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Fórum Competitividade da Cadeia Produtiva Farmacêutiva no Brasil Senado Federal Brasília, 19 de novembro de 2009 Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos Ministério da Saúde

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Fórum Competitividade da Cadeia Produtiva Farmacêutiva

no Brasil

Senado Federal

Brasília, 19 de novembro de 2009

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos EstratégicosMinistério da Saúde

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Complexo Industrial da Saúde (CIS)Integração entre as Políticas

Governamentais

Plano de Aceleração do

Crescimento (PAC)

Plano de Ação Ciência, Tecnologia e Inovação (PACTI)

Plano de Desenvolvimento

da Educação (PDE)

Mais Saúde

Política de Desenvolvim

ento Produtivo

(PDP)

Enfrentar gargalos Infra-estrutura Promover o desenvolvimento de CT&I

Promover avanços na capacitação

Atacar carências e construir

capacidades

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Complexo Industrial da Saúde (CIS)

Indústria de Base Química e Biotecnológica

Fármacos e MedicamentosVacinas

HemoderivadosReagentes para Diagnóstico

Indústria de Base Eletrônica e de Materiais

Equipamentos MecânicosEquipamentos Eletrônicos

Órteses e Próteses

Setores Prestadores de Serviço de Saúde

HospitaisAmbulatórios

Serviços de Diagnóstico e Tratamento

Serviços Prestadores de Serviços Tecnológicos

ManutençãoInstalações Prediais

Gestão e Avaliação da Tecnologia

SETORES INDUSTRI

AIS

Adaptado de Gadelha, Carlos Augusto Grabois, 2004.

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Complexo Industrial da Saúde Mais Saúde

• Saúde como condição de cidadania e promoção de desenvolvimento

• Articulação da lógica econômica com a lógica sanitária

• Redução da vulnerabilidade da política social brasileira

• Aumento a competitividade das empresas públicas e privadas do CIS

• Investimento na rede de Laboratórios Oficiais de Medicamentos, estruturando a produção pública e a transferência de tecnologia de farmoquímicos estratégicos para o País

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Grupo Executivo do Complexo Industrial da Saúde Gecis

• Criado pelo Decreto Presidencial de 12 de maio de 2008• Objetivo: promover medidas e ações concretas para implementação do marco

regulatório brasileiro. • Instalado em ago/08 – 11 reuniões realizadas até o presente momento

• Participantes: MS (coordenador), MCT, MDIC, MPOG, MF, MRE, Casa Civil, ANVISA, FIOCRUZ, FINEP, BNDES, INMETRO, INPI e ABDI.

• Fórum de Articulação: 22 representantes da sociedade civil, notadamente do setor empresarial.

• Grupos de trabalho (8)• Concluídos: GT Ações Transversais; GT Desoneração MERCOSUL e GT Compras

Governamentais• Em andamento: GT Regulamentação de Biofármacos; GT Tributação • Instituídos: 3 GTs para área de Equipamentos e Materiais de Saúde

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Complexo Industrial da Saúde (CIS)

Medidas Regulatórias Identificadas:

– Definição de Produtos Estratégicos para o SUS

– Garantia de Mercado para empresas nacionais

– Uso do Poder de Compra para o desenvolvimento do CIS

– Desoneração Tributária

– Contratação de Serviços

– Regulação Sanitária

– Pré-qualificação de empresas

– Política de Propriedade Industrial

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Complexo Industrial da Saúde (CIS)

Medidas Adotadas:

• Portaria Interministerial nº 128/08 (MS, MCT, MDIC e MPOG) – Estabelece diretrizes para a contratação pública de Medicamentos e Fármacos pelo SUS (qualidade de insumos utilizados nos laboratórios públicos).

