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Fórum Nacional Permanente de Pós- Graduação em Educação Física Por uma política cientifica para a EF com ênfase na Pós-Graduação Agosto 2006

Fórum Nacional Permanente de Pós-Graduação em Educação Física

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Fórum Nacional Permanente de Pós-Graduação em Educação Física. Por uma política cientifica para a EF com ênfase na Pós-Graduação. Agosto 2006. PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL. - PowerPoint PPT Presentation

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Page 1: Fórum Nacional Permanente de Pós-Graduação em Educação Física

Fórum Nacional Permanente de Pós-Graduação em Educação Física

Por uma política cientifica para a EF com ênfase na Pós-Graduação

Agosto 2006

Page 2: Fórum Nacional Permanente de Pós-Graduação em Educação Física

INICIOU EM 1978INICIOU EM 1978

19 PROGRAMAS 19 PROGRAMAS

GRANDE ÁREA: CIÊNCIAS DA SAÚDEGRANDE ÁREA: CIÊNCIAS DA SAÚDEEducação Física, Fisioterapia, Educação Física, Fisioterapia,

Fonoaudiologia e Terapia ocupacionalFonoaudiologia e Terapia ocupacional

PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL

Page 3: Fórum Nacional Permanente de Pós-Graduação em Educação Física

Nos últimos dez anos – Rumo a consolidação da Pós-Graduação em Educação Física no Brasil

Atualmente 19 programas11 sudeste (4 DO)2 centro-oeste (1 DO)6 sul (2 DO)Norte e Nordeste - nenhum2006 - 2 novos (UFV, UFPelFora do sistemaUFRJUFSM

MinterManausParáParaíba Consórcios

UEL/UEMUFV/UFJF

INCIPIENTE EM RELAÇÃO A OUTRAS ÁREAS

DINTERParaíba

Page 4: Fórum Nacional Permanente de Pós-Graduação em Educação Física

11 programas

nenhum

nenhum

06 programas

02programas

FixaçãoEscassezVeiculaçãoFalta de ação indutoraCriação de grupos de pesquisa

Page 5: Fórum Nacional Permanente de Pós-Graduação em Educação Física

GRANDE ÁREA: CIÊNCIAS DA SAÚDE

ÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA

PROGRAMA IES UFCONCEITO

M D F

CIÊNCIA DA MOTRICIDADE HUMANA UCB/RJ RJ 3 - -

CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA UNIVERSO RJ 3 - -

CIÊNCIAS DA MOTRICIDADE UNESP/RC SP 5 5 -

EDUCAÇÃO FÍSICA UFMG MG 4 - -

CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO UFRGS RS 4 4 -

CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO UDESC SC 3 - -

EDUCAÇÃO FÍSICA UNB DF 3 - -

EDUCAÇÃO FÍSICA UCB DF 4 4 -

EDUCAÇÃO FÍSICA UFES ES 3 - -

EDUCAÇÃO FÍSICA UFPR PR 3 - -

EDUCAÇÃO FÍSICA UEL/UEM PR 3 - -

EDUCAÇÃO FÍSICA UGF RJ 5 5 -

EDUCAÇÃO FÍSICA UFSC SC 4 4 -

EDUCAÇÃO FÍSICA USP SP 5 5 -

EDUCAÇÃO FÍSICA UNICAMP SP 5 5 -

EDUCAÇÃO FÍSICA UNIMEP SP 3 - -

EDUCAÇÃO FÍSICA USJT SP 3 - -

Page 6: Fórum Nacional Permanente de Pós-Graduação em Educação Física

Estabelecer uma Política pró-desenvolvimentista

O que pode ser feito ?Nº de Programas

De que forma? Padrão Mínimo de qualidade para o funcionamento

Padrão Mínimo ? Discutível

Proposta Corpo docenteAtividades de formaçãoInfraestruturaAtividades de pesquisaProdução cientifica

Área de concentraçãoLinhas de pesquisas

Não Nasce de uma hora para outra

Ação Indutora

Page 7: Fórum Nacional Permanente de Pós-Graduação em Educação Física

Como é na atualidade ?

