Upload
amory
View
51
Download
1
Embed Size (px)
DESCRIPTION
Fórum Nacional Permanente de Pós-Graduação em Educação Física. Por uma política cientifica para a EF com ênfase na Pós-Graduação. Agosto 2006. PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL. - PowerPoint PPT Presentation
Citation preview
Fórum Nacional Permanente de Pós-Graduação em Educação Física
Por uma política cientifica para a EF com ênfase na Pós-Graduação
Agosto 2006
INICIOU EM 1978INICIOU EM 1978
19 PROGRAMAS 19 PROGRAMAS
GRANDE ÁREA: CIÊNCIAS DA SAÚDEGRANDE ÁREA: CIÊNCIAS DA SAÚDEEducação Física, Fisioterapia, Educação Física, Fisioterapia,
Fonoaudiologia e Terapia ocupacionalFonoaudiologia e Terapia ocupacional
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL
Nos últimos dez anos – Rumo a consolidação da Pós-Graduação em Educação Física no Brasil
Atualmente 19 programas11 sudeste (4 DO)2 centro-oeste (1 DO)6 sul (2 DO)Norte e Nordeste - nenhum2006 - 2 novos (UFV, UFPelFora do sistemaUFRJUFSM
MinterManausParáParaíba Consórcios
UEL/UEMUFV/UFJF
INCIPIENTE EM RELAÇÃO A OUTRAS ÁREAS
DINTERParaíba
11 programas
nenhum
nenhum
06 programas
02programas
FixaçãoEscassezVeiculaçãoFalta de ação indutoraCriação de grupos de pesquisa
GRANDE ÁREA: CIÊNCIAS DA SAÚDE
ÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA
PROGRAMA IES UFCONCEITO
M D F
CIÊNCIA DA MOTRICIDADE HUMANA UCB/RJ RJ 3 - -
CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA UNIVERSO RJ 3 - -
CIÊNCIAS DA MOTRICIDADE UNESP/RC SP 5 5 -
EDUCAÇÃO FÍSICA UFMG MG 4 - -
CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO UFRGS RS 4 4 -
CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO UDESC SC 3 - -
EDUCAÇÃO FÍSICA UNB DF 3 - -
EDUCAÇÃO FÍSICA UCB DF 4 4 -
EDUCAÇÃO FÍSICA UFES ES 3 - -
EDUCAÇÃO FÍSICA UFPR PR 3 - -
EDUCAÇÃO FÍSICA UEL/UEM PR 3 - -
EDUCAÇÃO FÍSICA UGF RJ 5 5 -
EDUCAÇÃO FÍSICA UFSC SC 4 4 -
EDUCAÇÃO FÍSICA USP SP 5 5 -
EDUCAÇÃO FÍSICA UNICAMP SP 5 5 -
EDUCAÇÃO FÍSICA UNIMEP SP 3 - -
EDUCAÇÃO FÍSICA USJT SP 3 - -
Estabelecer uma Política pró-desenvolvimentista
O que pode ser feito ?Nº de Programas
De que forma? Padrão Mínimo de qualidade para o funcionamento
Padrão Mínimo ? Discutível
Proposta Corpo docenteAtividades de formaçãoInfraestruturaAtividades de pesquisaProdução cientifica
Área de concentraçãoLinhas de pesquisas
Não Nasce de uma hora para outra
Ação Indutora
Como é na atualidade ?
• Todos os programas exceto no quesito produção cientifica são praticamente iguais
Produção cientifica - Item que em qualquer conversa sobre Pós-Graduação é o mais citado
Plano Nacional de Pós- Graduação
Por uma política cientifica para a EF com ênfase na Pós-Graduação
Ensino Pesquisa
Pós-Graduação
IC
Extensão Voluntários
Graduação
• Fornece as diretrizes, estratégias, objetivos e metas para atualizar e configurar a política de pós-graduação e pesquisa no Brasil
Decisões calcadas:• Análises dos resultados da formação de recursos humanos de
alto nível• Nas tendências da distribuição de programas de pós-graduação
e de recursos institucionais pelo país • Na avaliação dos avanços da ciência e da tecnologia• Nas ações das instancias do Sistema Nacional de Pós
Graduação (SNPG)
• Planos tornam-se os guias orientadores para a pós-graduação stricto sensu
• Esta política, inserida no conjunto da política educacional do país, contempla uma estratégia permanente que a organiza e justifica: as relações praticadas entre o Estado e a comunidade científica.
•Planos Nacionais de Pós Graduação (PNPGs)
Anos 70
Expansão dos cursos de pós-graduação ocorriam sem qualquer orientação específica1973
I PNPG, as universidades procuraram modificar as suas estruturas organizacionais
Criados na IES setores específicos para coordenar as atividades de pós-graduação e órgãos colegiados para a instrumentalização normativa interna à universidade
Setores de Pós na IES passam a exercer o controle da qualidade e produtividade dos cursos
Controle e centralização de recursosAgencias fomentadoras
Coordenadores para assumir um caráter Institucional
• Na década de 80, é criada a Associação dos Pró-Reitores de Pós-Graduação FOPROP
• Nos encontros anuais deste fórum sempre foram discutidos documentos com temas de fundamental importância para o desenvolvimento da ciência e tecnologia e do ensino pós-graduado no país
• CNPq e CAPES - Papel expressivo na expansão da pós-graduação na formação de recursos humanos de alto nível
• CAPES – Orientando as suas ações para a formação de pessoal nas universidades tendo como interlocutor o Pró-Reitor de Pós
• CNPq - Direcionando seus esforços para a formação de recursos humanos para a ciência e a pesquisa, tendo como interlocutor o pesquisador
• FAPS – Estadual
• Conselhos Municipais - Municipal
Educação Física nesse contexto• Ações isoladas• Concentração de programas nas regiões Sul e Sudeste• Disparidade Regional é muito alta• Dificuldade de utilização dos recursos advindos das ações indutoras
(Agências)• Fórum de coordenadores (EF/FONO/FISIO/TO – 2004 / Efetivar a
melhoria dos conceitos dos programas• Aumento no nº de programas (Mestrado e Doutorado)• Dificuldade na veiculação (poucos periódicos no Brasil), embora,
esse fato não seja tão verdadeiro (os conceitos têm melhorado)• EF (Social, Pedagógica e Saúde) – Talvez aqui esteja o maior
problema
PÓS-GRADUAÇÃO, PARA QUE ?
O QUE A SOCIEDADE ESPERA DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA?
DOUTORES E MESTRES, O QUE É ISSO?
MESTRADO PROFISSIONAL
MESTRADOS E DOUTORADOS INTERINSTITUCIONAIS
REPRESENTATIVIDADE REGIONAL NOS COMITÊS DA CAPES e CNPQ
INTERAÇÃO UNIVERSIDADE EMPRESA
POLITICA DE PÓS EM EF
FINANCIAMENTO EXISTE UM PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO DA RESTRIÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS
DIFERENÇAS REGIONAIS EXPANSÃO
FÓRUNS DE DISCUSSÃO
DOCENTES, COORDENADORES, ALUNOS E SOCIEDADE
FALTA DISCUSSÃO E AÇÃO
• Interdisciplinaridade e a Transdisciplinaridade• Diferenças regionais• Contribuições do Fórum PG (EF/FONO/FISIO/TO• Contribuições de outros Fóruns• Não tem como pensar a Pós Grad em EF dissociada de
outras áreas• Mapeamento das dificuldades• Subsidiar ações indutoras que permitam uma evolução
rápida da área (Epecifíca por sub área)
Conclusões