Upload
alexandre-soncini
View
1.024
Download
0
Embed Size (px)
DESCRIPTION
Palestra realizada no VTEX Day 2013 em 22/05/2013 com exemplos de clientes que utilizam a plataforma de e-commerce da VTEX com dicas práticas de como aumentar a conversão das lojas virtuais.
Citation preview
Dicas práticas de como aumentar sua taxa de conversão
Alexandre SonciniDiretor de vendas e marketing
Margens x custos – Os desafios do e-commerce atual
Uma crítica ao mercado
Falta de planejamento
Guerra de preços
Frete grátisInvestimento desordenado
em CPC
Margens x custos – Os desafios do e-commerce atual
Pesquisa realizada com alguns clientes VTEX:1. Marketing e Impostos2. Gateway + Adquirentes/Bancos, Fulfillment e Conta Frete3. Plataforma4. Fraude
ROI = Vendido / Investido
Exemplo:
Vendido = R$ 100.000,00 de uma campanha usando Google Adwords
Investido = R$ 10.000,00
ROI = R$ 100.000,00 / R$ 10.000,00 = 10
Isso também pode ser visto de outra maneira.
ROI de 10 = reinvestir em marketing 10% do faturamento
ROI de 5 = reinvestir em marketing 20% do faturamento
ROI de 20 = reinvestir em marketing 5% do faturamento
A importância do ROI no e-commerce
Como aumentar a margem de contribuição?
MC (margem de contribuição) = PV – (CMV + DV)
Analisando as depesas variáveis (DV):
• Impostos e fraude – não temos como reduzir
• Financeiro, fulfillment e platafoma – a redução depende de volume de
vendas (ou do tempo de relacionamento)
• Conta frete – sem frete grátis você não será competitivo, a menos que…
• Marketing – aumentando o ROI
Mais um conceito importante:
Taxa de conversão = (Pedidos aprovados / Visitantes) x 100
Exemplo:
Pedidos aprovados = 8.000
Visitantes = 400.000
Taxa de conversão = 8.000 / 400.000 x 100 = 2%
Taxa de conversão
O cenário do e-commerce atual – Aumento do CPC
CPC CPA (Conv. 2%) Ticket Médio ROIOntem 0,20R$ 10,00R$ 300,00R$ 30 Hoje 0,60R$ 30,00R$ 300,00R$ 10 Amanhã 1,00R$ 50,00R$ 300,00R$ 6 Depois de amanhã 1,40R$ 70,00R$ 300,00R$ 4
Legal, mas como aumentar minha taxa de conversão?
Como aumentar minha taxa de conversão?D
e fo
ra p
ara
dent
ro Otimizando as campanhas de marketing D
entr
o da
loja
virt
ual
Inovando e melhorando a usabilidade da loja
Ope
raçã
o co
mo
um to
do Oferecendo uma melhor experiência do usuário
Captação de e-mail – Sempre ofereça algo em troca – mariapresenteira.com.br
10% de desconto na primeira compra – petlove.com.br
Cadastro de produtos – Navegação – drill.com.br
Detalhes das fotos na vitrine – netmall.com.br
Foto 360 graus – rihappy.com.br
Adicionar ao carrinho sem sair da página de vitrine – meuamigopet.com.br
Ação Konami Code – Buzz nas redes sociais – uzgames.com.br
Vitrine segmentada – rihappy.com.br
Vitrine segmentada – rihappy.com.br
Vitrine segmentada – rihappy.com.br
Demonstre segurança – skinceuticals.com.br
Demonstre segurança – skinceuticals.com.br
Lembrete e assinatura de ração – petlove.com.br
Provador Virtual – flaminga.com.br
Provador Virtual – flaminga.com.br
Provador Virtual – flaminga.com.br
Provador Virtual – flaminga.com.br
Provador Virtual – flaminga.com.br
Provador Virtual – flaminga.com.br
Filtros de busca inteligentes – lojaonlinenokia.com.br
Catálogo Digital – tvz.com.br
Monte sua pulseira – vivara.com.br
Monte sua pulseira – vivara.com.br
Monte sua pulseira – vivara.com.br
Abandono de carrinho– walmart.com.br
37
Vitrine – Quantidade e botões
A B
• + 88% de conversão• tela com mais produtos• dois botões (quick view e order now)
38
Vitrine – Fotos dos produtos
A B
• + 44% de conversão• + 67% do tíquete médio• fotos com modelos demonstrando o uso
39
Caixa de busca
A B
• + 20% de uso da busca• diagramação e informações diferentes
41
Full-banner
A B
• + 30% de cliques• fundo escuro com mais destaque para o perfil de público-alvo do produto
42
Checkout - Pagamento
A B
• + 20% de conversão• mudança do texto do botão e adição da imagem de segurança