APOIAR RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013

APOIAR Relatório de Atividades 2013apoiar.org/pdf/apoiar_relatorio2013.pdf · Relatório!de!Atividades ! 2013! 1! "Como seria bom se cada um de nós pudesse ao fim do dia dizer:

ngophuc

APOIAR!RELATÓRIO!DE!ATIVIDADES!

2013!! !

1!

"Como seria bom se cada um de nós pudesse ao fim do dia dizer: hoje

realizei um gesto de amor pelos outros!" Papa Francisco

No! ano! de! 2013! embarcámos! na! APOIAR! como! se! de! uma!viagem!se!tratasse!!Porque!JUNTOS!QUEREMOS!MUDAR!O!MUNDO!!!

Foi!um!ano!de!muito!trabalho,!empenho!e!dedicação.!

ConstituiuSse!a!Equipa!Técnica,!organizaramSse!pastas,!e!o! investimento!no!Fundraising! foi!uma! excelente! aposta.! TomaramSse! decisões! nas! quais! a! nova! Direção! demonstrou! um!grande!envolvimento!e!participação.!

Moçambique! foi! sem!dúvida!o!País!de!enfoque:!a!FLVida,!nossa!parceira! local,!apresentou!uns! resultados! quantitativos! e! qualitativos! jamais! alcançados,! a! caminho! da!autossustentabilidade;! a! Escolinha! do! André! e! o! retomar! caminhos! trilhados! pela! antiga!Direção!foi!a!opção!!

Em! Portugal! a! ideia! da! APOIAR! promover! um! Contact! Center! Solidário! !passou! a! uma!realidade!! O! projeto! foi! apresentado! a! vários! financiadores! !e! o! estudo! de! viabilidade!económica!será!apresentado!em!breve.!

JUNTOS VAMOS MUDAR O M UNDO H ELENA R IBE IRO TELLES – PRESIDENTE D A D IREÇÃO

2!

! ! Q UEM S OMOS

!A!APOIAR!é!uma!ONGD!Portuguesa!sem!fins! lucrativos,! que! desde! 1995!implementa! projetos! em! Angola,!Portugal! e! Moçambique,! com! um!IMPACTO! direto! na! vida! de! 20.000!famílias,! 10.000! jovens! e! milhares! de!crianças.! Atualmente! os! seus! projetos!têm! especial! incidência! nas! áreas! da!Educação,!Formação!e!Saúde.!!A! sua! MISSÃO! é! educar! para! o!desenvolvimento! sustentável! e!promover! a! ajuda! humanitária,!contribuindo! para! a! quebra! do! ciclo! de!pobreza!absoluta.!

3!

MOÇAMBIQUE

Escol inha d o André Xa i Xa i

Uma! escola! construída! pela! APOIAR! e! pelas! Irmãs!Dominicanas! de! Santa! Catarina! de! Sena,! frequentada!por! 300! crianças! ! e! jovens! desfavorecidos,! repartidos!da!préDprimária!ao!5º!ano!e!aos!cursos!de!Formação,!a!quem!são!ainda!distribuídas!2!refeições!diárias.!

F undação LV ida Don do

Uma! Fundação! Moçambicana! de! carácter! social! sem!fins!lucrativos,!onde!diariamente!cerca!de!250!crianças!e! suas! famílias! são! acompanhadas! nas! suas!necessidades!e!potencialidades,!sendoDlhes!garantido!o!acesso!a!alimentação,!Educação,!Formação,!Saúde!e!a!participação!em!atividades!de!aumento!de!rendimento!familiar.!

ANGOLA

Equipamentos de Saú de !

Articulação! institucional! e!empresarial! para!recolocação! e! redistribuição!de!diversos!equipamentos!de!saúde! financiados! pela!Fundação! Calouste!Gulbenkian.!

PORTUGAL

Con tacto So l idár io !!

Um!Negócio! Social! inovador,!DE! ONG! PARA! ONG! cujo!principal! objetivo! é!aumentar! a!autossustentabilidade! e! os!recursos! das! ONG’s!envolvidas! e! beneficiárias,!para! que! estas! possam!atingir! seus! próprios! fins,!utilizando!um!mecanismo!de!"cooperação! para! a!sustentabilidade"!!

2013!foi!um!ano!de!grande!investimento!e!crescimento!para!a!APOIAR!!Todos!os!esforços!se!centraram!na!Consolidação!dos!projetos!a!decorrer,!no!Cumprimento!dos!objetivos!delineados,!no!Desenvolvimento!de!novos!projetos!e!na!Criatividade!para!ultrapassar!obstáculos.!

