61

Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:
Page 2: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

Fórum – Desafios do Magistério

Alfabetização no BrasilQuestões e provocações da atualidade

Centro de Convenções da UNICAMP

15 de março de 2006

Alfabetização: o duelo dos métodos

Luiz Carlos CagliariUNESP - FCL-AR

Page 3: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

Alfabetização: o duelo dos métodos

• Das cartas aos pacotes• Um pouco de história

– Os antigos: quem inventou a escrita inventou como ler e escrever. Todo sistema tem uma chave de decifração e regras de codificação.

– Os portugueses e a catequese das colônias– A cartinha de João de Barros junto com a gramática

(1540)– A revolução francesa e as escolas do povo: 1 ano

para alfabetizar.– Século XX: alfabetização em larga escala →

Page 4: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

Alfabetização: o duelo dos métodos

– Século XX: alfabetização em larga escala• Livros Didáticos• Programas• Problemas• Soluções internas: método e professor – família• Soluções externas: Governo, Universidades,

Profissionais

Page 5: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

Alfabetização: o duelo dos métodos

• Os métodos antigos de alfabetização baseavam-se:– No conhecimento das letras: decorar alfabeto– No reconhecimento das letras: categorização gráfica– Formação de unidades pequenas: sílabas– Leitura de palavras

• Cópia como forma de escrita• Ditado como forma de avaliação• O texto era uma atividade depois da alfabetização

Page 6: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

Alfabetização: o duelo dos métodos

• Até a Revolução Francesa (século XVIII), o processo de alfabetização tinha um caráter individual.

• Depois da Revolução Francesa, o processo de alfabetização passou a ser coletivo: sala de aula.

• Sala de aula exige programa: 1 ano para alfabetizar• O método das cartilhas, baseado no alfabeto, tabelas de

sílabas, exemplos de palavras e textos de leitura eram os modelos usados pelos professores

• Material didático: painel com exemplos, lousa individual para exercícios, livro de leitura

Page 7: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

Alfabetização: o duelo dos métodos

• Século XX: – excesso de alunos para serem alfabetizados– falta de professores– falta de escolas– falta de material adequado ao ensino e à

aprendizagem

– Mudanças políticas e econômicas no mundo– Avanços das ciências– Guerras

– Alfabetização como um problema mundial– O grande problema dos países sub-desenvolvidos

Page 8: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

Alfabetização: o duelo dos métodos

• Século XX: – Alfabetização: problemas e desesperos

• A reação ao desespero– Apelo aos métodos:

• Experiências pessoais viram livros didáticos– Apelo aos livros didáticos (milhões)

• Os livros didáticos substituem a ação personalizada dos professores– Caminhos pré-determinados– Expectativas de resultados– Frustração

• A educação sem rumo, porque fora do controle do professor

Page 9: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

• O duelo dos métodos:– Surgiu quando a ação dos professores passou para

os métodos– Os métodos sempre foram frutos de uma experiência

pessoal bem sucedida:• João de Barros• Montessori• Lourenço Filho • Paulo Freire• O livro de Lili • Caminho Suave• Cartilha Sodré• Teberosky• Cartilha Analítica, Pipoca, Abelhinha, Casinha Feliz...

Page 10: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

Cartinha de João de Barros - 1539

Page 11: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

Cartinha de João de Barros - 1539

Page 12: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

Cartinha de João de Barros - 1539

Page 13: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

Cartinha de João de Barros - 1539

Page 14: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

Gramática de João de Barros (1540)

Page 15: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

Gramática de João de Barros (1530)

Page 16: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

Antônio Feliciano de CastilhoMétodo Português - 1850

Page 17: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

Cartilha do Povo de Lourenço Filho

Page 18: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

Cartilha Sodré

Page 19: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

Cartilha Vamos Sorrir

Page 20: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

Cartilha Vamos Sorrir

Page 21: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

Cartilha Vamos Sorrir

Page 22: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

Cartilha Caminho Suave

Page 23: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

Cartilha Caminho Suave

Page 24: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

Cartilha – método fônico

Page 25: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

O meu livrinho de atividades, pág. 3(a partir de 5 anos)

Page 26: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:
Page 27: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

Maria da Glória Mariano Santos. Eu Gosto de Aprender: período preparatório e cartilha – Livro do Mestre. Editora do Brasil, São Paulo.

sem data.

