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Título da Palestra Nome palestrante, Empresa Logo da empresa Neurociência, usabilidade e experiência de compra no e-commerce Daniel Santiago

Forum 2017 - Daniel Santiago - Neurociência, usabilidade e experiência de compra no e-commerce

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Título da Palestra

Nome palestrante, Empresa

Logo da empresa

Neurociência, usabilidade e

experiência de compra no e-commerce

Daniel Santiago

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AUDITÓRIO VENDAS

Homo

Sapiens

200 mil anos

EVOLUÇÃOVamos voltar um pouco

Charles Darwin

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AUDITÓRIO VENDAS

Tem medo

do escuro

Contam

mentiras

Sentem

ciúmes

São

violentas

Fofocam

no trabalho

GERAÇÃO APÓS GERAÇÃO APÓS GERAÇÃO APÓS...

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AUDITÓRIO VENDAS

Surge a

linguagem

Revolução

agrícola

Invenção

do dinheiro

Revolução

científica

70 mil anos 12 mil anos 3 mil anos 500 anos HOJE!

MOMENTOS DE DESTAQUE

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COMÉRCIO

AUDITÓRIO VENDAS

Modelos de troca e escambo

Grãos e conchas como dinheiro

Bancos e órgãos reguladores

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COMÉRCIO

AUDITÓRIO VENDAS

Modelos de troca e escambo

Grãos e conchas como dinheiro

Bancos e órgãos reguladores

TECNOLOGIA

Exploração, ciência e pesquisas

Indústria, eletricidade, medicina

Criação da Internet

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COMÉRCIO

AUDITÓRIO VENDAS

Modelos de troca e escambo

Grãos e conchas como dinheiro

Bancos e órgãos reguladores

TECNOLOGIA

Exploração, ciência e pesquisas

Indústria, eletricidade, medicina

Criação da Internet

E-COMMERCE

+

=

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AUDITÓRIO VENDAS

ENCONTRAR

Navegar

Canais de mídia

Escolher uma loja

Encontrar o produto

DECIDIR

Página do produto

Condições comerciais

Informações técnicas

Avaliações

COMPRAR

Checkout

Modo de entrega

Forma de pagamento

Parcelamento

PÓS VENDA

Confirmação

Entrega & Status

Relacionamento

FLUXO DE COMPRA

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AUDITÓRIO VENDAS

CONSUMIDORES+ de 47 milhões

diferentes perfis

E-COMMERCES+ de 450 mil

PRODUTOS

ENCONTRAR > DECIDIR > COMPRAR > PÓS VENDA

Fonte: Ebit e E-commerce Brasil

Clientes chegam ao seu e-commerce pelo preço ou promoção. E da próxima vez?

Para o cliente voltar, ele precisa gostar de você.

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AUDITÓRIO VENDAS

CONTAR HISTÓRIAS

Melhor maneira de aprender

Facilita a memorização

Nos coloca no lugar dos outros

Empatia = Propagandas + experiências = Identificação = Amor pela marca?

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ESTUDO #1

AUDITÓRIO VENDAS

Ressonância magnéticaUniversity of Michigan - EUA

Enquanto examinados, participantes

pensavam sobre seus entes queridos,

marcas e objetos.

ESTUDO #2

Excitação através do suorBergische University – Alemanha

Participantes olhavam para logos

de marcas que diziam amar e para

fotos de amigos e parentes.

Resultados

Padrões cerebrais diferentes de amor a marca e amor por pessoas

Pessoas se identificam com a marca, e a marca ajuda a definir a personalidade

Mesmo contando histórias, não existe garantia que os clientes vão nos perceber da maneira que esperamos

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HEURÍSTICAS

AUDITÓRIO VENDAS

Efeito ÂncoraA primeira informação recebida afeta sua percepção e decisões posteriores

Falácia do JogadorAcreditar em resultados específicos por uma força compensatória do destino

independente das regras da probabilidade

GroupthinkAcreditar que melhores decisões são tomadas por grupos, quando na verdade o desejo do

consenso e medo do confronto atrapalha o resultado

São atalhos mentais, regras simples baseadas nas nossas experiências anteriores, que servem para nos

ajudar a resolver problemas e tomar decisões mais rápidas.

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AUDITÓRIO VENDAS

Heurística da DisponibilidadeLevar em consideração informações mais comuns e recentes em detrimento a dados e fatos

1 em 11 milhões

1 em 120 mil

%

Black Friday: Tudo pela metade do dobro?

Fonte: National Safety Council

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AUDITÓRIO VENDAS

Conheçam Jonas

“Jonas é um cara inteligente e curioso, e sempre foi

bem na escola. Tem vários amigos, apesar de ser

muito tímido. Nos fins de semana gosta de

jogar videogame e provar cervejas gourmet, e está

planejando conhecer Portugal nas próximas férias.”

