Upload
centro-paula-souza
View
72
Download
0
Embed Size (px)
Citation preview
CO
OPE
RA
ÇÃ
O
INST
ITU
CIO
NA
L
Cooperação Institucional
benefícios para o maior número de pessoas, unidades, áreas de conhecimento e modalidades de ensino.
visão ampla e criteriosa na análise das oportunidades de parceria
VISIBILIDADE DA MARCA
DESENVOLVIMENTO HUMANO
APRIMORAMENTO PEDAGÓGICO
=
Objetivos
• Promover marca e reputação institucionais no mercado e perante
instituições parceiras;
• Manter a instituição e alunos do Senac São Paulo alinhados às práticas do
mercado;
• Ampliar o número de matrículas por meio do relacionamento com
empresas, associações de classe, instituições de ensino e organizações
com missão e valores alinhadas às nossas áreas de negócio
• Garantir a criação de valor nos produtos educacionais do Senac por meio
da associação de marcas com empresas e/ou outras instituições de ensino
nacionais e internacionais;
Atuação• Assessoria, fomento e gestão de parcerias estratégicas, que envolvam
áreas de negócio e diversas modalidades de ensino, com apoio dos técnicos especialistas e das unidades
• Parcerias institucionais para captação de produtos, equipamentos e softwares utilizados nas aulas: Captação de produtos ou recursos financeiros – parcerias
• Orientação à rede sobre parcerias oferecendo estratégias de negociação, ferramentas e diretrizes: Manual de Orientações e Procedimentos: Acordo de Cooperação, Desconto Comerciário e Desconto Corporativo
• Sistema de Gestão de Parcerias e Empresas Contribuintes (Desconto Comerciário): http://www.intranet.sp.senac.br/intranet-frontend/sistemas-integrados/detalhes/396
Abrangência
As parcerias estão disseminadas em toda a rede, por meio da atuação
integrada entre a Cooperação Institucional e as várias frentes
institucionais.
O Acordo de Cooperação pode favorecer apenas uma unidade, sendo
denominado como Acordo Local, ou ser abrangente e beneficiar o
Senac de forma mais ampla e estratégica, chamado então de Acordo
Institucional.
ESTRATÉGIAS
INTERNACIONALIZAÇÃO
CAPTAÇÃO DE
RECURSOS E
PRODUTOS
ESTUDO DE OPORTUNIDADE
INOVAÇÃO
FORTALECIME
NTO
• Articulações para ofertas da gratuidade;
• Fortalecimento de ações institucionais.
• Consolidação e fortalecimento da marca em áreas e cursos novos;
• Relacionamento institucional.
• Visitas técnicas;• Doação de produtos,
equipamentos e softwares;• Profissionais especialistas
para desenvolvimento de cursos;
• Oportunidades de estágio;
• Metodologia;• Intercâmbio de alunos e
docentes;• Pesquisa acadêmica;• Dupla certificação;• Capacitação de docentes.
Instituições de Ensino Empresas
Órgãos públicos
Entidades de Classe
Possibilidades
Contrapartidas
ALGUMAS POSSIBILIDADES:
• Indicar profissionais para palestras, capacitações etc;
• Disponibilizar, mediante disponibilidade, a infraestrutura do Senac para a realização de
cursos, palestras ou eventos do parceiro;
• Publicação de interesse educacional (projetos de alunos ou docentes realizados em conjunto
com o parceiro, pesquisas, procedimentos adotados pela empresa parceira que possam
aprimorar o plano de curso etc.) – articulação com EDS;
• Visitas técnicas;
• Realização de eventos em conjunto, envolvendo projetos educacionais ou articulação de
especialistas do mercado etc.;
• Conceder Desconto Corporativo nos cursos e eventos do Senac;
• Outras.
Passo a Passo
1) Identificar a oportunidade: nessa primeira etapa, a empresa que tem potencialpara ser parceira do Senac é analisada. É investigado se o acordo é estratégico ealinhado ao plano de negócios e de metas das áreas, quais os benefícios que o Senacobterá e os riscos dessa aproximação ou de um possível cancelamento
2) Negociação: a articulação com o parceiro e a construção da cooperação entre asinstituições. É o momento de negociar interesses, possibilidades e contrapartidas, e,havendo concordância entre as partes, deve-se elaborar os projetos que serãoexecutados durante a vigência do acordo.
3) Formalização: é a última etapa da efetivação da parceria e envolve ações distintas.A primeira é chamada de documentação, momento em que são providenciados osdocumentos da instituição). Posteriormente, são anexados os projetos constituídos nafase anterior.
Oportunidade Negociação Formalização Monitoramento
Processo de Cooperação
4) Monitoramento: gestão da parceria, por meio do acompanhamento da execução dos projetos, mensuração de resultados e identificação de novos interesses
Ações:
. Revisão componentes curriculares da pós-graduação em Hotelaria Hospitalar;. Turmas gratuidade Técnico Enfermagem; . Rede Social Bela Vista;. Instituto de Hemoterapia: Visitas Técnicas;
Unidades beneficiadas:ACL, TIR, VPR, ITQ, L13 Parceria que envolve várias
modalidades de ensino, áreas de formação e troca efetiva de conhecimento
Exemplo de Parceria
. Casos reais, informações e/ou materiais da Parceira para o desenvolvimento de estudos em sala de aula dos cursos de Meio Ambiente e Segurança e Saúde no Trabalho do Senac;. Visitas técnicas; . Exposição de projetos realizados por alunos do Senac na Rede Museu de Energia;. Vagas de estágio; . Articulação de ações e projetos educacionais como publicação de artigos ou de livros, pesquisas, palestras, concursos e participação em eventos e congressos científicos.
