Relatorio Anual 2013

Assembleia

Diretor Nacional

Gerson Pacheco

Airton Maia NogueiraAmi Ribeiro de AmorimDalton Penedo SardenbergDavidson FreitasEdnilton Gomes de SoárezGeraldo CalimanGilson MagalhãesGuilherme SoárezHerbert Borges Paes de BarrosJadyr Elon Braga

Expediente

III

3 4www.childfundbrasil.org.br

Palavra doDiretor Nacional

“Precisamos nos unir no resgate de nossas crianças. É a hora e a vez de brasileiros cuidarem de brasileiros.”

O ano de 2013 começou com boas novas para o país: os 40% mais pobres entre os brasileiros entraram o ano com uma renda 9,9% mais alta do que no ano anterior*. Para nós, que trabalhamos incansavelmente combatendo a pobreza no Brasil, essa foi uma excelente notícia. Significa que seguimos no caminho certo no tocante a dar ao maior número possível de pessoas uma chance de conquistar condições que as distanciem cada vez mais do horror da miséria e da fome.

Entretanto, quando traduzimos as estatísticas em números absolutos, somos toma-dos pelo sentimento de que ainda há muito por fazer. O Brasil ainda possui 15,7 milhões de pessoas cujas famílias vivem com R$ 150 mensais per capita. Destas, 6,5 milhões vivem o milagre cotidiano de conseguir sobreviver com R$ 75 por mês. É uma vez e meia a população de um país como a Bélgica!

Por isso, seguimos na luta do enfrentamento a essa mazela centenária, até que não haja mais brasileiros nessas condições. E para isso contamos cada vez mais com seu apoio, que, com um coração generoso, se dispôs em 2013 a estender a mão ao seu próximo.

Esse apoio se faz cada vez mais necessário, uma vez que o apadrinhamento de crianças brasileiras por estrangeiros vem diminuindo ano a ano. Precisamos nos unir no resgate de nossas crianças. É a hora e a vez de brasileiros cuidarem de brasilei-ros. Sigamos juntos nesse propósito.

*Segundo a publicação Duas décadas de desigualdade e pobreza no Brasil medidas pela PNAD/IBGE, publicada em 2013 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA.

5 www.childfundbrasil.org.br

Palavra doPresidente

“A educação cidadã e a formação profissional são as únicas formas de gerar uma mudança positiva, profunda e duradoura em uma vida.”

Assumi a presidência do ChildFund Brasil em 2012, mas, antes disso, já venho há algum tempo construindo uma história como educador e gestor de educação que me faz mais e mais convicto de que ela, a educação, é uma poderosa ferra-menta para desenvolver o ser humano e a sociedade.

E é exatamente ela que é nossa maior aposta nas comunidades atendidas pelo ChildFund Brasil. A educação cidadã e a formação profissional são as únicas formas de gerar uma mudança positiva, profunda e duradoura em uma vida, uma comunidade, um país. A educação formal cabe ao sistema de ensino brasileiro. Já a troca de valores que transforma o ser humano de dentro para fora está ao alcance de todos nós.

Nosso convite é para que você doe do seu amor, tempo e atenção aos milhões de brasileirinhos e brasileirinhas em formação neste país. As crianças têm a capacida-de de criar significados que podem perdurar por toda a vida. Vamos mostrar a elas que todas têm valor! Vamos ajudá-las a enxergar um futuro que vai além do ciclo de pobreza e violência que prende suas famílias há décadas.

E vamos possibilitar a elas agarrar esse futuro de forma a romper com o mal que as cerca e florescer como uma planta bem cuidada e regada, que a seu tempo dará muitos e bons frutos.

O ChildFund Brasil – Fundo para Crianças trabalha por esse sonho. Sonho que já virou realidade em milhares de vidas que passaram por esta organização em seus 47 anos de existência e que pode se realizar em muitas outras vidas.

6www.childfundbrasil.org.br 6

Quem somos

Há 47 anos no país, o ChildFund Brasil – Fundo para Crianças é uma organização de desenvolvimento social, que, por meio de uma sólida experiência na elaboração e monitoramento de programas e projetos sociais, mobiliza pessoas para a transfor-mação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situa-ção de risco social são apoiados para que possam exercer com plenitude seu direi-to à cidadania.

Visando promover resultados duradouros, nossos projetos sociais são desenvolvidos com o envolvimento das famílias e comunidades assistidas e da sociedade, com vistas à criação de ambientes de proteção e cuidado para crianças, adolescentes e jovens.

