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FÓRUM DE VAREJO Relacionamento da Indústria x Varejo – trade marketing e negociações

Forum de Varejo

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Page 1: Forum de Varejo

FÓRUM DE VAREJO

Relacionamento da Indústria x Varejo

– trade marketing e negociações

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2

Dois grandes marcos históricos

• Código de Defesa do Consumidor (CDC) - LEI Nº 8.078, de 11 de setembro de 1990

• O programa brasileiro de estabilização econômica - Plano Real iniciado em julho de 1994

Page 3: Forum de Varejo

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Grande evolução desde então no PDV

• Atendimento ao cliente• Área de venda das lojas• Apresentação de

mercadorias • Marketing• Tecnologia da

Informação

Page 4: Forum de Varejo

4

... Mais evolução

• Eficiência logística• Novos métodos de gestão –

ECR e GS1• Posicionamento estratégico• Pesquisa sobre o

comportamento do consumidor

• Formação profissional e executiva

Page 5: Forum de Varejo

5

Carências...

• Utilização gerencial da T I

• Gestão empresarial• Fator humano• Posicionamento

estratégico• Modelo de comunicação• Liderar tendências x ser

liderado...• Ousadia e inovação

Page 6: Forum de Varejo

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Cenário

• Internacionalização• Concentração• Fortalecimento dos

regionais• Organização dos pequenos

e independentes

AUMENTO DO PODER DO VAREJO!

Page 7: Forum de Varejo

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Tendências

• Impacto da t.i. na comunicação

• Mudanças no comportamento dos consumidores

• O novo marketingPDR x PDV

• Influências das marcas• Crescimento do mercado

popular...

Page 8: Forum de Varejo

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Mudanças no comportamento do consumidor

• Filtros da informação

• Propaganda boca-a-boca

• Consumo da expectativa

• Contra-cultura

• O consumidor é o conteúdo

Page 9: Forum de Varejo

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Mudanças no comportamento do consumidor

• Nomadismo

• Mente global - alma local

• Fuga da loucura x pequenas compensações

• Menos é mais.

Page 10: Forum de Varejo

2000 200561% 77%

CONCENTRAÇÃO DE COMPAS EM 3 OU MAIS FORMATOS

Consumidor Nômade!

FONTE: LATIN PANEL:

Page 11: Forum de Varejo

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Novos perfis I

• O co-criador da experiência de compras

“eu estou aqui”

Page 12: Forum de Varejo

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Novos perfis II

• Perceber distinção

• Ser reconhecido como indivíduo

“eu sou eu”

Page 13: Forum de Varejo

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Novos perfis III

• Demonstrar competência

• Ter a capacidade de comprar, de decidir

“eu estou no controle”

Page 14: Forum de Varejo

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Novos perfis IV

• ser percebido como um igual

“eu pertenço”

Page 15: Forum de Varejo

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Estamos diante de um momento de ruptura de

modelos!

• Comunicação personalizada• Veículos mais segmentados• Comunicação interativa e

bidirecional• Categorias ganham força• Preços já não atraem tanto -

o foco está na experiência

Page 16: Forum de Varejo

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Estamos diante de um momento de ruptura de

modelos!

• O valor = marca + canal

• A loja = relacionamento

• As informações geradas no PDV valem $$$

• As indústrias destinam sua verbas, mas exigem valor

Page 17: Forum de Varejo

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Uma luz para o relacionamento entre indústria

e varejo• Investir na parceria com cada um

dos varejistas• Promover geração de novos

conhecimentos para a própria organização, para o cliente e para o consumidor

• Investir nas informações geradas no PDV

• Decifrar o cenário de mudanças radicais e rápidas que chegam sem que estejam sendo percebidas

Page 18: Forum de Varejo

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• Como a indústria deve se relacionar com este o varejo?

• Como ajudar o novo varejo a satisfazer seus clientes e trasformá-los em clientes fiéis?

• O que pode diferenciar nossa empresa diante de tantas?

• Qual o nosso diferencial mais importante?