Foi!um!ano!de!empenho!e!trabalho!em!Portugal!na!evolução!de!um!conceito!inovador!de!Negócio!Social;!em!Moçambique!no!apoio!às!populações!do!Xai!Xai!e!do!Dondo!através!da!articulação!com!os!parceiros!locais!Escolinha!do!André!e!Fundação!LVida;!e!em!Angola!no!encaminhamento!de!equipamentos!de!saúde.!

4!

!

“A!Educação!é!a!ferramenta!mais!poderosa!que!podemos!usar!para!mudar!o!Mundo.”!Nelson'Mandela'

• Obtenção!do!Alvará!para!o!Sector!da!Educação!• 350!crianças!inscritas!no!total!• Aumento!da!adesão!e!frequência!escolar!de!56%!em!2011!para!72%!em!2013!

• 33!288!refeições!fornecidas!• Nova!cozinha!exterior!a!lenha!e!carvão!• 150!crianças!matriculadas!só!na!Escola!Primária!• Destacados!4!professores!do!Ministério!da!Educação!• Nova!vedação!em!bamboo!• Uniformes!para!todos!os!alunos!da!1ª!à!4ª!classe!• Material!escolar!para!todas!as!crianças!

Escolinha!|!Escola!Primária!|!Refeitório!FLVida'

EDUCAÇÃO

5!

!

“O!amor!recíproco!entre!quem!aprende!e!quem!ensina!é!o!primeiro!e!mais!importante!degrau!para!se!chegar!ao!conhecimento.”!Erasmo!

!• Integração!do!projeto!“Formar!para!Inovar”!na!Plataforma!BESCROWDFUNDING!• Requalificação!do!antigo!Centro!Informático!• Parceria!com!o!Centro!de!Formação!Industrial!de!Maputo!• Conquista!da!Certificação!dos!cursos!• Aquisição!de!5!computadores!e!1!impressora!• Arranque!do!CI!com!os!10!melhores!antigos!alunos!da!Escolinha!do!André!a!frequentar!o!curso!de!onde!serão!selecionados!os!4!melhores!para!Formadores!do!Centro!Informático!

!• 3!cursos!completos!de!informática!com!duração!de!2!meses!cada!um!• 39!alunos!formados!em!Tecnologias!de!Informática!com!diploma!e!certificado!• 5!cursos!oferecidos!pela!Fundação! !

Centro!Informático!Escolinha'do'André'

FORMAÇÃO

Centro!Informático!FLVida'

6!

!• Aquisição!de!nova!máquina!de!costura!Manual!• Contratação!de!mais!um!Mestre!• Extensão!dos!serviços!a!toda!a!comunidade!com!o!atendimento!médio!de!720!clientes!no!fabrico!e!conserto!de!peças!de!vestuário!e!decoração!

• Confecção!dos!têxteis!para!equipar!/!decorar!!8!casas!do!Bairro!da!Ecocimento!

• Produção!de!12!batas!para!as!parteiras!do!Hospital!do!Dondo!e!16!fardas!para!serviço!de!mesa!

• 121!Uniformes!completos!para!as!crianças!da!Escola!Primária!

• Elaboração!de!produtos!para!venda!em!Portugal!D!80!Sacos!de!piripiri,!15!Bolsas!de!praia;!150!marcadores!de!livros,!40!capas!de!livros!

Centro!de!Corte!e!Costura!FLVida'

7!

!

“Mede!a!saúde!pela!alegria!que!te!causam!a!manhã!e!a!primavera.”!Henry'David'Thoreau!

!• 12975!utentes!com!atendimento!e!tratamento!de!qualidade!no!Serviço!de!Consultas!!

• 7200!crianças!e!4800!grávidas!acompanhadas!no!Serviço!MaternoDInfantil!(SMI)!

• Manutenção!do!Centro!de!Saúde:!higiene!e!limpeza!!diárias,!melhoria!do!sistema!elétrico!e!infraestruturas!

• Colocação!de!1!Médica!e!1!servente!em!parceria!com!a!Ecocimento!

• Contratação!de!1!Enfermeira!e!1!Ativista!para!reforço!de!pessoal!

Centro!de!Saúde!FLVida'

SAÚDE

8!

!• Financiamento!da!Fundação!Calouste!Gulbenkian!para!equipar!o!Laboratório!

• Parceria!com!a!TEKA!no!financiamento!da!construção!do!Laboratório!