Acreditamos que, dessa forma, as crianças podem se desenvolver e tornar-se adul-tos capazes de construir um futuro saudável em todos os sentidos. E, quando conse-guimos mudar o futuro de uma criança, mudamos também o mundo.

Missão e valores

Apoiar o desenvolvimento de crianças em situação de privação, exclusão e vulne-rabilidade social, tornando-as capazes de realizar melhorias em suas vidas e dando a elas oportunidade de se tornar jovens, adultos, pais e líderes que conferirão mu-danças sustentáveis e positivas às comunidades.

Mobilizar pessoas e instituições para que atuem na valorização, proteção e promo-ção dos direitos das crianças na sociedade.

3 www.childfundbrasil.org.br 7www.childfundbrasil.org.br

O que fazemos

O “negócio” do ChildFund Brasil é transformar vidas. Para isso, a organização conta com o apoio de vários parceiros locais, como organizações sociais, lideranças comunitárias, voluntários e instituições, para promover mudanças positivas nas comunidades em que atua.

A atuação com as organizações parceiras acontece por meio da utilização de metodologias participativas voltadas para o desenvolvimento local. As crianças, os adolescentes e os jovens participam ativamente dos processos, assegurando-se que suas opiniões sejam consideradas e respeitadas em todas as etapas.

O ChildFund Brasil atua por tempo determinado nas comunidades que atende, por meio de projetos sociais desenvolvidos e executados em parceria com as organiza-ções locais. Concluída a participação do ChildFund Brasil, a organização parceira dá continuidade às atividades previstas na metodologia que estejam ligadas ao desenvolvimento das comunidades.

O ChildFund Brasil estabelece um modelo de governança com as organizações parceiras alinhado aos objetivos estratégicos estabelecidos. As organizações rece-bem capacitação técnica, apoio financeiro e tecnológico que sustentam os pro-cessos de gestão organizacional dos projetos sociais. Para assegurar a transparên-cia na gestão dos recursos, essas organizações são auditadas anualmente e se comprometem com a conduta ética do ChildFund Brasil.

Para evidenciar e avaliar os impactos sociais obtidos, o ChildFund Brasil sistematiza o conhecimento e as tecnologias sociais desenvolvidas por meio de sua prática. O registro se torna imprescindível para compartilhar com os atores envolvidos as experiências aprendidas.

Relatório Anual 2013

4www.childfundbrasil.org.brwww.childfundbrasil.org.brwww.childfundbrasil.org.br 8

15.881crianças

de 0 a 5 anos

638comunidades

atendidas

46municípiosassistidos

28.514jovens

de 16 a 24 anos

27.861pessoas

beneficiadasindiretamente

55.146crianças

de 6 a 14 anos

58.308adultos

Nossosbeneficiários

EdiçãoLuza Marinho, Ronaldo Martins

FotografiaAcervo ChildFund Brasil

Projeto gráficoFábio Veloso T. Alvim

RevisãoPedro Jorge Fonseca

O ChildFund Brasil traçou para o quinquênio 2010-2015 uma estratégia de atuação baseada em uma profunda análise da pobreza infantil no Brasil. Trata-se da Estratégia Pas-siflora, que foi fundamentada sobre uma análise social criteriosa realizada sob a lente do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), dos conceitos de Privação, Exclusão e Vulnerabilidade (PEV) e do levantamento de informações junto às próprias crianças, adolescentes, jovens e suas famílias sobre a pobreza infantil.

As informações trouxeram um diagnóstico inquietador: as crianças são vulneráveis principalmente quanto às violações de direitos, à pobreza e à iniquidade em nosso país.

CriançasAdolescentesJovensFamíliasComunidades

Direito à vida e à saúde;à liberdade, ao respeito e à dignidade;à convivência familiar e comunitária;

à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer;à profissionalização e à proteção no trabalho.

PEVPrivaçãoExclusão

Vulnerabilidade

EstratégiaPassiflora

9www.childfundbrasil.org.br

Milhares de crianças, adolescentes e jovens enfrentam diversas situações de privação no Brasil, como: pouco acesso a saneamento básico e a serviços de saúde; baixíssima renda familiar e falta de qualificação profis-sional; insegurança alimentar; ausência de moradia adequada e de educação de qualidade.