Page 19: Forum de Varejo

PERFIL DAS GRANDES ORGANIZAÇÕES DE VAREJO

EFICAZES ORGANIZAÇÕES DE MARKETINGCONTROLE PROGRESSIVO DOS FATORES DE DECISÃO DE COMPRAS DEMANDA PARA NOVOS LANÇAMENTOS DE PRODUTOSRECONHECE O VALOR DA PARCERIA COLABORATIVABUSCA DE FORMA CONTÍNUA E AGRESSIVA REDUÇÃO DE CUSTO

Page 20: Forum de Varejo

PERFIL DAS GRANDES ORGANIZAÇÕES DE VAREJO

•AUMENTO DA CONCENTRAÇÃO E DA COMPLEXIDADE NO GERENCIAMENTO DE CLIENTES

•ABASTECIMENTO CONTÍNUO (PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS X NORMAS)

•GERENCIAMENTO DE CATEGORIAS E E.C.R. COMO VANTAGENS COMPETITIVAS

•TROCA DE INFORMAÇÃO PARA GERENCIAR ESTOQUES E MERCADO

Page 21: Forum de Varejo

PERFIL DAS GRANDES ORGANIZAÇÕES DE VAREJO

• CARACTERÍSTICAS E CUSTOS DE COMERCIALIZAÇÃO DEVEM SER ENTENDIDOS E GERENCIADOS

• CRESCENTE AUTOMAÇÃO COMERCIAL

• INTERNACIONALIZAÇÃO DAS GRANDES REDES

• O MARKETING DE MASSA PROGRESSIVAMENTE PERDERÁ IMPORTÂNCIA

Page 22: Forum de Varejo

Palavra de ordem

Page 23: Forum de Varejo

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Início nos anos 90

• A procura passou a ser MENOR que a oferta

• Hoje a oferta excede em muito a procura

• Cresce a importância de varejistas e atacadistas

Page 24: Forum de Varejo

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Trade marketing

• Otimização da relação entre indústria e seus distribuidores

Page 25: Forum de Varejo

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Definição:

• Elo de comunicaçãoentre Marketing e Vendas

• Adapta produtos, políticas e estratégias, satisfazendo necessidades do varejo.

Page 26: Forum de Varejo

Missão do Trade

• Fazer com que ambos ganhem: varejo e indústria

• Não alimentar barganhas

• Visar o consumidor final - “shopper”

Page 27: Forum de Varejo

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Incrementar a cadeia de valor cliente / consumidor e ajudar a força de vendas a atingir os objetivos de volume, lucro e serviços ao cliente.

INTERFACE: entre Vendas e o Marketing para o Consumidor

- SUPORTE: Planejamento, Comunicação e Treinamento

- CONTROLE: Volume, Condições de Vendas e Prazos de Pagamento

Page 28: Forum de Varejo

- Ger. Marcas- Propaganda- Promoções- Desenvolv.do Merchandising- Produto

- Desenv. Canais- Cobertura- Monitorar Performance de Vendas- Negociar metas e oportunidades com MKT

- Gerência de Contas Chaves- Vendas- Merchandising- Entrega- Cobrança

MARKETINGPARA OCONSUMIDOR

TRADEMARKETING(Planejamento)

VENDAS EDISTRIBUIÇÃO(Execução)

CLIENTEB2B

TRADE MARKETING

Page 29: Forum de Varejo

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• Disponibilidade contínua de produto

• Preços competitivos

• Displays vendedores e eficazes

• Estratégia de preço para o PDV

• Gerenciamento financeiro da relação com o cliente (política de crédito e sistema de cobrança).

• Disponibilidade contínua de produto

• Preços competitivos

• Displays vendedores e eficazes

• Estratégia de preço para o PDV

• Gerenciamento financeiro da relação com o cliente (política de crédito e sistema de cobrança).

Assegurar a garantia de:

Page 30: Forum de Varejo

PLANEJARE CONTROLARO ORÇAMENTO

DE TRADE MARKETING

ASSEGURAR“A VOZ DO CLIENTE”

NO PROCESSODE PLANEJAMENTO

INCREMENTAR APRESENÇA E LUCRATIVI-DADE NOS DIFERENTES

CANAIS

DESENVOLVER CENTROSDE EXPERTISE SOBRE

CADA CANAL ESOBRE A CONCORRÊNCIA

MONITORAR E SUPORTARA ÁREA DE VENDAS

EM DIREÇAO ÀSESTRATÉGIAS DE CANAL

TRADE MARKETING

SEU PAPEL E SUAS RESPONSABILIDADES

Page 31: Forum de Varejo

- NEGOCIAR OS OBJETIVOS POR CANAL, CONTAS CHAVES E / OU ÁREAS GEOGRÁFICAS.

