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MAABE – METODOLOGIAS DE OPERACIONALIZAÇÃO WORKSHOP ENUNCIADOS GERAIS FRAGILIDADES ENUNCIADOS ESPECÍFICOS (ex. acções melhoria) 3.Reforçar o trabalho articulado Este enunciado não especifica em que domínio se processa a articulação, nem quais as acções concretas que serão desenvolvidas. Ficamos, ainda, sem saber quais os parceiros desse trabalho, podendo ser entre a BE e os departamentos, docentes, entidades externas… Reforçar o trabalho articulado com os Conselhos de Docentes através do levantamento das suas necessidades para a concretização do PCT. Reforçar o trabalho articulado com os docentes no âmbito do PNL, através de actividades de leitura orientada, dramatizações … Reforçar o trabalho articulado da BE com os docentes das AEC de Apoio ao Estudo e de Inglês organizando actividades de escrita criativa. Reforçar o trabalho articulado da BE com os docentes do ensino especial através da planificação e dinamização de actividades de leitura atendendo às especificidades dos seus alunos. Reforçar o trabalho articulado com o Lar da Terceira Idade através de acções de

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MAABE – METODOLOGIAS DE OPERACIONALIZAÇÃO

WORKSHOP

ENUNCIADOS GERAIS FRAGILIDADES ENUNCIADOS ESPECÍFICOS (ex. acções melhoria)

3.Reforçar o trabalho articulado Este enunciado não especifica em que domínio se processa a articulação, nem quais as acções concretas que serão desenvolvidas. Ficamos, ainda, sem saber quais os parceiros desse trabalho, podendo ser entre a BE e os departamentos, docentes, entidades externas…

Reforçar o trabalho articulado com os Conselhos de Docentes através do levantamento das suas necessidades para a concretização do PCT. Reforçar o trabalho articulado com os docentes no âmbito do PNL, através de actividades de leitura orientada, dramatizações … Reforçar o trabalho articulado da BE com os docentes das AEC de Apoio ao Estudo e de Inglês organizando actividades de escrita criativa. Reforçar o trabalho articulado da BE com os docentes do ensino especial através da planificação e dinamização de actividades de leitura atendendo às especificidades dos seus alunos. Reforçar o trabalho articulado com o Lar da Terceira Idade através de acções de recuperação da tradição oral da região. Reforçar o trabalho articulado com a BM e restantes BE do concelho organizando encontros com escritores. Reforçar o trabalho articulado com a família através de actividades conjuntas de leitura e conto – “Adivinha quem vem contar”.

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4.Reforçar a produção de instrumentos de apoio a ser usados por professores e alunos.

Este enunciado deixa subentender que a BE já produz instrumentos de apoio mas sem especificar as áreas a que se destinam e sem clarificar aquelas em que será reforçada. Não refere, ainda, o tipo de documentos a produzir.

Reforçar a produção de documentos de motivação/sistematização de conteúdos de História de Portugal, integrados na área de Estudo do Meio, em suporte digital (ex. power point). Reforçar a produção de instrumentos de apoio através da elaboração de guiões de leitura para as obras do PNL. Reforçar a produção de materiais didácticos adaptados aos alunos abrangidos pelo Decreto-lei 3/2008, através da constituição de pastas com recursos lúdico-pedagógicos (fichas de exercícios de associação simples, sopa de letras, puzzles…), em suporte digital. Reforçar a produção de instrumentos de apoio para a elaboração de trabalhos de pesquisa através de fichas de orientação (pesquisa na internet, tratamento da informação, referências bibliográficas…) – suporte digital e papel. Reforçar a produção de materiais a utilizar como recursos nas aulas de Apoio ao Estudo (seleccionar informação a partir de um texto; como sublinhar; como elaborar um resumo; fazer um esquema …) de acordo com o nível dos alunos.