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Lessons Learned www.whappnow.com

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Lessons Learned

www.whappnow.com

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Ideia de Negócio

• WhappNow é uma aplicação de gestão

de tempo direccionada para as pessoas

que estão “sempre ocupadas” e que têm

dificuldade em distribuir eficazmente o seu

tempo pelas diferentes actividades.

Distingue-se da concorrência ao utilizar

um algoritmo que permite recomendações

para a alocação mais eficaz do tempo,

centrada em objectivos de médio/longo

prazo.

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Lições da semana

• Fazer um reset (0 entrevistas, 0 surveys) de

modo a melhorar processo de customer

developement

• Muito trabalho pela frente a testar fonte de

receitas (ajuste constante de preços)

• Estudo do how to make money “assusta”!

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Pricing Models

Fontes de receita

• Aplicação Free com anuncios

• Fremium – funcionalidades mais avançadas

serão parte de um versão paga

• Add’ons pagos “à peça”

• Subscrição – utilizador paga um valor mensal

para poder usar uma versão web da aplicação

Baseado no valor

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Pricing Models

Customer Lifetime Value (Fremium)

• Clientes novos (pagantes) – 500k

• 2.000.000€ receita

• Receita p/cliente – 4€

• Taxa atrito = 1

• CLV = 4€ * (1/1) = 4€

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Pricing Models

Customer Lifetime Value (Subscrição mensal)

• Clientes novos (pagantes) – 20k

• 2.000.000€ receita

• Receita p/cliente – 100€ (8,33€/mês)

• Taxa atrito = 50%

• CLV = 100€ * (1/0.5) = 200€

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Pricing Models

Customer Acquisition Cost

(Subscrição mensal)

• 2 programadores

• Ordenado bruto 2000€ x 14meses x 2 = 56000€

• Licenças, hosting, burocracias – 5000€

• Marketing – 5000€

• CAC = 66.000€/20k clientes = 3,30€

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Formulário de Hipótese

Componente:Receitas Código: RS01

Hipotese Acreditamos que os utilizadores irão preferir publicidade invés de terem de pagar pela aplicação

Teste Fazer um “state-of-the-art” geral das aplicações Play/App Store/Web apps. Verificar particularmente:• Play Store / App Store – pricing• Preço médio aplicações time management• Existência de publicidade, aceitação da mesma

Validação A/B testing nos modelos de receitas

Resultado(preliminar)

• Play Store gratuitas, com publicidade• App Store pagas, certificação de qualidade superior (Apple)• Pessoas dizem preferir publicidade nos surveys, mas acham-na

incomodativa e acabam por deixar a app de lado• Conclusão: Play Store boa para testar MVP (sem ads), produto

completamente funcional terá mais sucesso comercial AppStore

Formulário de HipóteseModelo Versão

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MVP – Android version

• Possibilita inserções automaticas Google

Calendar

• Fornece recomendações sobre alocação de

tarefas a blocos de tempo

• Questiona utilizador sobre tempo despendido

nas tarefas

• Fornece relatórios sobre tempo gasto/actividade

• Valores por defeito (ex: working hours = 8)

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MVP - mockup

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ANEXO

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Modelo de Negócio 3.0

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Quadro de Validação de Hipóteses

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Hipóteses porValidar

CH02 acreditamos que a mobile sotre será o maior canl de venda da app

Hipóteses comMaior Risco

Hipóteses em Teste

VP02

Hipóteses Validadas VP04

CS01 Acreditamos que é viável considerar-se, no mesmo segmento, os empreendedores em questão de organização tempo

RS01 Acreditamos que os utilizadores irão preferir publicidade invés de terem de pagar pela aplicação

VP01 VP01 CS01

VP01 Acreditamos que os utilizadores irão seguir as recomendações para a alocação de tempo

KA01 Acreditamos que outros atributos gerais que as apps de gestão de tempo fornecem são de factos necessárias

VP02 RS01 VP03

VP02 Acreditamos que os utilizadores irão ao final do dia/semana informar se usaram as recomendações

KA02 Acreditamos que Marketing na fase inicial deve ser feito mesmo sem ter o MVP desenvolvido

VP03 Hipóteses Invalidadas

VP03 Acreditamos que os utilizadores irão seguir os relatórios de tempo gasto para melhorar a sua produtividade

CR01 Acreditamos que as relações serão automatizadas CR01

CH01 Acreditamos que uma aplicação móvel consegue oferecer todos os serviços, não existe necessidade para plataforma web

VP04 Acreditamos que um problema das aplicações é que as to-do lists não interagem dinamicamente com o calendário/agenda

CR02 Acreditamos que as relações serão principalmente transacionais e de aquisição

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Métricas

Métricas S2 S3 S4 S5 S6 S7 S8

Hipóteses Testadas 3 3 3 3

Entrevistas 7 13 14 3

Respostas a Sondagens 15 20 20 0

Hipóteses Validadas - - 3 1

Hipóteses Invalidadas - 1 - -

Pivots Realizados - - 1 -

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A/B Testing

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