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MBA Executivo Internacional Trabalho Conclusão Curso – T39 Gestão de Projetos Multiculturais Alexandre Serrão De Filippo 1

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MBA Executivo Internacional

Trabalho Conclusão Curso – T39Gestão de Projetos Multiculturais

Alexandre Serrão De Filippo

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Agenda

Objetivos

Referencial Teórico

Conclusão Final

Pesquisa

Anexos

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Agenda

Objetivos

Referencial Teórico

Conclusão Final

Pesquisa

Anexos

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Objetivos

Globalização

• Conquista de novos mercados

• Expansão para países limítrofes

• Necessidade de melhorar pirâmide de cascateamento de distribuição de produtos

Disseminação Cultural

• Disseminação da cultura organizacional para novos escritórios pela matriz

• Passagem de novas competências adquiridas

• População de escritórios

• Distribuição de ociosidade entre escritórios

Projetos Multiculturais

• Gestão de projetos por estrangeiros

• Participação de especialistas (SMEs)

• Utilização de estrangeiros para suprir demanda pontual

• As empresas estão capacitando seus funcionários para projetos multiculturais?

• Que tipo de capacitação para melhor adaptação esta sendo realizado?

• Que tipo de ferramentas estão sendo utilizadas?

• Há eficácia nos treinamentos?

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Agenda

Objetivos

Referencial Teórico

Conclusão Final

Pesquisa

Anexos

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Cultura

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Cultura em Camadas

Núcleo ou Base – Cultura Implícita• Visão do Mundo e Atitudes• Padrões de Comunicação• Hábitos de escuta• Conceitos de Tempo e espaço• Valores• Valores regionais• Como nos vestimos• Arquitetura• ... Superficial – Cultura Explicita

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Categorização por Richard Lewis

Calm and methodical

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Estudo por País

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As 7 Características Chaves de Solomon e Schell - CultureWizard

•Hierarquia ou igualitarismo

•Grupo Focal

•Relacionamento

•Estilo de Comunicação

•Orientação do Tempo

•Tolerância à Mudança

•Motivacional

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Estudo por País

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Agenda

Objetivos

Referencial Teórico

Conclusão Final

Pesquisa

Anexos

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Características• Cunho exploratório• Questionário disponibilizado em internet• Verificar se há uma preocupação pela melhor adaptação dos profissionais pelas

empresas• Buscar se há diferenciação de capacitação por:

– Número de funcionários– Nível de globalização (número de países em que atua)– por nível de carreira

• Avaliar os tipos de treinamentos oferecidos• Questionário empregado:

– Dados demográficos do respondente e empresa (matriz e local de atuação)– Tipos de projetos– Tipos de capacitação adquiridos (formal e informal)– Ferramentas utilizadas– Principais desencontros culturais encontrados

• Total de 101 respondentes à pesquisa

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Respondentes

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Empresas

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Projetos

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Capacitação

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Desencontros Culturais

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Análise• Apenas 4% dos respondentes não atuaram em projetos multiculturais• Somente 40% dos profissionais receberam algum tipo de preparação • Não há diferenciação na capacitação por tamanho de empresa e/ou seu nível de

globalização• Não é dado foco extra na capacitação por nível do funcionário• O índice de treinamento formal verificado é de apenas 15%, focado em

proficiência linguística e aspectos culturais• 69% dos respondentes indicaram pelo menos 1 tipo de desencontro cultural• Dos que tiveram treinamento, 86% indicaram desencontros culturais• Dos que não tiveram treinamento, apenas 47% apontaram problemas culturais no

projeto

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Agenda

Objetivos

Referencial Teórico

Conclusão Final

Pesquisa

Anexos

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Conclusão• Tem se aumentado o número de referências bibliográficas com o tema nas ultimas

duas décadas, mostrando uma crescente preocupação acadêmica • As empresas ainda não dão à adaptação dos profissionais à cultura local o mesmo

foco como dão à análise estratégica e estudo do mercado para o investimento• A busca pela melhoria na adaptação à cultura local vem do próprio profissional• Não existe ainda treinamentos para melhoria de adaptação cultural, assim como já

existem treinamentos para adaptação ao estilo dos executivos das empresas • Apesar de possuírem estudos dos países no âmbito cultural, estes não estão

estruturados através de uma grade curricular obrigatória para seus profissionais• Não foi observado diferenciação no tratamento dado os diferentes níveis dos

profissionais, assim como estrutura das empresas quanto ao tamanho e índice de globalização

• Infelizmente a amostragem da pesquisa esta desviada para os setores econômico de consultorias e mercado financeiro, o que pode ter influenciado nas conclusões.

