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Fórum Ibero-Americano Inovação na Sociedade da Informação Lisboa, 29 de Novembro de 2009 Zeinal Bava Presidente Executivo

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Fórum Ibero-AmericanoInovação na Sociedade da Informação

Lisboa, 29 de Novembro de 2009

Zeinal Bava Presidente Executivo

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Crescimento exponencial na adopção de novas tecnologias pelos consumidores

Equipamentos/ utilizadores Milhões (em escala logaritmica)

Massificação de equipamentos com maior capacidade e mobilidade…

2020201020001990198019701960

Consumiveis (+10Biliões)

Móvel

Telemovel/(1Bilião)

BB FixoPC(+100M)

Minicomputador(10M)

Mainframe(1M)

1

10

100

1k

10k10k

Ano

…e maior velocidade na sua adopção

*Exemplo FacebookFonte:Morgan Stanley Research

234

13

38

Rede Social*

Rádio iPodInternet TV

Anos para atingir audiência de 50 milhões

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Transformação dos hábitos de consumo em resultado da convergência entre tecnologias e conteúdos

Consumidores conduzem…

34

567073

27

TV e VídeoMúsicaNotíciasEmailsVoz

% de consumidores a utilizar serviços no PC

Fonte:McKinsey Telecoms Consumer Insight Survey 2008

10

475070

Telefone móvel

Desktop PC TV Laptop

% de consumidores a ler notícias por equipamento

Utilização dos mesmos

equipamentos para aceder a

diferentes conteúdos

Utilização dos mesmos

conteúdos em diferentes

equipamentos

...conver-gência de equipamen-tos…

… e convergência de conteúdos

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Evolução do modelo de negócio das telecoms

Passado(95-00)

Presente(00-10)

Futuro(2010-?)

Nível de convergência

Funcio-nalidades

• Várias funcionalidades em diversos tipos de média/equipamentos (Location based services, chat on music)

Conteúdos• Mesmo conteúdo disponível

em diversos equipamento

Equipa-mentos

• Mesmo equipamento para acesso a diferentes conteúdos

Rede Acesso

• Transição seamless entre redes de acesso

• Homezoning mudança de rede móvel para rede Wi-Fi

Wired network

Wireless network

IP network

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Parcerias esbatem fronteiras da cadeia de valor no mundo IP

Perante as ameaças de mercado torna permente a transformação das telecom

Market share global dos 3 maiores players Receitas$Bn, 2009E

850 160 90 24 30

Motores Busca

82

Publici-dade Online

75

Equipa-mento

63

Handsets

66

MNOs

20

Crescente convergência e integração na cadeia de valor

Criadores de conteúdos

Fabricantes de equipamento

Motores de busca Telecoms/Cabo

Attackers

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O foco da estratégia da PT está na inovação e execução operacional

ExecuçãoInovação

Parceiros Estratégicos• Acesso ao know-how de

líderes internacionais

Abordagem estruturada • Aposta em inovação com a

colaboração de toda a organização

Consolidar posição competi-

tiva da PT

Detalhado em seguida

Estratégica• Enfoque em projectos

criadores de valor para a PT

Operacional• Esforço contínuo de

optimização

Financeira• Capacidade financeira

adequada ao enfoque estratégico

Recursos Humanos• Aposta no conhecimento e

capacidade dos colaboradores

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Inovação potencia crescimento e criação de valor

Crescimento TACC. 98-03

Nota:Média da indústria representa empresas EUA cotadas em bolsa de telecom e de equipamento de rede, com market cap > 100 milhões USD a 1 de Julho de 2004Fonte:Monitor Group, IMI Inovation scorecard study

4,5%

26,5%

x5,9

Retorno aos accionistas TACC. 98-03

4,4%

5 inovadores de topo

Médiaindústria

-9,7%

+14pp

Resultado líquido/colaborador 2003. Milhares USD

5 inovadores de topo

5 inovadores de topo

-26

Média indústria

67

+96

Média indústria

CASE-STUDY EUA 98-03

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“Corporate Innovation Machine” da PT

Fonte:jpb.com, “The Corporate Innovation Machine”, Jeffrey Baumgartner

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Mudança de mindset organizacional é a chave para quebrar mitos sobre a inovação

Para…

A Inovação deve partir de todos os colaboradores independentemente da sua área de actividade

A Inovação deve focar em todos os aspectos do negócio (p.ex. relação com o consumidor, eficiência)

Devemos desenvolver competências de inovação através de programas de formação

A inovação deve ser partilhada e resultar da participação e conhecimento de todos

