15
FORUM P1 Moderadora Paula Girão P.G Educadores de Infância

FORUM P1 P.G. Proposta inicial Apresentação de participantes Debater metodologia Elaborar plano de acção Eco código Resultado Final Apresentação de participantes

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: FORUM P1 P.G. Proposta inicial Apresentação de participantes Debater metodologia Elaborar plano de acção Eco código Resultado Final Apresentação de participantes

P.G

FORUM P1Moderadora Paula Girão

Educadores de Infância

Page 2: FORUM P1 P.G. Proposta inicial Apresentação de participantes Debater metodologia Elaborar plano de acção Eco código Resultado Final Apresentação de participantes

P.G

Proposta inicial

•Apresentação de participantes•Debater metodologia•Elaborar plano de acção•Eco código

Resultado Final

•Apresentação de participantes•Debater metodologia

Page 3: FORUM P1 P.G. Proposta inicial Apresentação de participantes Debater metodologia Elaborar plano de acção Eco código Resultado Final Apresentação de participantes

P.G

Porquê?• Workshop « Montra da Floresta» terminou às 17.25h no

local;• Participantes com atraso devido aos workshops anteriores ;• A sala era também local de passagem e de acesso aos pisos

superiores , o que provocou alguma dificuldade de organização;

• Nº de cadeiras insuficiente;• Sala sem recursos para utilização de suportes preparados

pela moderadora (plano B caso falhasse o A);• Falhando ambos foi aplicado o plano I (improviso).

Page 4: FORUM P1 P.G. Proposta inicial Apresentação de participantes Debater metodologia Elaborar plano de acção Eco código Resultado Final Apresentação de participantes

P.G

Participantes inscritos

1 António Lopes

2 Joana Martins

3 A. Margarida Azevedo

4 Ângela Pedro

5 M. Lucinda Gabriel

6 Alexandra Pinto

7 Paula Luz

8 Sónia Costa

9 Sandra Silva

10 Cidalina Teles

11 Arminda Inácio

12 Cláudia Ferreira

13 M. João Lacerda

14 M. Paula da Silva

15 Ilídia almeida

16 Alexandra Cartaxo

17 Zulmira Lopes

18 M Gertrudes Sousa

19 Sónia Barrocas

20 Rosa Marques

21 Sandra Gonçalves

22 Rita Ramos

23 Fátima Godinho

24 Teresa Roseiro

25 Daniela Maia

26 Ana Paula Neves

27 Ana Maria Lopes

28 Ana pedroso

29 Filipa Rosário

30 Isabel Fonseca

31 Rute Oliveira

32 Ângela Martins

33 Irene Silva

34 Celeste Mendonça

35 Ana Cruz

36 Susana Alves

37 Sara Duarte

38 Filipa Alves

39 Sílvia Cardoso

40 Rosália Batalha

41 Zita Vaz

42 M José Ramalho

43 M.S.

44 M. Inês Vieira

45 Teresa Sécio

Page 5: FORUM P1 P.G. Proposta inicial Apresentação de participantes Debater metodologia Elaborar plano de acção Eco código Resultado Final Apresentação de participantes

P.G

O projecto Eco escolas

• Acessível a todos;• Ao encontro das competências das crianças do pré escolar;• Programa que fomenta uma atitude empreendedora;• Facilitador de parceiros e articulações;• Tem vantagens ao nível do incentivo; • Reconhecimento de boas práticas;• Dá resposta às questões ambientais ;• Um contributo para formar crianças; • Um projecto que se estende por todo o território nacional ;• Um contexto extremamente favorável ao desenvolvimento de

competências sociais, cívicas e científicas ;• Contribui para a o reconhecimento do trabalho desenvolvido na escola,

reforçando o seu papel na comunidade.

Page 6: FORUM P1 P.G. Proposta inicial Apresentação de participantes Debater metodologia Elaborar plano de acção Eco código Resultado Final Apresentação de participantes

P.G

Os 7 Passos

Page 7: FORUM P1 P.G. Proposta inicial Apresentação de participantes Debater metodologia Elaborar plano de acção Eco código Resultado Final Apresentação de participantes

P.G

Conselho Eco Escolas

• Envolvimento de longa duração;• Responsabilização pela oferta

educativa;• Proximidade em relação às

necessidades;• Excelente base de recursos

humanos;• Competências diferenciadas;• Novos recursos;• Promoção comercial;• Responsabilização de todos os

intervenientes.

