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FÓRUM DE INTEGRAÇÃO DA OFERTA DA

REDE DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO

PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ÀS

DEMANDAS SOCIAIS

Secretaria de Estado de Educação – SEDUCSecretaria Adjunta de Ensino – SAEN

Diretoria de Ensino Médio e Educação Profissional – DEMP

Coordenadoria de Educação Profissional – COEP

EETEPA INSTITUTO DE EDUCAÇÃO ESTADUAL DO PARÁ

Histórico

FUNDAÇÃO: 13 de abril de 1871;

PRIMEIRA ESCOLA NORMAL DO ESTADO;

1947 – Passou a ser denominada de Instituto de Educação do Pará – IEP;

POSTERIORMENTE passou a ser denominado de Instituto de Educação Estadual do Pará - IEEP;

2008 - SEDUC assume a gestão da Educação Profissional, propondo a Rede de Escolas Tecnológicas - EETEPAS;

2009 – 1º Processo Seletivo – Não houve demanda suficiente;

2010 – A Instituição passou a ofertar a Educação Profissional - PROEJA

Histórico

Missão

Possibilitar o desenvolvimento integral do ser humano que favoreça o seu estar-no-mundo em condição de sujeito e não objeto do conhecimento, disponibilizando a sua formação contínua em cursos superiores e no mercado de trabalho. (PPP-IEEP)Objetivos

Promover formação integral, priorizando o desenvolvimento de uma educação voltada para o mundo do trabalho e cidadania;

Possibilitar uma formação tecnológica de nível médio que alicerce o ingresso no mundo do trabalho;

Proporcionar o processo de ensino aprendizagem garantindo a construção do conhecimento e cidadania.

Breve contextualização da clientela atendidaPERFIL DOS/AS ALUNOS DO PROEJA - IEEP:

Perfil dos/as alunos do PROEJA

Sexo Predominância do sexo feminino;

Família

A maioria é de chefes de família (mulheres e homens que contribuem diretamente na renda familiar;

Idade

Jovens e adultos acima de 18 anos (de acordo à Lei 9.394/96).

A maioria acima de 25 anos

Renda Oriundos de condições sócio-econômicas heterogêneas (em geral, de setores populares);

Local de Moradia

Atendimento à demanda diversos bairros, sobretudo do Distrito DABEL / DAGUA / DABEN

Vida escolar Dificuldades na formação básica

Sujeitos oriundos de sucessivos processos de exclusão escolar;

Trabalho Formação profissional em consolidação (objetivam direcionar sua formação para um campo específico, de acordo com os

cursos ofertados

Trabalhadores do setor informal e/ou trabalhos temporários

Expressivo número de trabalhadores ligados à atividades do setor produtivo (comércio e serviços);

Sinaliza A VOCAÇÃO DO PROEJA (DECRETO N.º 5.478/05) no que tange ao atendimento à demanda de educação profissional técnica de nível médio integrada ao Ensino Médio. ESPELHA TAMBÉM A FORMA DE INGRESSO DO ALUNO DO PROEJA E CURSOS DISPONIBILIZADOS pela escola.

Capacidade Institucional

IEE

P

3 prédios 1 tombado pelo patrimônio histórico, 1 administrativo e Ginásio de Esporte, 1 anexo;

18 Salas de aula

8 climatizadas com 40 carteiras e 10 com ventiladores e 50 carteiras

3 Laboratórios 1 de informática, 1 multidisciplinar e 1 pedagógico

4 Banheiros 2 masculinos, 2 femininos

7 Salas administrativas

1 Direção, 1 vice-direção, 1 secretaria, 1 secretaria SOME, 1 Professores, 1 SOESE, 1 Serviço operacional.

Outros ambientes

1 Biblioteca, 1 Sala da Banda, 1 sala Grupo Folclórico, 1 sala Fotocópia, 1 Lanchonete, 1 Ginásio com vestuário, banheiros e sala para professores, 4

depósitos, 1 almoxarifado, estacionamento.

Recursos Metodológicos

24 computadores, 4 Quadros Digitais, 4 Datashow, 2 Televisores, 2 retro projetores, 1 aparelho de som,.

