3

Click here to load reader

Fórum CTPI - Goiânia 2015

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Plantação de Igrejas

Citation preview

  • Goinia, 23 e 24 de maro de 2015 Seminrio Presbiteriano Brasil Central Igreja Presbiteriana do Brasil

    Plantando Igrejas, cumprindo a grande comisso

    - O ministrio como ciclo de vida

    Que igreja queremos ser?

    Igreja na cidade: Est na cidade; tem as portas abertas, prega o Evangelho, porm sua

    dinmica est voltada para dentro de seus muros. Programaes internas como base.

    Igreja contra a cidade: Adota uma postura defensiva contra a cidade. Tudo na cidade

    perigoso: poltica, artes e mdia, etc. Recusa s oportunidades que Deus nos possibilita

    para usarmos como meio de alcanar a cidade.

    Igreja da cidade: Esta igreja adota o modelo do mundo. Tudo aceitvel para alcanar

    as pessoas da cidade. Eles abandonaram o chamado para se sal e luz no mundo e

    passaram a viver como uma igreja do mundo (Ams 5:26). Assimila qualquer coisa que

    a cidade apresenta achando que isso dialogar.

    Igreja para a cidade: Mateus 5:16. Esta igreja sabe que sua responsabilidade a

    proclamao do Evangelho para a glria de Deus. Acredita que a converso traz

    transformao na cidade em todos os seus aspectos. Projetos sociais, prosperidade

    financeira, e outras coisas semelhantes no transformam uma sociedade para o bem,

    seno o Evangelho de Jesus.

    Paulo via a Igreja como Corpo (1 Corntios 12:27). A instituio apenas uma

    manifestao aparente de uma realidade muito maior e mais poderosa. Os cargos e as

    demais peculiaridades da instituio no devem ser confundidas com o Corpo.

    O Corpo1 tem um ciclo de vida

    O ciclo de vida de um corpo consiste em seis estgios de desenvolvimento:

    - Concepo2. As igrejas nascem no corao de Deus. Dele parte o projeto, e Ele chama

    uma pessoa para fazer a obra. Ele tambm pode fazer nascer este sonho no corao de

    mais pessoas simultaneamente. A igreja comea a ser sonhada. No corao est

    concebida, por uma ou mais pessoas.

    - Desenvolvimento do feto3. O grupo base comea a se reunir. Relacionamentos so

    estabelecidos e com o tempo, aprofundados. A igreja passa a ser um sonho coletivo.

    1 Paulo frequentemente se dirige s igrejas, cujo alcance do Evangelho se deu por meio de sua pregao e ministrio, como um verdadeiro organismo. 2 [...] porque eu, pelo evangelho, vos gerei em Jesus Cristo(1 Co. 4:15). 3 do qual todo o corpo, bem-ajustado e ligado pelo auxlio de todas as juntas, segundo a justa operao de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificao em amor (Ef. 4:16).

  • Goinia, 23 e 24 de maro de 2015 Seminrio Presbiteriano Brasil Central Igreja Presbiteriana do Brasil

    - Nascimento4. A igreja organizada com todos os seus membros e oficiais. O sonho se

    tornou realidade.

    - Crescimento5. Igrejas saudveis devem crescer. O crescimento se d com o alimento

    certo na medida certa (doutrina). Ele possui etapas bem definidas: beb, criana,

    juventude, adulto.

    - Maturidade6. A igreja entende sua histria, aprendeu com ela, e deseja dar frutos para

    a glria de Deus. A maturidade de uma igreja est diretamente relacionada com a sua

    total confiana em Deus.

    - Reproduo7. A igreja saudvel planta novas igrejas. Entende sua misso na Comisso

    que Jesus Cristo deu Igreja. Igreja misso e no manuteno, ou tradio. Estas

    ltimas coisas so importantes, porm no as mais importantes. Deve haver uma

    mindset, uma configurao da mente.

    Igrejas enfrentam problemas, por que no sabem discernir o tempo de Deus, nem o seu

    lugar na histria, sua misso, ou seja, seu momento no ciclo da vida.

    Sociologia da Cidade

    preciso pensar os estudos de religio: Conflito das interpretaes. Uma referncia

    relevante pode ser Jlio de Santa Ana. Ele apresenta duas linhas de reflexo. Princpios

    da pesquisa da religio; e os mtodos de pesquisa da religio. No tomar simplesmente

    os dados, mas dissec-los. comum encontrar pesquisas viciadas. Cuidado com os

    dados cartogrficos.

    Quatro questes prvias:

    - A impreciso que existe em torno do que se entende por pesquisa da religio.

    Alm das pesquisas, preciso aplicar outros mtodos, como anlise pessoal de campo.

    Conhecer o lugar, as pessoas do bairro. preciso fazer pesquisa de observao do

    contexto sociolgico da comunidade: que horas as pessoas saem para o trabalho, qual

    a faixa etria mdia no bairro, etc.

    - A variedade de matrias e disciplinas envolvidas.

    Problemas de estrutura, como estacionamento, uma das questes a ser observada. O

    IDH da regio pode ser uma ferramenta interessante.

    4 Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto [...] (Gl. 4:19) 5 [...] cresamos em tudo naquele que a cabea, Cristo (Ef. 4:15) 6 Irmos, no sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malcia e adultos no entendimento (1 Co. 14:20). 7 E desta maneira me esforcei por anunciar o evangelho, no onde Cristo houvera sido nomeado, para no edificar sobre fundamento alheio (Rm. 15:20).

  • Goinia, 23 e 24 de maro de 2015 Seminrio Presbiteriano Brasil Central Igreja Presbiteriana do Brasil

    - Fazer perguntas prvias: do que se trata? Sociologia das religies ou sociologia

    religiosa? Como a pessoas do bairro vive sua religio na sociedade diz questo a

    sociologia religiosa.

    - A tenso entre religio e modernidade.

    Observar questes, por exemplo, como a formalidade no culto. Lugares onde o

    ambiente social de formalidade de segunda a sexta-feira, uma ambiente formal

    tambm aos domingos pode gerar uma tenso interna nas pessoas por estar sempre

    envolvida com as mesmas coisas do dia-a-dia. preciso pensar na linguagem visual. Os

    conflitos do sculo XXI sero de carter cultural e religioso (Huntington).

    - Questes metodolgicas

    - Realidade: Qual o oramento disponvel? (por exemplo). O que temos em mos nesse

    momento? Contar sempre com o que tem agora, e no planejar para alcanar algo e

    depois iniciar o planejamento.

    - Clareza: A igreja sabe explicitamente aonde vai? preciso ter uma identidade, uma

    caracterstica clara. O que se pretende ser, qual o alvo.

    - Tradio: Traduzir tradio por valores inegociveis. A sociedade pode assumir

    princpios prprios, porm nossos princpios devem ser bem definidos, assim como a

    sociedade busca seus valores, por mais chocantes que sejam em relao tradio

    crist.

    - Hermenutica: Do texto e da sociedade. Fazer exerccios de hermenutica para a

    sociedade, no apenas para o texto.

    Parcerias

    As parcerias devem ter necessariamente uma mentoria apenas, e as demais como

    incentivadores. Um supervisor aconselhvel, para que o mentor tambm seja

    acompanhado.

    O plantador deve exercer em tempo integral.

    preciso fazer uma avaliao para plantador de igreja, para se determinar o nvel de

    adequao.

    Acompanhar os relatrios.

    Estabelecer metas nas parcerias.

    Leonardo Sahium