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XI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis XI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação SEPesq 19 a 23 de outubro de 2015 Board Game para Auxílio no Ensino de Conceitos de Descarte de Lixo Urbano Ângelo Gomes da Silva Aluno Graduação em Jogos Digitais UniRitter [email protected] Isabel Cristina Siqueira da Silva Doutora em Ciência da Computação UniRitter [email protected] Resumo: A produção de lixo em demasia constitui um dos principais problemas ambientais da atualidade, o qual envolve a liberação de gases tóxicos, a atração de animais e insetos transmissores de doenças e a poluição de águas tanto subterrâneas quanto superficiais. Nota-se a necessidade de meios de conscientização da população das cidades, principalmente, sobre o descarte correto de lixo, considerando que parte do mesmo pode ser reciclada e retornada à sociedade colaborando para o desenvolvimento sustentável e uma melhor qualidade de vida. O presente artigo apresenta o projeto de um jogo de tabuleiro ( board game) que objetiva auxiliar no ensino relacionado à sustentabilidade promovida por ações envolvendo os conceitos de descarte de lixo urbano. 1 Introdução Segundo o SEBRAE (2015), conceitos de sustentabilidade e de desenvolvimento econômico são recorrentes e se inserem em todos os segmentos da sociedade. Historicamente, o conceito de desenvolvimento sustentvel vincula-se preocupao na manuteno e na existncia de recursos naturais para a continuidade das geraes futuras que devero estar centradas no objetivo comum, inerente ao conceito de desenvolvimento sustentvel e nas estratgias necessrias para sua execuo. Fiorentin (2002) ressalta a preocupao em se repensar situaes relacionadas ao lixo de modo que a conscientizao ambiental inclui todos os segmentos da sociedade que assumem sua responsabilidade, na perspectiva de construir um mundo mais saudvel para os que vivem na contemporaneidade e pensando tambm nas geraes futuras, vislumbrando, portanto, o desenvolvimento sustentvel. Schmidheiny (2002) adverte que no possvel um desenvolvimento econmico sem prejuzo da natureza. Para evita-lo, necessria uma boa gesto de desenvolvimento aliada à utilizao responsvel dos recursos naturais disponveis Assim, o conceito

Board Game para Auxílio no Ensino de Conceitos de Descarte ... · convívio social, uma vez que a maior parte de jogos de tabuleiro precisa de mais de um jogador, sem perceber o

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XI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação SEPesq – 19 a 23 de outubro de 2015

Board Game para Auxílio no Ensino de Conceitos de Descarte de Lixo

Urbano

Ângelo Gomes da Silva Aluno Graduação em Jogos Digitais UniRitter

[email protected] Isabel Cristina Siqueira da Silva Doutora em Ciência da Computação UniRitter [email protected]

Resumo: A produção de lixo em demasia constitui um dos principais problemas ambientais da atualidade, o qual envolve a liberação de gases tóxicos, a atração de animais e insetos transmissores de doenças e a poluição de águas tanto subterrâneas quanto superficiais. Nota-se a necessidade de meios de conscientização da população das cidades, principalmente, sobre o descarte correto de lixo, considerando que parte do mesmo pode ser reciclada e retornada à sociedade colaborando para o desenvolvimento sustentável e uma melhor qualidade de vida. O presente artigo apresenta o projeto de um jogo de tabuleiro (board game) que objetiva auxiliar no ensino relacionado à sustentabilidade promovida por ações envolvendo os conceitos de descarte de lixo urbano.

1 Introdução

Segundo o SEBRAE (2015), conceitos de sustentabilidade e de desenvolvimento econômico são recorrentes e se inserem em todos os segmentos da sociedade. Historicamente, o conceito de desenvolvimento sustentavel vincula-se a preocupacao na manutencao e na existencia de recursos naturais para a continuidade das geracoes futuras que deverao estar centradas no objetivo comum, inerente ao conceito de desenvolvimento sustentavel e nas estrategias necessarias para sua execucao.

