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T01 Entendendo Problemas Complexos André A. Almeida Prado Diretor Geral - Divisão Logística Fone: (11) 4133-3500 [email protected] Sustentabilidade, volatilidade dos mercados, internet e globalização mudaram o cenário da logística mundialmente. Cada vez mais comum, a busca das empresas por menores custos e pela excelência em serviços deve chegar a limites extremos. Esta apresentação trata da definição de um problema complexo e de como ele pode ser entendido, a fim de se conseguir uma maximização nos resultados obtidos.

T01 análise do transporte rodoviário de cargas no brasil

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Forum Interncional de Logística RJ 2010

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Page 1: T01 análise do transporte rodoviário de cargas no brasil

T01 – Entendendo Problemas Complexos

André A. Almeida PradoDiretor Geral - Divisão Logística

Fone: (11) [email protected]

Sustentabilidade, volatilidade dos mercados,

internet e globalização mudaram o cenário da

logística mundialmente. Cada vez mais

comum, a busca das empresas por menores

custos e pela excelência em serviços deve

chegar a limites extremos. Esta apresentação

trata da definição de um problema complexo e

de como ele pode ser entendido, a fim de se

conseguir uma maximização nos resultados

obtidos.

Page 2: T01 análise do transporte rodoviário de cargas no brasil

O que é um PROBLEMA ?

Um problema é uma questão ou um obstáculo

que dificulta a realização de metas, objetivos,

ou propostas. Ele refere-se a uma situação,

condição, ou questão que ainda não foi

resolvida. Em um sentido mais amplo, um

problema existe quando um indivíduo conhece

uma diferença significante entre o que é de fato

e o que é desejado.

Definição de Alexandria, 1989

Page 3: T01 análise do transporte rodoviário de cargas no brasil

Porque entender e avaliar

problemas?

• Para resolução do problema há várias alternativas,

que devem ser entendidas e comparadas a fim de se

selecionar a(s) desejada(s):- As consequências associadas a cada alternativa são

diferentes;

- Há incertezas sobre essas consequências;

- As possíveis consequências não são todas avaliadas

da mesma forma.

• Há uma necessidade de se cumprir um objetivo;

Fonte: Montibeller, 2009.

Page 4: T01 análise do transporte rodoviário de cargas no brasil

Porque entender e avaliar

problemas?

O entendimento do problema e a correta análise de

decisão permite evitar consequências indesejáveis

para se atingir as consequências desejáveis.

Fonte: Montibeller, 2009.

Page 5: T01 análise do transporte rodoviário de cargas no brasil

Mudanças provocadas pelas novas tendências

Fonte: Youtube

Page 6: T01 análise do transporte rodoviário de cargas no brasil

As preocupações com impactos ambientais devem

interferir na cadeia de suprimentos:

- Inbound: ponderação dos fornecedores menos

poluentes e em localização com menor impacto de

emissão de carbono na transferência.

- Produção: possível custo ou benefício por um

processo mais ou menos poluente. Regras mais

rígidas na relação de trabalho do empregado com o

meio de produção, buscando minimizar ao máximo o

consumo de ativos e exposição aos riscos.

Mudanças provocadas pelas novas tendências

Sustentabilidade

Page 7: T01 análise do transporte rodoviário de cargas no brasil

- Localização: a definição da

localização das instalações devem

considerar as emissões de carbono,

além dos fatores de custo e nível de

serviço.

- Outbound: Impacto da emissão de

carbono na transferência. Possíveis

sobretaxas ou subsídios para um

processo mais ou menos poluente.

Mudanças provocadas pelas novas tendências

Sustentabilidade

Fonte: Google

Page 8: T01 análise do transporte rodoviário de cargas no brasil

Os mercados estão mais voláteis e os

investidores mais avessos aos riscos.

- Esperado um aumento nos investimentos

em ativos;

- Grande consolidação de empresas o que

conduz a processos e decisões mais

complexos;

- Maior pressão nas organizações pelo maior

volume de “investidores” no corpo de

acionistas.

Mudanças provocadas pelas novas tendências

Volatilidade dos mercados financeiros

Page 9: T01 análise do transporte rodoviário de cargas no brasil

- Aumento nas vendas para o consumidor final

(B2C);

- Redução de intermediários nos processos;

- Redes logísticas mais complexas e com

maior importância estratégica;

- Maior grau de exigência do consumidor pelo

aumento da concorrência e do volume de

informações.

Mudanças provocadas pelas novas tendências

Internet

Page 10: T01 análise do transporte rodoviário de cargas no brasil

Mudanças provocadas pelas novas tendências

Internet

Fonte: Google

Page 11: T01 análise do transporte rodoviário de cargas no brasil

- Aumento exponencial no número de

fornecedores, mercados de atuação e

consumidores.