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11X

AUDITÓRIO VENDAS

No Brasil existem

mais agricultores

que especialistas

de e-commerce

Fonte: IBGE Censo Demográfico 2010

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AUDITÓRIO VENDAS

Heurística da RepresentatividadeTirar conclusões precipitadas baseadas em modelos e

informações incompletas que temos na cabeça

PrósDecisões mais rápidas

Menos esforço

ContrasGeneralizações

Preconceito

Cuidado com os achismos!Usem dados para tomar decisões, revisitem o

que sabem periodicamente e lembrem-se que

tanto você quantos os consumidores estão

sujeitos as heurísticas

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ENCONTRAR > DECIDIR > COMPRAR > PÓS VENDA

AUDITÓRIO VENDAS

PÁGINA DE PRODUTO

Condições comerciaisPreço, desconto, parcelamento

Informações técnicasCor, tamanho, voltagem

AvaliaçõesOpinião de quem já comprou o produto

Decisões são racionais?

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AUDITÓRIO VENDAS

Rápido

Automático

Inconsciente

Decisões simples

Erra mais

Escovar os dentes

SISTEMA 1

Devagar

Demanda esforço

Consciente

Decisões complexas

Confiável

Encontrar um dentista

SISTEMA 2

EMOÇÃO X RAZÃO

Por mais que as pessoas se percebam como animais racionais, hoje sabemos

que as emoções tem um papel muito significativo no processo decisório.

Daniel

Kahneman

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AUDITÓRIO VENDAS

$15Recebiam

na hora!

Atividade no

Córtex Pré Frontal

+

Sistema Límbico

ou

Teste da RecompensaUniversidade de Princeton

EMOÇÃO X RAZÃO

$20Recebiam

em 2 semanas

Atividade no

Córtex Pré Frontal

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“O homem é uma animal social”Aristóteles

AUDITÓRIO VENDAS

Humano Chimpanzé Golfinho Cachorro

2% 1% 0,94% 0,7%

Peso do cérebro em

proporção ao corpo

Pertencer a um grupo

Trocar informações

Distribuir tarefas

Aprender

RELAÇÕES SOCIAIS

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AUDITÓRIO VENDAS

Smoke filled room StudyUniversidade Columbia – EUA

Descobertos nos anos 90 na Universidade de

Parma, são neurônios que disparam quando

vemos outras pessoas realizarem alguma ação

Olhamos para aprender

NEURÔNIOS ESPELHO

Situação 1 – Estudante sozinho na sala

Situação 2 – “Estudantes” na sala

Estudantes foram convidados para participar de uma pesquisa, mas antes

eram levados para uma sala de espera e tinham que preencher um

questionário. Mas não tinha pesquisa nenhuma...

Resultado

Estudante sozinho - Maioria agiu na média em 2 minutos

Estudante acompanhado – 90% ficou na sala por 6 minutos, o final do teste

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AUDITÓRIO VENDAS

Descobertos nos anos 90 na

Universidade de Parma, são neurônios

que disparam quando vemos outras

pessoas realizarem alguma ação

PROVA SOCIAL

“Se é bom para outros humanos como eu,

é bom para mim também”

Fonte: Barilliance.com

Recomendações Avaliações

Recomendações

Conversão até 5,5X maior

Responsável por até 31% da venda

Avaliações

Prod. com avaliação até 12,5% + conv.

Prod. avaliação positiva até 20% + conv.

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ENCONTRAR > DECIDIR > COMPRAR > PÓS VENDA

AUDITÓRIO VENDAS

CHECKOUT

LOGIN

CADASTRO

PAGAMENTO

REVISÃO

PEDIDO

FINALIZADO!Fonte: Baymard Institute 2016

25%Apenas

dos clientes que

iniciam o processo

de checkout

chegam ao final

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Modelo mental é o que os usuários sabem ou acham que sabem sobre

interfaces, e que impacta fortemente o modo como ele a usa

MEMÓRIA

AUDITÓRIO VENDAS

Memória Explícita = O QUÊ

Fatos, nomes e acontecimentos

Memória Implícita = COMO

Procedimentos motores

Fácil de adquirir, fácil de esquecer

Hipocampo e amígdala

Difícil de adquirir, difícil de esquecer

Córtex motor, gânglio basal e estriado

Lembranças de uma festa Saber como andar de bicicleta

Memória implícita + modelos mentais = padrões de navegação

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AUDITÓRIO VENDAS

PARADOXO DA ESCOLHA

Adoramos ter opções. Em qualquer aspecto da vida, do sabor de sorvete ao destino

das férias, quanto mais opções melhor. Será que isso é verdade?

Rápido

Automático

SISTEMA 1

Devagar

Demanda esforço

SISTEMA 2

Quanto temos muitas opções, muitas vezes escolhemos não escolher

?Decisões

Absolutas

X

Relativas

Quanto mais opções, mais difícil decidir. Como fazer então?