Ações:
Unidades beneficiadas
44 unidades e CAS
Exemplo de Parceria
Ações:
• emissão de certificado com dupla chancela, nos cursos de pós-graduação lato sensu em “Gerenciamento de Áreas Contaminadas” eem “Remediação de Áreas Contaminadas”;• concessão de bolsas de estudo aos funcionários da Parceira;• concessão de descontos em produtos e serviços oferecidos peloSenac aos funcionários da Parceira.
Unidades beneficiadas:CAS, JBQ e UOs
Exemplo de Parceria
Ações:Oferta de curso livre para especialização em vinhos argentinos com professores da parceira e visita às vinícolas argentinas;Oferta de cursos com dupla certificação e experiências junto à EAS;Promover a qualidade de ensino através da troca de conhecimentos entre o Senac e a EAS contribuindo para a profissionalização do setor de vinhos por meio de profissionais do setor;Desenvolver docentes a médio/longo prazo.
Unidades beneficiadas:ACL, Centro Universitário
Exemplo de Parceria
Ações:
Semana Gastronômica Brasil/ArgentinaRealizar conjuntamente, atividades práticas e teóricas que promovam a cultura gastronômica dos dois países. Ofertar aos alunos da Mausi Sebess a possibilidade de realizar uma prática profissional no Grande Hotel Águas de São Pedro ou Grande Hotel Campos do Jordão, com a flexibilidade do Senac elaborar propostas que atenda a necessidade da Mausi Sebess.
Unidades beneficiadas:Centro Universitário
Exemplo de Parceria - Internacional
Ações:
Empresa argentina que fornece produtos de alta qualidade para utilização exclusiva durante as aulas dos cursos Técnicas Avançadas de Peeling, Técnico em Estética, Graduação Tecnológica em Estética e Cosmética e Pós-graduação em Cosmetologia Aplicada à Estética.
Unidades beneficiadas:42 UOs e CAS
Aproximação com empresa internacional visa, além do fornecimento de produtos, uma futura internacionalização da formação técnica em estética.
Exemplo de Parceria – Internacional para Cessão de Produtos
O Senac São Paulo estabelece sólidos relacionamentos com empresas, associações, organizações e universidades de referência no Brasil e exterior a fim de manter o diálogo permanente com o mercado e atualizar-se com frequência acerca das melhores práticas, metodologias e conceitos disponíveis. É por meio dessas parcerias que nossos alunos se beneficiam de vivências internacionais e intercâmbio de informações que os diferenciarão em suas trajetórias profissionais.
Parcerias Internacionais
Istituto Superiore per le Industrie Artistiche (ISIA) é um Instituto do Estado, pertencente ao sistema de Ensino Superior em Arte e Música – Faenza Italia
Universidade da Beira Interior
Universidad Europea Miguel de Cervantes
Parcerias Internacionais
Arts University Bournemouth
centro de treinamento internacional - Universidade de Barcelona
Fundació Alícia
Parcerias Internacionais
World Wide Web
Parcerias Internacionais
Instituto de Educação -Universidade de Lisboa
LEcole des Hautes Etudes Internationales e LEcole des Hautes Etudes PolitiquesL’École des Hautes Études Internationales
Barry Callebaut
Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM)
Soongsil University, localizada em Seul, Coreia do Sul,
Parcerias Internacionais
Resultados
• 390 parcerias vigentes,
• R$ 1.784.130,60 captados em produtos, equipamentos e softwares para aulas práticas
• Em 2013, atendimentos: 13.693 pessoas beneficiadas com odesconto comerciário, de acordo com a Resolução Nº 29/2014
• Em 2013, cerca de 1600 matrículas oriundas das parcerias que oferecem como contrapartida os descontos corporativos. Há potencial para crescimento e é uma importante moeda de troca nas negociações com parceiros.
Resultados
• Produtos, equipamentos e softwares para aulas práticas
R$ 847.000,00 R$ 920.000,00 R$ 1.032.490,00
R$ 2.040.000,00
R$ 1.784.130,60
R$ -
R$ 500.000,00
R$ 1.000.000,00
R$ 1.500.000,00
R$ 2.000.000,00
R$ 2.500.000,00
2010 2011 2012 2013 2014
Recursos Captados
Recursos Captados
valor parcial até outubro/14
Obrigada!
Página Cooperação Institucional
Sistema de Gestão de Parcerias e Empresas Contribuintes
EquipeAlessandra Verni Caparros
[email protected]: (11) 3236-2702
Bruno de Souza [email protected]
Fone: (11) 3236-2329
Luciana Nunes Fernandes [email protected]
Fone: (11) 3236-2740
Veronica Leopoldina Pellissari Simoes [email protected]
Fone: (11) 3236-2359
Thais Carvalho [email protected]
Fone: (11) 3236-2773
Nov./2014