COMUNICADO FABDEC Em: 16/05/2015 Aos Srs. Membros e Associados. Vimos através deste, fazer um importante comunicado a todos os profissionais dermopigmentadores Membros e Associados das ABDs e FABDEC. Após conhecimento de inúmeros resultados indesejados, constatamos que a técnica de dermopigmentação para camuflagem de olheiras, não tem sido um procedimento realizado bem sucedido, por conta de fatores estéticos e dentre outros. Citamos aqui alguns dos principais: a profundidade de implantação errada do pigmento, sobreposição excessiva de pigmento de cor pele que por sua vez possui uma carga considerável de dióxido de titânio (também chamado de titânio branco, pigmento branco 6 ou CI 77891) em sua composição. Estudos privados e observações feitas por alguns profissionais pesquisadores têm relatado que peles que possuem este componente após há algum período exposto à radiação solar, apresentam a região pigmentada com modificação da coloração para tons indesejados. Isto podendo acarretar transtornos futuros tanto para o profissional e principalmente para o cliente. Vale ainda salientar que a reversão do caso também é escassa de sucesso. Pensando na segurança de ambos (profissional e cliente), o Comitê Científico FABDEC representado pelo Sr. Claudio Inove e as Sr.ªs Sandra Rocha e Gisele De Paulo (referente a este caso), chegou à conclusão de que esta técnica está inabilitada por tempo indeterminado aos integrantes citados acima no primeiro parágrafo, até que novos estudos e pesquisas provem o contrário. Esta medida foi considerada e tomada visando à segurança e a integridade do exercício da atividade do profissional dermopigmentador associado. Contamos com a cooperação e compreensão de todos.

COMUNICADO FABDEC- 19 maio 2015.docx

COMUNICADO FABDEC

Em: 16/05/2015Aos Srs. Membros e Associados.Vimos atravs deste, fazer um importante comunicado a todos os profissionais dermopigmentadores Membros e Associados das ABDs e FABDEC. Aps conhecimento de inmeros resultados indesejados, constatamos que a tcnica de dermopigmentao para camuflagem de olheiras, no tem sido um procedimento realizado bem sucedido, por conta de fatores estticos e dentre outros. Citamos aqui alguns dos principais: a profundidade de implantao errada do pigmento, sobreposio excessiva de pigmento de cor pele que por sua vez possui uma carga considervel de dixido de titnio (tambm chamado de titnio branco, pigmento branco 6 ou CI 77891) em sua composio.Estudos privados e observaes feitas por alguns profissionais pesquisadores tm relatado que peles que possuem este componente aps h algum perodo exposto radiao solar, apresentam a regio pigmentada com modificao da colorao para tons indesejados. Isto podendo acarretar transtornos futuros tanto para o profissional e principalmente para o cliente. Vale ainda salientar que a reverso do caso tambm escassa de sucesso.Pensando na segurana de ambos (profissional e cliente), o Comit Cientfico FABDEC representado pelo Sr. Claudio Inove e as Sr.s Sandra Rocha e Gisele De Paulo (referente a este caso), chegou concluso de que esta tcnica est inabilitada por tempo indeterminado aos integrantes citados acima no primeiro pargrafo, at que novos estudos e pesquisas provem o contrrio.Esta medida foi considerada e tomada visando segurana e a integridade do exerccio da atividade do profissional dermopigmentador associado. Contamos com a cooperao e compreenso de todos. Cordialmente, o Comit Cientfico FABDEC.

Claudio InovePresidente FABDEC

www.fabdec.org