Upload
thyeresnovais
View
124
Download
0
Embed Size (px)
Citation preview
Progestão: Programa de Capacidade a Distância para Gestores Escolares
Cristiane Oliveira dos Santos
Elizete da Conceição Ribeiro
Rozalia das Neves Borges da Cunha
Relatório do Modulo I
Candeias
2015
Cristiane Oliveira dos Santos
Elizete da Conceição Ribeiro
Rozalia das Neves Borges da Cunha
Progestão: Programa de Capacidade a Distância para Gestores Escolares
Relatório apresentado como avaliação
parcial do modulo I do Curso de Capacitação
para Gestores Escolares, sob orientação da
Tutora Suane Perreira dos Anjos da Silva.
Candeias
2015
ESCOLA MUNICIPAL THYERES NOVAIS CERQUIRA LIMAPROGESTÃO
“Ensinar é um dever; Ampliar seus conhecimentos é uma virtude.”
Autor desconhecido
RelatórioO presente Fórum Comunitário foi organizado e apresentado na Instituição escolar Thyeres Novaes
Cerqueira Lima, situada na Rua Rui Barbosa nº 12 distrito de Caboto Candeias-Bahia, no dia 06 de
maio de 2015, as 14:00 h, pelas alunas do curso de Progestão escolar, tendo como objetivo;
vivenciar a troca de experiência reconhecendo valores de integração entre ambos.
A equipe iniciou-se realizando uma oração pedindo força ao dono de todas as coisas (Deus) para o
desenvolvimento do trabalho, logo após leu-se uma mensagem para reflexão e comentário sobre o
objetivo proposto, contemplando com uma dinâmica de integração e descontração envolvendo a
todos.
Dando sequência expôs a função social da escola na tentativa de socializar: Aluno, escola e
comunidade, e também apresentou os indicadores de rendimento dos educandos, na qual são
documentos que indicam o diagnóstico anual do desenvolvimento educacional.
Em seguida as cursistas organizou-se a sala em três grupos para a orientação do preenchimento dos
questionários elaborados, as mesmas interagiram dando suportes para quaisquer duvidas ocorridas,
logo após foram explanados os entendimentos e sugestões de cada grupo sob compreensão dos
temas abordados.
Conclui-se com apresentação de músicas reflexivas, coof-blak, e agradecimentos pela presença de
todos. Dando continuidade as cursistas se organizam para realização da tabulação das informações
coletadas nos questionários, seque os resultados em forma de gráfico conforme as respostas dos
participantes.
Relatório da coleta de informações da comunidade escolar
QUESTIONÁRIO – ALUNOS 28 ALUNOS ENTREVISTADOS
A sociedade presente convive com sérios problemas sociais como: violência, desigualdade, drogas,preconceitos, doenças, etc. Quais, dentre os problemas selecionados abaixo, mais afetam sua
comunidade?
Que ações de parcerias você considera importantes para que a escola possa articular para melhorara relação escola comunidade e auxiliar aos adolescentes e jovens na sua formação cidadã?
7%
21%
2%
23%24%
24% Violência doméstica
Drogas
Exclusão digita
Falta de políticas públicas adequadas (saúde, lazer, es-porte, lixo, etc)
Gravidez na adolescência
Desemprego
20%
20%
19%
21%
21%Campanhas cidadãs com entidades
Projetos sociais com as secreta-rias
Projetos ambientais
Projetos de leitura
Projetos de comunicação
Na sua avaliação, os assuntos que você estuda na escola se relacionam com os problemas e desafiosque você encontra na vida social?
Que ações o Programa Mais Educação poderia desenvolver no contra turno que, em sua opinião, éimportante para o desenvolvimento dos alunos?
4%
29%
50%
18%Não. Os assuntos da escola não atingem a minha realidade
Em parte
Geralmente sim
Todos os conteúdos escolares fazem relação com a minha vida real e os problemas sociais da minha vida
13%
13%
13%
13% 13%
13%
13%
13% Curso de línguas
Atividades cênicas (teatro)
Atividades Esportivas
Oficinas de valores
Atividades artísticas manuais.
Atividades musicais
Reforço escolar
Na escola não tem o Programa Mais Educação
QUESTIONÁRIO- PAIS 15 PAIS ENTREVISTADOS
A sociedade presente convive com sérios problemas sociais como: violência, desigualdade, drogas,preconceitos, doenças, etc. Quais, dentre os problemas selecionados abaixo, mais afetam sua
comunidade?