Page 28: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

Maria da Glória Mariano Santos. Eu Gosto de Aprender: período preparatório e cartilha – Livro do Mestre. Editora do Brasil, São Paulo.

sem data.

Page 29: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

Louis Fidge - Literacy Support – English Basics – Key stage 1 – Ages 6-7English made easy; parental guidance; supports the daily English lesson.

Letts Educational – Granada Media Group – London - first published 1999contra-capa

Page 30: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

Louis Fidge - Teaching and Learning – Key Stage 1 – Literacy Activity Book – Literacy – Year 2, Term 2 - Letts Educational – Granada Media Group – London - first published 1998. p. 8

Page 31: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

Derek Strange. Start Reading 1. Oxford: Oxford University Press. First published 1988 – p. 22Angiolina Domanico Bragança, Isabella Pessoa de Melo Carpaneda, Regina Iára Moreira Nassur, Porta de Papel –

Língua Portuguesa 1 – Edição renovada. São Paulo: FTD, sem data, pág. 22.

Page 32: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

• Ian Eyres. Developing Subject Knowledge: Primary English. London: The Open University, Paul Chapman Publishing ltd, Sage Publications Inc. 2000

• (Subject knowledge for Primary English – quality support for trainees TTA)

Page 33: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

• O duelo dos métodos:– Surgiu quando a ação dos professores passou para

os métodos– Os métodos sempre foram frutos de uma experiência

pessoal bem sucedida– Os líderes da alfabetização quiseram explicar:

• Porque os métodos tinham sucesso• Porque os métodos não produziam os resultados

esperados• Os manuais do professor: golpe de misericórdia na

autonomia dos professores (e na competência).

Page 34: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

• O duelo dos métodos:– Surgiu quando a ação dos professores passou para os métodos– Os métodos sempre foram frutos de uma experiência pessoal bem

sucedida– Os líderes da alfabetização quiseram explicar– As pesquisas universitárias entram no jogo:

• Método analítico contra o método sintético• Método global contra o método da soletração• Testes de deficiências de habilidades: Lourenço Filho (Teste

ABC)• Teorias do déficit: mental, da atenção, da habilidade

manual...• Surgem os períodos preparatórios• Projeto Alfa: método behaviorista• Métodos piagetianos• Psicogênese da língua escrita• Métodos lingüísticos• Método fônico

Page 35: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:
Page 36: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

• O duelo dos métodos:– Surgiu quando a ação dos professores passou para os métodos– Os métodos sempre foram frutos de uma experiência pessoal

bem sucedida– Os líderes da alfabetização quiseram explicar– As pesquisas universitárias entram no jogo

– A ação governamental:• Lourenço Filho e a alfabetização a toque de caixa• O MEC e os projetos federais• Mobral e derivados• A CENP e os projeto de São Paulo• A cidade de São Paulo: Paulo Freire nas escolas• O INEP e a ilusão da estatística

Page 37: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

• “Ao tomar conhecimento sobre os dados estatísticos – sempre alarmantes – em torno dos alunos que não sabem ler e escrever temos a impressão de que não avançamos nada em termos de pesquisas e ações que possam contribuir para reverter este quadro. Isto é um engano. Avançamos sim e, continuamos a avançar; o que muda neste quadro é que nós estamos mais intolerantes frente a esta situação”

• (Francisca Isabel Pereira Maciel – Alfabetização: didática(s) e metodologia(s), in: Caderno do Professor. Belo Horizonte: Centro de Referência do Professor, SEEMG, Nº 12, pág. 21-29, 2004.

Page 38: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

Duelo de titãs:

método construtivista

vs

método fônico

Ou melhor:

construtivismo psicogenético

vs

método das cartilhas

Dois grandes equívocos: o segredo está em outro lugar !

Page 39: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

O segredo está em outro lugar !

• Os estudos sobre o processo de alfabetização no Brasil têm se baseado em trabalhos de psicólogos, quando a questão é essencialmente lingüística. As facilidades e dificuldades dos alunos estão no modo como lidam com a linguagem. Os métodos baseados em idéias psicológicas, como o construtivismo psicogenético e o método fônico, das cartilhas, etc. desconhecem como a linguagem é e como funciona. Por essa razão, esses métodos não sabem o que fazer quando o professor ensina e o aluno não aprende. Nestes casos, esses métodos apenas repetem a lição ou a atividade até que o aluno aprenda.

