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Forum dos Economistas Marca de São Tomé e Príncipe( Branding) Adérito de Oliveira Bonfim dos Ramos Borges São Tomé,26-28 de Maio de 2014

Forum dos Economistas

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Forum dos Economistas . M arca de São Tomé e Príncipe( Branding) . Adérito de Oliveira Bonfim dos Ramos Borges . São Tomé,26-28 de Maio de 2014. Introdução. Objetivos gerais e específicos. Conceito de marca . Função da marca . Agregação de valor. Conceito de Branding. - PowerPoint PPT Presentation

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Page 1: Forum  dos  Economistas

Forum dos Economistas

Marca de São Tomé e Príncipe( Branding)

Adérito de Oliveira Bonfim dos Ramos Borges

São Tomé,26-28 de Maio de 2014

Page 2: Forum  dos  Economistas

Marca de São Tomé e Príncipe( Branding)

Conclusão

Recomendações

Conceito de Branding

Agregação de valor

Função da marca

Conceito de marca

IntroduçãoObjetivos gerais e específicos

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Marca de São Tomé e Príncipe( Branding)

Introdução

Os activos corporais (Bens tangíveis)

-Terra-Mão de obra-Capital

Os activos incorporais (Bens intangíveis)

-Saber-Informação-Criatividade e espírito

inventivo

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Marca de São Tomé e Príncipe( Branding)

Introdução

Comercio e EmpregoO modelo ideal de

comparação

O modelo da vantagem comparativa estática

“O Estimulo exógeno derivado do aumento

da demanda por produtos exportados

pelo País provoca aumento de Produção,

renda e emprego”Cita:Heebscher Ohlin

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Marca de São Tomé e Príncipe(Branding)

Objetivos gerais e específicos

Desenvolver acções: que promovam competitividade das empresas de S.T.P através da imagem e reputação de produtos locais que trazem algum valor acrescentado à nossa economia.

Definir alguns conceitos como:

Marcas e funções de marca

Agregação de valor

Branding

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Marca de São Tomé e Príncipe( Branding)

Funções da marca

Distinguir os produtos e serviços deuma empresa, dos produtos ou

serviços de outra empresa

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Marca de São Tomé e Príncipe( Branding)

Agregação de valor O consumidor compra uma promessa

Preserva a qualidade do produto

Assegura a autenticidade do produto

Confere segurança ao Consumidor

O consumidor está disposto a pagar mais carro por alguns atributos que são peculiares

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Marca de São Tomé e Príncipe(Branding)

Conceito de Branding

Desenvolver bens e serviços de qualidade atravésde uma imagem de marca( País, Região,localidade )

Marcas colectivas

Marcas de certificação

Indicação geográfica / DO

Turismo(rotas do cacau e café de STP),incluindo acriação e promoção do museu do cacau e café.

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Marca de São Tomé e Príncipe(Branding)

Conceito de Branding

20052007

20092011

20130

100200300400500600700

Dessins et modèles indus-trielsMarquesBrevets

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Marca de São Tomé e Príncipe(Branding)

Conceito de Branding

2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 20130

100

200

300

400

500

600

700

L’étrangerNon-résidentsRésidents

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Marca de São Tomé e Príncipe(Branding)

Conceito de Branding

20052006

20072008

20092010

20112012

2013012345678

L’étrangerNon-résidentsRésidents

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Marca de São Tomé e Príncipe(Branding)

DECLARAÇÃO POLÍTICA DE ALTO NÍVEL PROPRIEDADE

INTELECTUAL (PI)

ESTRATÉGIA

DO, Direito de Autor, CATI, MC,Branding

GOVERNO; PPP; SECTOR PRIVADO

CATALIZADOR

EIXOSE1 – EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CIDADANIA.

E2 – SEGURANÇA ALIMENTAR.

E3 – ÁGUA, ENERGIA, TICS, TELECOMUNICAÇÕES, SAÚDE, INFRAESTRUTURAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

E4 – TURISMO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, BANCA, INVESTIMENTOS E AMBIENTE MACROECONÓMICO.

DESENVOLVIMEN-TO SOCIO-

ECONÓMICO DE SÃO TOMÉ E

PRÍNCIPE

ESTRUTURA DO PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA (PI) DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE (2014 - 2019)

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Marca de São Tomé e Príncipe(Branding)

Conclusões

Assim sendo, necessário se torna reforçar o quadro jurídico-legal dos ofícios nacionais da propriedade intelectual;

Reforçar as capacidades dos quadros da PI;

Introduzir melhorias no actual código da PI;

Adoptar uma estratégia e política nacional de IP como catalisador do desenvolvimento socioeconómico do País ;

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Marca de São Tomé e Príncipe(Branding)

ConclusõesIdentificar as ferramentas IP adequadas para proteger a marca

na exportação de principais destinos bem como negócio

( arquitectura de marca, desenvolvimento e comunicação) e

estratégias de exportação (inteligência de mercado) que iria

enfrentar restrições do cravo fornecimento e valor da cadeia

(produção, transformação, comercialização e gestão de Marca).

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Marca de São Tomé e Príncipe(Branding)

Recomendações

Institucionalizar um sistema nacional de qualidade.

Criar um concelho nacional de normalização/Certificação,condição fundamental para adesão de STP ao ISO.

Criar um Plano de acção sobre a normalização,certificação e análise de conformidade.

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Proposta de criação de uma marca de certificação “Cacau de São Tomé e Príncipe”

Recomendações

Projetar e criar um SQA com sustentabilidade:

-Entidade de Acreditação

-Entidade Certificadora

-Laboratório de refência -Entidade fiscalizadora

E por último inserir o PNDPI nas políticas de desenvolvimento de STP.

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FORUM dos ECONOMISTAS, S.Tomé 26-28 de Maio de 2014

Marca de São Tomé e Príncipe (Branding)

Muito obrigado pela atenção

Adérito de Oliveira Bonfim dos Ramos Borges