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Angelita Quevedo Adolfo Tanzi Neto

Fórum de discussão e o ciclo de aprendizagem iv encontro nacional de hipertexto

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Page 1: Fórum de discussão e o ciclo de aprendizagem iv encontro nacional de hipertexto

Angelita Quevedo

Adolfo Tanzi Neto

Page 2: Fórum de discussão e o ciclo de aprendizagem iv encontro nacional de hipertexto

Estrutura da apresentação

INTRODUÇÃO

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

ANÁLISES E DISCUSSÕES

CONSIDERAÇÕES FINAIS

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Impacto da TIC na educação:

Dados Inep (2006) houve um crescimento 571% no número de cursos a distância, com um aumento em 315% de alunos matriculados.

O ensino a distância em 2005 representava 2.2% e, em 2006, essa participação passou para 4.4%.

A Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), em 2009, detectou 2,6 milhões de alunos matriculados em cursos a distância via internet, sendo 37% deles em cursos de pós-graduação.

O número de cursos a distância chega a 1.752, com um

percentual de 27% para o ensino superior.

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O desenvolvimento da TIC na educação:

“Bons materiais auto-explicativos, mesmo feitos com multimídia, não costumam ser

suficientes para que os alunos se motivem, aprendam, a longo prazo. Em cursos de longa duração e com alunos

jovens, a interação é cada vez mais importante: a assessoria, a tutoria, ter alguém por perto, a participação em grupo, o sentimento de pertença a

um grupo é fundamental.”

Moran (2007:8)

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O desenvolvimento da TIC na educação:

Batista e Gobara (2008) consideram que:

“Para haver a interação em um fórum on-line é preciso dois ou mais

sujeitos. A interação é uma ação de reciprocidade entre pessoas que

pode ser direta ou indireta (mediatizada por algum veículo técnico de

comunicação) na definição sociológica de Belloni (2001). Mas a

presença de professores e alunos nesse meio, só garante a

interação se houver por parte desses sujeitos uma concepção

que vá além da idéia, muito difundida, de fórum como uma

ferramenta virtual para depósito de atividades.”

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Objetivos da Pesquisa

Com as experiências quetive como aluno da disciplina LínguaInglesa: Língua e Internet, oferecidano segundo semestre de2008, escolhi analisar o fórum:“What makes a sentence?”

Assim sendo, nessetrabalho de conclusão de cursoprocuramos responder as seguintesquestões:

Quais foram os recursos e técnicas utilizados pelo professor para mediar o fórum?

Por que o Fórum: “Whatmakes a sentence” teve um grau elevado de participação discente?

Quais as conseqüências imediatas dessa mediação docente?

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Teoria da atividade

As primeiras sementes da

teoria da atividade (TA) vieram

com Vygotsky (1896-1934) e

foram desenvolvidas por

Leontiev (1903-1979) e Luria

(1902-1977), e atualmente

expandida por Yrjö Engeström

(1948 - ). Com base nos

pressupostos da TA podemos

entender a atividade humana

como um sistema próprio, com

ferramentas, regras, divisão de

trabalho e estrutura. Modelo proposto por Engeström

(1987) para representar a estrutura

da atividade humana:

Page 10: Fórum de discussão e o ciclo de aprendizagem iv encontro nacional de hipertexto

Contradições e ciclo de aprendizagem expansiva A atividade mediada é aprofundada por Engeström (1987) que representa a terceira geração de pesquisadores da TA. A evolução da atividade ocorre pelas diferentes formas de interação entre organismo e meio ambiente, considerados em Engeström como homem e sociedade. A TA considera a capacidade humana do ponto de vista:

físico – como somos constituídos e que habilidades sensório/motora temos;

cognitivo – como pensamos, como aprendemos e que habilidades cognitivas temos;

social – como nos relacionamos socialmente.

