FÓRUM DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

Preview:

DESCRIPTION

FÓRUM DE RESPONSABILIDADE SOCIAL. AÇÃO SOCIAL DAS EMPRESAS Apresentação dos novos Resultados da Pesquisa. Natal Agosto de 2005. Qual o percentual de empresas que realiza ações sociais para a comunidade?. Fonte: Pesquisa Ação Social das Empresas nas Regiões Sudeste e Nordeste – IPEA/DISOC. - PowerPoint PPT Presentation

Citation preview

FÓRUM DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

AÇÃO SOCIAL DAS EMPRESAS

Apresentação dos novos Resultados da Pesquisa

NatalAgosto de 2005

55% 74%

67% 71%

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

1999 2003 1998 2003Nordeste Sudeste

Qual o percentual de empresas que Qual o percentual de empresas que realiza ações sociais para a comunidade?realiza ações sociais para a comunidade?

Fonte: Pesquisa Ação Social das Empresas nas Regiões Sudeste e Nordeste – IPEA/DISOC.

Sudeste e NordesteSudeste e NordestePor estado: qual o percentual de participação Por estado: qual o percentual de participação

das empresas em ações sociais para a das empresas em ações sociais para a comunidade?comunidade?

Fonte: Pesquisa Ação Social das Empresas nas Regiões Sudeste e Nordeste – IPEA/DISOC

66%

59%

81%

68% 69%

47%50%

45%

70%73% 73% 74% 76%

81%

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

São Paulo Rio de Janeiro Minas Gerais Pernambuco Outros Estados Ceará Bahia

1998

2003

1999

2003

Sudeste Nordeste

55%

71%

60%

78%

50%

75%

63%

94%

0%

20%

40%

60%

80%

100%

1 a 10 11 a 100 101 a 500 Mais de 500

Número de Empregados

1999

2003

Gráfico 5Nordeste

Por Número de Empregados: Qual foi a Participação das Empresas em Ações Sociais para a Comunidade, em 1999 e 2003?

60%

69%

31%

75%

54%

75%

59%

76%

57%

86%

0%

20%

40%

60%

80%

100%

Serviços Construção Civil Comércio Indústria Agricultura, Silviculturae Pesca

Gráfico 7Nordeste

Por Setor de Atividade Econômica: Qual foi a Participação das Empresas em Ações Sociais para a Comunidade, em 1999 e 2003?

1999

2003

Nordeste Nordeste Quais as Ações Desenvolvidas pelas Quais as Ações Desenvolvidas pelas

Empresas?Empresas?

Fonte: Pesquisa Ação Social das Empresas nas Regiões Sudeste e Nordeste – IPEA/DISOC

11%44%

14%7%

15%15%

20%17%

21%

7%28%

13%38%

12%

45%36%

0% 10% 20% 30% 40% 50%

Desenvolvimento Comunitário e Mobilização Social

Qualificação Profissional

Esporte

Cultura

Saúde

Educação e Alfabetização

Assistência Social

Alimentação e Abastecimento

1999

2003

Nordeste Nordeste Para Quem as Empresas Voltam a Atenção?Para Quem as Empresas Voltam a Atenção?

Fonte: Pesquisa Ação Social das Empresas nas Regiões Sudeste e Nordeste – IPEA/DISOC

5%45%

16%8%

23%

5%18%

10%21%

5%35%

80%

27%

10%

33%16%

55%

65%

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90%

Mulher

Família

Portador de doenças graves

Adulto

Portador de deficiência

Comunidade em geral

Jovem

Idoso

Criança

1999

2003

55%

37%

8%

60%

31%

9%

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

1999 2003

Gráfico 15Nordeste

Qual a Frequência do Atendimento Social?

Habitualmente

EventualmenteNão sabe /Não respondeu

79%

65%

3%14% 12%

20%

6% 1%0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

Sim, mas não constade documento nem

tem orçamentopróprio

Sim, constando dedocumento ou deorçamento próprio

Não Não respondeu

Gráfico 17Nordeste

Realizar Ações Sociais Faz Parte da Estratégia da Empresa?

1999

2003

15%

79%

6%

29%

60%

11%

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

1999 2003

Gráfico 23Nordeste

Os Empregados Participaram nas Atividades Sociais?

SimNãoNão sabe /Não respondeu

Nordeste Nordeste Por Quais Motivos as Empresas Realizam Ações Por Quais Motivos as Empresas Realizam Ações

Sociais?Sociais?

