T39 tcc o aumento no acesso a internet por jovens da base da pirâmide no brasil  e suas...

Preview:

Citation preview

O AUMENTO NO ACESSO A INTERNET POR JOVENS DA BASE DA PIRÂMIDE NO BRASIL  E SUAS PARTICULARIDADES.

MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL – FIATURMA 39

Autor: Ian de FreitasOrientador: Daniel Estima

Consideraçõe finais

Introdução

Referencial teórico

 Metodologia

Resultados

AG

EN

DA

i rt m r c

O AUMENTO NO ACESSO A INTERNET POR JOVENS DA BASE DA PIRÂMIDE NO BRASIL  E SUAS PARTICULARIDADES.

i INTRODUÇÃO

INT

RO

DU

ÇÃ

O

Fonte: Comscore: Visitantes Únicos top 10 países online. Acesso residência/trabalho (Dez/11)

Coréia do Sul

Reino Unido

França

Brasil

Índia

Alemanha

Rússia

Japão

Estados Unidos

China

 30,896 

 37,504 

 43,009 

 46,272 

 46,854 

 51,008 

 53,345 

 73,450 

 186,922 

 331,477 

i

+14%  YoY

+16%  YoY

+13%  YoY

+16%  YoY

iINT

RO

DU

ÇÃ

O

103MM

42.3MM

45.2MM

E

D

C

B

A

POPULAÇÃO BRASILEIRA Por Classe Social

Fonte: O Observador Brasil/Ipsos 2012

ASCENSÃO CLASSE C

Mundo

Brasil

25.90%

28.20%

26.00%

31.90%

21.90%

21.10%

14.40%

11.40%

11.80%

7.40%

15-24 anos 25-34 anos 35-44 anos 45-54 anos +55 anos

Fonte: Comscore MediaMatrix Mundo e Brasil. Acesso residência/trabalho, usuários com 15 anos de idade ou superior Dez/11

iINT

RO

DU

ÇÃ

O

INT

RO

DU

ÇÃ

O

i

iINT

RO

DU

ÇÃ

O

Crédito: Vincenzo Cosenza Fonte: Alexa/google trends 2011

MAP

A DA

S REDES SOCIAIS DEZEM

BRO 2011

Fonte: Comscore Dez10 – Dez11 – Visitantes Únicos Orkut & Facebook Brasil. Acesso residência/trabalho.

• Redes sociais são acessadas por +97% da população online brasileira• 1 a cada 3 páginas acessadas são em redes sociais• 33% do tempo gasto na internet

iINT

RO

DU

ÇÃ

O

Fonte: Social Bakers Jun/2012

iINT

RO

DU

ÇÃ

O Alemanha

França

Filipinas

Reino Unido

Turquia

México

Indonésia

Índia

Brasil

Estados Unidos

 23,750 

 24,301 

 28,259 

 30,650 

 31,109 

 35,622 

 43,831 

 49,807 

 51,172 

 155,706 

MalásiaBrasil

Noruega

PolôniaIndia

Portugal

Turquia

ArgentinaIsrael

Singapura

Thailândia

Estados Unidos

Filipinas

Reino Unido Itá

lia

Canada

Mexico

França

Espanha

Russia

AlemanhaChina 

South KoreaJapão

0

50

100

150

200

250

Fonte: TNS Digital Life. n: 50.000 consumidores online (2010)

iINT

RO

DU

ÇÃ

O

Yahoo! Respostas se estabeleceu como líder no Brasil atingindo metade da população online brasileira, enquanto que Wikipédia, líder mundial na categoria é o segundo colocado.

Fonte: Comscore MediaMatrix Brasil Out/10–Out/11 sites categoria referência acesso residência/trabalho.

iINT

RO

DU

ÇÃ

O

iINT

RO

DU

ÇÃ

O

COMO A

TRANSFORMAM

ASCENSÃO DE

OS HÁBITOSNODE USODA INTERNET

?