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Continuidade do estudoAlguns temas para possível continuidade e aprofundamento do estudo:• Refazer a pesquisa com uma gama maior de empresas por setor econômico e

maior número de países, aumentando a amostragem, para melhorar a comparativa e seus resultados.

• Estudar quais são os principais modelos de treinamento utilizados pelas empresas que hoje possuem uma grade curricular para seus profissionais, analisando comparativamente o seu foco e seu grau de sucesso

• Aprofundar o estudo do porquê o número de problemas elencados por profissionais que não receberam treinamento adequado foi menor que o de profissionais que receberam.

• Elaborar estudo do grau do sucesso alcançado pelos projetos onde tiveram profissionais treinados, contra os não capacitados.

SOLOMON, CHARLENE M. Managing Across Cultures: The Seven Keys to Doing Business With a Global Mindset. McGraw-Hill, 2009http://www.cultureactive.com/help/demo.html

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Agenda

Objetivos

Referencial Teórico

Conclusão Final

Pesquisa

Anexos

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Categorização por Richard Lewis

• Multi-ativa – vivaces, eloquentes, fazem muitas coisas ao mesmo tempo, planejam

suas prioridades de acordo à emoção.

• Ativa linear – aqueles que planejam, programam, organizam, buscam cadeias de

ação, fazem uma coisa de cada vez.

• Reativa – aqueles que priorizam a cortesia e respeito, escutando silenciosamente e

calmamente seus interlocutores e reagem com cuidado as propostas dos outros.

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Categorização por Richard Lewis

Valores Básicos e Crenças Como se comportam na sociedade e nos

negócios

Família Falam a maior parte do tempo

Hierarquia Fazem muitas coisas de uma vez

Relacionamento Somente esboçam grandes planos

Emoção Mostram sentimentos

Eloquência Confrontam se emocionalmente

Persuasão Tem sempre boas desculpas

Lealdade Interrompem bastante

Orientado a pessoas

Sentimentos antes de fatos

Verdade flexível

Multi-Ativa

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Categorização por Richard Lewis

Valores Básicos e Crenças Como se comportam na sociedade e nos

negócios

Fatos Falam parte do tempo

Planos Fazem uma coisa por vez

Produtos Planejam antecipadamente passo-a-passo

Linha do tempo Educados mas diretos

Correlação Esconde parte dos sentimentos

Instituições Confronta com a logica

Lei Contato de olhos

Raramente interrompe

Orientado a trabalho

Atêm-se a fatos

Verdade antes da diplomacia

Linear

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Categorização por Richard Lewis

Valores Básicos e Crenças Como se comportam na sociedade e nos

negócios

Intuição Escutam maior parte do tempo

Cortesia Reacionam a ações do sócio

Rede de amigos e de trabalho Olham princípios gerais

Obrigações comuns Educados e indiretos

Harmonia coletiva Ocultam sentimentos

Rosto Nunca confrontam

Nunca perdem o rosto

Nunca interrompem

Muito orientado a pessoas

Afirmações são promessas

Diplomacia antes da verdade

Reativa

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As 7 Características Chaves de Solomon e Schell - CultureWizard

•Hierarquia ou igualitarismo – visão de autoridade e poder, visão do direito de expressar e tomar

decisões de forma independente.

•Grupo Focal – a maneira como as pessoas se veem como indivíduos ou pertencentes a um grupo –

realização por esforço individual ou coletivo.

•Relacionamento – visão de como se relacionam, a importância e o tempo dedicado à construção de

relações e geração de confiança.

•Estilo de Comunicação –como se comunica, verbal e não verbal, a quantidade de informação prévia

necessária, e quão direto e ou indiretamente são.

•Orientação do Tempo – o grau em que as pessoas acreditam controlar o tempo e cumprir com os

horários, e se os horários ou as pessoas são mais importantes.

•Tolerância à Mudança – percepção do quanto as pessoas controlam sua própria vida e destino, e seu

conforto com a mudança, assumir riscos e inovação.

•Motivacional – visão do balanço entre vida pessoal e trabalho, se trabalha para viver ou vive para

trabalhar, se acessão social pode ser alcançada pela troca de vida pessoal por trabalho.