Fiorentin (2002) ressalta a preocupacao em se repensar situacoes relacionadas ao lixo de modo que a conscientizacao ambiental inclui todos os segmentos da sociedade que assumem sua responsabilidade, na perspectiva de construir um mundo mais saudavel para os que vivem na contemporaneidade e pensando tambem nas geracoes futuras, vislumbrando, portanto, o desenvolvimento sustentavel.

Já Schmidheiny (2002) adverte que nao e possivel um desenvolvimento economico sem prejuizo da natureza. Para evita-lo, e necessaria uma boa gestao de desenvolvimento aliada à utilizacao responsavel dos recursos naturais disponiveis Assim, o conceito

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ideologico que permeia a definicao de desenvolvimento sustentavel conciliando-se com a decisao de custo versus beneficios, retoma a necessidade de repensar como produzir e aproveitar de forma eficiente os recursos (SILVA e MENDES, 2005).

Conforme dados levantados pelo Ministério da Agricultura, 69% dos resíduos são orgânicos, dos quais 14 mil toneladas ano são destinados para lixões e aterros. Do ponto de vista do Ministério, 100% deste volume poderia ser destinado a outras finalidades, como a compostagem; e as sobras desperdiçadas poderiam alimentar 19 milhões de pessoas. Dentro da cadeia produtiva o que é resíduo para um gerador, pode ser matéria prima para outro processo, isso acontece na reciclagem da matéria orgânica ao ser incorporada no processo de compostagem, gerando adubo orgânico para uso e aplicação na agricultura, por exemplo.

Este caráter de formação social e humanística pode ser estimulado através do desenvolvimento de jogos digitais considerados jogos sérios (serious games). Estes são, principalmente, voltados à educação e/ou treinamentos. Jogo sério é aquele criado para um propósito que não é apenas divertir, mas passar algum conteúdo “serio” ao jogador.

Tal conteúdo pode ser uma forma de treinamento (militar, pilotagem de avião, procedimentos médicos, uma tentativa de conscientização sobre alguma questão social entre outros. Pode ser, também, uma ferramenta de auxílio ao ensino para professores empregarem em sala de aula junto a seus alunos.

Os jogos de tabuleiro, assim como os jogos digitais, são importantes para exercitar a mente, desenvolvendo o raciocínio, a concentração e a criatividade. Auxiliam, também, na área cognitiva e na questão disciplinar. Com regras bem definidas e trazendo à tona o convívio social, uma vez que a maior parte de jogos de tabuleiro precisa de mais de um jogador, sem perceber o aluno se torna mais disposto a cumprir regras que são comuns a todos e a respeitar o direito do outro.

Neste sentido, propõe-se um jogo de tabuleiro educativo, cuja temática se situa no descarte de lixo urbano. Trata-se de um jogo cooperativo, que representa o cotidiano de uma cidade grande, a qual acumula lixo e resíduos em excesso e não possui um sistema eficiente de recolhimento e tratamento de resíduos.

2 Jogos Lúdicos

Segundo (KASTENSMIDT, 2010), os jogos digitais (mais popularmente chamado de videogames) foram introduzidos na segunda metade do século XX para o consumo de massa e atingiram uma importância cultural imensa à medida que o número de jogadores foi aumentando de uma maneira acelerada. Os jogos possuem quatro características essenciais: representação, interação, conflito e segurança (EDERY e MOLLICK, 2008) (SCHELL, 2008) (BATES, 2004).

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A representação é o resultado da modelagem para representar o ambiente gráfico onde a ação se desenrola. A interatividade é a possibilidade de que ações do usuário retornem reações do sistema, criando um efeito de ação e reação, e permitindo a utilização de um jogo por várias vezes para desafiar o usuário e envolvê-lo no contexto do sistema. Já o conflito deve existir no jogo através de desafios e da possibilidade de interagir com o sistema, o que reforça a sensação de imersão em um meio digital. A segurança, por sua vez, permite que o usuário vivencie psicologicamente o conflito do jogo, experimentando todas as suas opções disponíveis.