Page 11: Fórum de discussão e o ciclo de aprendizagem iv encontro nacional de hipertexto

Contradições e ciclo de aprendizagem expansiva Na estrutura da atividade humana, o sujeito (individuo, grupo, organização ou comunidade) é exposto a vários fatores mediadores (ferramentas, divisão de trabalhos, divisões de conhecimento, normas sociais, regras organizacionais) que geram contradições.

Engeström (1992) afirma que as contradições são tensões ou desequilíbrios manifestados por meio de problemas e que revelam os lugares capazes de expansão, sendo, portanto indícios de mobilidade do sistema de atividade.

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Contradições e ciclo de aprendizagem expansiva

1

Questionando

2Analisando

3

Modelando uma nova solução

4

Examinando o modelo

5

Implementando o novo modelo

6

Refletindo sobre o processo

7

Consolidando uma nova

prática

Fonte: (Engeström,1999b)

Essas contradições dão origem ao ciclo de aprendizagem expansiva:

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Page 14: Fórum de discussão e o ciclo de aprendizagem iv encontro nacional de hipertexto

Uma vez que a TA não oferece procedimentos metodológicos claros para a pesquisa (Quevedo, 2005) e sim “uma estrutura conceitual para a compreensão e análise da atividade humana” (Quevedo, 2005: 76); decidimos desenvolver uma pesquisa que se insere no método de estudo de caso. Para Yin (1984), o estudo de caso consiste em um questionamento empírico que investiga um fenômeno contemporâneo em um contexto real de vida.

Em nosso caso específico, nosso estudo traz características de pesquisa qualitativa estatística e descritiva uma vez que fizemos uma análise contextual detalhada das informações sobre um evento em particular e por meio dele examinamos todas as variáveis e suas interrelações para uma completa compreensão do caso em questão.

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Contradições e ciclo de aprendizagem expansiva

Ferramenta

Moodle, material usado, língua inglesa,

computadores, servidor de acesso, etc.

Regras

Explícitas: colocadas pelo

professor/ instituição

Implícitas: colocadas pelos

alunos

Objeto

Conceituar sentença

Comunidade

Grupo de alunos e o

professor da disciplina LI:

Língua e Internet

Divisão de Trabalho

Tarefas/Papéis

desempenhados

Sujeito Alunos inscritos na disciplina LI: Língua

e Internet Professor

Produção

Distribuição Troca

Consumo

Diagrama 3: Estrutura do sistema de atividade em foco: Engajamento do aluno no fórum: “What makes a sentence?”

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ESTRUTURA DO SISTEMA DE ATIVIDADE

PARA PESQUISA

Sujeito: 20 alunos, ingressantes em 2007 no curso de Letras da PUC-SP, do turno matutino, matriculados na disciplina

semipresencial - Língua Inglesa: Língua e Internet do curso de Letras da PUC-SP

Objeto: 1. Para o professor: mediar de modo a trabalhar os conteúdos programados para o fórum de forma a incentivar a

construção do conhecimento entre seus alunos. 2. Para o aluno: a) participar do fórum para garantir sua avaliação e presença e b)

conceituar sentença.

Ferramentas: destacamos o ambiente virtual de aprendizagem, o computador do aluno, os provedores de acesso, os servidores da

instituição educacional em tela, a língua inglesa usada para comunicação entre os participantes do sistema de atividade. A disciplina contou com fóruns de discussão usados com funções

diferenciadas

Comunidade: grupo de alunos e a professora da disciplina.

Regras e Normas: as instruções que garantiram o convívio e a participação do grupo como um todo.

Divisão de trabalho: os papéis desempenhados por cada integrante do sistema de atividade em tela no momento da realização de tarefas quer individuais

quer coletivas ou colaborativas.

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Os dados usados na análise foram coletados com base nas mensagens postadas no fórum: “Whatmakesa sentence”

A primeira etapa: Types of texts (tipos de textos) teve a duração de uma semana com a seguinte sequênciadidática:

Conteúdo: Halliday’s functions oflanguage foi disponibilizado por meio de arquivo de apresentação [.ppt] que poderia ser aberto no ambiente ou no computador do aluno.