• Portaria MS nº 978/08 – Dispõe sobre a Lista de produtos estratégicos prioritários para o CIS e o SUS. (orientação para o mercado - CIS)

• Portaria MS nº 3031/08 – Dispõe sobre critérios a serem considerados pelos Laboratórios Oficiais de produção de medicamentos em suas licitações para aquisição de matéria-prima. (orientação para a compra de insumos em farmoquímicas nacionais)

• Portaria MS nº 374/08 - Institui, no âmbito do SUS, o Programa Nacional de Fomento à Produção Pública e Inovação no Complexo Industrial da Saúde

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Complexo Industrial da Saúde (CIS)

Medidas Adotadas: Articulação Institucional

• BNDES - Termo de Cooperação, assinado em dez/07, para implementação de ações, programas e estudos com vistas ao desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde.

• FINEP/MCT –Definição dos Recursos para P&D em áreas estratégicas para o CIS. No período de 2009/2010 estão envolvidos recursos da ordem de 102 milhões.

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Complexo Industrial da Saúde (CIS)

Medidas Adotadas: Desoneração Tributária• No Mercosul: Agilização da desoneração e retorno à Tarifa Externa Comum

(TEC) de fármacos e medicamentos estratégicos para o SUS, fazendo com que os produtos não fabricados no MERCOSUL poderão ter suas alíquotas de importação reduzidas para 0%, em caráter especial, mas que retornarão a alíquota normal quando da sua fabricação – Proposta brasileira em tramitação no Mercosul.

• No Setor Farmacêutico: finalização de uma proposta focada nos impostos federais, com destaque na análise da ampliação do MS da lista dos intermediários de síntese para redução do PIS/COFINS, para evitar o acúmulo do crédito na cadeia. Entretanto, o valor com peso mais significativo no custo é o ICMS, de grande importância na receita dos Estados.

• No Setor Equipamentos e Materiais de Uso em Saúde: Em fase inicial de discussão, envolvendo articulação institucional ANVISA e SRF/MF para classificação de produtos e isonomia tributária com o produto importado.

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Complexo Industrial da Saúde

• Déficit comercial crescente no segmento da Saúde – US$ 700 milhões/ano no final da década de 80

– US$ 7,2 bilhões/ano em 2008

– US$ 6,8 bilhões/ano em 2009 (estimado)

– Maior peso dos produtos de maior densidade de conhecimento e tecnologia.

• Perda de competitividade internacional das indústrias – Extremamente dependentes em setores estratégicos, tanto do

ponto de vista tecnológico quanto das necessidades de saúde.

• Fragilidade do Complexo Industrial da Saúde – Situação de vulnerabilidade para o Sistema Único de Saúde

(SUS) danosa para o bem-estar da população.

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  2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009

Faturamento 1.602 1.828 2.458 3.091 3.737 3.961 4.700

Importação 852 980 1.276 1.596 2.098 2.735 2.549

Exportação 223 318 407 461 525 581 521

Balança Comercial -629 -662 -869 -1.134 -1.573 -2.155 -2.028

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COMPLEXO INDUSTRIAL DA SAÚDECOMPROMETIMENTO (%) DO ORÇAMENTO DO MS COM FINANCIAMENTO DA AQUISIÇÃO DE MEDICAMENTOS

Fonte: DAF/SCTIE

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COMPLEXO INDUSTRIAL DA SAÚDE GASTOS COM MEDICAMENTOS

Ações 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009

Med. Estratégico 231.584.000 790.309.000 681.000.000 690.000.000 721.050.000 125.576.948 133.981.559

Med. Básico 176.800.000 248.542.800 228.020.000 290.000.000 316.910.000 893.000.000 955.000.000

Med. Excepcional 516.000.000 813.833.000 1.147.422.000 1.355.000.000 1.956.332.706 2.307.984.000 2.320.000.000

Med. Aids 516.000.000 516.000.000 550.000.000 960.000.000 984.000.000 1.013.000.000 1.084.000.000

Imunobiológicos 250.000.000 480.590.000 550.000.000 750.000.000 783.750.000 882.500.000 788.890.292

Coagulopatias 222.000.000 207.840.000 223.000.000 244.000.000 280.000.000 300.000.000 256.745.384

Oncológicos(*1) 300.000.000 320.000.000 340.000.000 370.000.000 400.000.000 450.000.000 500.000.000