O país possui reflexos culturais e comportamentais evidentes de exclusão, como a discriminação pela

renda, deficiência, raça e desigualdade de gênero, evidenciadas no mercado de trabalho, nas ocupa-

ções políticas e nas relações sociais. Conforme cons-tatado nas consultas comunitárias, as crianças sofrem

com preconceitos e discriminação racial, principal-mente no ambiente escolar.

Nos primeiros anos de vida, as crianças brasileiras em situação de pobreza são extremamente vulneráveis às situações de abuso e violência, insegurança alimen-tar, desnutrição, negligência e falta de segurança. Esses problemas são agravados pela desestrutura familiar, pela ausência da mulher no lar em função do trabalho externo e pelo abandono paterno.

Privação

Exclusão

Vulnerabilidade

PEV - Privação, Exclusão e Vulnerabilidade

10www.childfundbrasil.org.br

I. Eixo vital

III. Enfoques estratégicos

II. Sistema central

1. Vínculo criança-padrinho Comunicação autêntica

7. Participação autêntica8. Valorização de todas as pessoas9. Desenvolvimento institucional10. Incidência em políticas públicas

2. Famílias e Organizações Protetoras e Integradas para o Desenvolvimento3. Bebês Saudáveis e Seguros4. Crianças Educadas e Confiantes5. Jovens Capacitados e Participativos6. Sociedade Comprometida com os Direitos das Crianças

11www.childfundbrasil.org.br

Tecnologias sociais

13www.childfundbrasil.org.br

Relatório Anual 2013

O Olhares em Foco foi criado para democratizar a informação através da fotografia, utilizando-a como instrumento de arte, reflexão, informação e capacitação. O projeto provoca a reflexão nas crianças e jovens sobre seu contexto, levando-os a se tornar transformadores de sua própria realidade, além de fortalecer sua identidade pessoal e coletiva e fomentar a cidadania entre os participantes e suas comunidades.

Espaço comunitário de convivência onde é possível reunir gerações através de brincadeiras, música, dança, teatro e contações

de histórias. O projeto colabora para o fortalecimento da identidade local das comunidades e proporciona às crianças a vivência cultural. As ações são pautadas pelo respeito às tradições, pela solidariedade

entre as pessoas e pela prática da cidadania.

O projeto visa ao aproveitamento eficiente de recursos hídricos localmente disponíveis através de técnicas de captação, manejo e conservação da água de chuva. As famílias recebem continuamente educação ambiental com foco no abasteci-mento hídrico comunitário e individual.

Olhares em Foco

Casinha de Cultura

Água para a Vida

"Eu resolvi participar do Olhares em Foco porque era uma novidade. Quando comecei, aprendi muitas coisas, tive novas oportunidades. Fiquei muito feliz também porque participei de um concurso e as minhas fotos foram escolhidas."

Caio Gabriel Rodrigues Gomes, 13 anos, de Vespasiano, MG, vencedor de um concurso fotográfico promovido pela Organização Mundial de Saúde em 2013

Aflatoun & Aflateen

14www.childfundbrasil.org.br

Relatório Anual 2013

“O Aflatoun veio ajudar adolescentes e crianças a atuar de forma consciente diante da economia, fortalecendo seu pensamento como seres humanos responsáveis e agentes de mudanças significativas que começam neles próprios e impactam a comunidade.”

Raimundo Nonato Pires, monitor de um grupo Aflatoun em São Luís do Curu, CE

A metodologia Aflatoun e seu derivado Aflateen têm como missão inspirar as crianças e jovens a levar uma vida responsável e ser agentes de mudança em suas próprias vidas. Através da educação social e financeira, visa ajudar os participantes a pensar de forma crítica, aprender sobre os direitos e responsabilidades e adquirir conhecimentos e competências financeiras que lhes permitam alcançar os participantes e suas comunidades.

Gol.d

“Através do Gol.d aprendi a costurar, já tenho minha máquina e com o dinheiro das vendas pago algumas contas como: luz, água e coisas para os meninos. Estou muito satisfeita, pois aprendi sobre negócios e como poupar dinheiro.”

Ana Alves de Sousa, integrante do grupo Gol.d Nova Esperança, em Minas Novas, MG

O Gol.d é um projeto criado para reduzir os níveis de pobreza através da geração de oportunidades e aumento da renda das famílias participantes. Ele consiste na associação informal de 10 a 20 pessoas de uma mesma região, na maioria mulheres empobrecidas, onde todos se ajudam e consequentemente melhoram suas condições de vida, afastando-se da linha da pobreza. Sob a orientação de agentes de desenvolvimento, os participantes desse grupo transformam economicamente suas vidas por meio do crescimento de microempreendimentos.