O arquivo, além do conteúdo, continha questões que deveriam ser respondidas por meio da ferramenta Tarefa, no ambiente Moodle;

A unidade também ofereceu um material de suporte sobre como reconhecer diferentes tipos de textos.

Depois de os alunos terem discutido, na primeira parte da unidade, as diferentes características de um texto seja ele persuasivo, instrutivo, informativo ou descritivo, a seqüência didática iniciou-se com um desafio aos alunos.

Page 18: Fórum de discussão e o ciclo de aprendizagem iv encontro nacional de hipertexto

Nessa unidade vocês terão que:

:: Definir o que é uma sentença completa em inglês;

:: Discutir o artigo “What’s Big and Green, and Desperate to be a hit all over?”;

:: Identificar verbos e substantivos interessantes e desafiadores;

:: Criar sentenças originais com verbos e substantivos encontrados em outros contextos.

Antes de lermos o artigo, vamos considerar as 2 palavras abaixo:

Remake Hulk.

Essas duas palavras formam uma sentença? Por que? Ou por que não? Expresse sua opinião no fórum: Whatmakes a sentence?

Leitura do artigo

1. Antes de ler o artigo inteiro, vamos

olhar a manchete:“What’s Big and Green, and

Desperate to be a hit all over?”A manchete lhe dá alguma dica sobre

o tipo de artigo que você vai ler? Que tipo de conteúdo você vai encontrar?

Alguma dica? Se você tiver alguma

dica, por favor, deixe-a em nosso fórum: What’s Big and Green, and

Desperate to be a hit all over? – mas

lembre-se, você tem que deixar sua

resposta antes de ler o artigo, ok?

Page 19: Fórum de discussão e o ciclo de aprendizagem iv encontro nacional de hipertexto

Durante a leitura do artigo, procure por substantivos desafiadores [ex.: buzz, gamma rays, do-over, etc] e verbos [ex.: outsells, eluded, vie, etc.]. Tente organizá-los em uma tabela com duas colunas. Brinque com os substantivos e verbos em diferentes combinações para criar sentenças interessantes. Tente organizar as sentenças de forma a criar um poema. Envie seu poema para nossa base de dados: Poemsmade from new vocabulary.

What makes a sentence? – fórum objeto de pesquisa desse trabalho. O fórum apresentava as seguintes instruções: Então, qual sua opinião? O que é uma sentença em inglês? Dê exemplos. Os alunos postaram suas opiniões.

What’s Big and Green, and Desperate to be a hit all over? – O fórum apresentou a seguinte instrução: Então, qual seu palpite?

Is it a grammatical mistake? – o fórum apresentou as seguintes instruções: O que vocês acham? O autor do NewYork Times cometeu um erro? Ele poderia estar certo? Qual sua intenção ao fazer isso?

Poems made from new vocabulary – A base de dados apresentava a seguinte instrução: Para adicionar o seu poema, por favor clique em Addentry e siga as instruções.

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O fórum What makes a sentence?, objeto desse trabalho, esteve aberto para participação do dia 17 de novembro a 02 de Dezembro de 2008, totalizando 2 semanas e 2 dois dias. De todos os fóruns previstos, ele se destacou por ter o maior número de mensagens

0

10

20

30

40

50

60

Participação dos alunos por fórum

número de entradas no fórum

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As contradições primáriasocorrem em cada vértice ou canto do triângulo e, elas estão ligadas ao valor de uso versus o valor de troca

Contradições

Aluno J: To interpret a language we

have to feel the language, to know the

grammar is not enough.

conhecer a gramática vs o valor pessoal relativo ao sentir a língua

Aluno J: I think that what makes a

sentence is a group of words that are put

together in order to mean something. On

the other hand just a group of words isn't

enough to make a sentence, we have to

interpret this group of words, on this way

they really are a sentence.

conflito quando o aluno lança mão do verbo think (com o sentido de opinar) seguido de uma definição formal (what makes a sentenceis a group of words that are put together in order to mean something)

