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Angelita Quevedo
Adolfo Tanzi Neto
Estrutura da apresentação
INTRODUÇÃO
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
ANÁLISES E DISCUSSÕES
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Impacto da TIC na educação:
Dados Inep (2006) houve um crescimento 571% no número de cursos a distância, com um aumento em 315% de alunos matriculados.
O ensino a distância em 2005 representava 2.2% e, em 2006, essa participação passou para 4.4%.
A Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), em 2009, detectou 2,6 milhões de alunos matriculados em cursos a distância via internet, sendo 37% deles em cursos de pós-graduação.
O número de cursos a distância chega a 1.752, com um
percentual de 27% para o ensino superior.
O desenvolvimento da TIC na educação:
“Bons materiais auto-explicativos, mesmo feitos com multimídia, não costumam ser
suficientes para que os alunos se motivem, aprendam, a longo prazo. Em cursos de longa duração e com alunos
jovens, a interação é cada vez mais importante: a assessoria, a tutoria, ter alguém por perto, a participação em grupo, o sentimento de pertença a
um grupo é fundamental.”
Moran (2007:8)
O desenvolvimento da TIC na educação:
Batista e Gobara (2008) consideram que:
“Para haver a interação em um fórum on-line é preciso dois ou mais
sujeitos. A interação é uma ação de reciprocidade entre pessoas que
pode ser direta ou indireta (mediatizada por algum veículo técnico de
comunicação) na definição sociológica de Belloni (2001). Mas a
presença de professores e alunos nesse meio, só garante a
interação se houver por parte desses sujeitos uma concepção
que vá além da idéia, muito difundida, de fórum como uma
ferramenta virtual para depósito de atividades.”
Objetivos da Pesquisa
Com as experiências quetive como aluno da disciplina LínguaInglesa: Língua e Internet, oferecidano segundo semestre de2008, escolhi analisar o fórum:“What makes a sentence?”
Assim sendo, nessetrabalho de conclusão de cursoprocuramos responder as seguintesquestões:
Quais foram os recursos e técnicas utilizados pelo professor para mediar o fórum?
Por que o Fórum: “Whatmakes a sentence” teve um grau elevado de participação discente?
Quais as conseqüências imediatas dessa mediação docente?
Teoria da atividade
As primeiras sementes da
teoria da atividade (TA) vieram
com Vygotsky (1896-1934) e
foram desenvolvidas por
Leontiev (1903-1979) e Luria
(1902-1977), e atualmente
expandida por Yrjö Engeström
(1948 - ). Com base nos
pressupostos da TA podemos
entender a atividade humana
como um sistema próprio, com
ferramentas, regras, divisão de
trabalho e estrutura. Modelo proposto por Engeström
(1987) para representar a estrutura
da atividade humana:
Contradições e ciclo de aprendizagem expansiva A atividade mediada é aprofundada por Engeström (1987) que representa a terceira geração de pesquisadores da TA. A evolução da atividade ocorre pelas diferentes formas de interação entre organismo e meio ambiente, considerados em Engeström como homem e sociedade. A TA considera a capacidade humana do ponto de vista:
físico – como somos constituídos e que habilidades sensório/motora temos;
cognitivo – como pensamos, como aprendemos e que habilidades cognitivas temos;
social – como nos relacionamos socialmente.
Contradições e ciclo de aprendizagem expansiva Na estrutura da atividade humana, o sujeito (individuo, grupo, organização ou comunidade) é exposto a vários fatores mediadores (ferramentas, divisão de trabalhos, divisões de conhecimento, normas sociais, regras organizacionais) que geram contradições.
Engeström (1992) afirma que as contradições são tensões ou desequilíbrios manifestados por meio de problemas e que revelam os lugares capazes de expansão, sendo, portanto indícios de mobilidade do sistema de atividade.
Contradições e ciclo de aprendizagem expansiva
1
Questionando
2Analisando
3
Modelando uma nova solução
4
Examinando o modelo
5
Implementando o novo modelo
6
Refletindo sobre o processo
7
Consolidando uma nova
prática
Fonte: (Engeström,1999b)
Essas contradições dão origem ao ciclo de aprendizagem expansiva:
Uma vez que a TA não oferece procedimentos metodológicos claros para a pesquisa (Quevedo, 2005) e sim “uma estrutura conceitual para a compreensão e análise da atividade humana” (Quevedo, 2005: 76); decidimos desenvolver uma pesquisa que se insere no método de estudo de caso. Para Yin (1984), o estudo de caso consiste em um questionamento empírico que investiga um fenômeno contemporâneo em um contexto real de vida.