Participação de Estados e Municípios

600.600.000 630.383.300 663.742.200 684.500.000 744.633.270 779.798.400 781.000.000

TOTAL 2.812.984.000 4.007.498.100 4.383.184.200 5.343.500.000 6.186.675.976 6.751.859.348 6.819.617.235

Fonte: DAF/SCTIE*1) estimado a partir dos gastos em procedimentos (entre 45% e 50% dos gastos totais

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COMPLEXO INDUSTRIAL DA SAÚDEMinistério da Saúde, Estados e Municípios

FINANCIAMENTO DA AQUISIÇÃO DE MEDICAMENTOS

Fonte: DAF/SCTIE

2.812.984.000

4.007.498.1004.383.184.200

5.343.500.000

6.186.675.976

6.751.859.348 6.819.617.235

0

1.000.000.000

2.000.000.000

3.000.000.000

4.000.000.000

5.000.000.000

6.000.000.000

7.000.000.000

2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009

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Acordo para o Desenvolvimento da Produção

As parcerias entre laboratórios farmacêuticos públicos e empresas privadas visam:

• Fortalecimento dos laboratórios públicos e ampliação de seu papel de regulação de mercado;

• Estímulo a produção local de produtos de alto custo e/ou de grande impacto sanitário e social;

• Fomentar o desenvolvimento da capacidade produtiva da indústria farmoquímica nacional.

Complexo Industrial da Saúde (CIS)

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Acordo para o Desenvolvimento da Produção

Projetos de Parceria Finalizados: • Um total de nove (9) projetos de parcerias cumpriram todas as fases de

avaliação e assinarão seus Termos de Compromissos nesta reunião.

• Nestes projetos estão envolvidos 7 laboratórios públicos, 7 parceiros privados, sendo 1 estrangeiro e 6 nacionais, que contemplam a produção de 14 produtos.

• Os projetos representam um valor de compras da ordem de R$ 650 milhões/ano, envolvendo economia estimada em R$ 130 milhões/ano, considerando os próximos 5 anos.

Complexo Industrial da Saúde (CIS)

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Resumo das Parcerias Finalizadas:

Acordo para o Desenvolvimento da Produção

LABORATÓRIOS PÚBLICOS

PRODUTOS PARCEIROSINDICAÇÃO

TERAPÊUTICA

Laboratório da Marinha

Raloxifeno Nortec Osteoporose

FUNED Tenofovir Nortec + Blanver

Antirretroviral

LAFEPE + NUPLAMClozapina;Olanzapina;Quetiapina

Cristália Antipsicóticos

LAFEPE Tenofovir Cristália Antirretroviral

Instituto Vital Brazil (IVB)

Rivastigmina Laborvida / Mappel

Mal de Alzheimer

HEMOBRAS Fator VII recombinante Cristália Hemofilia

FARMANGUINHOS

 Formoterol + Budesonida

Aché (Biosintética)

Antiasmáticos

 Rifampicina, Isoniazida, Etambutol e Pirazinamida

LupinTuberculostáticos

Tacrolimo LibbsImunossupressorFonte: DECIIS/SCTIE/MS

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Anteprojeto de Lei do Gecis para Compras Governamentais na área da

Saúde

Definição: “Complexo Industrial da Saúde é, em âmbito nacional, o conjunto das atividades econômicas, públicas e privadas necessárias para que o Estado possa cumprir seu dever de promover a redução do risco de doença e de outros agravos e assegurar o acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

Objetivo Geral:Dotar a Administração Pública de um regime especial de licitações e contratos, que permita o atendimento das necessidades singulares da SUS, desde que devidamente restritas e vinculadas a ato específico do Ministro da Saúde (alcance nacional) e sem ferir o pacto federativo e a pactuação do SUS.

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Muito obrigado!

Eduardo Jorge Valadares OliveiraDiretor Substituto do Departamento do Complexo Industrial e Inovação em SaúdeSecretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos EstratégicosMinistério da Saúde

Email: [email protected]