Page 23: Fórum de discussão e o ciclo de aprendizagem iv encontro nacional de hipertexto

As contradições secundárias ocorrem entre os vértices do triângulo. Em nosso estudo elas foram identificadas entre os seguintes vértices:sujeito e ferramenta e sujeito e objeto

Contradições

a contradição secundária entre o sujeito e a língua estrangeira [como ferramental]. O aluno traz a questão da diferença na compreensão quando se está trabalhando com a língua portuguesa versus a língua inglesa

Aluno J: The difference between our

understanding of Portuguese and our

understanding of English is that in

Portuguese we don't realize that we are

interpreting the language while we use it

because we do this since we are

babies, because Portuguese is our first

language. In English we do this and we know

that we are doing this because it's not our first

language. We do this at least when we start

using the language, with the time this action

becomes as normal as in Portuguese.

Page 24: Fórum de discussão e o ciclo de aprendizagem iv encontro nacional de hipertexto

A contradição entre sujeito e objeto foi uma das contradições mais frequentes. As mensagens apontam para a dificuldade que os alunos tiveram para definir sentença:

a. inclusão do aspectopontuação

Contradições

Aluno CV: What I meant was: there

should be a comma between Remake

and Hulk. But after thinking better I

suppose it is a sentence, because it has

an idea. Maybe someone could have

been asked to "remake him"... sort of it.

Page 25: Fórum de discussão e o ciclo de aprendizagem iv encontro nacional de hipertexto

As contradições terciárias ocorrem quando representantes de uma cultura (por exemplo, os professores) introduzem o objeto e motivo de outro sistema de atividade culturalmente mais avançado no sistema de atividade vigente (Engeström 1987:82).

Contradições

Professora: I suggest you take a look at a

good grammar. A group of words together

is not enough to make a sentence.

brown American dog

I have 3 words, I have meaning and this is

not a sentence. []s

Aluno AL: According to Longman

Dictionary of Contemporary English a

Sentence is “a group of words that form a

statement, command, exclamation or

question; usually contains a subject and a

verb, and (in writing) begins with a capital

letter and ends with one of the marks

„!,?,.‟”

Page 26: Fórum de discussão e o ciclo de aprendizagem iv encontro nacional de hipertexto

As mudanças no sistema de atividade ocorrem por meio de processos de internalização e externalização, ou seja, a capacidade do homem de imaginar, questionar uma determinada prática ou situação, considerar alternativas, entender simulações com base em conhecimentos adquiridos e externalizar tudo isso em suas relações sociais.

Quevedo (2005) pondera que o ciclo de aprendizagem expansiva é uma contínua construção e resolução de tensões e contradições. Sendo assim, desenvolver quer dizer, resolver ou transformar as contradições existentes no sistema de atividade, resultando, em uma mudança no sistema: a construção de um novo objeto e motivo(s).

Ciclo de aprendizagem expansiva

Ponderamos também que, para a TA, no desenvolvimento de uma atividade as transformações existentes estão diretamente ligadas à possibilidade de expansão. Portanto, o movimento de expansão está diretamente relacionado com as contradições uma vez que são elas que movem o(s) sujeito(s) para o desenvolvimento quando eles questionam as situações vividas.

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Para analisar as mensagens sob a ótica do ciclo de aprendizagem expansiva, nós identificamos os alunos que mais participaram do fórum e organizamos suas mensagens em ordem cronológica. Devido ao escopo de nosso trabalho, tratamos das mensagens de 4 alunos. Como segue tabela 01

Ciclo de aprendizagem expansiva

Alunos Nº de

mensagens

postadas

Iniciou

tópico

Respondeu

à

intervençã

o da

professora

Aluno V 4 1 3

Aluno M 5 1 4

Aluno C 3 1 2

Aluno S 5 2 3

Tabela 01 – número de mensagens alunos

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Cada intervenção da professora acarretou respostas com novas reflexões. As mensagens dos alunos foram então classificadas segundo as etapas do ciclo de aprendizagem expansiva.