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Categorização por Solomon & Schell

AustráliaCanadá

DinamarcaIsrael

HolandaNova Zelândia

FinlândiaNoruegaSuécia

Estados Unidos

ArgentinaBélgicaFrançaIrlandaPolôniaRússiaSuíça

UcrâniaReino Unido

ÁustriaBrasilChile

China, Hong KongRepública Checa

EgitoAlemanha

GréciaItália

MéxicoFilipinasPortugal

SingapuraEspanhaTurquiaVietnam

ÍndiaIndonésia

IrãJapão

MalásiaArábia SauditaCoreia do Sul

Emirados Árabes

Igualitarismo & Hierarquia

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Categorização por Solomon & Schell

CanadáNova ZelândiaEstados Unidos

AustráliaBélgica

Republica ChecaDinamarcaFinlândiaHolandaNoruegaPolônia

Suíça

ArgentinaChile

FrançaAlemanhaHong Kong

ÍndiaIra

IrlandaPolôniaRússia

EspanhaSuécia

UcrâniaReino Unido

ÁustriaBrasilChinaEgito

GréciaItália

MéxicoFilipinas

SingapuraTaiwan

TailândiaTurquia

Emirados Árabes

IndonésiaJapão

MalásiaCoreia do Sul

Vietnã

Individual & Grupo

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Categorização por Solomon & Schell

CanadáEstados Unidos

AustráliaRepublica Checa

DinamarcaFinlândiaHolandaNoruegaPolôniaRússiaSuéciaSuíça

ÁustriaBélgica

AlemanhaHong Kong

IrlandaIsrael

Nova ZelândiaUcrânia

Reino UnidoVietnã

ArgentinaBrasil

Chile, EgitoFrança, Grécia

Itália, ÍndiaIndonésia

JapãoMalásiaMéxicoFilipinasPortugal

SingapuraEspanhaTaiwan

TailândiaTurquia

ChinaIra

Arábia SauditaCoreia do Sul

Emirados Árabes

Transacional & Interpessoal

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Categorização por Solomon & Schell

DinamarcaAlemanha

IsraelHolandaNoruegaSuéciaSuíça

AustráliaÁustriaBélgicaCanada

Nova ZelândiaEstados Unidos

ArgentinaBrasilChile

Republica ChecaFinlândia

FrançaIrlandaPolôniaPortugalRússia

EspanhaUcrânia

Reino UnidoVietnã

ChinaEgito

GréciaHong Kong

IraItália

MéxicoArábia Saudita

SingapuraCoreia do Sul

TaiwanTailândiaTurquia

Emirados Árabes

ÍndiaIndonésia

JapãoMalásiaFilipinas

Direto & Indireto

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Categorização por Solomon & Schell

Arábia SauditaEspanhaTailândia

Emirados Árabes

BrasilChileEgito

GréciaÍndia

IndonésiaMalásiaMéxicoFilipinasPortugalVietnã

ArgentinaChina

República ChecaFrançaIrlandaItália

Nova ZelândiaNoruegaPolôniaRússia

SingapuraTaiwanTurquiaUcrânia

AustráliaÁustriaBélgicaCanada

FinlândiaHong Kong

IsraelJapão

HolandaCoreia do Sul

SuéciaReino Unido

DinamarcaAlemanha

SuíçaEstados Unidos

Baixo – Orientação do Tempo - Alto

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Categorização por Solomon & Schell

Arábia SauditaIrã

ChileRepública Checa

EgitoIndonésia

MéxicoFilipinasRússia

TailândiaEmirados Árabes

Vietnam

ArgentinaÁustria

Bélgica, BrasilChina, DinamarcaFinlândia, FrançaAlemanha, Grécia

Índia, IrlandaItália, Malásia

Polônia, PortugalCoreia do Sul

Espanha, SuéciaSuíça, Ucrânia

Estados Unidos

Hong KongIsraelJapão

HolandaNova Zelândia

NoruegaSingapura

Reino Unido

AustráliaCanadá

Avesso a Mudanças & Tolerante a Mudanças

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Categorização por Solomon & Schell

NoruegaArábia Saudita

Emirados Árabes

BrasilChile

Republica ChecaEgito

FrançaAlemanha

Grécia Índia, Indonésia

MalásiaMéxico

Nova ZelândiaPortugalEspanha

SuíçaTailândiaTurquia

ArgentinaÁustriaBélgica

DinamarcaFinlândiaIrlandaIsraelItália

HolandaFilipinasPolôniaRússiaSuécia

UcrâniaReino Unido

Vietnam

AustráliaCanada

Hong KongSingapura

Coreia do SulTaiwan

ChinaJapão

Estados Unidos

Balanço – Motivação - Status