• A resposta dos parceiros;• O compromisso;• Mais difícil nas escolas pequenas;• Resistência à mudança;• Organização interna do tempo;• Flexibilidade limitada:

Page 8: FORUM P1 P.G. Proposta inicial Apresentação de participantes Debater metodologia Elaborar plano de acção Eco código Resultado Final Apresentação de participantes

P.G

Auditoria Ambiental

• Auditoria de aplicação não obrigatória;

• Perceber os pontos fortes e fracos;• Ponto de partida para plano de

acção;• Saber o quê, onde , com quem;• Necessidade de divulgar;• Identificar áreas de trabalho a

privilegiar ;• Um diagnóstico do

desempenho ambiental da escola ;

• Aplicar todas as questões ;• Material não adaptado a este nível

de ensino;• Questões não ajustadas à realidade;• Demasiado longo;• Leitura difícil;• O tratamento dos dados ;• Impacto ambiental deste

diagnóstico , maioritariamente feito em papel;

• As alternativas de resposta são colocadas em termos de frequência e não alternativas quantitativas .

Page 9: FORUM P1 P.G. Proposta inicial Apresentação de participantes Debater metodologia Elaborar plano de acção Eco código Resultado Final Apresentação de participantes

P.G

Plano de Acção

• Reflecte os resultados da auditoria;• Permite contemplar outras actividades;• Intenções definidas em conjunto;• Assume um compromisso perante uma

comunidade;• Adequado aos particularismos da própria

comunidade escolar; • Permite criar soluções;• Constrói-se com contributos e sugestões

dos vários elementos do Eco Conselho ;• Permite ajustes pontuais ao longo do

ano lectivo; • É fundamentado em dados .

• Dificuldades de concretização por falta de verbas;

• Dificuldade em motivar os colegas.

Page 10: FORUM P1 P.G. Proposta inicial Apresentação de participantes Debater metodologia Elaborar plano de acção Eco código Resultado Final Apresentação de participantes

P.G

Monitorização e Avaliação

• Registo de resultados;• Torna evidente o sucesso

dos actos do plano de acção;

• Ajuda a tomar consciência de aspectos facilitadores e constrangimentos de processos e resultados.

• Torna evidente o insucesso dos actos do plano de acção;

• Acesso a facturas e contadores interdito;

• Monitorização apenas possível em algumas actividades.

Page 11: FORUM P1 P.G. Proposta inicial Apresentação de participantes Debater metodologia Elaborar plano de acção Eco código Resultado Final Apresentação de participantes

P.G

Trabalho Curricular

• Incentiva a educação para a cidadania;

• É objectivo;• É estruturado;• É abrangente nas actividades;• É abrangente nos agentes de

intervenção;• Facilita intercâmbios e

partilhas;• Estimula a criatividade;• Instiga a formação pessoal.

• Poucos projectos a concurso para o pré escolar;

• Dificuldades na concretização de algumas acções por falta de colaboração .

Page 12: FORUM P1 P.G. Proposta inicial Apresentação de participantes Debater metodologia Elaborar plano de acção Eco código Resultado Final Apresentação de participantes

P.G

Envolvimento Escola/Comunidade

• Individual;• Na instituição;• Na família;• Na comunidade;• Nas redes sociais

– Blog– Sites, etc;

• Na Rádio, jornais;• Jornais escolares;• Pag do agrupamento;• Bandeiras hasteadas.

• Os encarregados de educação nem sempre têm uma participação activa, o que com crianças nesta faixa etária se torna por vezes um obstáculo.

Page 13: FORUM P1 P.G. Proposta inicial Apresentação de participantes Debater metodologia Elaborar plano de acção Eco código Resultado Final Apresentação de participantes

P.G

Eco Código

• É construído , afixado, implementado;

• Não é obrigatório submeter a concurso;

• Estimula a criatividade;• Inesgotável imaginação;• Diversifica a expressão plástica;• Divulga a transparência de

vivências do dia a dia;• Construção frásica facilitadora

da memorização e criação de hábitos.

• Constata-se que nesta faixa etária muitos dos trabalhos não são feitos pelas crianças;

• Concurso não destinado apenas para o pré escolar.

Page 14: FORUM P1 P.G. Proposta inicial Apresentação de participantes Debater metodologia Elaborar plano de acção Eco código Resultado Final Apresentação de participantes

P.G

Ele e elas acham que…

• …houve alguma confusão inicial;• …f oi um encontro de pessoas com grande poder de

realização;• …era um grupo a quem o eco escolas diz muito;• …por sermos muitos participantes num tempo reduzido,

dificultou a discussão e a resposta específica aos problemas sentidos por cada escola;

• …as reuniões ABAE e Eco Escolas resultariam mais feitas por Distrito ou Concelho;

• …valeu a pena o seminário, mas acima de tudo o Projecto;• …voltarão!!

Page 15: FORUM P1 P.G. Proposta inicial Apresentação de participantes Debater metodologia Elaborar plano de acção Eco código Resultado Final Apresentação de participantes

P.G

Obrigada a todos pela colaboração e partilha

Paula GirãoContacto: [email protected] [email protected]