1
a) Como as dimensões de acessibilidade são contempladas no contexto escolar? Arquitetônica: elimina barreiras em todos os ambientes físicos (internos e externos) da escola, incluindo o transporte escolar; Comunicacional: transpõe obstáculos em todos os âmbitos da comunicação, considerada nas suas diferentes formas (falada, escrita, gestual, língua de sinais, digital, entre outras); Metodológica: facilita o acesso ao conteúdo programático oferecido pelas escolas, ampliando estratégias para ações na comunidade e na família, favorecendo a inclusão; Instrumental: possibilita a acessibilidade em todos os instrumentos, utensílios e equipamentos, utilizados na escola, nas atividades de vida diária, no lazer e recreação; Programática: combate o preconceito e a discriminação em todas as normas, programas, legislação em geral que impeçam o acesso a todos os recursos oferecidos pela sociedade, promovendo a inclusão e a equiparação de oportunidade; Atitudinal: extingue todos os tipos de atitudes preconceituosas que impeçam o pleno desenvolvimento das potencialidades da pessoa com deficiência. Dentre estas acessibilidades para os fins deste trabalho, destacamos a instrumental e comunicacional, visto que nas escolas não deve haver obstáculos que impeçam a participação efetiva da pessoa com deficiência, devendo buscar recursos e estratégias que promovam acesso e permanência em todo contexto escolar. b) Dentre as dicas apontadas no texto referente à comunicação alternativa e ampliadas, deficiências (auditiva, visual, física, mental, múltiplas) e autismo quais são implementadas no trabalho escolar?

Forum

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Como as dimensões de acessibilidade são contempladas no contexto escolar

Citation preview

Page 1: Forum

a) Como as dimensotildees de acessibilidade satildeo contempladas no contexto escolar

Arquitetocircnica elimina barreiras em todosos ambientes fiacutesicos (internos e externos)da escola incluindo o transporte escolar1048657 Comunicacional transpotildee obstaacuteculos emtodos os acircmbitos da comunicaccedilatildeo consideradanas suas diferentes formas (faladaescrita gestual liacutengua de sinais digitalentre outras)1048657 Metodoloacutegica facilita o acesso ao conteuacutedoprogramaacutetico oferecido pelas escolas ampliandoestrateacutegias para accedilotildees na comunidadee na famiacutelia favorecendo a inclusatildeo1048657 Instrumental possibilita a acessibilidade emtodos os instrumentos utensiacutelios e equipamentosutilizados na escola nas atividadesde vida diaacuteria no lazer e recreaccedilatildeo1048657 Programaacutetica combate o preconceito e adiscriminaccedilatildeo em todas as normas programaslegislaccedilatildeo em geral que impeccedilamo acesso a todos os recursos oferecidospela sociedade promovendo a inclusatildeo ea equiparaccedilatildeo de oportunidade1048657 Atitudinal extingue todos os tipos de atitudespreconceituosas que impeccedilam opleno desenvolvimento das potencialidadesda pessoa com deficiecircnciaDentre estas acessibilidades para os finsdeste trabalho destacamos a instrumentale comunicacional visto que nas escolas natildeodeve haver obstaacuteculos que impeccedilam a participaccedilatildeoefetiva da pessoa com deficiecircnciadevendo buscar recursos e estrateacutegias quepromovam acesso e permanecircncia em todocontexto escolar

b) Dentre as dicas apontadas no texto referente agrave comunicaccedilatildeo alternativa e ampliadas deficiecircncias (auditiva visual fiacutesica mental muacuteltiplas) e autismo quais satildeo implementadas no trabalho escolar