PRESS RELEASE 2011x - · PDF filecomunicação e o marketing esportivo, contribuiu para o incremento das vendas. Havaianas ... da razão social, para Alpargatas S.A. Com isso,

• Press Release 4T11 e Ano 2011

GERAO DE CAIXA DE R$ 281,4 MILHES SE DESTACA NO DESEMPENHO DA

ALPARGATAS EM 2011. A RECEITA LQUIDA CONSOLIDADA CRESCEU 15,4% ATINGINDO R$ 2,6

BILHES E O LUCRO LQUIDO DE R$ 307,4 MILHES O MAIOR REGISTRADO PELA

EMPRESA.

INTRODUO Em 2011, a Alpargatas deu passos importantes rumo ao objetivo de tornar-se uma empresa global de marcas desejadas. Os investimentos realizados a levaram a um desempenho destacado no setor de calados brasileiro e possibilitaram a robustez necessria para a multiplicao do crescimento nos prximos anos. Evoluram o volume de vendas e a receita lquida que atingiu R$ 2,6 bilhes, valor 15,4% superior ao de 2010, resultante da comercializao de 249,6 milhes de pares de calados e peas de vesturio e acessrios. O aumento de 2,3% no volume ficou acima da mdia do setor de calados resultando em ganho de participao de mercado para as marcas da Companhia.

1. Mercado de Capitais

Cotaes: (16/03/2012) ALPA3 R$ 16,01 ALPA4 R$ 16,00 Valor de Mercado: R$ 5,6 bilhes

2. Teleconferncia Data: 19/03/2012 s 17h00 Telefone:

(55 11) 4688-6361 Senha: Alpargatas Slides:

Palestrantes:

Mrcio Utsch Diretor-Presidente

Jos Roberto Lettiere CFO

3. Relaes com Investidores [email protected] [email protected] [email protected]

4. Site de RI:

• DIVULGAO DOS RESULTADOS 4T11 E ANO 2011

A Alpargatas superou a alta das commodities e investiu em projetos estruturantes fundamentais para continuar a crescer nos mercados brasileiro e internacional de calados, vesturio e acessrios.

220,5 218,9

244,0249,6

Volume de Vendas ConsolidadoCalados, Vesturio e Acessrios

(milhes de unidades)

Crescimento mdio anual: 4,2%

1.658,81.927,0

2.231,92.574,7

2008 2009 2010 2011

Receita Lquida Consolidada(R$ milhes )

Crescimento mdio anual: 15,8%

245,2289,5

400,3 404,5

2008 2009 2010 2011

EBITDA Consolidado(R$ milhes )

Crescimento mdio anual: 18,2%

303,1 307,4

2008 2009 2010 2011

Lucro Lquido Consolidado(R$ milhes )

Crescimento mdio anual: 21,1%

• DIVULGAO DOS RESULTADOS 4T11 E ANO 2011

O modelo de negcios da Alpargatas, com foco na criao e gesto de marcas desejadas, tem proporcionado a gerao consistente de caixa, tornando a Companhia cada vez mais slida financeiramente. A gerao operacional de caixa, de R$ 281,4 milhes, destaca-se no desempenho de 2011. Um importante indicador monitorado durante o ano foi o Ciclo de Converso de Caixa (CCC), que evoluiu positivamente com o aprimoramento da gesto das contas circulantes da Empresa. O encurtamento de 14 dias no CCC teve participao importante na gerao de recursos financeiros. O Ciclo de Caixa, que era de 66 dias no encerramento de 2010, passou para 52 dias, ao final de 2011. O aumento da gerao de caixa resultou em posio financeira lquida positiva de R$ 435,1 milhes em 31 de dezembro de 2011, consolidando a solidez financeira da Alpargatas.

49,8

293,1320,9

2008 2009 2010 2011

Gerao Operacional de Caixa(R$ milhes )

177,0 306,6

654,7 671,0

(369,3)

(196,2)(296,0) (235,9)

(192,3)

358,7 435,1

31 12 2008 31 12 2009 31 12 2010 31 12 2011

Posio Financeira Lquida Consolidada(R$ milhes)

Caixa Endividamento Financeiro Consolidado Posio Financeira Lquida Consolidada

• DIVULGAO DOS RESULTADOS 4T11 E ANO 2011

A Alpargatas continuou a inovar, crescer o varejo, abrir novos mercados e investir em projetos estruturantes em diversas reas para elevar sua gesto a padro classe mundial.