- PREPARAR E CONTROLAR O PLANO ANUAL DE INVESTIMENTOS EM MERCHANDISING.

- ASSEGURAR O CORRETO NÍVEL DE INVESTIMENTO PARA CADA PLANO PROMOCIONAL.

PLANEJARE CONTROLARO ORÇAMENTODE TRADE MARKETING

Page 32: Forum de Varejo

MONITORAR E SUPORTARA ÁREA DE VENDASEM DIREÇAO ÀSESTRATÉGIAS DE CANAL

- ANALISAR A PERFORMANCE DE VENDAS POR CANAL E CONTAS CHAVES.

- ASSEGURAR O FOCO NOS DIFERENTES CANAIS E NEGÓCIOS.

- ANALISAR O CRESCIMENTO E RENTABILIDADE POR CANAL.

- ANALISAR OS RESULTADOS DOS PROGRAMAS PROMOCIONAIS.

- SUPORTAR A FORÇA DE VENDAS COM INFORMAÇÕES SOBRE AS TENDÊNCIAS DE MERCADO E AÇÕES DOS CONCORRENTES, PARA AUXILIAR NO ATINGIMENTO DOS OBJETIVOS DE VOLUME E SERVIÇOS.

- SUPORTAR A FORÇA DE VENDAS COM PROGRAMAS DE COMUNICAÇÃO COM OS CANAIS E AS CONTAS CHAVE.

Page 33: Forum de Varejo

-IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE CADA CANAL: PRINCIPAIS FORNECEDORES; VOLUMES; PRINCIPAIS TENDÊNCIAS.

- COORDENAR O FLUXO DE INFORMAÇÕES ENTRE OS CANAIS E O PLANEJAMENTO INTERNO.

- SUPORTAR A ÁREA DE MARKETING PARA O CONSUMIDOR NOS PROCESSOS DE LANÇAMENTO DE NOVOS PRODUTOS.

- MONITORAR A ESTRATÉGIA DOS PRINCIPAIS CONCORRENTES.

DESENVOLVER CENTROSDE EXPERTISE SOBRECADA CANAL ESOBRE A CONCORRÊNCIA

Page 34: Forum de Varejo

- DEFINIR EM QUAIS LOJAS E CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO CADA PRODUTO, TENDO COMO BASE SUA CATEGORIA, DEVERÁ ESTAR PRESENTE, EVITANDO PERDA DE ESFORÇOS DESNECESSÁRIOS.

• FAZER O ACOMPANHAMENTO POR DISTRIBUIÇÃO INTERNA E PELOS DADOS NIELSEN – PONDERADA E NUMÉRICA

• DEFINIR COMPOSIÇÕES DE MIX COM PREVISÃO DE VENDAS BASEADAS EM HISTÓRICOS E TENDÊNCIAS E RESPECTIVAS MARGENS DE CONTRIBUIÇÃO DO CLIENTE A FIM DE DEMONSTRAR RENTABILIDADE A SER OBTIDA CASO O CLIENTE CONCORDE COM SUA PROPOSTA

INCREMENTAR A PRESENÇA E LUCRATIVIDADE NOS DIFERENTESCANAIS

Page 35: Forum de Varejo

ASSEGURAR“A VOZ DO CLIENTE”NO PROCESSODE PLANEJAMENTO

• CRIAR AGENDA COM REUNIÕES DE ROTINA COM OS CLIENTES A FIM DE FAZER AS DEVIDAS REVISÕES SOBRE O ANDAMENTO DOS RESULTADOS.

• CONHECER OS OBJETIVOS PARTICULARES DOS CLIENTES E INCLUI-LOS NO PLANEJAMENTO DE VENDAS DA EMPRESA

• DAR FEEDBACK SOBRE SUAS AÇÕES E RESULTADOS OBTIDOS

• ATUALIZAR PLANOS

Page 36: Forum de Varejo

Melhores práticas

• Criação de parcerias de longo prazo

• Trocas de informações

• Compartilhamento de esforços

• Planejamento conjunto

Page 37: Forum de Varejo

Em resumo, trade marketing é ...