Dentre os diferentes estilos e tipos de jogos existentes, destaca-se o board game, ou jogo de tauleiro, onde os jogadores seguem uma determinada sequencia de ações, interferindo na mesma à medida que a história se desenrola (BATTAIOLA, 2000). O raciocínio no board game não segue o padrão da maioria dos jogos, pois considera o cenário onde se encontra, suas ações e intenções, os possíveis desdobramentos de cada um desses elementos e as consequências das suas ações e das de seus companheiros.

Na área da Educação, o board game pode estimular a interatividade e aumentar o interesse do aluno no conteúdo de um determinado assunto. Como no jogo voltado ao entretenimento, o board game utilizado na sala de aula incentiva o aluno a aprender o conteúdo ministrado pelo professor para o utilizar dentro do jogo e avançar no mesmo (ANDRADE, 2013).

3 Jogo de Tabuleiro sobre o Descarte de Lixo Urbano Proposto

A questão da limpeza urbana é um assunto delicado e complexo, já sendo pautado há anos. Residências, empresas, indústrias, hospitais, entre outros, produzem resíduos. As cidades crescem cada vez mais e, a cada dia que passa, mais lixo é gerado sendo, na maioria das vezes, descartado de maneira errada.

Assim, o objetivo deste jogo é retratar, de maneira abstrata, a dificuldade que uma cidade tem de ‘se livrar’ dos residuos gerados, uma vez que, alem do lixo comum (orgânico e inorgânico), há ainda resíduos biológicos, químicos e tóxicos provenientes de hospitais e indústrias que podem contaminar diretamente a população se descartados de maneira incorreta.

No jogo proposto, os jogadores deverão realizar a limpeza do lixo normal da cidade (retratado como lixo residencial) e, ao mesmo tempo, lidar com focos de lixos perigosos, para que não aconteça um desastre e a população seja contaminada. Caberá aos jogadores, jogando cooperativamente, dividirem suas atividades que será basicamente avançar caminhões de lixo pelas ruas da cidade, recolhendo os resíduos e levando-os para a área correta de descarte.

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Em certos momentos, novos focos de lixo perigoso aparecerão na cidade e rapidamente se espalharão pelos bairros caso os jogadores não consigam recolhê-los. Para recolher estes resíduos, os jogadores precisarão ter o veículo e a equipe necessária. Os jogadores vencem quando conseguirem acabar com todos os focos de lixo perigoso, e perdem se acontecer uma catástrofe biológica na cidade.

O jogo poderá ser jogado por crianças a partir de 8 anos, jovens e adultos.

3.1 Regras do Jogo

Este é um jogo cooperativo que pode ser jogado de 2 a 4 jogadores. O Apêndice traz as cartas citadas nesta seção.

a) Preparação e montagem

Cada jogador irá receber, aleatoriamente, uma carta de Especialização, que dará ao jogador algumas habilidades especiais e exclusivas, estas cartas permanecem com o jogador durante todo o decorrer do jogo e não podem ser trocadas. Jogando em 2 jogadores, cada jogador receberá duas Especializações, e em 3 ou 4 jogadores, cada jogador receberá uma Especialização.

Após, os jogadores montarão o tabuleiro, selecionando o seguinte número de peças:

- 2 jogadores: 5 peças de terreno, 1 Central de Reciclagem/ Limpeza, 1 Aterro Sanitário, 1 Central de Separação de Lixo, 3 peças de prédios.

- 3 jogadores: 8 peças de terreno, 1 Central de Reciclagem/ Limpeza, 1 Aterro Sanitário, 1 Central de Separação de Lixo, 4 peças de prédios.

- 4 jogadores: 12 peças de terreno, 1 Central de Reciclagem/ Limpeza, 2 Aterros Sanitários, 1 Central de Separação de Lixo, 6 peças de prédios.

Os jogadores podem montar o mapa da cidade da forma que preferirem, mas devem colocar o aterro sanitário e a central de reciclagem nas extremidades do mapa. As peças de prédios devem ser colocadas em terrenos à escolha dos jogadores, na seguinte ordem: residencial, comercial e industrial, alternando entre a área central e a área periférica da cidade, conforme imagem (Figura 1).

