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Forum dos Economistas . M arca de São Tomé e Príncipe( Branding) . Adérito de Oliveira Bonfim dos Ramos Borges . São Tomé,26-28 de Maio de 2014. Introdução. Objetivos gerais e específicos. Conceito de marca . Função da marca . Agregação de valor. Conceito de Branding. - PowerPoint PPT Presentation
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Forum dos Economistas
Marca de São Tomé e Príncipe( Branding)
Adérito de Oliveira Bonfim dos Ramos Borges
São Tomé,26-28 de Maio de 2014
Marca de São Tomé e Príncipe( Branding)
Conclusão
Recomendações
Conceito de Branding
Agregação de valor
Função da marca
Conceito de marca
IntroduçãoObjetivos gerais e específicos
Marca de São Tomé e Príncipe( Branding)
Introdução
Os activos corporais (Bens tangíveis)
-Terra-Mão de obra-Capital
Os activos incorporais (Bens intangíveis)
-Saber-Informação-Criatividade e espírito
inventivo
Marca de São Tomé e Príncipe( Branding)
Introdução
Comercio e EmpregoO modelo ideal de
comparação
O modelo da vantagem comparativa estática
“O Estimulo exógeno derivado do aumento
da demanda por produtos exportados
pelo País provoca aumento de Produção,
renda e emprego”Cita:Heebscher Ohlin
Marca de São Tomé e Príncipe(Branding)
Objetivos gerais e específicos
Desenvolver acções: que promovam competitividade das empresas de S.T.P através da imagem e reputação de produtos locais que trazem algum valor acrescentado à nossa economia.
Definir alguns conceitos como:
Marcas e funções de marca
Agregação de valor
Branding
Marca de São Tomé e Príncipe( Branding)
Conceito de marca
Sinal distintivo visível e ou audível
susceptível de representação gráfica
Marca de São Tomé e Príncipe( Branding)
Funções da marca
Distinguir os produtos e serviços deuma empresa, dos produtos ou
serviços de outra empresa
Marca de São Tomé e Príncipe( Branding)
Agregação de valor O consumidor compra uma promessa
Preserva a qualidade do produto
Assegura a autenticidade do produto
Confere segurança ao Consumidor
O consumidor está disposto a pagar mais carro por alguns atributos que são peculiares
Marca de São Tomé e Príncipe(Branding)
Conceito de Branding
Desenvolver bens e serviços de qualidade atravésde uma imagem de marca( País, Região,localidade )
Marcas colectivas
Marcas de certificação
Indicação geográfica / DO
Turismo(rotas do cacau e café de STP),incluindo acriação e promoção do museu do cacau e café.
Marca de São Tomé e Príncipe(Branding)
Conceito de Branding
20052007
20092011
20130
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Dessins et modèles indus-trielsMarquesBrevets
Marca de São Tomé e Príncipe(Branding)
Conceito de Branding
2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 20130
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200
300
400
500
600
700
L’étrangerNon-résidentsRésidents
Marca de São Tomé e Príncipe(Branding)
Conceito de Branding
20052006
20072008
20092010
20112012
2013012345678
L’étrangerNon-résidentsRésidents
Marca de São Tomé e Príncipe(Branding)
DECLARAÇÃO POLÍTICA DE ALTO NÍVEL PROPRIEDADE
INTELECTUAL (PI)
ESTRATÉGIA
DO, Direito de Autor, CATI, MC,Branding
GOVERNO; PPP; SECTOR PRIVADO
CATALIZADOR
EIXOSE1 – EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CIDADANIA.
E2 – SEGURANÇA ALIMENTAR.
E3 – ÁGUA, ENERGIA, TICS, TELECOMUNICAÇÕES, SAÚDE, INFRAESTRUTURAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
E4 – TURISMO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, BANCA, INVESTIMENTOS E AMBIENTE MACROECONÓMICO.
DESENVOLVIMEN-TO SOCIO-
ECONÓMICO DE SÃO TOMÉ E
PRÍNCIPE
ESTRUTURA DO PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA (PI) DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE (2014 - 2019)
Marca de São Tomé e Príncipe(Branding)
Conclusões
Assim sendo, necessário se torna reforçar o quadro jurídico-legal dos ofícios nacionais da propriedade intelectual;
Reforçar as capacidades dos quadros da PI;
Introduzir melhorias no actual código da PI;
Adoptar uma estratégia e política nacional de IP como catalisador do desenvolvimento socioeconómico do País ;
Marca de São Tomé e Príncipe(Branding)
ConclusõesIdentificar as ferramentas IP adequadas para proteger a marca
na exportação de principais destinos bem como negócio
( arquitectura de marca, desenvolvimento e comunicação) e
estratégias de exportação (inteligência de mercado) que iria
enfrentar restrições do cravo fornecimento e valor da cadeia
(produção, transformação, comercialização e gestão de Marca).
Marca de São Tomé e Príncipe(Branding)
Recomendações
Institucionalizar um sistema nacional de qualidade.
Criar um concelho nacional de normalização/Certificação,condição fundamental para adesão de STP ao ISO.
Criar um Plano de acção sobre a normalização,certificação e análise de conformidade.
Proposta de criação de uma marca de certificação “Cacau de São Tomé e Príncipe”
Recomendações
Projetar e criar um SQA com sustentabilidade:
-Entidade de Acreditação
-Entidade Certificadora
-Laboratório de refência -Entidade fiscalizadora
E por último inserir o PNDPI nas políticas de desenvolvimento de STP.
FORUM dos ECONOMISTAS, S.Tomé 26-28 de Maio de 2014
Marca de São Tomé e Príncipe (Branding)
Muito obrigado pela atenção
Adérito de Oliveira Bonfim dos Ramos Borges