Permite fazer estimativa✓ Ver volume de busca✓ Ter novas ideias de palavras✓ Inclusão de grupos de

palavras completos

CAMPANHA CRIADA

Impressão Clique Custo

CPM CPC CTR

Nº de vezes que um

anúncio é exibido

Nº de vezes que um

anúncio éclicado

Valor cobrado pelos cliques

e ou impressões

Custo por mil impressões.

Display

Custo / Impressão x

1000

Custo por clique

É o valor cobrado pelos

cliquesCusto / cliques Clique / Impressão

Taxa de cliquesNº de cliques

por impressões

MEDIR O RESULTADO

Impressão Clique Custo

CPM CPC CTR

Nº de vezes que um

anúncio é exibido

Nº de vezes que um

anúncio éclicado

Valor cobrado pelos cliques

e ou impressões

Custo por mil impressões.

Display

Custo / Impressão x

1000

Custo por clique

É o valor cobrado pelos

cliquesCusto / cliques Clique / Impressão

Taxa de cliquesNº de cliques

por impressões

MEDIR O RESULTADOKPIS DE BRANDING

Impressão Clique Custo

CPM CPC CTR

Nº de vezes que um

anúncio é exibido

Nº de vezes que um

anúncio éclicado

Valor cobrado pelos cliques

e ou impressões

Custo por mil impressões.

Display

Custo / Impressão x

1000

Custo por clique

É o valor cobrado pelos

cliquesCusto / cliques Clique / Impressão

Taxa de cliquesNº de cliques

por impressões

MEDIR O RESULTADOKPIS DE PERFORMANCE

Conversão CPA ROIAquisição.

Qualquer ação esperada do cliente no

site:InteraçãoDownload

VendaLead /

Cadastro

Custo por aquisiçãoCusto por conversão realizada

Retorno do investimento

Qual foi retorno que obtive sobre o investimento

Clique /Conversões

Receita – custoCusto X100

ROORetorno do Objetivo

A campanha cumpriu o objetivo?

MEDIR O RESULTADO MÉTRICAS BÁSICAS DE PERFORMANCE

TRABALHAR ADWORDS

FUNDAMENTOS E PESQUISA

PARA SER CERTIFICADO É NECESSÁRIO PASSAR EM UMA PROVA DE FUNDAMENTOS + UMA AVANÇADA

CERTIFICAÇÃO

VANTAGENS✓ Perfil no Google Partners✓ Facilidade em processos seletivos✓ Vincular|Disvincular perfil com

agência DESVANTAGEM

✓ Validade da prova✓ A prova é atualizada todo ano.

Vanessa KymE-mail:

Vanessakym@hotmail.com

LinkedIn: Vanessa KymSlideShare: Vanessa Kym