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Fórum Fórum Internacional Internacional Grandes Grandes Contribuintes Contribuintes Conclusões Conclusões Brasil Brasil Março de 2008 Março de 2008

Fórum Internacional Grandes Contribuintes Conclusões Brasil Março de 2008

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Fórum Internacional Fórum Internacional Grandes ContribuintesGrandes Contribuintes

ConclusõesConclusões

BrasilBrasilMarço de 2008Março de 2008

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Brasil 2

CONCLUSÕESCONCLUSÕES

Princípio constitucional de não Princípio constitucional de não discriminação e o tratamento discriminação e o tratamento

diferenciado de grandes diferenciado de grandes contribuintes: limites e possibilidadescontribuintes: limites e possibilidades

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Brasil 3

CONCLUSÕESCONCLUSÕES

A Administração Tributária pode estabelecer A Administração Tributária pode estabelecer tratamento diferenciado aos grandes tratamento diferenciado aos grandes contribuintes?contribuintes?

- Princípio da especialização visando a Princípio da especialização visando a aprimorar arrecadação, controle e assistência aprimorar arrecadação, controle e assistência (equilíbrio)(equilíbrio)

- Exercício de poder de políciaExercício de poder de polícia

- Entendimento de constitucionalidade pela Entendimento de constitucionalidade pela jurisprudência (Adin 1643)jurisprudência (Adin 1643)

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Brasil 4

CONCLUSÕESCONCLUSÕES

Há compatibilidade constitucional para Há compatibilidade constitucional para tratar de forma diferenciada grandes tratar de forma diferenciada grandes contribuintes contribuintes

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Brasil 5

CONCLUSÕESCONCLUSÕES

O tratamento dos grandes O tratamento dos grandes contribuintes como modelo de contribuintes como modelo de eficiência administrativa: delimitação eficiência administrativa: delimitação do conceito de grandes contribuintes do conceito de grandes contribuintes e modelos organizativoe modelos organizativo

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Brasil 6

CONCLUSÕESCONCLUSÕES

Conceituação dos Grandes Contribuintes

AEAT - EspanhaAgenzia delle Entrate de Italia

RFB - Brasil

• Conceito legal de grande empresa (Norma do Imposto sobre valor agregado)

• Conceito administrativo de grande contribuinte.

• Previsão legal de fiscalização sobre grandes contribuintes (uma vez a cada dois anos)

• Conceito definido após essa legislação

• Conceito administrativo de grande contribuinte

(Portarias RFB nº 11.211/07 e 11.213/07)

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Brasil 7

CONCLUSÕESCONCLUSÕES

Procedimentos de definição dos grandes contribuintes

AEAT - EspanhaAgenzia delle Entrate de Italia

RFB - Brasil

• Seleção informatizada (critérios objetivos) e outros critérios

• Notificação ao interessado (não recorrível – alteração de domicílio)

• Seleção baseada nas declarações de renda e dados provenientes das Diretorias Regionais e Guarda de Finanças

• Controles sobre contribuintes específicos

• Seleção baseada em declarações (critérios objetivos) e dados provenientes das SRRF e coordenações

• Notificação ao interessado

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Brasil 8

CONCLUSÕESCONCLUSÕES

Critérios de definição dos grandes contribuintes

AEAT - EspanhaAgenzia delle Entrate de Italia

RFB - Brasil

• PJ com volume de operações anuais > € 100 milhões

• PJ com volume de registros anuais > 10.000

• Grupos econômicos

• Outros critérios

• Benefícios, gastos operacionais ou renda recebida em exercício de atividade profissional > €25,8 milhões

• Receita Bruta

• Débitos Anuais em DCTF

• Massa Salarial Anual

• Débitos Anuais em GFIP

• Outros critérios

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Brasil 9

CONCLUSÕESCONCLUSÕES

Quantidade de contribuintes e participação na arrecadação

AEAT - EspanhaAgenzia delle Entrate de Italia

RFB - Brasil

• 2.722 pessoas jurídicas

• 434 pessoas físicas

• 40% arrecadação

• 11.958 pessoas físicas e jurídicas

• 50% arrecadação

• 11.555 contribuintes diferenciados (2007)

• não são acompanhadas pessoas físicas

• 76% arrecadação (2007)

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Brasil 10

CONCLUSÕESCONCLUSÕES

Estrutura organizacional

AEAT - EspanhaAgenzia delle Entrate de Italia

RFB - Brasil

• Delegacia Central de Grandes Contribuintes

• Subordinada à Direção Geral

• Estrutura diferenciada

• O setor de controle fiscal está divido em duas áreas e estruturado em escritórios, sendo 2 destes de grandes contribuintes;

• Coordenação central

• Unidades Regionais

• Divisões de Maiores Contribuintes – Dimco/Derat

• Equipes de Trabalho (Unidades Locais).