Em nosso caso específico, nosso estudo traz características de pesquisa qualitativa estatística e descritiva uma vez que fizemos uma análise contextual detalhada das informações sobre um evento em particular e por meio dele examinamos todas as variáveis e suas interrelações para uma completa compreensão do caso em questão.
Contradições e ciclo de aprendizagem expansiva
Ferramenta
Moodle, material usado, língua inglesa,
computadores, servidor de acesso, etc.
Regras
Explícitas: colocadas pelo
professor/ instituição
Implícitas: colocadas pelos
alunos
Objeto
Conceituar sentença
Comunidade
Grupo de alunos e o
professor da disciplina LI:
Língua e Internet
Divisão de Trabalho
Tarefas/Papéis
desempenhados
Sujeito Alunos inscritos na disciplina LI: Língua
e Internet Professor
Produção
Distribuição Troca
Consumo
Diagrama 3: Estrutura do sistema de atividade em foco: Engajamento do aluno no fórum: “What makes a sentence?”
ESTRUTURA DO SISTEMA DE ATIVIDADE
PARA PESQUISA
Sujeito: 20 alunos, ingressantes em 2007 no curso de Letras da PUC-SP, do turno matutino, matriculados na disciplina
semipresencial - Língua Inglesa: Língua e Internet do curso de Letras da PUC-SP
Objeto: 1. Para o professor: mediar de modo a trabalhar os conteúdos programados para o fórum de forma a incentivar a
construção do conhecimento entre seus alunos. 2. Para o aluno: a) participar do fórum para garantir sua avaliação e presença e b)
conceituar sentença.
Ferramentas: destacamos o ambiente virtual de aprendizagem, o computador do aluno, os provedores de acesso, os servidores da
instituição educacional em tela, a língua inglesa usada para comunicação entre os participantes do sistema de atividade. A disciplina contou com fóruns de discussão usados com funções
diferenciadas
Comunidade: grupo de alunos e a professora da disciplina.
Regras e Normas: as instruções que garantiram o convívio e a participação do grupo como um todo.
Divisão de trabalho: os papéis desempenhados por cada integrante do sistema de atividade em tela no momento da realização de tarefas quer individuais
quer coletivas ou colaborativas.
Os dados usados na análise foram coletados com base nas mensagens postadas no fórum: “Whatmakesa sentence”
A primeira etapa: Types of texts (tipos de textos) teve a duração de uma semana com a seguinte sequênciadidática:
Conteúdo: Halliday’s functions oflanguage foi disponibilizado por meio de arquivo de apresentação [.ppt] que poderia ser aberto no ambiente ou no computador do aluno.
O arquivo, além do conteúdo, continha questões que deveriam ser respondidas por meio da ferramenta Tarefa, no ambiente Moodle;
A unidade também ofereceu um material de suporte sobre como reconhecer diferentes tipos de textos.
Depois de os alunos terem discutido, na primeira parte da unidade, as diferentes características de um texto seja ele persuasivo, instrutivo, informativo ou descritivo, a seqüência didática iniciou-se com um desafio aos alunos.
Nessa unidade vocês terão que:
:: Definir o que é uma sentença completa em inglês;
:: Discutir o artigo “What’s Big and Green, and Desperate to be a hit all over?”;
:: Identificar verbos e substantivos interessantes e desafiadores;
:: Criar sentenças originais com verbos e substantivos encontrados em outros contextos.
Antes de lermos o artigo, vamos considerar as 2 palavras abaixo:
Remake Hulk.
Essas duas palavras formam uma sentença? Por que? Ou por que não? Expresse sua opinião no fórum: Whatmakes a sentence?
Leitura do artigo
1. Antes de ler o artigo inteiro, vamos
olhar a manchete:“What’s Big and Green, and
Desperate to be a hit all over?”A manchete lhe dá alguma dica sobre
o tipo de artigo que você vai ler? Que tipo de conteúdo você vai encontrar?
Alguma dica? Se você tiver alguma
dica, por favor, deixe-a em nosso fórum: What’s Big and Green, and
Desperate to be a hit all over? – mas
lembre-se, você tem que deixar sua
resposta antes de ler o artigo, ok?