• É o marketing aplicado ao cliente (varejo) que ficará satisfeito se seu o cliente (“shopper”) também ficar satisfeito com a “SOLUÇÃO” apresentada por sua empresa.

Page 38: Forum de Varejo

O que trade marketing não é?

MARKETING

POR QUÊ?

É FOCADO NO CONSUMIDOR

COMUNICAÇÃO NO PDV

É FOCADO NO MERCHANDISING

VENDAS É FOCADO NO FECHAMENTO DO MÊS

Page 39: Forum de Varejo

Gerenciamentodecategoria;

Treinamento de brigada;

Gerenciamento de espaço;

Aplicação de tecnologia: EDI, etc...

Estudo do comportamento do shopper;

Apoios específicos para o canal;

Serviços básicos (pedidos entregas, etc...);

... “Parceria”

Os pilares de Trade Marketing

Page 40: Forum de Varejo

O dia a dia do homem de TMPreparação /planejamento;

Abordagem/Coleta de dados internos e externos – vizinhança, consumidores, mix da loja, etc;

Controles de estoque e concorrência;

Acordar os objetivos (vendas, promocionais, etc.) com o cliente;

Merchandising – Definição materiais / localização;

Administração das informações – inputs , análise dos dados, recomendações;

Avaliação dos resultados;

Page 41: Forum de Varejo

PREPARAÇÃO EXECUÇÃO

TRADE MARKETINGVENDAS

Page 42: Forum de Varejo

DESEJOS DOS CONSUMIDORES

NEC

ESSIDAD

ES DO

S

VAREJISTAS

OBJ

ETIV

OS

DA

IND

ÚST

RIA

Page 43: Forum de Varejo

As funções de cada áreaMarketing

Especialista: Marca / Consumidor

Objetivos: Maximizar Share e Lucro das Marcas

Áreas de Responsabilidade:

• Definir objetivos de faturamento, volume e lucro por Marca

• Definir posicionamento e estratégias por Marca

• Definir e controlar investimentos por Marca

• Participação Mercado da Marca

• Planejar e controlar Budget

• Promoções ao Consumidor

• Lançamento de Produtos• Gestão da Comunicação• Pesquisa ao Consumidor• Análise de dados do

mercado

Trade Marketing

Especialista: Canal / CategoriaObjetivo: Suportar atingimento dos resultados e maximizar performance das categorias

Áreas de Responsabilidade:•Recomendar Estratégias e Táticas de Marketing•Gerenciar investimentos nos canais•Desenvolver Calendários de Atividades nos clientes•Avaliar resultados das Atividades Promocionais•Recomendar e analisar performance de Vendas•Recomendar preços/descontos•Coordenar pesquisas de Consumidores nas lojas•Apresentar análises de mercado para os Clientes•Desenvolver eventos

Vendas

Especialista: ClienteObjetivo: Alcançar

Objetivos definidos para cada Conta

Áreas de Responsabilidade:

• Volume e Lucro da Conta

• Negociação com Clientes

• Implementação do Plano de Negócios da Conta

• Implementação do plano de distribuição

• Controle de verbas da Conta

• Coordenação Força de Vendas

• Análise de Performance da Conta

Page 44: Forum de Varejo

Estudos sobre os consumidor

Page 45: Forum de Varejo

DECISÕESVARIÁVEIS

Localização, acesso, visibilidadePonto

Atendimento, rapidez, serviçosPessoal

Loja, departamentalização, planograma

Apresentação

Propaganda, oferta, sinalizaçãoPromoção

Preços, crédito, benefício/custoPreços

Variedade da linha, qualidade, serviços

Mix de Produtos

P´s do

VAREJO

6

Page 46: Forum de Varejo

Os 6 P´s do VarejoMix de Produtos:•Variedade – Amplitude e profundidade;•Qualidade dos produtos;•Exclusividade;

APresentação:•Layout;•Decoração;•Conforto;

Preço:•Preço dos produtos;•Custo / Benefício dos produtos;•Prazos e formas de pagamento;

Promoção:

•Propaganda

•Promoções no ponto-de-venda;

•Programas de fidelização;

Pessoal:

•Velocidade de atendimento;

•Interesse e cortesia;

•Serviços oferecidos;