15www.childfundbrasil.org.br

Relatório Anual 2013

O Monitoramento Jovem de Políticas Públicas (MJPOP) é uma metodologia focada na formação e empoderamento de grupos

juvenis, a fim de proporcionar participação política a crianças, adolescentes e jovens. Esses grupos se envolvem diretamente com o

monitoramento de políticas e serviços públicos, discutindo-os e buscando alternativas para que os mesmos se cumpram ou sejam

mais eficientes, sobretudo nas comunidades onde vivem.

Animador Comunitário

MJPOP

“Esse projeto ajudou muito na minha formação humana e autoestima. Hoje posso dizer que a bagagem que trago é muito grande, é muito valiosa: tenho um bom conhecimento para lidar com o público e para buscar os meus direitos e exercer a minha cidadania. Graças a essa ajuda, a esperança de um futuro melhor se renova a cada dia.” Cássia Aparecida Cardoso, animadora comunitária em Francisco Badaró, MG

O ChildFund Brasil encoraja, forma e fortalece o envolvimento de lideranças comunitárias e voluntários em todo o trabalho desenvolvido nas comunidades que assiste.

Pensando no desafio de incrementar a qualidade das ações desenvolvidas pelos voluntários, foi criada a metodologia Animador Comunitário - Educação Permanente de Pais, Mães e Jovens. O objetivo é a capacitação continuada de líderes comunitários conhecidos agora como Animadores Comunitários. O resultado são voluntários transformadores que conseguem conquistar resultados positivos para sua própria vida, família e comunidade.

Relatório Anual 2013

Terapia Comunitária Integrativa (TCI)

“Minha vida mudou muito, antes eu tinha medo, era uma pessoa cismada e me sentia culpada. Depois que coloquei meu tema na roda, eu saí mais leve, e agora me sinto bem. Agora eu sempre convido minhas amigas para participar porque é uma coisa muito boa.”

Eva Aparecida Leite Silva, dona de casa, mãe de cinco filhos e moradora de Carbonita, MG

Essa metodologia baseia-se em um espaço de acolhimento e de partilha de sentimentos e experiências e no estímulo à formação de uma rede social solidária para enfrentar os problemas do cotidiano. Compreendida como uma prática de intervenção social de caráter transformador, promoção da saúde e de cuidado, favorece os encontros interpessoais e intercomunitários que ampliam a interlocução entre os participantes e possibilitam a emergência dos recursos culturais locais, ampliando ou gerando rede de apoio e proteção social, com o fortalecimento dos vínculos.

16www.childfundbrasil.org.br

Kit Família Brasileira Fortalecida

“O kit Família Brasileira Fortalecida trouxe muita informação de como cuidar do bebê. Quanta criança sofre ainda violência, fome, falta de uma educação melhor dentro de sua própria comunidade! O projeto trouxe a esperança de um futuro melhor para nossas crianças.”

Francilanja Ferreira da Silva, moradora de Limoeiro do Norte, CE, e mãe de Ana Lívia, de sete meses

O kit Família Brasileira Fortalecida contém cinco álbuns que explicam os cuidados necessários com as crianças desde a gestação até seis anos de idade, período de vida determinante para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. A metodologia foi criada pela Unicef e é replicada em diversas comunidades atendidas pelo ChildFund Brasil.

17www.childfundbrasil.org.br

Melhor de Mim

O Melhor de Mim é um projeto fruto de uma parceria entre o ChildFund Brasil e a Fundação Telefônica Vivo, que tem como foco combater e prevenir o trabalho infantil. O objetivo é abordar o trabalho infantil por meio da conscientização dos públicos diretamente envolvidos nele, beneficiando 500 crianças e adolescentes entre seis e 14 anos de idade. O projeto tem duração de dois anos e teve início em 2013 em quatro municípios do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais: Comercinho, Jequitinhonha, Veredinha e Minas Novas.