Eixo Tecnológico - Apoio Educacional

Cursos Técnicos• Alimentação Escolar

Prepara a alimentação dos estudantes, conforme o cardápio definido por nutricionista;

Organiza e executa os fluxos de aquisição e armazenamento de alimentos e insumos necessários ao preparo da alimentação escolar;

Organiza e controla os ambientes de preparo e de fornecimento da alimentação aos estudantes;

Organiza, controla e executa os processos de higienização dos alimentos, de preparo e do fornecimento das refeições;

Atua como educador alimentar na escola, sob supervisão de nutricionista.

• Biblioteconomia

Atua no tratamento, recuperação e disseminação da informação;

Executa atividades auxiliares especializadas e administrativas relacionadas à rotina de bibliotecas ou centros de documentação e informação, quer no atendimento ao usuário, quer na administração do acervo ou na manutenção de banco de dados;

Colabora no controle e na conservação de documentos e equipamentos.

• Multimeios Didáticos

Promove a mediação entre recursos tecnológicos e a prática educativa escolar;

Orienta e apóia a comunidade escolar na utilização dos equipamentos tecnológicos disponíveis;

Prepara apresentações e materiais didáticos para os educadores;

Dissemina a prática de utilização dos recursos tecnológicos (planejamento, organização, execução e controle de utilização dos equipamentos);

Indica novos mecanismos tecnológicos para a ampliação e atualização do acervo;

Zela pela manutenção, controle e armazenamento dos equipamentos tecnológicos da unidade escolar.

• Secretaria Escolar

Colabora com a gestão escolar, atuando na organização de registros escolares;

Operacionaliza processos de matrícula e transferência de estudantes, de organização de turmas e de registros do histórico escolar dos estudantes;

Controla e organiza os arquivos com registros da vida escolar acadêmica, processos de registro de conclusão de cursos e colação de grau;

Registra em atas as sessões e atividades acadêmicas especificas.

Matrícula 2010 Tarde

1ª Fase 2ª Fase 3ª Fase

52

16

11

73

2113

33

8 7

BIBLIOTECONOMIA

SECRETARIA ESCOLAR

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Matrícula 2010 Noite

1ª Fase 2ª Fase 3ª Fase

39

13

16

117

51

4842

2020

50

23

20

BIBLIOTECONOMIA

SECRETARIA ESCOLAR

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

MULTIMEIOS DIDÁTICOS

Matrícula 2011 Noite

BIBLIOTECONOMIA SECRETARIA ESCOLAR ALIMENTAÇÃO ESCOLAR MULTIMEIOS DIDÁTICOS

16

40

17

13

1ª Fase

Matrícula 2011 Tarde

BIBLIOTECONOMIA SECRETARIA ESCOLAR

12

23

1ª Fase

Pontos críticos

Processo Seletivo;

Ausência de quadro permanente de docentes para as áreas especificas;

Indefinição de uma política de assistência ao estudante. Ex: aquisição da carteira de meia passagem;

Dificuldade em contextualizar os conteúdos curriculares dos cursos ofertados pelo PROEJA;

Infraestrutura (falta de equipamentos, reforma, espaços adequados).

Pontos positivos da InstituiçãoTradição e credibilidade na formação profissional;

Localização e acesso da Escola;

Amplo espaço físico;

Eixo específico, com possibilidade de expansão;

Gestão participativa;

Engajamento dos alunos na proposta educacional da Escola;

Qualificação profissional de Técnicos, Coordenadores e Professores;

INDICADORES

DE QUALIDADE

SOCIAL DA

EDUCAÇÃO

Acesso e

permanência

com sucesso

escolarAmbiente

Educativo

Ambiente

Físico

Projeto

Pedagógico

Gestão

Democrática

Avaliação

Formação e

Condições

de Trabalho

Currículo integrado (formação

profissional e educação básica)

A FUNÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO E DA ESCOLA

IMPLICA PROBLEMATIZAR A ESCOLA QUE TEMOS NA

TENTATIVA DE CONSTRUIRMOS A ESCOLA QUE

QUEREMOS.

(Elementos para uma Política Educacional.Seduc ,2010)

EQUIPE ELABORADORA

Gestores

Técnicos;

Coordenadores;

Professores;

Colaboradores;