Que órgãos ou associações existentes na comunidade você considera importante para que a escoladesenvolva projetos em parceria?
35%
13% 9%13%
9%
22% Secretaria de Saúde
Secretaria de Desenvolvimento Social
Secretaria de Meio Ambiente
ONG, associações, NUCA
Conselhos, (CT, CMDCA)
Rádios Comunitárias
13%
30%
3% 17%
10%
27%Violência domestica
Drogas
Falta de água
Falta de políticas públicas adequadas (saúde, lixo, etc
Gravidez na adolescência
Desemprego
Sabe-se que a ausência da participação da comunidade e dos pais na escola limita as açõeseducativas que possam ajudar os alunos em sua formação integral. Como tem se dado a relação dos
pais com a escola e vice-versa?
Em que situações os pais dos alunos ajudam a escola?
60%
7%
33%
Os pais são convidados a par-ticiparem da escola, mas a maioria das famílias se envol-vem de forma muito limitada na vida escolar
Os pais participam da escola, gostaria de colaborar mais, po-rém não sabem como melhorar esta parceria.
A participação social dos pais na escola é constante nas di-versas ações da escola
5%5%
16%
74%
participando da organização / promoção de festas e eventos
prestando pequenos serviços gratuitamente
enviando materiais para ati-vidades pedagógicas
indo à escola quando são chamados
Os adolescentes e jovens enfrentam diversos desafios que a sociedade do conhecimento impõecomo: inclusão social e digital, segurança, trabalho, formação cidadã ... Quais, dentre as questõesabaixo, você considera importantes para que a escola trabalhe de forma mais intensificada em seu
currículo? Marque um X nos 03 assuntos que você considera mais importantes:
Assinale, entre as questões apresentadas abaixo, aquelas que você considera importantes para aarticulação entre escola e família e que a escola ainda não tem realizado nas reuniões para:
28%
8%
28%
36%informar o resultado das ava-liações dos alunos
discutir os assuntos importan-tes para o currículo
desenvolver atividades de lazer
apresentar os resultados das avaliações de desempenho nacionais.
14%
31%
17%
6%
6%
14%
14%Violência
Respeito e convívio familiar, social, valores humanos, ética.
Cidadania
Drogas ilícitas
Tecnologia e trabalho
Sexualidade e saúde
Meio ambiente e sustentabili-dade
QUESTIONÁRIO – PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS 10 ENTREVISTADOS
40%
60%
Qual é o tipo de relação existente entre os professores da escola e o bairro onde ela se encontra?
a maioria dos professores mora perto da escola e conhece bem o bairro e as famílias dos seus alunos
vários professores moram no bairro e informam aos outros sobre o bairro e as famílias
10%
90%
Há Associação de Pais e Mestres ou Conselho de Escola?
não
sim, mas é pouco atuante
10%
80%
10%
Qual é a proporção de pais que costuma aparecer nas reuniões da escola?
em torno de 10%
de 30% a 50%
de 50% a 70%
100%
Nos últimos dois anos, a escola participou de eventos importantes da comunidade
(festas, campanhas, reuniões para decisões etc)?
participou de alguns eventos na comunidade
26%
30% 4%7%
15%
19%
Nos últimos dois anos, a escola recebeu pessoas da comunidade para:
festas da escola
campanhas de saúde
reuniões de lideranças do bairro
projetos de promoção social não-governamentais
atividades propostas pelos alunos (esportes, festas, lazer, cultura etc.)
apresentação de vídeos, cinema, teatro, shows etc
19%
19%
50%
13%
Nos últimos dois anos, a escola tem desenvolvido atividades em
benefício da comunidade a que atende junto a:
prefeitura
associação de bairro
empresas locais
órgãos responsáveis por saúde, senamento e meio ambiente
Diante de tudo que foi abordado no período do trabalho, pode-se afirmar que a interação da escola ecomunidade mantém uma ligação com o caminhar da criança em todos os aspectos físicos, moral,social, cognitivo e afetivo. Alem disso, essa parceria é ideal para construir uma educaçãosatisfatório facilitando o aprendizado e estimulando o interesse dos pais ou responsáveis peloacompanhamento de seus filhos no âmbito escolar.