A tabela 02 tenta mostrar o posicionamento das mensagens dos alunos nas etapas do ciclo. Vale ressaltar que a mesma mensagem pode ter apresentado indícios de mais de uma etapa.

Ciclo de aprendizagem expansiva

Nº de

Mensag

ens

Alunos

Etapa1

Question

ando

Etapa

2

Analisa

ndo

Etapa

3

Modela

ndo

uma

nova

soluçã

o

Etapa 4

Examin

ando o

modelo

Etapa 5

Implement

ando o

modelo

Etapa 6

Refletindo

sobre o

processo

Etapa 7

Consolidan

do

Aluno

V

x x x x x

Aluno

M

x x x x x x

Aluno

C

x x x x x x

Aluno

S

x x x x x x

Tabela 02 – mensagens e o ciclo de aprendizagem expansiva

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1. Aluno V

A sentence is a group of words which startswith a capital letter and ends with a fullstop, a question mark or an exclamationmark. It contains two essential parts: a verband a subject. A complete sentence is anindependent clause which contains asubject, a verb and expresses a completethought in both context and meaning.Sentences contain clauses. A clause that has asubject and a verb but cannot stand alone is adependant clause, an incomplete sentence.the two words "Remake Hulk "do not makea complete sentence, but they form a nounphrase which has a noun as head of thephrase. In my point of view, Remake is anoun, in this case , and not a verb.

xxxx

Ciclo de aprendizagem expansiva

A mensagem do aluno demonstra a etapa 3

(Modelando uma nova situação) uma vez

que traz a definição de sentença. Na

mesma mensagem, entretanto, podemos

ver indícios da etapa 5 (Implementando o

modelo), quando o aluno diz “the two words

"Remake Hulk "do not make a complete

sentence, but they form a noun phrase” (as

duas palavras “Remake Hulk” não

completam uma sentença, mas formam um

sintagma nominal). Percebemos que o

aluno aplicou a definição trazida; no

entanto, para ele temos dois substantivos –Remake e Hulk – consequentemente o

modelo trazido não consegue ser aplicado àsituação.

Page 30: Fórum de discussão e o ciclo de aprendizagem iv encontro nacional de hipertexto

Com a intervenção da professora, o aluno é convidado a examinar sua constatação e buscar mais evidências de frases nominais.

Ciclo de aprendizagem expansiva

Professora : Aluno VGive me other examples of noun phrases where you have Noun + Noun, will

Page 31: Fórum de discussão e o ciclo de aprendizagem iv encontro nacional de hipertexto

Aluno V:

Teacher,

What I meant was that the head of a noun phrase can be implied as in "The Ball and the Beautiful" or , as in our case "Hemake Hulk". Those kind of phrases are most commonly used as a generic plural referring to human beings. The possibility for a noun phrase to play the role of subject and predicate leads to the constructions of syllogisms( logical arguments), when facts are determined by combining existing statements.

Was not that the case of the "HemakeHulk"? I do not have much experience on the argumentative field, especially in English, but it sounded like the noun phrase we discussed was one of them. If I am not correct, I would like to learn about it. Could you help me?

Thanks for your comments on my homework

Ciclo de aprendizagem expansiva

Devido a intervenção da professora, o aluno analisa a frase nominal em maisem detalhe (etapa 2 – Analisando) e suanova mensagem mostra indícios daetapa 4 (Examinando o modelo) quandomenciona “The possibility for a noun phrase to play the role of subject and predicate leads to the constructions of syllogisms( logical arguments), when facts are determined by combining existing statements.” O aluno não chega a tentar implementar seu modelo mas parece voltar para a etapa 1 (Questionando) quando menciona “Was not that the case of the "Hemake Hulk"?”. O final de sua mensagem traz indícios da etapa 3 (Modelando uma nova solução) quando a colaboração da professora é explicitamente requisitada.