Ponto e Localização:

•Proximidade;

•Facilidade de acesso;

•Complementariedade com outros serviços;

Page 47: Forum de Varejo

Diretor de Vendas

Gerente Vendas Varejo

Gerente VendasAtacado

Gerente Vendas Outros canais

(especializados)

Trade Mkt Varejo Trade Mkt Atacado Trade Mkt Outros Canais

ouou

Trade Mkt na Área de Vendas

Page 48: Forum de Varejo

Trade Mkt na Área de Vendas

Diretor de Vendas

Gerente Vendas Varejo

Gerente VendasAtacado

Gerente Vendas Outros canais

(especializados)Gerente Trade Mkt

Page 49: Forum de Varejo

Diretor de Marketing

Gerente Produtos Gerente Produtos Gerente Trade Mkt

Trade Mkt na Área de Marketing

Page 50: Forum de Varejo

O QUE É VENDA ?

“PROCESSO PESSOAL OU IMPESSOAL DE ASSISTIR

E/OU PERSUADIR UM COMPRADOR POTENCIAL A ADQUIRIR UM BEM OU

SERVIÇO OU REAGIR FAVORAVELMENTE A UMA

IDÉIA”

Page 51: Forum de Varejo

Perfil do atendimento

• O executivo de vendas passa a ser um gestor de contas, especializado em um cliente ou grupo

• É responsável por resultados – P&L

• Conhece o seu negócio e o negócio do cliente

Page 52: Forum de Varejo

Sistemática de vendas

• Não dá mais para atender ao mesmo tempo o pequeno varejo, lojas de conveniência, supermercados, redes associativistas, hipermercados, lojas de descontos.

Page 53: Forum de Varejo

Um hábil negociador

• Espaço de gôndola• Orçamento de

despesas e investimentos

• “share” de mercado• Objetivos de margens• Manutenção e

renovação do contrato de parceria

Page 54: Forum de Varejo

54

Varejo:

São todas as atividades relativas à venda de produtos ou serviços diretamente aos consumidores finais, para uso pessoal e não comercial

Page 55: Forum de Varejo

55

Varejo:

Qualquer organização que venda para consumidores finais - seja ela um fabricante, atacadista ou varejista - está fazendo varejo.

Page 56: Forum de Varejo

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Varejo:

A maneira como os produtos ou serviços são vendidos (pessoalmente, pelo correio, por telefone, por máquinas de vendas ou pela Internet) ou onde eles são vendidos (em uma loja, na rua, na casa do consumidor) não é importante.

Page 57: Forum de Varejo

Valor percebido pelo “shopper”

✔(+) produto ✔(+) marca do

produto ✔(+) canal ✔(+) marca do canal

Page 58: Forum de Varejo

Fatores de sucesso• Produto para o varejista não é produto é mercadoria

• O consumidor para o varejista é o cliente que para a indústria chama-se “shopper”

• Garanta o giro da mercadoriapara o varejista• Aposte na categoria como diferencial deste varejista com outros concorrentes

• Invista em tecnologia da informação• Trabalhe as informações geradas nos checkout• O varejista ainda gosta de ter imagem de preço baixo

• Invista na formação e capacitação do varejista

Page 59: Forum de Varejo

TÉCNICAS COMERCIAIS

• Acordos Comerciais

• Category Management

• Trade Marketing

• Custo de Servir

• E.C.R.