JOVENS DA BASE DA PIRÂMIDE

BRASIL

rt REFERENCIAL TEÓRICO

“WEB 1.0”

Conteúdo unilateral

Mídias tradicionais TV, revistas e Jornais

rtRE

FE

RE

NC

IAL

A INTERN

ET COMO PLATAFO

RMA

“WEB2.0”

Plataforma participativa

Usuários produzem e redefinem a mensagem

 “A presença virtual da humanidade para si mesma”

Pierre Lévy, 1997

De acordo com Prahalad:• “push price-performance envelope”• Soluções escaláveis• Tecnologia de ponta• “Deskilling”, interfaces e preparo para

infraestruturas precárias• Inovação em processos: Construção de

ecossistemas, criação colaborativa de soluções

rtRE

FE

RE

NC

IAL

CONDIÇÕES PAR

A SER CO

MPETITIVO

 NA BA

SE DA PIRÂ

MIDE

Ignácio Ramonet (2012): processo vigente de de erosão da credibilidade dos conglomerados de mídia.

Fonte: BBC/Reuters/Media Center Pool: Trust in Media. n: 10.000 (2005).

Média geral

Nigéria

Indonésia

Índia

Egito

Estados Unidos

Rússia

Reino Unido

Coréia do Sul

Brazil

Alemanha

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90%

Governo Mídia

rtRE

FE

RE

NC

IAL

CRED

IBILIDAD

E DA

S MÍDIAS & GOVE

RNO

Alcance % de usuários únicos da categoria blogs entre usuários de internet residência/trabalho no Brasil e comparativo com países lideres da categoria.

Fonte: Comscore MediaMatrix Mundo e Brasil. Acesso residência/trabalho (Dez/11).

Brasil

Coréia do Sul

Turquia Pe

ru

Portugal

Chile

Argentina

Japão

Taiwan

Espanha

0.00%10.00%20.00%30.00%40.00%50.00%60.00%70.00%80.00%90.00%100.00% 95.90% 91.80% 89.20% 88.60% 84.30% 82.90% 82.80% 82.10% 81.00% 79.30%

rtRE

FE

RE

NC

IAL

m METODOLOGIA

mME

TO

DO

LO

GIA

PESQUISAQUALITATIVA/QUANTITATIVAEXPLORATÓRIA

QUESTÕES RESPONDENTES

MAIO JUNHOA

21 142

10 12

50.38%49.62%

Masculino Feminino

Segmentação entre homens e mulheres. Universo Total: n: 133 | Desvio Padrão: 0,5 | Variância: 0,25

mME

TO

DO

LO

GIA

1.49%16.42%

17.91%

41.04%

13.43%

7.46% 2.24%

Menos de 15 anos 15 a 19 anos 20 a 24 anos 25 a 34 anos 35 a 44 anos

45 a 54 anos Mais de 55 anos

Segmentação por faixa etária. Universo Total: n: 134 | Desvio Padrão: 1,26 | Variância: 1,58

mME

TO

DO

LO

GIA

FAIXA ETÁR

IA

5.26%

44.36%

9.77%

40.60%

Classes D e E Classe C Classe B Classe A

Segmentação consolidada por Classe Social. Universo Total: n: 133 | Desvio Padrão: 1,59 | Variância: 2,52Referência renda familiar: FGV Abr/12

mME

TO

DO

LO

GIA

CLAS

SE SOCIAL REN

DA FAM

ILIAR

Bahia

Ceará

Distrito Federal

Goiás

Minas Gerais

Paraná

Pernambuco

Rio de Janeiro

Rio Grande do Norte

Rio Grande do Sul

Santa Catarina

São Paulo

Atualmente vivo fora do Brasil

0.00%

10.00%

20.00%

30.00%

40.00%

50.00%

60.00%

70.00%

80.00%

Universo total Jovens Classe C, D e E

Universo Total e grupo jovens de classes C, D e E.Universo total: n: 132 | Desvio Padrão: 4,62 | Variância: 21,33Jovens Classes C, D e E: n: 29 | Desvio Padrão: 6,49 | Variância: 42,17

mME

TO

DO

LO

GIA

ACESSO

 POR ESTADO

Percentual de usuários únicos acessando a internet no Brasil por região. Acessos residência e trabalho Dez/11

Fonte: Comscore MediaMatrix Brasil acesso residência/trabalho (Dez/11)

