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Ensino Religioso Turma 300 Martinho Lutero: protagonista da Reforma Data: 10/10/2013 Gerson Dieter Prates www.capelaogerson.blogspot.com

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Ensino Religioso

Turma 300

Martinho Lutero: protagonistada Reforma

Data: 10/10/2013

Gerson Dieter Prates

www.capelaogerson.blogspot.com

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- John C. Maxwell

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Conteúdo

Contexto histórico da Reforma

Pré-reformadores

Vídeo

Lutero e a Educação

Católicos # Luteranos

Bate-papo

Música

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Contexto histórico que antecede a Reforma Protestante

• Pré-reformadores (Franciscanos X Vaticano)

• Discussão riqueza e pobreza da Igreja

• Restrição ao conhecimento

• Deus como juiz vingativo

• Medo do diabo

• Queima de livros

• Inquisição

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Pré-reformadores

• Savonarola, Pedro Valdo, John Huss, ordens mendicantes (defensoras da pobreza), Filme “O nome da Rosa”

• Savonarola fez críticas contraos abusos na vidaeclesiástica, da imoralidadede grande parte do —sobretudo a vida imoral daCúria Romana, dos príncipese dos cortesãos. Em termosproféticos, passou a anunciaro juízo final, numa alusão a, ode, que tinha entrado na eestava avançando contraFlorença.

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Martinho Lutero: protagonista da Reforma

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Lutero e a educação

• A primeira escola luterana foi criada em 1524, em Magdeburgo,Lutero, ao defender a criação das escolas disse: “ Seria bom ejusto...que sempre que se dê um florim para a luta contra osturcos, se deem cem para a educação.”

• Adaptou os currículos das escolas às necessidades específicas daReforma, dividindo-a em três níveis, com estudos específicos paracada nível.

• Insistiu que as escolas tivessem salas e materiais didáticosadequados e enfatizou a necessidade de se terem boasbibliotecas.

• Permitiu que as meninas também tivessem acesso à educaçãoregular.

• Insistiu que os cofres públicos providenciassem bolsas de estudopara alunos carentes, o que possibilitou que a educação deixassede ser um privilégio dos ricos.

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Lutero e a educação

Ao lado de cada igreja uma escola. A educação é dever dos pais e do Estado, e o progresso dela decorrente devem assegurar a sobrevivência e a harmonia da sociedade. Entendimento teocêntrico da educação: é meio e instrumento de Deus para a melhoria da sociedade, via educação cristã (valores e ética do amor). ULBRA = reflexo da filosofia luterana e da vocação histórica ligada à educação.

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IGREJA CATÓLICA IGREJA LUTERANA

1. Possui 7 sacramentos: batismo, crisma,

eucaristia, confissão, unção dos enfermos,

ordem e matrimônio.

1. Só aceita 2 sacramentos: batismo e santa ceia

(eucaristia)

2. Exige o celibato clerical (padres não casam). 2. Aboliu o celibato (pastores casam-se)

3. Submetem-se ao papa, cujas decisões são

infalíveis.

3. As igrejas são independentes entre si, apesar

de haver uma direção nacional.

4. Veneram, oram e cultuam a Virgem Maria e

demais santos.

4. Apenas veneram, oram e cultuam a

Santíssima Trindade. (não há imagens de santos

nem se ora a eles).

5. Não aceitam o divórcio nem métodos

contraceptivos artificiais.

5. Admitem o divórcio e métodos

contraceptivos artificiais.

6. Crença no purgatório, céu e inferno. 6. Crença em céu e inferno, sem purgatório.

7. Realiza orações e missas em favor dos

mortos.

7. Orações e cultos apenas em favor dos

vivos/enlutados.

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Bate-papo

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Vamos assistir o filme, provavelmente, no próximo dia 31 de outubro.

No auditório Magdalena Arce Daon

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Vídeo música

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Eu, o próximo e

nossos valores!