Page 32: Fórum de discussão e o ciclo de aprendizagem iv encontro nacional de hipertexto

Ciclo de aprendizagem expansiva

Professora:Aluno VWhen you talk about of head of noun phrase, are you sure that you understand what head is? What is the head implied in The Ball and The Beautiful?Are we talking the same thing? In the noun phrase belowAn Italian charming ladyThe head is ladyWhen you write "those kind of phrases", what do you mean - noun phrases?are noun phrases most commonly used as generic plural?I think we are getting all mixed-up. First thing we should do - What is a noun phrase?Have a look athttp://www.ucl.ac.uk/internet-grammar/phrases/np.htm

A intervenção da professora,

reproduzida ao lado, salienta

o novo objeto trazido pelo

aluno V: noun phrase, e o leva

a novo questionamento.

Assim fazendo, a professora

procura mostrar a

necessidade de se entender

mais detalhadamente as

implicações trazidas pelo

modelo criado (noun phrase)

e o incentiva a analisar mais

quando lhe sugere procurar

no site indicado.

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Ciclo de aprendizagem expansiva

etapa 3 (Modelando nova solução)/ etapa 5

(Implementando o modelo)

Etapa 2 (Analisando)/ Etapa 4 (Examinando o modelo)/ Etapa

1 (Questionando)/ Etapa 3 (Modelando uma nova solução)

Diagrama : Movimento do aluno V no ciclo de aprendizagem expansiva

O seguinte movimento percorrido pelo aluno V no ciclo abaixo:

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Page 35: Fórum de discussão e o ciclo de aprendizagem iv encontro nacional de hipertexto

Considerações Finais

A) o movimento dos alunos – todos partiram de um questionamento (etapa 1 do ciclo) imposto pela professora que os levaram a analisar a situação (etapa 2 do ciclo). O passo seguinte foi a tentativa de elaborar um modelo que solucionasse a questão (etapa 3 do ciclo). Após a elaboração do modelo, os alunos passaram a examiná-lo (etapa 4) e depois o colocaram em prática (etapa 5). A implementação do modelo (etapa 5) acarretou retornos sucessivos à etapas anteriores do ciclo de aprendizagem expansiva. Esses retornos foram ocasionados por questionamentos feitos ora pela professora ora pelos próprios colegas. Os retornos sucessivos levaram a refletir sobre o processo (etapa 6) e, consequentemente, a buscar novo modelo para uma nova solução (etapa 3).

Page 36: Fórum de discussão e o ciclo de aprendizagem iv encontro nacional de hipertexto

Considerações Finais

B) o movimento da professora – ela foi responsável pelo questionamento inicial que fez com que os alunos percorressem as etapas do ciclo de aprendizagem expansiva. Suas intervenções fizeram com que os alunos examinassem mais detalhadamente os modelos sugeridos para solucionar a situação, buscassem mais evidências, fizessem mais pesquisas, explicassem mais detalhadamente o que queriam colocar e revissem as soluções encontradas.

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Considerações Finais

As intervenções da professora fizeram com que os alunos tentassem criar outros modelos para solucionar a questão proposta por não terem a resposta pronta ou dada logo na primeira tentativa. Ao terem seus modelos questionados, os alunos se deparavam com novos desafios a serem superados – razão pela qual retornaram à várias etapas do ciclo de aprendizagem. A cada retorno, a construção de conhecimento era tecida por todos da comunidade.

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Considerações Finais

Nesse movimento de expansão são produzidos novos conhecimentos teóricos. Acreditamos que foi isso que ocorreu no fórum em questão.

Engeström (1999b) explica a relação entre as ações do ciclo de aprendizagem expansiva da seguinte forma: uma nova ideiateórica ou um conceito é produzido inicialmente, por isso ainda abstrato; essa ideiaou conceito vai sendo enriquecido e transformado, a partir das ações dos sujeitos envolvidos, em um sistema concreto de manifestações em constante desenvolvimento.

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Fim

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