• Validação!do!Projeto!pelo!Grupo!Joaquim!Chaves!!e!!contratualização!do!apoio!na!Formação!e!Assistência!!Técnica!

• Colaboração!do!A3A!Studio!no!desenho!da!planta!

!• Articulação! com! diversas! entidades! locais! ou! em!funcionamento! no! País! –! Secil! Angola,! FEC,!Congregação!das!Servas!Franciscanas!

• Articulação! com! o! parceiro! e! financiador! Fundação!Calouste!Gulbenkian!

• Encaminhamento!de!diversos!equipamentos!de!saúde!do! Centro! de! Saúde! do! Alto! da! Catumbela!(impossibilitado! de! abrir! por! falta! de! Recursos!Humanos)! para! o! Centro! Materno! D! Infantil! da!Paróquia!da!Graça! !

Laboratório!de!Análises!Clínicas!FLVida'

Equipamentos!de!Saúde!Angola'

9!

!• 33!288!refeições!fornecidas!• Melhoria!da!dieta!alimentar!na!FLVida!• 248!beneficiários!de!ações!de!higiene!e!segurança!alimentar!

• Produção!de!799!Kg!de!hortícolas:!o 501!Kg!para!consumo!das!famílias!do!Projeto!e!das!crianças!da!FLVida!o 298!Kg!comercializados!pelas!famílias!com!um!proveito!de!404!€!

• 17!famílias!envolvidas!no!Projeto!• 22!participantes!nas!Formações!de!Técnicas!Agrícolas!e!Cuidados!Nutricionais!

! !

Projeto!RUFARO!–!Produção!Agrícola!para!melhoria!da!Nutrição!e!Aumento!do!Rendimento!Familiar!FLVida'

10!

!

"Conheça!todas!as!teorias,!domine!todas!as!técnicas,!mas!ao!tocar!uma!alma!humana!seja!apenas!outra!alma!humana."!Carl'Gustav'Jung!

!• Consolidação!do!Projeto!e!das!Parcerias!• Articulação!com!o!Contact!Center!Espanhol!“The!Fundraising!Company”!• Elaboração!da!Memória!Descritiva!• Candidatura!ao!Programa!Cidadania!Ativa!• Estabelecimento!de!diversas!Parcerias!• Realização!de!2!campanhas!na!MCall!para!teste!do!funcionamento!e!eficácia!do!modelo!• Parceria!com!a!Accenture!na!elaboração!de!um!estudo!de!viabilidade!económica!! !

Contacto!Solidário!Portugal'

CONTACT CENTER SOLIDÁRIO

11!

!! !!!!!!!!!!!!!!!

!!!!!

EVENTOS E CAMPANHAS

2!CAMPANHAS!DE!PROXIMIDADE!AOS!PADRINHOS!–!Dia!Mundial!da!Criança!e!Boas!Festas!–!para!

fidelização!de!Padrinhos,!agradecimentos!e!atualização!de!pagamentos.!RESULTADOS IMEDIATOS = 63

APADRINHA ME NTOS REATIVADOS !!

“DAR!A!DUPLICAR”! –! !uma!Campanha!desenvolvida!pela! FEC!que!envolve! toda!a! sociedade!neste!dinamismo!de!solidariedade.!Esteve!disponível!um!Presente!Solidário!destinado!à!melhoria!do!estado!de!

saúde!das!crianças!do!Dondo.!RES ULTADO = 816 C ONSULTAS P EDIÁTR ICA S !

EVENTO!DE!NATAL!“HÁ!FESTA!NO!PALÁCIO”! –!!organizado!pelo!grupo!Responsabilidade!Social!entre!Amigos,!é!um!evento! já!de!renome!onde!as!causas!apoiadas!beneficiam!da!totalidade!da!receita!

financeira!apurada.!RES ULTADO = 4287€ !

CAMPANHA!DE!NATAL! –!!reforço!ao!início!do!ano!lectivo!na!Escola!Primária!da!FLVida!em!Moçambique!através!da!recolha!de!material!escolar!junto!de!alunos!e!pais!do!Externato!Papião!

durante!toda!a!época!do!Natal.!RES ULTADO = 4 C AIX OTES DE M ATERIAL ES COL AR !

CAMPANHA!DE!NATAL!–!!iniciativa!de!combate!à!FOME!em!Moçambique!através!da!recolha!de! produtos! alimentares! durante! duas! semanas! em! várias! escolas! da! grande! Lisboa! em!

simultâneo.!RES ULTADO ≈ 1200 K G DE A L IM ENTOS !APOIAR A VIDA!!!