Page 60: Forum de Varejo

Acordos comerciais• PRESERVAR A COOPERAÇÃO DO COMÉRCIO

• INFLUENCIAR A ATITUDE DAS ORGANIZAÇÕES LÍDERES DO COMÉRCIO

• MINIMIZAR DISTORÇÕES E RISCOS EM RELAÇÃO AO ATINGIMENTO DOS OBJETIVOS DA EMPRESA

• DIFERENCIAR DA CONCORRÊNCIA

• NÃO PERMITIR OUTRAS EXCEÇÕES

• DIMINUIR / ATENUAR PRESSÕES SOBRE CONDIÇÕES BÁSICAS

• NÃO INVESTIR RECURSOS MAIS DO QUE O ESTRITAMENTE NECESSÁRIO

Page 61: Forum de Varejo

CENTRALIZAÇÃO-CD 1,0 a 4,0CARGA FECHADA 0,5 a 1,0 NÃO DEVOLUÇÃO 0,5 a 1,0PUBLICIDADE 1,0 a 2,0ESPAÇO LOJA 1,0 a 3,0PAGAMENTO A VISTA 1,0 a 2,0FIDELIDADE 0,5 a 5,0DESCONTO DUPLICATA 3,0 a 5,0BONIFICAÇÃO LOJA 3,0 a 5,0BÔNUS ANIVERSÁRIO 1,0 a 2,0 FIXO 2,0 a 16,0INAUGURAÇÕES 1,0 a 2,0AQUISIÇÃO DE LOJAS 1,0 a 1,5INTROD. ITENS 1,0 a 3,0ANIVERSÁRIOS 1,0 a 2,0CRESCIMENTO 1,0 a 5,0 VARIÁVEL 1,0 a 10,0 TOTAL 2,0 a 18,0

ABERTURA / REINAGURAÇÃO LOJASABERTURA / REINAGURAÇÃO LOJAS

VERBAVERBA 6.000/10.0006.000/10.000DESCONTO ADICIONALDESCONTO ADICIONAL 3 A 5%3 A 5%ENXOVALENXOVAL 3 A 5 CAIXAS ITENS3 A 5 CAIXAS ITENSPRAZO ADICIONAL PAGTOPRAZO ADICIONAL PAGTO 10 A 20 DIAS10 A 20 DIAS

CONTRAPARTIDA???CONTRAPARTIDA???

CARREFOURCARREFOUR

WAL-MARTWAL-MARTC.B.DC.B.D

ZAFFARIZAFFARI

OUTROSOUTROS

ACORDOS COMERCIAIS - CONTRATOS

Page 62: Forum de Varejo

Proposta - Cronograma de Folhetos Exclusivos, Degustação/ Abordagem Promoções Exclusivas/ Mega Ações, Animadores

ClienteCliente JanJan AbrAbr MaiMai JunJunFevFev MarMar

Pão de AçucarPão de Açucar

ComprebemComprebem

SONDASONDA

ChampionChampion

ExtraExtra

CarrefourCarrefour

SendasSendas

ZonasulZonasul

Total AçõesTotal Ações 22 11 33 4433 33

JulJul OutOut NovNov DezDezAgoAgo SetSet

11 22 3322 33

Total de ações exclusivos 27Total de ações exclusivos 27

PrezunicPrezunic

BergaminiBergamini

Page 63: Forum de Varejo

Informações Geradas :• Despesas - Todos os custos no pré e pós atendimento de vendas

Ex. -Visitas de vendas e de promoções-Processamento de pedidos-Crédito/ cobrança, frete, logística e adm.de vendas

Despesas de servir

Page 64: Forum de Varejo

Concessões :• Todos os custos econômicos e financeiros que fazem parte da comercialização

Ex:• Descontos, bonificações, acordos comerciais, contratos, verbas, prazo de pagamento

Despesas de servir

Page 65: Forum de Varejo

Despesas de servir

Informações Geradas :

• Histórico de Vendas dos Clientes• Rentabilidade por segmento• Rentabilidade da força de Vendas• Base de dados por cliente• Despesas e concessões

Page 66: Forum de Varejo

ECR – visão geral

• Efficient Consumer Response

• Estratégia em que o varejista, o distribuidor, e o fornecedor trabalham muito próximos para eliminar custos excedentes da cadeia de abastecimento e melhor servir o consumidor.

Page 67: Forum de Varejo

ECR – visão geral• O foco é integrar processos logísticos e comerciais ao longo de toda a cadeia de abastecimento;

• Não se busca apenas a eficiência das partes;

• Grandes benefícios na redução dos custos operacionais, de estoques, incremento das vendas, otimização da produção, relação indústria x varejo.

Page 68: Forum de Varejo

Objetivo:

• Criação de um sistema eficaz, no qual distribuidores e fornecedores trabalhem em conjunto como aliados comerciais a fim de maximizar a satisfação do consumidor e minimizar custos.

• O ECR preocupa-se em redesenhar processos comerciais a automatizá-los tornando-os mais eficientes.

• Informações fluem dos checkouts àlinha de produção.