Page 40: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

O segredo está em outro lugar

• A solução para os alunos que não aprendem apesar de tudo está somente numa análise lingüística das dificuldades desses alunos. Infelizmente, a formação lingüística dos alfabetizadores é pobre, nula ou equivocada. Essa precariedade também é encontrada nos PCNs, em livros didáticos e nos movimentos antigos e recentes que dão um pacote educacional para o país. O país precisa mesmo é de alfabetizadores competentes, conhecedores dos problemas lingüísticos da própria atividade em sala de aula.

Page 41: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

Luiz Carlos Cagliari (1989) Alfabetização e Lingüística. São Paulo: Editora Scipione

Luiz Carlos Cagliari (1998) Alfabetizando sem o BaBeBiBoBu. São Paulo: Editora Scipione

Gladis Massini-Cagliari e Luiz Carlos Cagliari (1999) Diante das Letras: a escrita na alfabetização. Campinas: Editora Mercado de Letras

Gladis Massini-Cagliari (2001) O Texto na Alfabetização: coesão e coerência. Campinas: Editora Mercado de Letras

Page 42: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

Evolução das estratégias de escrita

1 2 3

4 5 6

1 - Texto: diz que nãosabe ler porque não háletras.2 - Texto: mistura deletras com rabiscos

3 - Texto: só letras, semrabiscos.4 - Escrita espontânea:letras aleatórias.

5 - “Feliz dia dos pais”L = Luiz, Uso de ícone.6 - “agora” já associaletra com som

Page 43: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

Júlia escreve o bilhete

• Júlia escreve palavras.

• Pergunta para a tia com que letras deve escrever. Consegue ler uma ou outra coisa de que se lembra.

• A tia não acompanha o que Júlia faz.

Page 44: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

Evolução das estratégias de escrita

• HOMEM DA LUA (da TV)• O sublinhado é do jogo da

forca.• As letras foram ditadas.• Ele lê acompanhando com o

dedo e os olhos o que está dizendo. Nota-se no desenho, um foguete.

• O simples fato de alguém ditar as letras e ele ler ensinou-o a ler e a escrever.

Page 45: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

• Tentativa de escrita espontânea de uma história. Há várias letras escritas. A confusão mostra o ponto de vista da criança diante da escrita. Já há uma idéia, segundo a qual se escreve com letras.

Page 46: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

• Escrita de um texto espontâneo. A confusão do exemplo anterior já sumiu e deu lugar a uma série de letras.

Page 47: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

Exemplo de um ditado de Patrícia

Page 48: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

Alguns conceitos básicos de lingüística

Linguagem oral:

1. O falante nativo e sua língua

2. Variação lingüística

3. Usos da linguagem: adequação

4. O certo, o errado e o diferente

5. Consciência lingüística do falante

6. As regras da linguagem

Page 49: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

Alguns conceitos básicos de lingüística

Linguagem escrita: o texto

1. O texto escrito é uma representação da linguagem oral

2. O texto escrito é um uso da linguagem

3. Ler é a apropriação de um enunciado produzido a partir da mente de outro indivíduo.

4. O leitor tem que re-processar o texto em sua mente: o texto da mente do escritor torna-se texto da mente do leitor.

5. Ler e compreender são processos diferentes

Page 50: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

Alguns conceitos básicos de lingüística

Sistema de escrita:

1. Sistema alfabético-ortográfico

2. Princípio alfabético: acrofônico

3. Letra é uma unidade abstrata

4. A ortografia organizando o sistema

5. Categorização gráfica

6. Categorização funcional

Page 51: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

Algumas idéias sobre alfabetização

• Alfabetizar é ensinar a ler• Ler é decifrar• Compreender depende dos conhecimentos lingüísticos

dos falantes e de seus conhecimentos de mundo• Explicações imprescindíveis:

– O que é a escrita– O que é a ortografia– Conhecimentos para se decifrar– Variação lingüística

Page 52: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

Algumas idéias sobre alfabetização

– Princípio acrofônico: nome das letras– Categorização gráfica: unidade básica é a palavra

• Usar o alfabeto de letras de fôrma maiúsculas• Não usar escrita cursiva no começo