As capacidades de inovação existem em todos os colaboradores da empresa

“A Inovação é um tema apenas dos departamentos de R&D“

“A Inovação aplica-se apenas ao desenvolvimento de novos produtos e serviços”

“Não é possível aprender a ser inovador. Ou nascemos inovadores ou não conseguimos inovar”

“As ideias inovadoras são geradas centralmente e adoptadas posteriormente pela organização "

“Mais experiência e senioridade representam maior capacidade para inovar"

De…

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O programa OPEN cria um portfólio balanceado de investimentos em inovação

Portfolio de projectos da PT

Inovação exploratória

• Grandes tendências– Novos comportamentos sociais– Mudança de padrões

tecnológicos e regulamentares

Projectos estruturantes (p.ex., rede de fibra óptica)

Board/gestão de topo

e experts

Desenvolvimento do negócio(p.ex., lançamento do MEO ou do Office Box)

Business as usual(p.ex., optimização de níveis de serviço)

Re

du

zid

oM

éd

ioE

lev

ad

o

Nív

el

de

ris

co

Curto (<1ano)

Médio (1-3 anos)

Longo (>3 anos)

Horizonte temporal

Inovação planeada

• Lógica de mercado: implementação de grandes tendências da fábrica explorativa

Líderes e colaboradores dos segmentos

e áreas de suporte

Inovação incremental

• Lógica diária– Contribuição de todos os

colaboradores– Melhorias contínuas e

operacionais

Open Team/ toda a

organização

“Fábricas” de InovaçãoPrincipais contribuidores

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Colaboração estratégica é a chave do sucesso da inovação na PT

Parceiros Tecnológicos

Parceiros R&D

Parcerias Universitárias

Parceiros Projectos operacionais

• Corning: Desenvolvimento conjunto de soluções de fibra pioneiras a nível mundial

• ZTE: Lançamento do Bluebelt e Silverbelt para massificação do acesso aos Smartphones

• Cisco: Ligação de 6,400 escolas e 19 delegações do Ministério da Educação a 100Mbps

• IT: Projecto WDM-PON ONT 10Gb/s - massificar a banda ultra larga a 2Gb/s em fibra óptica

• Vários: Plataforma tecnológica avançada (IMS), orientada para novos serviços multimédia

• MIT: Conteúdos educacionais em língua portuguesa (scratch)

• UTAD: Ferramenta 3D para formação profissional com plataforma da PT Inovação

• Univ. Coimbra: Gestão de conhecimento com técnicas de Inteligência Artificial e Web

2.0.

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Telecoms está a transformar-se num “consumer business”

Cre

sc

ime

nto

Concorrência

Estagnado

Baseado no controlo de acesso

Forte

Baseado na preferência

do cliente

Gestão de clientes

• Foco na inovação e na experiência do cliente

• Redefinir posicionamento ao longo da cadeia de valor

• Garantir excelência operacional

Gestão de plataforma (utility)

• Gerir operações numa abordagem lean

• Promover gestão regulatória para conservar valor do acesso

Enfoque na inovação e excelência de execução• Focar na excelência na

execução (de Marketing a operacional)

• Alavancar papel da inovação

Transformação do modelo de negócio para materializar oportunidades de crescimento• Executar investimentos

tecnológicos • Consolidar parcerias ao longo

da cadeia de valor

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O Meo é um case-study de inovação e execução operacional

Aumento significativo de quota de mercado Inflexão de tendência de queda no negócio fixo

Marca com maior notoriedade em Portugal Inversão de perda de linhas de telefone fixo

Quota mercado Pay-TV

+20pp

-11pp

Outros

3T2009

67%

12%21%

2007

78%

21%

1%

Evolução Quota

-4,1

-8,6

-8,3

-12,7-12,5

3T2T1T4T3T

-6,1

2T1T4T

-11,6

3T2T

2007 2008 2009

Crescimento das receitas de retalho domésticoPercentagem

0,4

1,21,3

2,32,32,52,5

3,43,5

Recordação genérica marcasMédia valores, acumulado até 13 Nov. 2009

Perda de linhas de telefone fixoMilhares

-74

-35-30-31-32-51-59

-46

-90-103

2T1T4T3T2T1T4T3T

-14

2T1T 3T

2007 2008 2009

2,0 1,1

Fonte:Marktest; Publivaga, Relatório e Contas empresa

OperadorCabo

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Os cinco objectivos estratégicos da PT…

Liderança Liderança em todos os segmentos e geografias

SustentabilidadeReferência em termos sectoriais ao nível social, económico e ambiental

Performance1º Quartil de em retorno accionista e resultados operacionais e financeiros

Internacional Dois terços das receitas internacionais

Clientes 100 milhões de clientes