- Logística assume um papel fundamental no

processo.

- A rede logística é revisada sistematicamente e

grandes alterações podem ser feitas em curto

espaço de tempo.

Mudanças provocadas pelas novas tendências

Globalização

Page 12: T01 análise do transporte rodoviário de cargas no brasil

Mudanças provocadas pelas novas tendências

Globalização

Fonte: Google

Page 13: T01 análise do transporte rodoviário de cargas no brasil

Como definir um problema complexo?

Page 14: T01 análise do transporte rodoviário de cargas no brasil

Características de um

PROBLEMA COMPLEXO

Há 7 características que definem o problema como complexo:

1. Apresenta múltiplos objetivos:

Existe mais de um fator preponderante na decisão final.

Os objetivos principais são a redução dos custos logísticos totais e a

maximização do nível de serviço ao cliente (prazo de entrega,

pedidos corretos).

Aplicação para o problema de seleção de fornecedor de transporte

Fonte: Keeney, 1982.

Page 15: T01 análise do transporte rodoviário de cargas no brasil

2. Intangibilidade:

Os envolvidos na decisão possuem diferentes percepções sobre

os objetivos e prioridades.

Características de um

PROBLEMA COMPLEXO

Qual a percepção dos custos e do nível de serviço ao cliente pelos

tomadores de decisão?

Aplicação para o problema de seleção de fornecedor de transporte

Page 16: T01 análise do transporte rodoviário de cargas no brasil

3. Vários tomadores de decisão:

Normalmente há diversos tomadores de decisão.

Características de um

PROBLEMA COMPLEXO

Os envolvidos são a área de compras, área financeira, área comercial, área

de logística e operações.

Aplicação para o problema de seleção de fornecedor de transporte

Page 17: T01 análise do transporte rodoviário de cargas no brasil

4. Apresenta muitos trade-offs:

Como balancear os diferentes objetivos dos tomadores de decisão?

Características de um

PROBLEMA COMPLEXO

Há conflitos de interesse internos na organização para a ponderação entre

esses fatores, entre área de compras e área de operações, por

exemplo.

Aplicação para o problema de seleção de fornecedor de transporte

Page 18: T01 análise do transporte rodoviário de cargas no brasil

5. Dificuldade de identificar alternativas boas e robustas:

Diversos fatores dificultam a identificação de quais alternativas são as

melhores.

Características de um

PROBLEMA COMPLEXO

A escolha das transportadoras que vão participar do processo e a

confiabilidade nos dados apresentados dificultam a identificação de

quais alternativas são as melhores.

Aplicação para o problema de seleção de fornecedor de transporte

Page 19: T01 análise do transporte rodoviário de cargas no brasil

6. Horizontes de longo prazo:

As influências da decisão tem interferência em um horizonte amplo.

Características de um

PROBLEMA COMPLEXO

Estabelecida normalmente através de um contrato, a decisão deve ser

consistente o suficiente para que após a escolha não sejam

necessárias uma rescisão de contrato e suas conseqüências

Aplicação para o problema de seleção de fornecedor de transporte

Page 20: T01 análise do transporte rodoviário de cargas no brasil

7. Riscos e incertezas:

As consequências associadas a cada alternativa são incertas, além dos

riscos por um mau dimensionamento ou escolha incorreta. Uma

decisão errônea pode trazer resultados irrecuperáveis á

organização.

Características de um

PROBLEMA COMPLEXO

Um erro na avaliação sobre os gastos com a contratação, como um

entendimento incorreto quanto o calculo do frete, pode trazer

conseqüências negativas aos envolvidos principalmente à área de

compras e financeira.

Aplicação para o problema de seleção de fornecedor de transporte

Page 21: T01 análise do transporte rodoviário de cargas no brasil

Problemas complexos em Logística.

Page 22: T01 análise do transporte rodoviário de cargas no brasil

• Classificação dos problemas logísticos:

Fonte: Hugo Yoshizaki, 2009.

• A maior parte dos problemas logísticos estratégicos são

complexos. Problema estratégico refere-se a um longo

horizonte de planejamento, período de revisão menos

frequente e a maior agregação de itens.

Problemas complexos em Logística

Page 23: T01 análise do transporte rodoviário de cargas no brasil

Alguns problemas logísticos estratégicos:

- Localização: número, tamanho e localização de instalações;

- Transportes: seleção de modal;

- Estoques: políticas de estoque, rotatividade;

- Processamento de pedidos: projeto do sistema de

processamento de pedidos;

- Armazenagem: layout, seleção de equipamentos de

manuseio;

- Compras: políticas de relacionamento.

Outros problemas complexos em Logística

Fonte: Hugo Yoshizaki, 2009.