• Evita-se o “push”

Page 69: Forum de Varejo

> Visitas Vendedor-Cliente: 7 dias 14 dias

>

> Pedidos com erros: 0,08 0

>Espera para descarga: 52 min. 12 min.

>Tempo de Conferência: 18 min 6 min.

DE PARA

Page 70: Forum de Varejo

ECR & GERENCIAMENTO DE CATEGORIAS

ALGUMAS FERRAMENTAS DO ECR

1 - CATEGORY MANAGEMENT

GERENCIAMENTO POR CATEGORIA

2 - EDI - ELETRONIC DATA INTERCHANGE

INTERCÂMBIO ELETRÔNICO DE DADOS

3 - CONTINUOS REPLENISHMENT

REPOSIÇÃO CONTÍNUA - INFORMAÇÃO DO PDV

4 - ABC - ACTIVITY BASED COSTING

CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADE

Page 71: Forum de Varejo

As 4 estratégias principais:

Reposição: Falta, níveis de estoque. Indústria com acesso à base de dados do varejista;

Sortimento: Estoques e espaços da loja. Mix ideal de acordo com as necessidades do consumidor;

Promoção: Duração, produtos anunciados, lojas vinculadas;

Introdução eficiente: Lançamento conjunto e planejado;

Page 72: Forum de Varejo

Princípios:

• Informação integrada;

• Trading partnership

• Filosofia just-in-time.

Page 73: Forum de Varejo

Filosofia Just-in-Time

Parceria

Informação Integrada

Rep

osi

ção

E

fici

ente

de

Pro

du

tos

So

rtim

ento

E

fici

ente

de

Pro

du

tos

Pro

mo

ção

Efi

cien

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s

• Reposição Contínua• Gerenciamento por Categorias• Sistema de Recepção Eletrônica• Cross Docking• EDI Eletronic Interchange Data

• DSD – Direct Store Delivery• ABC – Activity Based Management

• VMI – Vendor Maneged Inventory• CAO – Computer Assisted Ordering

• RFID – Radio Frequency IDentification

ECRECR

Princípios

Estratégias

FFerramentas

Page 74: Forum de Varejo

Consultem

www.ecrbrasil.com.br www.gs1brasil.com.br

Page 75: Forum de Varejo

• COOPERAÇÃO NA CADEIA DE DISTRIBUIÇÃO

DISTRIBUIDOR/ATACADISTA

DISTRIBUIDOR/ATACADISTA VAREJISTAVAREJISTAFORNECEDORFORNECEDOR CONSUMIDORCONSUMIDOR

FORNECEDOR DISTRIBUIDOR/ATACADISTA VAREJISTA CONSUMIDOR FORNECEDOR DISTRIBUIDOR/ATACADISTA VAREJISTA CONSUMIDOR

• CADEIA DE DISTRIBUIÇÃO INTERLIGADA

• COOPERAÇÃO E PARCERIA AGREGA VALOR PARA CONSUMIDOR• PODER DO CANAL: DO FABRICANTE PARA VAREJISTA

PARCERIAS E ALIANÇAS: VAREJISTA & FORNECEDOR

Page 76: Forum de Varejo

PARCERIAS E ALIANÇAS

FORNECEDOR VAREJISTA

VENDASVENDAS

COMPRACOMPRA

RELACIONAMENTO TRADICIONAL

Page 77: Forum de Varejo

FORNECEDOR VAREJISTA

VENDASATENDIMENTO AO CONSUMIDOR

MARKETINGSISTEMAS

RECURSOS HUMANOSFLUXO DE CAIXA

LOGÍSTICACONTRATOS

ESTOQUESETC.

RELACIONAMENTO DESEJADO

PARCERIAS E ALIANÇAS

COMPRASATENDIMENTO AO CONSUMIDORMARKETINGSISTEMASRECURSOS HUMANOSFLUXO DE CAIXALOGÍSTICACONTRATOSESTOQUESETC.

Page 78: Forum de Varejo

“ESTUDO DE CASO”

• Modelo de decisões sobre so P´s do varejo e como são comunicadas à Força de Vendas.

• Obs.: os dados são meras ilustrações e não representam a realidade sobre marcas, imagens e outras informações.

• Tem apenas fins didáticos e não se refere a nenhuma empresa ou produto.

Page 79: Forum de Varejo

Fotos feitas pelo apresentador