• Todos os programas exceto no quesito produção cientifica são praticamente iguais

Produção cientifica - Item que em qualquer conversa sobre Pós-Graduação é o mais citado

Plano Nacional de Pós- Graduação

Por uma política cientifica para a EF com ênfase na Pós-Graduação

Ensino Pesquisa

Pós-Graduação

IC

Extensão Voluntários

Graduação

Page 8: Fórum Nacional Permanente de Pós-Graduação em Educação Física

• Fornece as diretrizes, estratégias, objetivos e metas para atualizar e configurar a política de pós-graduação e pesquisa no Brasil

Decisões calcadas:• Análises dos resultados da formação de recursos humanos de

alto nível• Nas tendências da distribuição de programas de pós-graduação

e de recursos institucionais pelo país • Na avaliação dos avanços da ciência e da tecnologia• Nas ações das instancias do Sistema Nacional de Pós

Graduação (SNPG)

• Planos tornam-se os guias orientadores para a pós-graduação stricto sensu

• Esta política, inserida no conjunto da política educacional do país, contempla uma estratégia permanente que a organiza e justifica: as relações praticadas entre o Estado e a comunidade científica.

•Planos Nacionais de Pós Graduação (PNPGs)

Page 9: Fórum Nacional Permanente de Pós-Graduação em Educação Física

Anos 70

Expansão dos cursos de pós-graduação ocorriam sem qualquer orientação específica1973

I PNPG, as universidades procuraram modificar as suas estruturas organizacionais

Criados na IES setores específicos para coordenar as atividades de pós-graduação e órgãos colegiados para a instrumentalização normativa interna à universidade

Setores de Pós na IES passam a exercer o controle da qualidade e produtividade dos cursos

Controle e centralização de recursosAgencias fomentadoras

Coordenadores para assumir um caráter Institucional

Page 10: Fórum Nacional Permanente de Pós-Graduação em Educação Física

• Na década de 80, é criada a Associação dos Pró-Reitores de Pós-Graduação FOPROP

• Nos encontros anuais deste fórum sempre foram discutidos documentos com temas de fundamental importância para o desenvolvimento da ciência e tecnologia e do ensino pós-graduado no país

• CNPq e CAPES - Papel expressivo na expansão da pós-graduação na formação de recursos humanos de alto nível

• CAPES – Orientando as suas ações para a formação de pessoal nas universidades tendo como interlocutor o Pró-Reitor de Pós

• CNPq - Direcionando seus esforços para a formação de recursos humanos para a ciência e a pesquisa, tendo como interlocutor o pesquisador

• FAPS – Estadual

• Conselhos Municipais - Municipal

Page 11: Fórum Nacional Permanente de Pós-Graduação em Educação Física

Educação Física nesse contexto• Ações isoladas• Concentração de programas nas regiões Sul e Sudeste• Disparidade Regional é muito alta• Dificuldade de utilização dos recursos advindos das ações indutoras

(Agências)• Fórum de coordenadores (EF/FONO/FISIO/TO – 2004 / Efetivar a

melhoria dos conceitos dos programas• Aumento no nº de programas (Mestrado e Doutorado)• Dificuldade na veiculação (poucos periódicos no Brasil), embora,

esse fato não seja tão verdadeiro (os conceitos têm melhorado)• EF (Social, Pedagógica e Saúde) – Talvez aqui esteja o maior

problema

Page 12: Fórum Nacional Permanente de Pós-Graduação em Educação Física

PÓS-GRADUAÇÃO, PARA QUE ?

O QUE A SOCIEDADE ESPERA DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA?

DOUTORES E MESTRES, O QUE É ISSO?

MESTRADO PROFISSIONAL

MESTRADOS E DOUTORADOS INTERINSTITUCIONAIS

REPRESENTATIVIDADE REGIONAL NOS COMITÊS DA CAPES e CNPQ

INTERAÇÃO UNIVERSIDADE EMPRESA

POLITICA DE PÓS EM EF

FINANCIAMENTO EXISTE UM PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO DA RESTRIÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS

DIFERENÇAS REGIONAIS EXPANSÃO

FÓRUNS DE DISCUSSÃO

DOCENTES, COORDENADORES, ALUNOS E SOCIEDADE

FALTA DISCUSSÃO E AÇÃO

Page 13: Fórum Nacional Permanente de Pós-Graduação em Educação Física

• Interdisciplinaridade e a Transdisciplinaridade• Diferenças regionais• Contribuições do Fórum PG (EF/FONO/FISIO/TO• Contribuições de outros Fóruns• Não tem como pensar a Pós Grad em EF dissociada de

outras áreas• Mapeamento das dificuldades• Subsidiar ações indutoras que permitam uma evolução

rápida da área (Epecifíca por sub área)

Conclusões