– Categorização funcional: • Diferença entre ler e escrever• Ler é mais fácil do que escrever

– Pares mínimos para ensinar contrastes e contextos• Fazer exercícios de reconhecimento de letras e de palavras

– Discutir o certo e o errado– A progressão não é pré-determinada

Page 53: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

Alguns problemas tradicionais

Problemas de leitura

• 1. Aluno escreve sem saber ler

• 2. Aluno não sabe reconhecer de que letra se trata. Não sabe o nome das letras

• 3. Aluno não tem como meta a palavra

• 4. Aluno não sabe associar sons às letras

• 5. Aluno não sabe combinar sons em sílabas e sílabas em palavras

Page 54: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

Alguns problemas tradicionais

Problemas de escrita:

• 1. Uso da escrita cursiva

• 2. Confusão entre ortografia e variação dialetal da pronúncia das palavras

• 3. Falta de condições de checar a ortografia. Falta de incentivo para isto

• 4. Falta de cópia

• 5. Falta de discussão, de regras

Page 55: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

Alguns problemas tradicionais

Algumas hipóteses problemáticas dos alunos:1. Para ler é preciso figura de apoio2. Ler é uma ação de adivinhação, não tem regras3. Escreve-se fazendo rabisco4. Escreve-se qualquer letra para qualquer som, para qualquer

palavra.5. Princípio acrofônico é mais forte do que a categorização

funcional6. Ortografia não tem nada a ver com leitura nem com escrita

(período de escrita livre)7. Confusão entre os procedimentos de leitura (da escrita para a

fala) e de escrita (da fala para a leitura)8. Problemas de segmentação9. Passagem do texto oral para o texto escrito10. Aprender a aprender. Aprender a corrigir

Page 56: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

Algumas idéias sobre alfabetização

Qual é o melhor método?• O melhor método é aquele no qual o professor

usa os conhecimentos técnicos para ensinar e os alunos aprendem através de regras tiradas dos conhecimentos técnicos lingüísticos

• Essa abordagem é contra o ensino vazio, metafórico, e contra deixar o aluno descobrir por si os conhecimentos de que necessita para aprender a ler e a escrever

Page 57: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

Algumas idéias sobre alfabetização

O que vale o método das cartilhas?• É um método fônico silábico • o método é um roteiro pronto• Dá um modelo e evitar deixar o aluno pensar• Idéia errada do que é fácil ou difícil: progressão

programada.• Não sabe o que fazer quando o aluno erra• Deixa de lado muitos conhecimentos

importantes

Page 58: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

Algumas idéias sobre alfabetização

O que vale o método construtivista?• A psicogêneses da língua escrita é um falso

caminho• O ensino é tão importante quanto a

aprendizagem: cada qual tem seus personagens• Deixa de lado conhecimentos lingüísticos

imprescindíveis• A avaliação dos erros é teórica, não prática• Se o aluno não aprende, não tem alternativas

Page 59: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

Algumas idéias sobre alfabetização

O que vale o método fônico?• O método fônico é baseado apenas no

princípio acrofônico• Trata a escrita como se fosse uma

transcrição fonética (ou fonológica: grafemas)

• Cria dificuldades com a escrita ortográfica sem saber como resolver

• Se o aluno erra, não sabe como resolver

Page 60: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

Algumas idéias sobre alfabetização

O que os métodos precisam resolver:

• Dar explicações corretas (questão científica)

• Dosar ensino / aprendizagem de acordo com as circunstâncias e os envolvidos

• Analisar, entender os erros (hipóteses)

• Propor soluções não repetitivas

Page 61: Fórum – Desafios do Magistério Alfabetização no Brasil Questões e provocações da atualidade Centro de Convenções da UNICAMP 15 de março de 2006 Alfabetização:

Luiz Carlos Cagliari (1989)

Alfabetização e Lingüística. São Paulo: Editora Scipione

Luiz Carlos Cagliari (1998)

Alfabetizando sem o BaBeBiBoBu. São Paulo: Editora Scipione

Gladis Massini-Cagliari e Luiz Carlos Cagliari (1999)

Diante das Letras: a escrita na alfabetização. Campinas: Editora Mercado de Letras

Gladis Massini-Cagliari (2001)

O Texto na Alfabetização: coesão e coerência. Campinas: Editora Mercado de Letras