Fonte: Pesquisa Ação Social das Empresas nas Regiões Sudeste e Nordeste – IPEA/DISOC

23%1%

31%4%

33%7%

15%14%

17%24%

4%26%

40%48%

19%64%

51%79%

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90%

Atender a apelos de campanhas públicas (enchentes, secas, fome, etc)

Atender motivos religiosos

Atender a pedidos de outras entidades (governamentais oucomunitárias)

Aumentar a produtividade e melhorar a qualidade do trabalho

Aumentar a satisfação dos empregados da empresa

Atender solicitação de amigos ou políticos

Atender a comundidades próximas ao local da empresa

Melhorar a imagem da empresa

Atender a motivos humanitários

1999

2003

Nordeste Nordeste Quais os Resultados Percebidos?Quais os Resultados Percebidos?

Fonte: Pesquisa Ação Social das Empresas nas Regiões Sudeste e Nordeste – IPEA/DISOC

9%2%

4%2%

6%3%

16%12%

51%38%

27%53%

42%67%

58%

72%

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80%

Contribuiu para os objetivos estratégicos da empresa

Custou mais do que a empresa recebeu em troca

Aumentaram a motivação e a produtividade dos funcionários

Melhorou o envolvimento/compromisso do funcionário com a empresa

Melhoraram as condições de vida na comunidade

Melhorou a imagem da empresa

Melhorou a relação da empresa com a comunidade

Aumentaram a satisfação pessoal e a espiritual do dono da empresa

1999

2003

Fonte: Pesquisa Ação Social das Empresas nas Regiões Sudeste e Nordeste – IPEA/DISOC

Nordeste Nordeste Percepção dos EmpresáriosPercepção dos Empresários

4%

12%

16%

14%

15%

8%

51%

43%

39%

23%

17%

18%

44%

45%

45%

63%

68%

74%

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80%

Para as empresas contribuírem para a comunidade basta pagar impostos,gerar empregos e garantir qualidade de seus produtos_serviços

As empresas devem realizar atividades sociais para fortalecer ou ampliar oalcance de políticas e programas governamentais

É papel das empresas realizar atividades sociais para comunidades carentes

O Estado sozinho não é capaz de resolver os problemas sociais; portanto,as empresas têm que dar sua contribuição

Para as empresas, a necessidade de realizar atividades sociais paracomunidades é maior agora do que há alguns anos atrás

É obrigação do Estado cuidar do social; as empresas atuam porque osgovernos não cumprem seu papel

ConcordaDiscordaNão tem opinião

26%

29%

0%

5%

10%

15%

20%

25%

30%

35%

40%

Nordeste Sudeste

Gráfico 30 Sudeste e Nordeste

Qual o Percentual de Empresas que não Realizou Ação Social para a Comunidade, em 2003?

10%

8%3%

9%1%2%

2%4%

7%4%

6%

5%10%

16%

62%53%

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70%

Não sabe/ Não respondeu

Outros

Não sabe como fazer

Nunca pensou na possibilidade

Ninguém pediu

Não é papel da iniciativa privada

Falta de incentivo governamental

Falta dinheiro

Gráfico 31Sudeste e Nordeste

Qual o Principal Motivo de a Empresa Não Ter Realizado Qualquer Ação Social para a Comunidade, em 2003?

SudesteNordeste

45%

41%

26%

33%

9%8%

3% 4%5%

2%

13% 12%

0%

10%

20%

30%

40%

50%

Mais dinheiro paraas empresas

Incentivosgovernamentais

Nada faria realizar Maior confiançanas entidadesexecutoras

Outros Não sabe/Nãorespondeu

Gráfico 32Sudeste e Nordeste

Qual a Principal Razão que Levaria a Empresa a Realizar, em Caráter Voluntário, Ações Sociais para a Comunidade?

SudesteNordeste

Para que serve a Pesquisa?Para que serve a Pesquisa?

Com os resultados atualizados da Pesquisa:

a) o governo pode melhorar a qualidade das parcerias com as empresas privadas a área social;b) as empresas podem identificar caminhos que aperfeiçoem sua participação; e,c) a sociedade dispõe de informações maiores e mais transparentes para debater o papel do setor privado lucrativo no campo social.

Para maiores Para maiores informaçõesinformações

asocial@ipea.gov.basocial@ipea.gov.brr

www.ipea.gov.br/www.ipea.gov.br/asocialasocial

Recommended