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Fórum TI & Governo 2005
O Papel do Serpro na Formulação da Estratégia de TI do Governo Federal
Palestrante: Henrique Costabile
Fórum TI & Governo 2005
SERPRO
Empresa Pública, vinculada ao Ministério da Fazenda, de prestação de serviços em Tecnologia da Informação e
Comunicação para o setor público.
• Criada em 1º de dezembro de 1964• Sede em Brasília - 10 Regionais • Faturamento de R$ 1,1 bilhão em 2004• 8.788 profissionais distribuídos em suas áreas
Atua nos segmentos das Finanças Públicas e das Ações Estruturadoras e Integradoras da Administração Pública Federal
Fórum TI & Governo 2005
Principais Clientes
MINISTÉRIO DA FAZENDA
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIM. INDUSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR
MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES
MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO
MINISTÉRIO DAS CIDADES MINISTÉRIO DA DEFESA
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
Fórum TI & Governo 2005
Serviços prestados
Admin. deT.I.
Redes de dados, voz e imagem.
Internet, VPNs,Fire wall
Redes de dados, voz e imagem.
Internet, VPNs,Fire wall
Rede de Computadores
Data Center
Soluções de Governo
Atendimento ao Cliente
Co
mp
lexi
dad
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Ser
viço
s
Produção e gerência de sistemas,
hospedagem, AC, AR, Gerência de Seguranca
Produção e gerência de sistemas,
hospedagem, AC, AR, Gerência de Seguranca
Gerência de Redes Locais, Servidores, estações de trabalho...
Desenvolvimento de Sistemas e Integração,
Comunidades de Atendimento, EAD
CMM N2
Desenvolvimento de Sistemas e Integração,
Comunidades de Atendimento, EAD
CMM N2
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Centro de Dados• 2 Data Center - SP e BSB
• 6 Servidores IBM - 3,5 bilhões Trans./Ano• 304 Servidores UNIX/INTEL• 52 TeraBytes de Armazenamento
Desenvolvimento• 600 Sistemas
• 40 milhões linhas de código
• DW em produção e 2 em Desenvolvimento
• 1.200 solicitações de serviços por mês
• Múltiplas linguagens (Natural, Phyton, Java,...)
• CMM N2 em 6 Polos
Rede Longa Distância• 230.422 Usuários• 36 diferentes Órgãos do Governo• 1.115 Municípios Atendidos• 126 Redes Externas Conectadas • 250.000 Acessos Internet Simultâneos• 3.000 Mbps de Capacidade de vazão• 7.000 usuários de acesso discado
Gerenciamento de Serviços• 24 x 7 - Todos dias do ano
• 188 Scripts de atendimento
• 85% incidentes identificados automaticamente
• Todos serviços com SLA
• Resolução 1o Nível - 75% - 2o Nível 90%
Ambiente de Serviços
Redes Locais• 1.304 Sites administrados
• 85.274 Microcomputadores
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Arquitetura de Serviços
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Estratégia de TI do Governo Federal
Melhoria dos serviços para a sociedade - governo eletrônico
Integração de sistemas Integração de redes Implantação de software livre Inclusão Social e Digital
programa de acessibilidade
Papel do Serpro apoio na formulação de políticas e diretrizes de
TIC implantação de sistemas e serviços que viabilizem
as diretrizes estabelecidas
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Adesão a práticas, padrões e modelos
Programa de Software Livre
Programa SERPRO deEscritório de Projetos
Programa SERPRO de Desenvolvimento de Soluções
Programa SERPRO de Segurança
Programa SERPRO de Gerenciamento de Serviços de TIC
Prêmio SERPRO de Qualidade
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Programa Serpro de Software Livre
Estações de trabalho migradas para Linux - 2.400 Estações Windows com Open Office - 2.500 Servidores com Linux - 141 (1 partição do
mainframe) Servidores com Apache - 12 Serviço de apoio a migração em órgãos do Governo
Federal
Migração de serviços para software livre Autoridade Certificadora Programa gerador do Imposto de Renda Pessoa
Física Portais e sítios em software livre - 26
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Integração de Redes
Infovia Brasília - projeto do Ministério do Planejamento
rede metropolitana para 47 pontos do Governo Federal
Infra-estrutura em fase de instalação e testes serviços de dados, voz e imagem
Integração de redes Min. da Saúde - Datasus Min. da Defesa - Exército Brasileiro
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Integração de Sistemas - e-Ping
Segurança
Interconexão
Meios de acesso
Assuntos para integração de governo
Organização e intercâmbio de informações
Uma arquitetura que define um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização de TIC no Governo Federal, estabelecendo as condições de interação com os demais poderes e esferas de governo e com a sociedade em geral.
e – PING: Segmentação
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Linha da Vida - Cidadão
RegistroNascimento
Educação
Trabalho
Serviço Militar
Voto
Aposentadoria
Previdência
Pensões
Tributos
Saúde
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Linha da Vida - Empresa
EncerramentoLicenças
Tributos
Número deIdentificação
Crédito
Certidões
Contrato SocialAbertura
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Projeto de Acessibilidade Digital
Acessibilidade - permitir o acesso a serviços na Internet por todos, inclusive pessoas com deficiências
Adaptação de sistemas e portais do Governo Federal para atender a estes requisitos
Sistema Letra (Leitura Eletrônica)
Serpro recebeu certificação Acessibilidade Nota 10, Categoria Ouro - concedido pela Comissão de Defesa da PPD-Pessoa Portadora de Deficiência da ALERJ (Assembléia Legislativa do RJ), presidida pela deputada Georgette Vidor.
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Henrique Costabilediretor.presidente@serpro.gov.br
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