Page 24: T01 análise do transporte rodoviário de cargas no brasil

A resolução dos problemas é divida em duas grandes etapas:

1. Entendimento e estruturação do problema;

Consiste no emprego de técnicas para promover o correto

entendimento sobre o problema, identificar os tomadores de

decisão, os objetivos e alternativas, além das incertezas

associadas a cada uma delas.

Como RESOLVER um problema

complexo

Fonte: Montibeller, 2009.

Page 25: T01 análise do transporte rodoviário de cargas no brasil

2. Resolução do problema e definição da recomendação.

Emprega técnicas de análise de decisão para escolha da

melhor alternativa, considerando o tipo de avaliação, os

objetivos da empresa e suas compensações de valor, os

desempenhos de cada alternativa e o perfil de risco da

organização.

Como RESOLVER um problema

complexo

Fonte: Montibeller, 2009.

Page 26: T01 análise do transporte rodoviário de cargas no brasil

1. Entendimento e estruturação do problema.

2. Resolução do problema e definição da recomendação.

Como RESOLVER um problema

complexo

Fonte: Montibeller, 2009.

Page 27: T01 análise do transporte rodoviário de cargas no brasil

Métodos para identificação e

estruturação de problemas

SODA – Strategic Options Development Analysis

Esse método modela os principais fatores da decisão e os

apresenta graficamente com o uso de mapas cognitivos ou

causais.

O método busca desenvolver altos níveis de entendimento de um

problema focando na definição do problema e negociação do

grupo.

Fonte: Montibeller, 2009.

Page 28: T01 análise do transporte rodoviário de cargas no brasil

Os mapas são usados para facilitar a negociação sobre sistemas

com relação valor/objetivo, pontos de atenção estratégicos e

problemas multicritérios, além da atenção sobre as questões

psicológicas, políticas e a dinâmica do processo em grupo.

Um mapa cognitivo é a representação de pensamento a respeito

de um problema que segue os processos de um mapa. O

mapa é uma conexão entre nós e setas como ligações aonde

a direção da seta indica a casualidade acreditada.

Mapas cognitivos usualmente derivam de entrevistas e buscam

representar o seu mundo subjetivo.

SODA – Strategic Options Development

Analysis

Page 29: T01 análise do transporte rodoviário de cargas no brasil

Aplicação para o problema de seleção

de fornecedor de transporte

Mapa cognitivo

Page 30: T01 análise do transporte rodoviário de cargas no brasil

Ferramentas de análise de decisão

A partir de um maior entendimento sobre o problema, suas causas,

fatores relevantes, consequências e decisores, já percorremos um

longo caminho na busca pela melhor solução na visão dos

envolvidos.

Entretanto, para a solução do problema precisamos analisar as

alternativas viáveis, os trade-offs entre estas alternativas e os

critérios relevantes para a tomada de decisão.

Nesta fase atualmente são utilizadas diversas abordagens e iremos

citar as mais empregadas a seguir.

Page 31: T01 análise do transporte rodoviário de cargas no brasil

1. Abordagens multicritério;

2. Programação matemática;

3. DEA – Análise envoltória de dados;

4. CBR – Raciocínio baseado em casos;

5. Algoritmo genético.

Técnicas (abordagens) mais utilizadas para resolução

de problemas complexos

Page 32: T01 análise do transporte rodoviário de cargas no brasil

Técnicas (abordagens) mais utilizadas para resolução

de problemas complexos

Fonte: Ho et al, 2010.

Page 33: T01 análise do transporte rodoviário de cargas no brasil

1. Promover um alinhamento geral e um maior entendimento

sobre o problema, pelos tomadores de decisão;

2. Permitir que as consequências indesejáveis, na visão dos

tomadores de decisão, não se efetivem;

3. Quantificar, pontuar e classificar as alternativas;

4. Em casos específicos, transformar em valores financeiros a

melhor escolha;

5. Gerar argumentos práticos e embasados para a negociação

com a alta gestão;

Porque utilizar ferramentas na solução

de problemas?

Page 34: T01 análise do transporte rodoviário de cargas no brasil

6. Ponderar as opiniões e pontos de vista de diversos tomadores

de decisão;

7. Gerar um alinhamento de todos os tomadores de decisão sobre

o resultado final através de uma escolha que seja

compreensível e aceita por todos;

8. Resumindo, tomar a decisão ideal pela ótica dos tomadores de

decisão através de uma metodologia que seja explicita,

rigorosa, facilmente compreensível e transparente.

Porque utilizar ferramentas na solução

de problemas?

Page 35: T01 análise do transporte rodoviário de cargas no brasil

André A. Almeida PradoDiretor Geral - Divisão LogísticaFone: (11) [email protected]