Av. Almirante Gago Coutinho Nº38 - 1ºDtº 1700-031 Lisboa - Tel:218461430 Ext. TAP:34328 - Tm-926423956-SEDE/914584308-FAO/925310496-FNC/925311042-TER - www.sintac.pt - Email: [email protected] SINTAC SINDICATO NACIONAL DOS TRABALHADORES DA AVIAÇÃO CIVIL COMUNICADO ANA/07/14 28/10/2014 O BOATO DIVIDE Como é do conhecimento de todos, as negociações com a ANA,SA, reiniciaram-se em junho de 2014. Chegados quase ao fim de Outubro, fácil é verificar (segundo a nossa opinião) que o andamento, por razões que nos escapam, não tem sido o mais adequado. Desde a primeira reunião que o SINTAC entendeu e colocou à Empresa a necessidade de criar condições favoráveis a um entendimento em tempo útil, pelo que se bateu para que a questão salarial fosse prioritária, tanto mais que os trabalhadores/associados, não veem os seus salários corrigidos desde 2010. Em face da inércia negocial, o SINTAC apresentou na reunião de 23 de Outubro de 2014, a proposta que se transcreve: - Conforme temos vindo a afirmar, e com mais enfase, desde o início do processo negocial para o novo AE, os trabalhadores da ANA foram sujeitos a período longo e difícil (anos 2010/2011/2012/2013) sem qualquer correcção salarial, pelo que entendemos como urgente que o ano de 2014 seja o ano da “viragem”, ainda que só parcialmente, para que os trabalhadores possam ter algum ressarciment o pelo seu total empenhamento que nunca regateamos. - Com o início do processo negocial, colocámos como premissa, a análise prioritária à questão salarial, o que a representação da Empresa recusou, por entender que seria o próprio desenvolvimento e resultado da negociação do AE, que determinaria o valor a “alocar” às questões salariais. - Não sendo esse o nosso entendimento, mas tendo em conta que as partes assumiram (como possibilidade) o fim do processo negocial do AE até fim de Setembro de 2014, aceitamos tal premissa. - Verificamos hoje, (meados de Outubro) tal impossibilidade, pois o “andamento” do processo permite admitir que o fim não é expectável a curto prazo. Assim propomos: - Aplicação imediata, já em Novembro 2014, da correcção salarial para 2014, nos valores propostos em tempo útil, de 3% conforme nossa proposta de 26 de Março de 2014, reservando-nos, no direito legítimo, na ausência de resposta, pela não aplicação do proposto, tomar as decisões que os trabalhadores/associados, venham a entender como as mais adequadas. - Dispensamo-nos de aduzir mais razões para a necessidade da questão remuneratória que colocamos, por sobejamente conhecidos, mas também por ser inaceitável e insuportável para qualquer trabalhador, não ver os seus salários corrigidos ao longo de 5 anos repetimos 5 anos. Aguardamos que o CA da ANA se pronuncie.Nesta mesma reunião outro sindicato (SQAC) apresentou também um documento/proposta. A CNE perante as propostas, suspendeu os trabalhos até às 14.30 do mesmo dia. No recomeço a CNE, anunciou a ausência do SQAC e informou ter sido constituída uma outra mesa negocial com esta organização, afirmando que qualquer outra organização podia sentar-seonde quisesse. O SINTAC afirmou claramente que foi convocado desde o início para a mesa negocial inicial, portanto estaria sempre onde e quando fosse convocado pela CNE, a não ser que razões que não vislumbramos neste momento, nos obriguem a mudar de opinião. Assim, os trabalhos prosseguirão no dia 30 de Outubro de 2014, aguardando o SINTAC respostas concretas à proposta transcrita acima. Não devem os trabalhadores/associados dar crédito a qualquer informação que não seja a vinculada pelo seu sindicato, pois o boato só poderá servir interesses estranhos aos trabalhadores/associados. Não ao boato sindicaliza-te no SINTAC

Comunicado ana nº 07.14

sintac

Page 1: Comunicado ana nº 07.14

Av. Almirante Gago Coutinho Nº38 - 1ºDtº 1700-031 Lisboa - Tel:218461430

SINTAC SINDICATO NACIONAL DOS TRABALHADORES DA AVIAÇÃO CIVIL

COMUNICADO ANA/07/14 28/10/2014

O BOATO DIVIDE

“- Conforme temos vindo a afirmar, e com mais enfase, desde o início do processo negocial para o novo AE, os trabalhadores da ANA foram sujeitos a período longo e difícil (anos 2010/2011/2012/2013) sem qualquer correcção salarial, pelo que entendemos como urgente que o ano de 2014 seja o ano da “viragem”, ainda que só parcialmente, para que os trabalhadores possam ter algum ressarcimento pelo seu total empenhamento que nunca regateamos. - Com o início do processo negocial, colocámos como premissa, a análise prioritária à questão salarial, o que a representação da Empresa recusou, por entender que seria o próprio desenvolvimento e resultado da negociação do AE, que determinaria o valor a “alocar” às questões salariais. - Não sendo esse o nosso entendimento, mas tendo em conta que as partes assumiram (como possibilidade) o fim do processo negocial do AE até fim de Setembro de 2014, aceitamos tal premissa. - Verificamos hoje, (meados de Outubro) tal impossibilidade, pois o “andamento” do processo permite admitir que o fim não é expectável a curto prazo. Assim propomos: - Aplicação imediata, já em Novembro 2014, da correcção salarial para 2014, nos valores propostos em tempo útil, de 3% conforme nossa proposta de 26 de Março de 2014, reservando-nos, no direito legítimo, na ausência de resposta, pela não aplicação do proposto, tomar as decisões que os trabalhadores/associados, venham a entender como as mais adequadas. - Dispensamo-nos de aduzir mais razões para a necessidade da questão remuneratória que colocamos, por sobejamente conhecidos, mas também por ser inaceitável e insuportável para qualquer trabalhador, não ver os seus salários corrigidos ao longo de 5 anos – repetimos 5 anos. Aguardamos que o CA da ANA se pronuncie.”

Nesta mesma reunião outro sindicato (SQAC) apresentou também um documento/proposta. A CNE perante as propostas, suspendeu os trabalhos até às 14.30 do mesmo dia. No recomeço a CNE, anunciou a ausência do SQAC e informou ter sido constituída uma outra mesa negocial com esta organização, afirmando que qualquer outra organização podia “sentar-se” onde quisesse. O SINTAC afirmou claramente que foi convocado desde o início para a mesa negocial inicial, portanto estaria sempre onde e quando fosse convocado pela CNE, a não ser que razões que não vislumbramos neste momento, nos obriguem a mudar de opinião. Assim, os trabalhos prosseguirão no dia 30 de Outubro de 2014, aguardando o SINTAC respostas concretas à proposta transcrita acima. Não devem os trabalhadores/associados dar crédito a qualquer informação que não seja a vinculada pelo seu sindicato, pois o boato só poderá servir interesses estranhos aos trabalhadores/associados.

Não ao boato – sindicaliza-te no SINTAC