Região Norte4.6% da população online

Região Centro Oeste8.4% da população online

Região Sul18.9% da população online

Região Sudeste55.0% da população online

Região Nordeste13.0% da população online

mME

TO

DO

LO

GIA

ACESSO

 POR ESTADO

r RESULTADOS

PC ou Notebook pessoal

Computador da empresa

Celular pessoal Celular da empresa

Tablet LanHouse0

20

40

60

80

100

120

140

0

5

10

15

20

25

30

35

Universo Total Jovens Classe C, D e ETipos de pontos de acesso a internet utilizados. Universo Total e grupo Jovens Classes C, D e E.Universo total: n: 133 | Desvio Padrão: 1,32 | Variância: 1,74Jovens Classes C, D e E: n: 30 | Desvio Padrão: 1,37 | Variância: 1,87

rRE

SU

LTAD

OS

Redes sociais

Blogs

Sites de notícias

Entretenim

ento

Referência de conhecimento

Sites de Esportes

ecommerces

Serviços de busca

Email

Messengers

Sites de Viagem

Sites de Tecnologia

Outros (quais?):

0

20

40

60

80

100

120

0

5

10

15

20

25

30

Universo Total Jovens Classe C, D e E

Categorias de Serviços online considerados como essenciais para o universo total e grupo Jovens de Classes C, D e E. Universo total: n: 133 | Desvio Padrão: 3,36 | Variância: 11,26Jovens até 24 anos Classes C, D e E: n: 30 | Desvio Padrão: 3,43 | Variância: 11,78

rRE

SU

LTAD

OS

PRINCIPA

IS CATEG

ORIAS

 QUE NÃO

 VIVE SEM

Au-diência Total

15-24 anos

25-34 anos

35-44 anos

45-54 anos

+55 anos

0

1

2

3

4

5

6

7

8

9

dez/10 dez/11Fonte: Comscore MediaMatrix Brasil. Acesso residência/trabalho (Dez/11)

Alcance: 97,5%

rRE

SU

LTAD

OS

SITES QUE NÃO

 VIVE SEM UNIVERSO

 TOTAL

Nuvem de palavras com maior recorrência nas respostas universo total. n: 125

rRE

SU

LTAD

OS

SITES QUE NÃO VIVE SEM JOVENS CLASSES C, D & E

Nuvem de palavras com maior recorrência nas respostas para grupo jovens classes C, D e E. n: 30

Facebook

Twitter

Orkut

Flickr

Tumblr

Blogger

Foursquare

Pinterest

Linkedin

Lastfm

Instagram

Google+

0

20

40

60

80

100

120

140

0

5

10

15

20

25

30

Universo Total Jovens Classe C, D e E

rRE

SU

LTAD

OS

Redes sociais mais frequentadas Universo total e grupo Jovens classes C, D e E. Universo total: n: 125 | Desvio Padrão: 2,47 | Variância: 6,10 Jovens Classes C, D e E: n: 30 | Desvio Padrão: 2,22 | Variância: 4,95

rRE

SU

LTAD

OS

FREQ

UÊN

CIA DE AC

ESSO

 A RED

ES SOCIAIS

Frequência de uso de redes sociais Universo total, grupo Jovens, grupo Classes C, D e E e grupo Jovens classes C, D e E. Universo total: n: 121 | Desvio Padrão: 1,68 | Variância: 2,81Jovens Classes C, D e E: n: 27 | Desvio Padrão:1,53| Variância: 2,33

Raramente 1 a 2 vezes por semana 

3 a 4 vezes por semana

5 a 6 vezes por semana

1 vez por dia Várias vezes ao dia

0.00%

10.00%

20.00%

30.00%

40.00%

50.00%

60.00%

70.00%

80.00%

Jovens Classes C, D e E Classes C, D e EJovens Universo Total

rRE

SU

LTAD

OS

QUAIS OS MOTIVO

S QUE O LEVAM

 A ACESSAR

 ESTA REDE SO

CIAL

Nuvem de palavras com maior recorrência nas respostas. Universo total. n: 120

rRE

SU

LTAD

OS

QUAIS OS MOTIVOS QUE O LEVAM A ACESSAR ESTA REDE SOCIAL

Nuvem de palavras com maior recorrência nas respostas. Universo total. n: 27

0102030405060708090100

0

5

10

15

20

25

Universo Total Jovens Classes C, D e E

rRE

SU

LTAD

OS

Atividades de maior interesse na internet Universo total e grupo Jovens classes C, D e E. Universo total: n: 117 | Desvio Padrão: 3,15 | Variância: 9,89 Jovens Classes C, D e E: n: 26 | Desvio Padrão:3,10| Variância: 9,64

PRINCIPA

IS ATIVIDA

DES QUE GERAM

 MAIS INTERESSE NA INTERN

ET

Menos de 19 anos

20 a 24 anos

25 a 34 anos

35 a 44 anos

45 anos ou mais

0

1

2

3

4

5

6

Média de total de atividades segmentado por faixa etária. Universo total: n: 117 | Desvio Padrão: 3,15 | Variância: 9,89