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Figura 1: Exemplos de área central e periférica.

Agora, as cartas de resíduos (fundo cinza) devem ser embaralhadas e um jogador vai sacando cartas até ter sacado uma carta de resíduo com cada desenho - residencial, comercial e industrial –, ignorando cartas coloridas e cartas pretas. Tendo uma carta de cada, um jogador coloca em cada terreno da cor específica da carta, 1 cubo de lixo para cada símbolo da carta, tornando este o cenário inicial do jogo. Então, todas as cartas de resíduos sacadas são devolvidas ao baralho de resíduos, que é novamente embaralhado e colocado ao lado do mapa da cidade.

As cartas de objetivos (fundo verde) são embaralhadas e colocadas também em uma pilha ao lado do mapa da cidade, este será o baralho de objetivos. Para iniciar o jogo, são sacadas duas cartas de objetivos e colocadas à visão de todos os jogadores, estes serão os dois objetivos iniciais do jogo, e serão fundamentais para a vitória dos jogadores.

Crie pilhas com os cubos, separados por cor, os marcadores de pontos, também separados por cor e peças de prédios, e deixe estas pilhas de fácil alcance para todos os jogadores. Deixei um espaço ao lado do mapa da cidade para acumular os pontos de ‘excesso de lixo’. O jogador mais novo será o jogador inicial.

b) Turno de Jogo

Cada jogador pode realizar até 4 ações, um jogador por vez, em sentido horário, até que todos os jogadores tenham jogado. Após, mover os lixos que estão na área de descarte para a área de separado, na central de separação de lixo. Sacar uma carta do baralho de resíduos e realize a ação correspondente da carta.

Iniciar um novo turno.

c) Fim de Jogo

Os jogadores vencem automaticamente o jogo quando tiverem completado um certo número de objetivos, de acordo com o número de jogadores:

- 2 jogadores – 3 objetivos

- 3 jogadores – 4 objetivos

- 4 jogadores – 6 objetivos

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Se em algum momento houver a obrigação de colocar cubos de lixo tóxico/contaminado na cidade e não houver mais cubos vermelhos em estoque, os jogadores perdem automaticamente. E, se em algum momento houver a obrigação de colocar cubos dos outros três tipos de lixo na cidade e não houver mais cubos em estoque, adicionar 1 ponto na area reservada para ‘excesso de lixo’ para cada cubo que nao pode ser colocado no mapa. Os jogadores perdem o jogo automaticamente quando houver um certo número de pontos nesta área, de acordo com o número de jogadores

- 2 jogadores – 40 pontos

- 3 jogadores – 60 pontos

- 4 jogadores – 80 pontos

- Cartas cinzas: colocar o(s) tipo(s) de lixo(s) (os cubos coloridos) em todos os terrenos daquela cor. Algumas cartas possuem a frase 'grandes áreas', nesse caso, somente os espaços retangulares grandes daquela cor de terreno que receberão os lixos mostrados na carta. Após a colocação do lixo, a carta é colocada em uma pilha de descartes, ao lado do baralho de resíduos.

- Cartas coloridas: são cartas com vantagens para os jogadores. Estas cartas devem ser utilizadas imediatamente e descartadas na pilha de descartes.

- Cartas pretas: são cartas com prejuízos para os jogadores ou a aparição de lixo tóxico contaminado. Quando estar cartas se referirem a prédios (comerciais, residencias ou industriais), verifique no tabuleiro a localidade das peças azuis em formato de casas, pois a contaminação ocorrerá no terreno que estão estas peças.

d) Ações por turno: 4

- Mover um caminhão até 8 espaços (pode ser usado mais de uma vez para o mesmo caminhão);

- Recolher lixo em um ou mais terrenos adjacentes, respeitando a ordem de coleta;

- Despejar todo o lixo em um aterro sanitário ou em uma central de separação de lixo;

- Reciclar lixo reciclável em uma central de reciclagem, caso esteja carregando somente este tipo de lixo;

- Descartar lixo reciclável complexo em uma central de descartes, caso esteja carregando somente este tipo de lixo;

- Incinerar lixo tóxico/contaminado em um incinerador, caso esteja carregando somente este tipo de lixo;

- Adquirir uma Melhoria;

- Investir em um Projeto.