“Com o incentivo de meus familiares consegui terminar o ensino médio e com a ajuda da minha madrinha Stephanie prestei vestibular, passei e consegui concluir o ensino superior. Agradeço a Deus pelas vitórias alcançadas e a Stephanie pelo apoio, amor e carinho que sempre nos dedicou. Muitas vezes lutei contra o cansaço do dia a dia. Mas hoje olho para trás e vejo a importância do ChildFund Brasil na minha vida e na da minha família. Sinto o quanto é importante a solidariedade e o poder de modificar os rumos de vida das pessoas. Obrigado, Stephanie, pelas inúmeras vezes em que me emocionou, obrigado pelo seu amor e carinho.” Maria Sebastiana Ferreira dos Santos, ex-apadrinhada em São Luís do Curu, CE, hoje mãe de família dedicada e profissional com ensino superior

Programa de Apadrinhamento

O apadrinhamento é a força-motriz do ChildFund Brasil para a transformação de crianças, suas famílias e comunidades. Um padrinho ou madrinha é uma pessoa que se compromete a doar no mínimo R$ 57 por mês para melhorar a qualidade de vida de uma criança em situação de privação, exclusão e vulnerabilidade social.

Essa contribuição é aplicada na realização e monitoramento de programas sociais nas áreas de educação, saúde, segurança alimentar e nutricional, conscientização socioambiental, acesso à água, cultura, geração de trabalho e renda e muito mais, assim como no desenvolvimento de atividades operacionais e administrativas da organização.

Através do apadrinhamento é possível participar da transformação da vida de uma criança e da perspectiva dela em relação ao futuro desejado. Esse vínculo, que interliga sentimentos, distâncias e realidades tão diferentes, faz bem tanto para quem apoia quanto para quem recebe o apoio. Por isso, o ChildFund Brasil acredita que o nosso trabalho não é ajuda, é transformação.

18www.childfundbrasil.org.br

Onde estamos

19www.childfundbrasil.org.br

Transparência

Todas as operações e atividades financeiras do ChildFund Brasil são acompanhadas sistematicamente por pessoal técnico especializado e auditadas por auditores independentes, atendendo às exigências da legislação e a procedimentos próprios. Em uma escala mais ampla, as movimentações financeiras também são supervisionadas pelo ChildFund International, que adota uma auditoria em rede para acompanhar os controles internos em diferentes países.

São feitas auditorias externas nos demonstrativos financeiros do ChildFund Brasil e em todas as organizações parceiras por empresa registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Tudo para que os padrinhos, madrinhas, parceiros e doadores da organização sintam-se tranquilos com relação à utilização dos valores investidos.

Na página seguinte estão listadas as empresas que auditaram os demonstrativos financeiros do ChildFund Brasil nos últimos 10 anos. Os dados contábeis disponíveis neste relatório anual foram auditados pela Baker Tilly Brasil, empresa internacional de auditoria presente em 137 países e 8ª maior do mundo.

www.childfundbrasil.org.brwww.childfundbrasil.org.br 20

www.childfundbrasil.org.brwww.childfundbrasil.org.br

Casper Auditoria Independente

e Revisão Auditoria Independente

Casper Auditoria Independente

e Revisão Auditoria Independente

TrevisanAuditoria Independente

TrevisanAuditoria Independente

Ernst &Young Terco

Baker Tilly

e Demonstrações Contábeis

31 de dezembro de 2013 e 2012

Relatório dos Auditores Independentes

AS DEMONSTRAÇÕES

(“Entidade”), que e as respectivas

patrimônio social e dos fluxos de práticas

contábeis

s no Brasil, , e pelos controles

trações

éticas

enção de contábeis.

contábeis, independentemente se

propriados nas

itas pela administração, contábeis tomadas em

RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES SOBRECONTÁBEIS PAR – 14/038

Aos Administradores e Associados do CHILD FUND BRASIL Belo Horizonte - MG

Examinamos as demonstrações contábeis do CHILD FUND BRASILcompreendem o balanço patrimonial em 31 de dezembro de 2013demonstrações do superávit/ (déficit), das mutações do caixa para o exercício findo naquela data, assim como o resumo das principaiscontábeis e demais notas explicativas.

Responsabilidade da administração sobre as demonstrações

A administração da Entidade é responsável pela elaboração e adequada apresentação das demonstrações contábeis de acordo com as práticas contábeis adotadaaplicáveis às Entidades sem Finalidade de Lucros (NBC ITG 2002)internos que ela determinou como necessários para permitir a elaboração de demonscontábeis livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro.