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Brasil 11

CONCLUSÕESCONCLUSÕESAtividades desenvolvidas

AEAT - EspanhaAgenzia delle Entrate de Italia

RFB - Brasil

• fiscalização

• arrecadação

• cobrança

• desenvolvimento dos sistemas de informática

• planejamento das atividade e seleção dos grandes contribuintes

• fiscalização

• informações (FALCO)

• Comac: gerência central

• Semac/Dimac: gerência regional

• Dimco/Derat: orientação e análise tributária e de controle e cobrança do crédito tributário

• Equipes de Trabalho: atividades relativas ao acompanhamento e efetivação do crédito tributário, exceto fiscalização

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Brasil 12

CONCLUSÕESCONCLUSÕES

A criação de unidades especializadas em grandes contribuintes pode

promover maior integração das atividades de fiscalização (incluindo a

programação, avaliação e controle da atividade fiscal) e de

administração tributária (análise, acompanhamento, cobrança,

atendimento etc), permitindo uma visão integral dos contribuintes que

respondem, no Brasil, por 76% da arrecadação tributária

federal(2007);

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Brasil 13

CONCLUSÕESCONCLUSÕES

Serviços de informação e assistência Serviços de informação e assistência aos grandes contribuintesaos grandes contribuintes

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Brasil 14

CONCLUSÕESCONCLUSÕES

Estrutura organizacional

AFIP - Argentina AEAT - Espanha SII - Chile RFB - Brasil

• 2 Agências de Grandes Contribuintes (1 PF e 1 PJ)

• 1.200 PF e 1.000 PJ

• 60% da arrecadação

• Delegacia Central de Grandes Contribuintes

• 2.722 PJ e 434 PF

• 40% arrecadação

• Diretoria de Grandes Contribuintes

• 9.000 contribuintes

• 70% da arrecadação

• Equipes de Trabalho localizadas nas unidades locais

• 11.555 contribuintes

• 76% da arrecadação

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Brasil 15

CONCLUSÕESCONCLUSÕES

Serviços de informações e assistência generalizados

AFIP - Argentina AEAT - Espanha SII - Chile RFB - Brasil

• Governo eletrônico

• Call Center

• Ouvidoria

• Serviços web

• Informações coletivas

• Call Center

• Internet

• Presencial

• Internet

• Telefone

• Meios de Comunicação

• Escritórios

• Sítio da RFB

• Call Center

• Ouvidoria

• e-CAC

• Informatização das declarações

• Presencial

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Brasil 16

CONCLUSÕESCONCLUSÕES

Serviços de informações e assistência especializados

AFIP - Argentina AEAT - Espanha SII - Chile RFB - Brasil

• Atendimento exclusivo e personalizado

• Gerentes de contas

• Acompanhamento e agilização de trâmites

• Reuniões de trabalho com grandes contribuintes

• Mesmos serviços com algumas particularidades

• Acompanhamento e agilização de trâmites

• Assistência ao cumprimento de obrigações tributárias

• Serviços pela internet

• Mesmos serviços com algumas particularidades

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CONCLUSÕESCONCLUSÕES

A estratégia da RFB é prestar serviços pela internet com certificação digital garantindo a segurança da operação. Essa estratégia atinge todo o universo dos contribuintes e visa a reduzir o atendimento presencial.

Os grandes contribuintes são obrigados a ter certificação digital própria.

Há iniciativas em algumas unidades locais de criação de centros de atendimento específicos e reuniões de trabalho com grandes contribuintes.

A possibilidade de implantação na RFB de serviços específicos para os grandes contribuintes é interessante.