Música

Vídeos

Jogos

Viagens

Fotografia

Artes

Moda e beleza

Notícias de pessoas famosas

Cinema

Esportes

Outros

0

20

40

60

80

100

120

0

5

10

15

20

25

30

Universo Total Jovens Classes C, D e E

rRE

SU

LTAD

OS

Formas de entretenimento de maior interesse dentro e fora da internet Universo total e grupo Jovens Classes C, D e E. Universo total: n: 117 | Desvio Padrão: 2,25 | Variância: 5,05 Jovens Classes C, D e E: n: 26 | Desvio Padrão:2,14 | Variância: 4,58

Classes D e E

Classe C2

Classe C1

Classe B Classe A2

Classe A1

0

0.5

1

1.5

2

2.5

3

3.5

4

4.5

Média de total de atividades segmentado por faixa etária. Universo total: n: 117 | Desvio Padrão: 2,25 | Variância: 5,05

Fazer novas amizades

Acompanhar o que meus amigos fazem

Compartilhar idéias e o que penso

Saber o que acontece no Brasil e no mundo

Conversar com os amigos

Entretenim

ento

Aumentar conhecimento

0

20

40

60

80

100

051015202530

Universo Total Jovens Classes C, D e E

rRE

SU

LTAD

OS

Principais motivos para acessar a internet Universo total e segmentação Jovens Classes C, D e E. Universo total: n: 116 | Desvio Padrão: 2,12 | Variância: 4,49 Jovens Classes C, D e E: n: 26 | Desvio Padrão:2,22 | Variância: 4,93

penso

mundo

rRE

SU

LTAD

OS

Popularidade

Expressar minha identidade

Educação

Família

Trabalho

Reconhecimento

11.52

2.53

3.54

4.55

jovens C,D e E C, D e E Jovens Universo Total

Principais valores de vida Universo total, grupo Jovens, grupo Classes C, D e E e grupo Jovens classes C, D e E. Universo total: n: 116 | Desvio Padrão: 1,09 | Variância: 1,19. Jovens Classes C, D e E: n: 26 | Desvio Padrão:1,21 | Variância: 1,46

rRE

SU

LTAD

OS

11.52

2.53

3.54

jovens C,D e E C, D e E Jovens Universo Total

Principais expectativas quando acessa o que interessa na internet. Universo total, grupo Jovens, grupo Classes C, D e E e grupo Jovens Classes C, D e E. Universo total: n: 115 | Desvio Padrão: 1,28 | Variância: 1,63Jovens Classes C, D e E: n: 25 | Desvio Padrão:1,30 | Variância: 1,69

rRE

SU

LTAD

OS

MOTIVO

S PA

RA COMPA

RTILHAR

 UNIVERSO

 TOTAL

rRE

SU

LTAD

OS

MOTIVOS PARA COMPARTILHAR JOVENS C, D & E

cCONSIDERAÇÕESFINAIS

COMPORTAM

ENTO ONLINE

ERECOM

ENDAÇÕES

MUDANÇAS DE

PARA ASCONCLUSÕES8

cCO

NS

IDE

RA

ÇÕ

ES

1.AMIGOS E PESSOAS ESTÃO NO CENTRO DA INTERNET E A CAPACIDADE DE PROLIFERAR A MENSAGEM E MOBILIZAÇÃO SÃO MUITO ALTAS

c CONSIDERAÇÕES FINAIS

ADICIONA DINÂMICAS NAS RELAÇÕES JÁ EXISTENTES MANTENDO O DIÁLOGO E RELAÇÕES ATIVAS MESMO A DISTÂNCIA

NÍVEL DE ENGAJAMENTO + MÉDIA ELEVADA DE AMIGOS +

NECESSIDADE DE SE EXPRESSAR + NECESSIDADE DE VOZ ATIVA

+ BAIXA PERDA DE RELEVÂNCIA DA MENSAGEM

= ALTO POTENCIAL DE ALCANCE E PROPAGAÇÃO

2.PESSOAS AO INVÉS DE ALGORÍTMOS PARA A DESCOBERTA DE ATIVIDADES

c CONSIDERAÇÕES FINAIS

PESSOAS NO CENTRO DA INTERNET E NO CENTRO DA DESCOBERTA DE ATIVIDADES

BUSCA NÃO É MAIS O PONTO DE PARTIDA DA EXPERIÊNCIA ONLINE

EX: YOUTUBE ALCANCE DE 83% 156 VÍDEOS/USUÁRIO POR MES 10.6 HORAS GASTAS POR MÊS POR USUÁRIO NÃO CONFIGUROU ENTRE SITES QUE O