Diversos estudos mostram que ter muitas

opções ao invés de libertador, é paralisante

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AUDITÓRIO VENDAS

1° AGRUPAR E CATEGORIZAR

Lei da

Proximidade

da Gestalt

Hick´s law diz que o tempo que uma pessoa leva para decidir depende da

quantidade de opções que ela tem. Se o número de opções aumenta,

o tempo de decisão aumenta exponencialmente

Nosso cérebro lida melhor com informações em grupos menores onde os elementos tenham

similaridade entre si

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No e-commerce, o processo de Checkout com menos passos é um bom exemplo

AUDITÓRIO VENDAS

2° NUDGE

Nudge é um empurrãozinho na direção correta, nunca uma imposição, que ajuda

tanto o cliente quanto a empresa

Massachusetts General Hospital

Rearranjo de produtos e código de cores = escolhas mais saudáveis

Resultados Vendas 4,5% Vendas 9,2%

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A maneira correta de pensar é

quanto menos decisões por vez melhor, e não quantos cliquesAs vezes mais passos pode ser igual a menor fricção

AUDITÓRIO VENDAS

3° UMA DECISÃO POR VEZMuitas decisões aumentam o esforço cognitivo

Email X CPF X Social login X Esqueci a senha

Qual endereço X Prazo X Frete X Modalidade

Cartão X 2 cartões X Boleto X Parcelamento X À vista

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ENCONTRAR > DECIDIR > COMPRAR > PÓS VENDA

AUDITÓRIO VENDAS

Produtos e

condições similares

DEPOIS DA COMPRA REALIZADA

O processo de compra não termina no fechamento do pedido.

Negligenciar a relação com o cliente após o pedido feito pode custar caro.

Uma boa experiência de compra, do começo ao fim, é o que fará o cliente voltar

Produtos, serviços e preços oferecidos pelos e-

commerces não são diferenciais de verdade. Os

consumidores sempre terão outras opções.

Vender para um novo cliente pode ser até 10 vezes

mais caro. Clientes novos tem que ser conquistados,

e isso significa gastar mais com mídia e descontos.

#1Clientes novos

custam mais caro#2

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AUDITÓRIO VENDAS

TODA EXPERIÊNCIA DE COMPRA É UMA HISTÓRIAe como toda história, quanto mais emoção, melhor gravamos na memória.

Os consumidores lembram mais de problemas por causa da evolução

REGRA DO PICO-FIM

Pico

Sa

tis

faç

ão

Tempo

Fim

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Situação da mão geladaUniversidade da Califórnia – EUA

1° VEZ

Mão na água gelada

por 60 segundos

RESULTADO

Quase 70% dos participantes escolheram repetir a versão mais longa

NO PÓS VENDA

Quando acontecem problemas, mais importante do que a duração é o desfecho

2° VEZ

Mão na água gelada por 60 segundos

+ 30 segundos, quando a água começava a esquentar

3° VEZ

A escolher

Participantes tinham que ficar com a mão na água gelada por 1 minuto, 3 vezes seguidas

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Desejabilidade Social

AUDITÓRIO VENDAS

Registrados para votar

Votaram na última eleição presidencial

Votaram na última eleição para prefeito

Doaram pra Caridade

83%

73%

63%

67%

69%

61%

36%

33%

Fonte: Everybody lies. Seth Stephens-Davidowitz. Harper Collins 2017

Resultado

da pesquisa

Dados

Oficiais

OUVINDO OS CLIENTESPesquisas são ótimas para ajudar a entender o que o consumidor pensa sobre seu e-commerce. Podem trazer insights e

informações sobre o processo de compra. Mas às vezes as respostas podem não ser tão verdadeiras.

Cidade de Denver, Colorado

As pessoas acreditam saber porque fazem o que fazem mas a verdade é que grande parte é inconsciente.

Quando nos perguntam os porquês das nossas ações, racionalizamos e criamos uma explicação.

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AUDITÓRIO VENDAS

OUVINDO OS CLIENTES E USANDO DADOS

CRMInf. Demográficas,

Custo de aquisição,

Life time value,

etc

ANALYTICSFluxo de navegação,

Taxa de Abandono,

Conversão,

etc

DATAFaturamento,

Taxa de aprovação,

Share de categorias,

etc

QUEM COMPRA, COMO COMPRA E O QUE COMPRA

Faça as perguntas certas nas situações certas

Interprete as respostas da maneira correta

Use junto a dados e métricas

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RESUMINDO TUDO

AUDITÓRIO VENDAS

Emoção é tão importante quanto a razãoNem sempre sabemos porque fazemos as coisas, e a emoção ajuda a memorização.

Nos espelhamos no que os outros fazemMostre o que outros fazem e ajude o cliente a comprar mais e melhor

Decidir é difícil mas podemos ajudarFacilite a vida do cliente dando um empurrãozinho e oferecendo menos decisões por vez.

Conheça seu clienteEntenda quem ele é, o que o motiva e cultive um relacionamento com ele.

Conheça a si mesmoCuidado com achismos e conclusões precipitadas. Você não é o seu cliente. Use dados para decidir.

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AUDITÓRIO VENDAS

OBRIGADO!

Daniel Santiago

[email protected]