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CONCLUSÕESCONCLUSÕES

Controle extensivo (massivo) de Controle extensivo (massivo) de grandes contribuintes: procedimentos grandes contribuintes: procedimentos de obtenção e gestão de informaçõesde obtenção e gestão de informações

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CONCLUSÕESCONCLUSÕES

Pontos comuns às administrações tributárias (Espanha, Colômbia, Chile e Brasil)

Abrangência

• Processos de restituição / compensação

• Extinção por pagamento / autoliquidaciones

• Conta-corrente

• Correção / verificação de inconsistências

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CONCLUSÕESCONCLUSÕES

Pontos comuns às administrações tributárias (Espanha, Colômbia, Chile e Brasil)

Metodologia

• Gerenciamento de bancos de dados

• Cruzamento de informações

• Análise de riscos

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CONCLUSÕESCONCLUSÕES

Ações com foco nos grandes contribuintes

AEAT – Espanha DIAN - Colômbia SII - Chile RFB - Brasil

• Utilização de filtros

• Comprovações obrigatórias

• Comprovações discricionárias

• Sistema MUISCA

• Integração de diversos sistemas

• Controle do cumprimento das obrigações tributárias

• Plano de Controle do Cumprimento Tributário

• Verificações mensais

• Verificações anuais

• Notificações prioritárias

• Agilização no tratamento de declarações de compensação

• Acompanhamento mensal de arrecadação

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CONCLUSÕESCONCLUSÕES

Há necessidade de aprimoramento de ferramentas

tecnológicas da RFB, a fim de permitir um

acompanhamento e controle tributário mais próximo

dos grandes contribuintes e em prazos mais curtos.

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CONCLUSÕESCONCLUSÕES

Controle intensivo (em profundidade) Controle intensivo (em profundidade) de grandes contribuintes: critérios de de grandes contribuintes: critérios de seleção, ferramentas informáticas e seleção, ferramentas informáticas e

principais especialidades principais especialidades

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CONCLUSÕESCONCLUSÕES

Procedimentos de fiscalização

AEAT - Espanha SUNAT - Peru RFB - Brasil

• Planejamento anual de atuações das inspeções

– Âmbito: central e periférico

– Seleção centralizada

– Equipe central de planejamento e seleção

• Programa de controle permanente

– percentual de grandes contribuintes por ano

– Classificação em Mega, Top e outros Grandes

• Coordenação nacional para definição conjunta dos critérios de seleção

– Âmbito: central e periférico

– Critérios de seleção nacionais

– Estratégia Nacional de Atuação da Fiscalização

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CONCLUSÕESCONCLUSÕES

Metodologia de seleção de contribuintes

AEAT – Espanha SUNAT - Peru RFB – Brasil

• Análise de risco

• Seleção não informatizada

• Sistema de seleção informatizada

• Matriz de indicadores

• Comportamento comparado com setor econômico

• Análise de risco

• Seleção não informatizada

• Sistema de seleção informatizado

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CONCLUSÕESCONCLUSÕES

Estrutura

AEAT – Espanha SUNAT - Peru RFB – Brasil

• Delegacia Central de Grandes Contribuintes

• Dependência de controle tributário e aduaneiro

• Intendência de principais contribuintes

• Delegacias Especializadas– Atividade financeira

– Valoração aduaneira e preço de transferência

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CONCLUSÕESCONCLUSÕES

Controle intensivo de grandes contribuintes (outras especialidades)

AEAT – Espanha SUNAT - Peru RFB – Brasil

• Equipes de fiscalização

• Equipes de apoio na área de informática

• Unidades de seleção

– Critério de seleção diferenciados

• Equipes especializadas

• Segmentação por setor econômico

• Especialistas em informática

• Equipes especializadas nas delegacias especiais

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CONCLUSÕESCONCLUSÕES

A RFB tem unidades especializadas (especificamente

em referência ao setor financeiro e valoração

aduaneira / preço de transferência). Dessa forma, é

necessário prosseguir na especialização de tarefas de

seleção de grandes contribuintes para fiscalização e

execução de auditorias.