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4 Considerações Finais

Os jogos digitais exercem grande fascínio e influência sobre crianças, adolescentes e adultos que dedicam uma parte do seu dia aos mesmos. Melhorias no raciocínio lógico, no pensamento estratégico e na coordenação visual e motora, além de habilidades e potencialidades específicas que estimulam a concentração e o desenvolvimento cognitivo, são contribuições significativas percebidas nos jogadores. Como apoio à educação, a utilização de jogos digitais no processo de ensino e aprendizagem escolar pode tornar as aulas mais atrativas e interessantes para os alunos, promovendo uma aprendizagem mais significativa através de atividades instigantes e desafiadoras.

Neste jogo, procura-se estudar diferentes formas de explorar as vantagens do uso de jogos de tabuleiro em atividades lúdicas em sala de aula, principalmente aquelas voltadas à promoção da conscientização sobre o descarte de lixo urbano nas grandes cidades.

A próxima etapa deste trabalho será executada em escolas da região junto a crianças e adolescentes a fim de avaliar o quanto o aprendizado sobre o descarte de lixo urbano passou a ser auxiliado após o contato com o presente jogo.

Referências

ANDRADE, Flávio. Caminhos para o uso do RPG na Educação. Disponível em: http://www.uff.br/aleph/textos_em_pdf/caminhos_para_o_uso_do_rpg_na_educacao.pdf. Último acesso em setembro de 2013. BATES, Bob. Game Design: Second Edition. Boston: Course Technology PTR, 2004, 350 p. EDERY, David, MOLLICK, Ethan. Changing the Game: how video games are transforming the future of business. United States of America: FT Press, 2008, 240 p.

FIORENTIN, O.. Uma proposta de consorcio para gerenciamento de residuos solidos urbanos na unidade de receita da costa oeste pela companhia de saneamento do Parana. Dissertacao de Mestrado. UFSC, 2002. Disponivel em: < http://arc.cs.odu.edu:8080/dp9/getrecord/oai_dc/3481386483/oai:ufsc.br:9213>. Acesso em 19 mar 2007.

KASTENSMIDT, Christopher. Ubiquidade de Jogos Digitais. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), Caxias do Sul, 2 a 6 de setembro de 2010. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/ papers/nacionais/2010/resumos/R5-2586-1.pdf>

SCHMIDHEINY, S. Cambiando el rumbo: uma perspectiva global del empresariado para el desarrollo y el medio ambiente. Mexico: Fondo de Cultura Economica, 1992.

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SEBRAE. TI Verde: conceitos e práticas. http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/TI-Verde:-conceitos-e-práticas. Acesso em setembro de 2015.

SCHELL, Jesse. The Art of Game Design: A book of lenses. United States of America: Elsevier, 2008, 479 p.

SILVA, C. L.; MENDES, J. T. G. Reflexoes sobre o desenvolvimento sustentavel. Agentes e interacoes sob a otica multidisciplinar. Petropolis: Vozes, 2005.

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Apêndice

Exemplo de uma das quatro carta de especializações (Engenheiro Ambiental, Agente de Trânsito, Agente de Controle de Contaminação e Empresário da Limpeza Urbana).

Exemplo de carta de evento.

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Exemplo de uma carta de objetivo (de um total de 6 cartas)

Exemplo de carta de resíduos. Neste exemplo, os jogadores devem adicionar 1 cubo de lixo reciclável complexo (branco), 1 cubo de lixo não-reciclável (verde) e 1 cubo de lixo reciclável (preto) em todas os terrenos amarelos duplos – que são os terrenos industriais.

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Exemplo de carta de resíduos. Neste exemplo, os jogadores devem adicionar 1 cubo de lixo não-reciclável (verde) e 1 cubo de lixo reciclável (preto) em todas os verdes – que

são os terrenos residenciais.

Exemplo de uma carta de bônus (de um total de 6 cartas).

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Jogo: Exemplo.