Responsabilidade dos auditores independentes

Nossa responsabilidade é a de expressar uma opinião sobre essas demonstrações contábeis com base em nossa auditoria, conduzida de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria. Essas normas requerem o cumprimento de exigênciaspelos auditores e que a auditoria seja planejada e executada com o objetivo de obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis estão livres de distorção relevante.

Uma auditoria envolve a execução de procedimentos selecionados para obtevidência a respeito dos valores e divulgações apresentados nas demonstrações Os procedimentos selecionados dependem do julgamento do auditor, incluindo a avaliação dos riscos de distorção relevante nas demonstrações causada por fraude ou erro. Nessa avaliação de riscos, o auditor considera os controles internos relevantes para a elaboração e adequada apresentação das demonstrações contábeis da Entidade para planejar os procedimentos de auditoria que são acircunstâncias, mas não para fins de expressar uma opinião sobre a eficácia desses controles internos da Entidade. Uma auditoria inclui a avaliação da adequação das práticas contábeis utilizadas e a razoabilidade das estimativas contábeis febem como a avaliação da apresentação das demonstrações conjunto.

Acreditamos que a evidência de auditoria obtida é suficiente e apropriada para fundamentar nossa opinião.

Relatório Anual 2013

Em nossa opinião, as demonstrações contábeis acima referidas apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira do CHILD FUND BRASIL em 31 de dezembro de 2013, o desempenho de suas operações e os seus fluxos de caixa para o exercício findo naquela data, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil aplicáveis às entidades sem finalidade de lucro. Outros assuntos As demonstrações contábeis do CHILD FUND BRASIL em 31 de dezembro de 2012, apresentadas para fins de comparação, foram auditadas por outros auditores independentes que emitiram relatório datado de 22 de abril de 2013, que não conteve nenhuma modificação. Belo Horizonte, 24 de abril de 2014.

MG AUDITORES INDEPENDENTES CRC/MG – 005455/O-1 Gilberto Galinkin Contador CRCMG 035718/O-8

Cristina Braga de Oliveira Contadora CRCMG 079371/O-6

CHILDFUND BRASIL Balanços patrimoniais

Em 31 de dezembro de 2013 e de 2012

(Valores expressos em milhares de reais)

ATIVO 2013

Total do passivo não circulante 5.445

TOTAL DO PASSIVO 6.858

RECEITAS ORDINÁRIAS

Doações internacionais (nota 14)

17.449 Doações nacionais (nota 14)

RECEITAS (DESPESAS) OPERACIONAIS

Concessão de gratuidades (nota 15) (18.425) (18.919) Pessoal e encargos

(2.544)

(2.623)

Impostos e taxas

(16)

(19) Serviços de terceiros

(523)

(691)

Despesas gerais (nota 17) (1.188) (1.155) Despesas com depreciação e amortização (nota 18) (366) (201) Renúncia Fiscal – Contribuição Previdenciária – Despesa (nota 20)

(673)

(620)

Renúncia Fiscal – Contribuição Previdenciária – Receita (nota 20)

620 Receitas de aluguéis (nota 19)

Alienação ou baixas de bens ativo imobilizado

(82) Outras receitas(despesas) 5 - (22.863) (23.230) Resultado financeiro: Receitas financeiras 4 4 Despesas financeiras (205) (182)

(201)

(178)

SUPERÁVIT/DÉFICIT DO EXERCÍCIO

(426)

Patrimônio

Reservas de

Déficit

social

reavaliação

acumulado

SALDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2011

(516)

Incorporação do déficit acumulado

(516)

Realização da reserva de reavaliação - (78) 78 -

Déficit do exercício

(426)

SALDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2012

Incorporação do déficit acumulado

(348)

Realização da reserva de reavaliação

(121)

Superávit do exercício

SALDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2013

.

CHILDFUND BRASIL

Demonstração dos fluxos de caixa – Método Indireto

Em 31 de dezembro de 2013 e de 2012

(Valores expressos em milhares de reais)

FLUXO DE CAIXA PROVENIENTE DAS OPERAÇÕES

(Redução) no caixa e equivalentes de caixa

(431)

(41)

Caixa e equivalentes de caixa no início do exercício

1.328 Caixa e equivalentes de caixa no final do exercício

(Redução) no caixa e equivalentes de caixa

(431)

(41)

As notas explicativas são parte integrante das demonstrações contábeis.

Nossas alianças estratégicas

Organizações Sociais Parceiras

27www.childfundbrasil.org.br

28www.childfundbrasil.org.br