VTEX Day 2013 - Dicas práticas para aumentar a conversão das lojas virtuais

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Palestra realizada no VTEX Day 2013 em 22/05/2013 com exemplos de clientes que utilizam a plataforma de e-commerce da VTEX com dicas práticas de como aumentar a conversão das lojas virtuais.

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Dicas práticas de como aumentar sua taxa de conversão

Alexandre SonciniDiretor de vendas e marketing

alexandre.soncini@vtex.com.br

Margens x custos – Os desafios do e-commerce atual

Uma crítica ao mercado

Falta de planejamento

Guerra de preços

Frete grátisInvestimento desordenado

em CPC

Margens x custos – Os desafios do e-commerce atual

Pesquisa realizada com alguns clientes VTEX:1. Marketing e Impostos2. Gateway + Adquirentes/Bancos, Fulfillment e Conta Frete3. Plataforma4. Fraude

ROI = Vendido / Investido

Exemplo:

Vendido = R$ 100.000,00 de uma campanha usando Google Adwords

Investido = R$ 10.000,00

ROI = R$ 100.000,00 / R$ 10.000,00 = 10

Isso também pode ser visto de outra maneira.

ROI de 10 = reinvestir em marketing 10% do faturamento

ROI de 5 = reinvestir em marketing 20% do faturamento

ROI de 20 = reinvestir em marketing 5% do faturamento

A importância do ROI no e-commerce

Como aumentar a margem de contribuição?

MC (margem de contribuição) = PV – (CMV + DV)

Analisando as depesas variáveis (DV):

• Impostos e fraude – não temos como reduzir

• Financeiro, fulfillment e platafoma – a redução depende de volume de

vendas (ou do tempo de relacionamento)

• Conta frete – sem frete grátis você não será competitivo, a menos que…

• Marketing – aumentando o ROI

Mais um conceito importante:

Taxa de conversão = (Pedidos aprovados / Visitantes) x 100

Exemplo:

Pedidos aprovados = 8.000

Visitantes = 400.000

Taxa de conversão = 8.000 / 400.000 x 100 = 2%

Taxa de conversão

O cenário do e-commerce atual – Aumento do CPC

CPC CPA (Conv. 2%) Ticket Médio ROIOntem 0,20R$ 10,00R$ 300,00R$ 30 Hoje 0,60R$ 30,00R$ 300,00R$ 10 Amanhã 1,00R$ 50,00R$ 300,00R$ 6 Depois de amanhã 1,40R$ 70,00R$ 300,00R$ 4

Legal, mas como aumentar minha taxa de conversão?

Como aumentar minha taxa de conversão?D

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dent

ro Otimizando as campanhas de marketing D

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o da

loja

virt

ual

Inovando e melhorando a usabilidade da loja

Ope

raçã

o co

mo

um to

do Oferecendo uma melhor experiência do usuário

Captação de e-mail – Sempre ofereça algo em troca – mariapresenteira.com.br

10% de desconto na primeira compra – petlove.com.br

Cadastro de produtos – Navegação – drill.com.br

Detalhes das fotos na vitrine – netmall.com.br

Foto 360 graus – rihappy.com.br

Adicionar ao carrinho sem sair da página de vitrine – meuamigopet.com.br

Ação Konami Code – Buzz nas redes sociais – uzgames.com.br

Vitrine segmentada – rihappy.com.br

Vitrine segmentada – rihappy.com.br

Vitrine segmentada – rihappy.com.br

Demonstre segurança – skinceuticals.com.br

Demonstre segurança – skinceuticals.com.br

Lembrete e assinatura de ração – petlove.com.br

Provador Virtual – flaminga.com.br

Provador Virtual – flaminga.com.br

Provador Virtual – flaminga.com.br

Provador Virtual – flaminga.com.br

Provador Virtual – flaminga.com.br

Provador Virtual – flaminga.com.br

Filtros de busca inteligentes – lojaonlinenokia.com.br

Catálogo Digital – tvz.com.br

Monte sua pulseira – vivara.com.br

Monte sua pulseira – vivara.com.br

Monte sua pulseira – vivara.com.br

Abandono de carrinho– walmart.com.br

36

Faça teste A/B

A B

37

Vitrine – Quantidade e botões

A B

• + 88% de conversão• tela com mais produtos• dois botões (quick view e order now)

38

Vitrine – Fotos dos produtos

A B

• + 44% de conversão• + 67% do tíquete médio• fotos com modelos demonstrando o uso

39

Caixa de busca

A B

• + 20% de uso da busca• diagramação e informações diferentes

40

Banners

A B

• + 13% em vendas• menos imagens nos banners

41

Full-banner

A B

• + 30% de cliques• fundo escuro com mais destaque para o perfil de público-alvo do produto

42

Checkout - Pagamento

A B

• + 20% de conversão• mudança do texto do botão e adição da imagem de segurança

Obrigado!

Alexandre SonciniDiretor de vendas e marketing

alexandre.soncini@vtex.com.br