CONSUMIDOR NÃO VIVE SEM

3.INTERNET PREENCHENDO AS LACUNAS DE ENTRETENIMENTO E CONHECIMENTO

c CONSIDERAÇÕES FINAIS

BAIXA BARREIRA PARA ACESSO A ENTRETENIMENTO

MÚSICA & JOGOS DESPONTAM COMO MUITO FORTES PARA ENTRETENIMENTO, AINDA MAIS QUANDO SOMADO AO ELEMENTO SOCIAL

PREENCHIMENTO DE LACUNA DE CONHECIMENTOS NO MUNDO REAL ATRAVÉS DO ELEMENTO SOCIAL

4.A INTERNET COMO CONTEÚDO PERDENDO ESPAÇO PARA A INTERNET COMO PLATAFORMA

c CONSIDERAÇÕES FINAIS

PERDA DE DISTINÇÃO DE STATUS ENTRE CONSUMIDORES, CRÍTICOS, EDITORES E GESTORES

PERDA DE RELEVÂNCIA DOS “GATE KEEPERS” MEDIADORES TRADICIONAIS

PERDA DA RELEVÂNCIA DAS MÍDIAS TRADICIONAIS NÃO PARTICIPATIVAS

5.NECESSIDADE DE ENVOLVER OS CONSUMIDORES NO PROCESSO DE GERAÇÃO DE CONTEÚDO

c CONSIDERAÇÕES FINAIS

CONSUMIDOR DESEJA VOZ ATIVA, ENVOLVÊ-LOS TRAZ OPINIÕES DISTINTAS, TRAZ IDONEIDADE E RESGATA CONFIANÇA

POUCAS PLATAFORMAS BRASILEIRAS PELOS GRANDES GRUPOS NA INTERNET POR RECEIO DE PERDA DE PODER; PORÉM O PROCESSO É IRREVERSÍVEL

6.A EVOLUÇÃO DA VELOCIDADE DE COMUNICAÇÃO

c CONSIDERAÇÕES FINAIS

E-MAIL É “LENTO” PARA AS NOVAS GERAÇÕES

MENSAGEM EM REDES SOCIAIS E MESSENGERS “FLUI” COMO UM DIÁLOGO

PERPETUAÇÃO DO E-MAIL COMO FERRAMENTA DE TRABALHO (POR ENQUANTO)

7.A INTERNET NO BOLSO DOS JOVENS DA BASE DA PIRÂMIDE

c CONSIDERAÇÕES FINAIS

ALTO USO DE INTERNET EM CELULAR SOMADO A ELEVADA PENETRAÇÃO DE CELULARES NO BRASIL PODEM LEVAR A TORNAR O PRINCIPAL PONTO DE ACESSO A INTERNET

ABRE NOVAS POSSIBILIDADES DE USO PARA INTERNET AO ADICIONAR NA EQUAÇÃO LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA, CAMERAS E TRANSAÇÕES FINANCEIRAS

8.OS PRÓXIMOS PASSOS PARA EMPRESAS QUE DESEJAM ATUAR NO MERCADO ONLINE

c CONSIDERAÇÕES FINAIS

ENTRETENIMENTO CONTINUARÁ A SER NO FUTURO PRÓXIMO PARTE PREDOMINANTE DO POTENCIAL DE PROLIFERAÇÃO DA MENSAGEM E MOBILIZAÇÃO DEVIDO AO DÉFICIT DE ACESSO A OPÇÕES NO MUNDO “REAL”

PODER DE VOZ E PROLIFERAÇÃO DE MENSAGEM E TAMANHO DO MERCADO TRANSFORMAM O BRASIL EM UM LABORATÓRIO ÚNICO PARA INICIATIVAS DE WEB2.0

OPORTUNIDADE PARA EMPRESAS NACIONAIS INVESTIREM EM PLATAFORMAS E NÃO RESTRINGÍ-LAS AO MERCADO NACIONAL

MUITO OBRIGADO!

Ian.freitas@gmail.com

www.facebook.com/ian.freitas 

ian.freitas

IAN DE FREITAS

Recommended