Inovao A inovao foi expressa nos lanamentos de sandlias e artigos esportivos e, com a comunicao e o marketing esportivo, contribuiu para o incremento das vendas. Havaianas se fortaleceu na categoria infanto-juvenil com as sandlias estampadas com personagens da Disney e da Warner, e Dup, com estampas da Turma da Mnica. Foram lanadas as galochas (botas de borracha) na Europa, como forma de compensar a sazonalidade nas vendas de sandlias, e colocada nos mercados brasileiro e internacional a quarta coleo dos calados fechados Soul Collection. As edies especiais, como a Havaianas Missoni, foram sucesso mundial. Topper reforou a liderana em futebol, no Brasil e na Argentina, por meio do lanamento da linha Instinct de chuteiras e vesturio, e avanou no rugby brasileiro, com produtos para esse esporte. Rainha foi renovada e ingressou na categoria running active com o lanamento dos tnis e do vesturio para essa modalidade esportiva. Mizuno apresentou crescimento da participao na categoria running performance com a ampliao da linha Wave de tnis de corrida e ingressou no vlei e no futebol, com calados para esses esportes. Timberland ampliou o portflio de produtos e registrou crescimento de vendas, com os lanamentos de calados para a prtica de atividades outdoor. Sete Lguas completou 50 anos. Um evento importante no ano foi a alterao da logomarca corporativa e da razo social, para Alpargatas S.A. Com isso, a universalizao de sua imagem alinha-se estratgia de internacionalizao, que vem sendo executada por um time de empreendedores.

Crescimento do Varejo

O varejo Alpargatas continuou a se expandir no Brasil e exterior. As franquias Havaianas somaram 211 lojas, com a abertura de 80 unidades no ano. Alm das duas lojas prprias Havaianas em So Paulo, outras foram inauguradas, em Londres, Paris, Roma, Valncia e Nova York. Lojas Topper foram abertas em Buenos Aires. O canal e-commerce teve timo desempenho. A loja virtual Havaianas registrou crescimento de 238% na receita lquida, e a Timberland, de 23%.

• DIVULGAO DOS RESULTADOS 4T11 E ANO 2011

Abertura de Mercados Nos Estados Unidos, houve um movimento estratgico importante, com o atendimento direto a varejistas independentes, antes atendidos via distribuidor local. A partir de janeiro de 2012, essa mudana refletir em melhor nvel de servio dos 2 mil pontos de venda no pas e em incremento de receita e rentabilidade nas vendas de Havaianas. ndia, Paquisto e Indonsia so os novos mercados de exportao que se somaram aos outros 79 pases onde Havaianas j so comercializadas. Para prosseguir com a estratgia de tornar Topper uma marca relevante no mercado sul-americano de artigos esportivos, foram iniciadas exportaes para o Peru e a Colmbia, a partir da Argentina.

Projetos Estruturantes

Na cadeia de suprimentos, houve avano na execuo do Projeto Lgica. Os novos processos introduzidos nas fbricas de calados esportivos durante o ano elevaram a qualidade dos servios prestados aos clientes e reduziram, de 18 para 12 meses, o time to market de lanamento dos calados. Na rea de Sourcing, a parceria com fornecedores foi reforada para garantir qualidade, agilidade e flexibilidade nas aquisies de insumos e produtos acabados. Para atender demanda crescente por Havaianas foi iniciada a construo de uma fbrica de sandlias de borracha em Montes Claros, Minas Gerais, que ter capacidade instalada para produzir at 100 milhes de pares/ano, com infraestrutura para chegar a 150 milhes de pares, em cinco anos. Foram descentralizadas as atividades de pesquisa e desenvolvimento, para se manterem mais prximas dos gestores das unidades de negcio, ampliando o foco em inovao. Em Tecnologia da Informao, iniciou-se a construo de uma arquitetura global que trar maior rapidez no processamento das informaes e um sistema de inteligncia para a tomada de decises mais geis nas diferentes reas da Companhia. Finanas mudou a ferramenta de elaborao do oramento e adotou nova metodologia de anlise e apresentao dos resultados gerenciais. Recursos Humanos executou uma srie de projetos que visam ao aperfeioamento da forma de desenvolver e avaliar os talentos internos.

• DIVULGAO DOS RESULTADOS 4T11 E ANO 2011

Todo esse trabalho resultou em mais valor aos acionistas, que, alm de se beneficiarem da valorizao de 15% das aes preferenciais, foram remunerados em R$ 78,6 milhes em forma de juros sobre o capital prprio referentes ao exerccio de 2011, valor que representa 49% do lucro lquido distribuvel no ano.

ndice 100= 31/12/2010

ALPA4 IBOVESPA

Evoluo das Aes Preferenciais (ALPA4) em 2011

• DIVULGAO DOS RESULTADOS 4T11 E ANO 2011

1. DESEMPENHO DOS NEGCIOS NACIONAIS 1.1. Volume de Vendas e Receita Lquida A Alpargatas comercializou no ano 211,4 milhes de pares de sandlias e de calados e peas de vesturio e de acessrios no Brasil, volume 2% superior ao de 2010. Contriburam para o incremento do volume (i) o lanamento da coleo 2011/2012 de sandlias Havaianas e Dup, (ii) os novos modelos de calados esportivos Topper, Mizuno e dos tnis Timberland e (iii) a abertura de franquias Havaianas. Volume maior, combinado com a fora das marcas e a eficcia na administrao da poltica comercial e na gesto das vendas, que priorizaram a comercializao de produtos de maior valor agregado, fez a receita lquida das operaes nacionais subir 15,1% em relao de 2010, atingindo R$ 1,9 bilho. No 4 trimestre, foram vendidas 56,3 milhes de unidades, quantidade equivalente a 97% da registrada no mesmo perodo de 2010, que geraram receita de R$ 536,1 milhes, montante 12,1% maior que o do 4T10.

207,2211,4