Durante a leitura do artigo, procure por substantivos desafiadores [ex.: buzz, gamma rays, do-over, etc] e verbos [ex.: outsells, eluded, vie, etc.]. Tente organizá-los em uma tabela com duas colunas. Brinque com os substantivos e verbos em diferentes combinações para criar sentenças interessantes. Tente organizar as sentenças de forma a criar um poema. Envie seu poema para nossa base de dados: Poemsmade from new vocabulary.
What makes a sentence? – fórum objeto de pesquisa desse trabalho. O fórum apresentava as seguintes instruções: Então, qual sua opinião? O que é uma sentença em inglês? Dê exemplos. Os alunos postaram suas opiniões.
What’s Big and Green, and Desperate to be a hit all over? – O fórum apresentou a seguinte instrução: Então, qual seu palpite?
Is it a grammatical mistake? – o fórum apresentou as seguintes instruções: O que vocês acham? O autor do NewYork Times cometeu um erro? Ele poderia estar certo? Qual sua intenção ao fazer isso?
Poems made from new vocabulary – A base de dados apresentava a seguinte instrução: Para adicionar o seu poema, por favor clique em Addentry e siga as instruções.
O fórum What makes a sentence?, objeto desse trabalho, esteve aberto para participação do dia 17 de novembro a 02 de Dezembro de 2008, totalizando 2 semanas e 2 dois dias. De todos os fóruns previstos, ele se destacou por ter o maior número de mensagens
0
10
20
30
40
50
60
Participação dos alunos por fórum
número de entradas no fórum
As contradições primáriasocorrem em cada vértice ou canto do triângulo e, elas estão ligadas ao valor de uso versus o valor de troca
Contradições
Aluno J: To interpret a language we
have to feel the language, to know the
grammar is not enough.
conhecer a gramática vs o valor pessoal relativo ao sentir a língua
Aluno J: I think that what makes a
sentence is a group of words that are put
together in order to mean something. On
the other hand just a group of words isn't
enough to make a sentence, we have to
interpret this group of words, on this way
they really are a sentence.
conflito quando o aluno lança mão do verbo think (com o sentido de opinar) seguido de uma definição formal (what makes a sentenceis a group of words that are put together in order to mean something)
As contradições secundárias ocorrem entre os vértices do triângulo. Em nosso estudo elas foram identificadas entre os seguintes vértices:sujeito e ferramenta e sujeito e objeto
Contradições
a contradição secundária entre o sujeito e a língua estrangeira [como ferramental]. O aluno traz a questão da diferença na compreensão quando se está trabalhando com a língua portuguesa versus a língua inglesa
Aluno J: The difference between our
understanding of Portuguese and our
understanding of English is that in
Portuguese we don't realize that we are
interpreting the language while we use it
because we do this since we are
babies, because Portuguese is our first
language. In English we do this and we know
that we are doing this because it's not our first
language. We do this at least when we start
using the language, with the time this action
becomes as normal as in Portuguese.
A contradição entre sujeito e objeto foi uma das contradições mais frequentes. As mensagens apontam para a dificuldade que os alunos tiveram para definir sentença:
a. inclusão do aspectopontuação
Contradições
Aluno CV: What I meant was: there
should be a comma between Remake
and Hulk. But after thinking better I
suppose it is a sentence, because it has
an idea. Maybe someone could have
been asked to "remake him"... sort of it.
As contradições terciárias ocorrem quando representantes de uma cultura (por exemplo, os professores) introduzem o objeto e motivo de outro sistema de atividade culturalmente mais avançado no sistema de atividade vigente (Engeström 1987:82).
Contradições
Professora: I suggest you take a look at a
good grammar. A group of words together
is not enough to make a sentence.
brown American dog
I have 3 words, I have meaning and this is
not a sentence. []s
Aluno AL: According to Longman
Dictionary of Contemporary English a
Sentence is “a group of words that form a
statement, command, exclamation or
question; usually contains a subject and a
verb, and (in writing) begins with a capital
letter and ends with one of the marks
„!,?,.‟”
As mudanças no sistema de atividade ocorrem por meio de processos de internalização e externalização, ou seja, a capacidade do homem de imaginar, questionar uma determinada prática ou situação, considerar alternativas, entender simulações com base em conhecimentos adquiridos e externalizar tudo isso em suas relações sociais.