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CONCLUSÕESCONCLUSÕES

Controle da arrecadação dos grandes Controle da arrecadação dos grandes contribuintes: organização e contribuintes: organização e

procedimentosprocedimentos

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CONCLUSÕESCONCLUSÕES

Procedimento de cobrança

AEAT - Espanha RFB - Brasil

• Exclusivamente administrativo

– Fase voluntária – autoliquidaciones– Fase de execução

• Cobrança Administrativa

– Fase voluntária – RFB• Cobrança Judicial

– Fase de execução – PFN

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CONCLUSÕESCONCLUSÕES

Controle da arrecadação

AEAT - Espanha RFB - Brasil

• Fase de execução:

– cobrança com encargos– penhora e execução– procedimentos de alienação– declaração de responsabilidade

• Fase voluntária:

– avisos de cobrança– Cadin– CND– Dívida Ativa da União

• Fase de execução:

– débito é inscrito e ajuizado

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Brasil 32

CONCLUSÕESCONCLUSÕES

Outras atuações

AEAT - Espanha RFB - Brasil

• Medidas Cautelares

• Sucessores e Responsáveis

• Arrolamento

• Medidas Cautelares

• Sucessores e Responsáveis

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CONCLUSÕESCONCLUSÕES

Procedimentos específicos

AEAT - Espanha RFB - Brasil

• Processos concursais

• Programa de acompanhamento de ações coordenadas:

– regras de coordenação– Análise de riscos arrecadatórios (perfil patrimonial)

• Plano de prevenção a fraude fiscal

• não há iniciativa semelhante na RFB

Page 34: Fórum Internacional Grandes Contribuintes Conclusões Brasil Março de 2008

Brasil 34

CONCLUSÕESCONCLUSÕES

A criação de metodologias visando à prevenção de

fraudes a cobranças, como os planos utilizados na

Espanha, é um tema que merece uma abordagem

conjunta da RFB e PFN.

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Brasil 35

CONCLUSÕESCONCLUSÕES

A experiência das administrações A experiência das administrações tributárias estaduaistributárias estaduais

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Brasil 36

CONCLUSÕESCONCLUSÕESBahia Paraná Rio Grande do Sul

• Criação de Gerências de Segmento de Mercado (1995)• Atuação intensiva (2004–08)

– 82% arrecadação (0,9% dos contribuintes)

– Atuar o mais próximo possível dos fatos geradores– Evitar formação de grandes passivos tributários

• Projeto Acompanhamento de Grandes Empresas - AGE

– 3.216 empresas– responsáveis por 89,8% da arrecadação do ICMS

– Monitoramento e fiscalização através do Sismar

• Acompanhamento por setor econômico

– 14 setores (6,85% dos contribuintes)

– 73,37% da arrecadação

• Critérios:– Importância na arrecadação

– Histórico de sonegação

– Segmentos com potencial arrecadatório

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CONCLUSÕESCONCLUSÕES

Bahia Paraná Rio Grande do Sul

• Criação de unidades especializadas para fiscalização de grandes contribuintes (2005):

– Petróleo e combustíveis

– Energia e telecomunicações

– Indústria geral

– Comércio

– 2 unidades regionais

• Estrutura organizacional

– Equipe da Inspetoria Geral de Fiscalização: coordenação

– Equipe na Delegacia Regional da Receita: execução das atividades

• Acompanhamento realizado pelos Grupos Setoriais de Administração Tributária

• Os GSAT são equipes que acompanham o cumprimento das obrigações tributárias, por parte de todos os contribuintes de um determinado setor

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CONCLUSÕESCONCLUSÕES

Está em desenvolvimento a metodologia de Acompanhamento dos Grandes Contribuintes por setor econômico, que tem como premissa permitir, sob diversos aspectos, a avaliação do desempenho econômico-tributário do contribuinte em relação ao do setor econômico ao qual pertence.

A proposta envolve o desenvolvimento de ferramenta tecnológica, utilizando-se funcionalidades do Data Warehouse da RFB, a fim de possibilitar o cruzamento de informações.

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CONCLUSÕESCONCLUSÕES

FINAISFINAIS

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Brasil 40

CONCLUSÕESCONCLUSÕES

FINAISFINAIS

• Foco mais equilibrado entre controle e assistência

• Especialização organizacional (por setores e/ou por tipo de contribuinte)

• Forte utilização de TI (análise ou informação inteligente, integração de bases de dados, troca de informações e monitoramento contínuo)

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Brasil 41

CONCLUSÕESCONCLUSÕES

FINAISFINAIS

• Visão integral do contribuinte

• Melhora a eficácia da Administração Tributária

• Serve como modelo para reorganização geral da

Administração Tributária (processo x qualidade)

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