12!

!!! !

CONCEPÇÃO! DE!PROJETOS! E! ELABORAÇÃO!DE!MEMÓRIAS!DESCRITIVAS!

“Formar! para! Inovar”! (Requalificação!do! Centro! Informático! do! Xai! Xai),!“Renovar! para! Crescer”! (melhoria! e!manutenção! das! infraestruturas! da!Escolinha!do!André),! “Apadrinhar! uma!Criança”! (projeto! para! fidelização! e!angariação! de! Padrinhos),! “Muana!Tabor”! (delineação! e! acompanhamento!de! projetos! de! vida! com! os! jovens! do!Dondo),! “Mais! Além”! (formação! de!professores!e!auxiliares!para!consolidação!do! ensino! préDescolar! e! primário! na!FLVida),! “Desporto! Mais! e! Melhor”!(promover! o! desporto! como! ferramenta!de! inclusão! social),! “Música! para!APOIAR”! (espetáculo! de! música! para!angariação! de! fundos! a! realizar! no! verão!de!2014)!

PROJETOS !

SITES!Reestruturação!dos!sites!da!APOIAR!e!FLVida!

REDES!SOCIAIS!Dinamização!de!Facebook!e!Linkedin!

MATERIAIS!PROMOCIONAIS!Concepção!de!novas!brochuras!APOIAR!Criação!de!Newsletter!Digital!FLVida!

MULTIMÉDIA!Produção!de!curta!metragem!APOIAR!

COMUNICAÇÃO !

PADRINHOS,!SÓCIOS!E!DOADORES!Atualização!das!Bases!de!Dados!Padrinhos!e!Sócios!

Agradecimentos!e!presente!anual!Padrinhos,!Sócios!e!Doadores!(particulares!e!empresas)!Envolvimento!Envio!periódico!de!notícias!e!fotografias!sobre!os!afilhados!Visita!de!9!padrinhos!à!FLVida!

PROXIMIDADE !

LINHAS!DE!FINANCIAMENTO!Pesquisa,!análise!e!seleção!–!Programa!Cidadania!Ativa!da!FCG!e!Fundação!Addax!e!Oryx!

Candidaturas!–!Programa!Cidadania!Ativa!e!Mecanismo!da!FCG!

F INANCIAM ENTOS !

Equipamento!do!novo!escritório!da!APOIAR!em!Almeirim!Renovação!do!Registo!da!APOIAR!como!ONG!em!Moçambique!

GERAL !

ATIV IDADES GERAIS

VOLUNTARIADO!Quatro!novos!voluntários!Ana!Teresa!(Desporto),!Alexandre,!Luísa!e!Margarida!(Projetos),!Sofia!(Apadrinhamento)!ESTÁGIOS!PROFISSIONAIS!Aprovação!e!integração!de!dois!estágios!profissionais!do!IEFP!na!APOIAR!Concepção,!Gestão!de!Projetos!e!Fundraising;!e!Apadrinhamento!

RECURSOS H UMANOS !

Ganhos!

Outros!Gastos!e!Perdas!

RECEITAS! DESPESAS!

D EMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS !

PROPOSTA!DE!APLICAÇÃO!DE!RESULTADOS!!

O!ano!de!2013!terminou!com!um! resultado!negativo! de! €! 7.875,03! que! propomos! que!seja!transferido!para!resultados!transitados.!

ANÁLISE!COMPARATIVA!!

Em! 2013! verificouDse! um! aumento! significativo! de! Rendimentos! devido! à! grande! aposta! na! angariação! de! fundos,!financiadores!e!parceiros!para!a!concretização!dos!projetos.!!

Em!contrapartida!deuDse!um!elevado! crescimento!dos!Gastos! com! Pessoal! uma! vez!que! foram!pagos! salários! durante!todo!o!ano,!contrariamente!ao!ano!de!2012!em!que!só!foram!pagos!a!partir!de!Setembro.!

15!

Centro!Informá{co!

A{vidades!AgroSFlorestais!

RECEITAS! DESPESAS!

A C AMINHO DA A UTOSSUSTENTABIL IDADE. . . !

16!

!!

! !

Na! APOIAR! acreditamos! que! as!parcerias! são! a! chave! para! o!sucesso.! Trabalhamos! para! criar!Projetos! consistentes! e!desenvolvemoSlos! lado! a! lado!com! quem! conhece! e! domina! as!áreas!em!que!se!inserem.!