Quevedo (2005) pondera que o ciclo de aprendizagem expansiva é uma contínua construção e resolução de tensões e contradições. Sendo assim, desenvolver quer dizer, resolver ou transformar as contradições existentes no sistema de atividade, resultando, em uma mudança no sistema: a construção de um novo objeto e motivo(s).
Ciclo de aprendizagem expansiva
Ponderamos também que, para a TA, no desenvolvimento de uma atividade as transformações existentes estão diretamente ligadas à possibilidade de expansão. Portanto, o movimento de expansão está diretamente relacionado com as contradições uma vez que são elas que movem o(s) sujeito(s) para o desenvolvimento quando eles questionam as situações vividas.
Para analisar as mensagens sob a ótica do ciclo de aprendizagem expansiva, nós identificamos os alunos que mais participaram do fórum e organizamos suas mensagens em ordem cronológica. Devido ao escopo de nosso trabalho, tratamos das mensagens de 4 alunos. Como segue tabela 01
Ciclo de aprendizagem expansiva
Alunos Nº de
mensagens
postadas
Iniciou
tópico
Respondeu
à
intervençã
o da
professora
Aluno V 4 1 3
Aluno M 5 1 4
Aluno C 3 1 2
Aluno S 5 2 3
Tabela 01 – número de mensagens alunos
Cada intervenção da professora acarretou respostas com novas reflexões. As mensagens dos alunos foram então classificadas segundo as etapas do ciclo de aprendizagem expansiva.
A tabela 02 tenta mostrar o posicionamento das mensagens dos alunos nas etapas do ciclo. Vale ressaltar que a mesma mensagem pode ter apresentado indícios de mais de uma etapa.
Ciclo de aprendizagem expansiva
Nº de
Mensag
ens
Alunos
Etapa1
Question
ando
Etapa
2
Analisa
ndo
Etapa
3
Modela
ndo
uma
nova
soluçã
o
Etapa 4
Examin
ando o
modelo
Etapa 5
Implement
ando o
modelo
Etapa 6
Refletindo
sobre o
processo
Etapa 7
Consolidan
do
Aluno
V
x x x x x
Aluno
M
x x x x x x
Aluno
C
x x x x x x
Aluno
S
x x x x x x
Tabela 02 – mensagens e o ciclo de aprendizagem expansiva
1. Aluno V
A sentence is a group of words which startswith a capital letter and ends with a fullstop, a question mark or an exclamationmark. It contains two essential parts: a verband a subject. A complete sentence is anindependent clause which contains asubject, a verb and expresses a completethought in both context and meaning.Sentences contain clauses. A clause that has asubject and a verb but cannot stand alone is adependant clause, an incomplete sentence.the two words "Remake Hulk "do not makea complete sentence, but they form a nounphrase which has a noun as head of thephrase. In my point of view, Remake is anoun, in this case , and not a verb.
xxxx
Ciclo de aprendizagem expansiva
A mensagem do aluno demonstra a etapa 3
(Modelando uma nova situação) uma vez
que traz a definição de sentença. Na
mesma mensagem, entretanto, podemos
ver indícios da etapa 5 (Implementando o
modelo), quando o aluno diz “the two words
"Remake Hulk "do not make a complete
sentence, but they form a noun phrase” (as
duas palavras “Remake Hulk” não
completam uma sentença, mas formam um
sintagma nominal). Percebemos que o
aluno aplicou a definição trazida; no
entanto, para ele temos dois substantivos –Remake e Hulk – consequentemente o
modelo trazido não consegue ser aplicado àsituação.
Com a intervenção da professora, o aluno é convidado a examinar sua constatação e buscar mais evidências de frases nominais.
Ciclo de aprendizagem expansiva
Professora : Aluno VGive me other examples of noun phrases where you have Noun + Noun, will
Aluno V:
Teacher,
What I meant was that the head of a noun phrase can be implied as in "The Ball and the Beautiful" or , as in our case "Hemake Hulk". Those kind of phrases are most commonly used as a generic plural referring to human beings. The possibility for a noun phrase to play the role of subject and predicate leads to the constructions of syllogisms( logical arguments), when facts are determined by combining existing statements.
Was not that the case of the "HemakeHulk"? I do not have much experience on the argumentative field, especially in English, but it sounded like the noun phrase we discussed was one of them. If I am not correct, I would like to learn about it. Could you help me?
Thanks for your comments on my homework
Ciclo de aprendizagem expansiva
Devido a intervenção da professora, o aluno analisa a frase nominal em maisem detalhe (etapa 2 – Analisando) e suanova mensagem mostra indícios daetapa 4 (Examinando o modelo) quandomenciona “The possibility for a noun phrase to play the role of subject and predicate leads to the constructions of syllogisms( logical arguments), when facts are determined by combining existing statements.” O aluno não chega a tentar implementar seu modelo mas parece voltar para a etapa 1 (Questionando) quando menciona “Was not that the case of the "Hemake Hulk"?”. O final de sua mensagem traz indícios da etapa 3 (Modelando uma nova solução) quando a colaboração da professora é explicitamente requisitada.
Ciclo de aprendizagem expansiva
Professora:Aluno VWhen you talk about of head of noun phrase, are you sure that you understand what head is? What is the head implied in The Ball and The Beautiful?Are we talking the same thing? In the noun phrase belowAn Italian charming ladyThe head is ladyWhen you write "those kind of phrases", what do you mean - noun phrases?are noun phrases most commonly used as generic plural?I think we are getting all mixed-up. First thing we should do - What is a noun phrase?Have a look athttp://www.ucl.ac.uk/internet-grammar/phrases/np.htm
A intervenção da professora,
reproduzida ao lado, salienta
o novo objeto trazido pelo
aluno V: noun phrase, e o leva
a novo questionamento.
Assim fazendo, a professora
procura mostrar a
necessidade de se entender
mais detalhadamente as
implicações trazidas pelo
modelo criado (noun phrase)
e o incentiva a analisar mais
quando lhe sugere procurar
no site indicado.
Ciclo de aprendizagem expansiva
etapa 3 (Modelando nova solução)/ etapa 5
(Implementando o modelo)
Etapa 2 (Analisando)/ Etapa 4 (Examinando o modelo)/ Etapa
1 (Questionando)/ Etapa 3 (Modelando uma nova solução)
Diagrama : Movimento do aluno V no ciclo de aprendizagem expansiva
O seguinte movimento percorrido pelo aluno V no ciclo abaixo:
Considerações Finais
A) o movimento dos alunos – todos partiram de um questionamento (etapa 1 do ciclo) imposto pela professora que os levaram a analisar a situação (etapa 2 do ciclo). O passo seguinte foi a tentativa de elaborar um modelo que solucionasse a questão (etapa 3 do ciclo). Após a elaboração do modelo, os alunos passaram a examiná-lo (etapa 4) e depois o colocaram em prática (etapa 5). A implementação do modelo (etapa 5) acarretou retornos sucessivos à etapas anteriores do ciclo de aprendizagem expansiva. Esses retornos foram ocasionados por questionamentos feitos ora pela professora ora pelos próprios colegas. Os retornos sucessivos levaram a refletir sobre o processo (etapa 6) e, consequentemente, a buscar novo modelo para uma nova solução (etapa 3).
Considerações Finais
B) o movimento da professora – ela foi responsável pelo questionamento inicial que fez com que os alunos percorressem as etapas do ciclo de aprendizagem expansiva. Suas intervenções fizeram com que os alunos examinassem mais detalhadamente os modelos sugeridos para solucionar a situação, buscassem mais evidências, fizessem mais pesquisas, explicassem mais detalhadamente o que queriam colocar e revissem as soluções encontradas.
Considerações Finais
As intervenções da professora fizeram com que os alunos tentassem criar outros modelos para solucionar a questão proposta por não terem a resposta pronta ou dada logo na primeira tentativa. Ao terem seus modelos questionados, os alunos se deparavam com novos desafios a serem superados – razão pela qual retornaram à várias etapas do ciclo de aprendizagem. A cada retorno, a construção de conhecimento era tecida por todos da comunidade.
Considerações Finais
Nesse movimento de expansão são produzidos novos conhecimentos teóricos. Acreditamos que foi isso que ocorreu no fórum em questão.
Engeström (1999b) explica a relação entre as ações do ciclo de aprendizagem expansiva da seguinte forma: uma nova ideiateórica ou um conceito é produzido inicialmente, por isso ainda abstrato; essa ideiaou conceito vai sendo enriquecido e transformado, a partir das ações dos sujeitos envolvidos, em um sistema concreto de manifestações em constante desenvolvimento.
Fim
[email protected]@gmail.com