Metricas para profissionais criativos

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Métricas para profissionais criativos

willian sertorio

Willian Sertório !

UX Designer / Empreendedor

UX Designer

Startups

</jabá> !

<história>

2011

único designer na equipe

!

Muito nervoso.

<! - - pause - ->

≠ !

métricas

Receita para o desastre

Receita para o desastre

!

1. Máx. de ferramentas

Receita para o desastre

!

1. Máx. de ferramentas

2. Meça tudo

Receita para o desastre

!

1. Máx. de ferramentas

2. Meça tudo

3. Analise tudo

Receita para o desastre

!

1. Máx. de ferramentas

2. Meça tudo

3. Analise tudo

Tempo e dinheiro perdido

Receita para o desastre

!

1. Máx. de ferramentas

2. Meça tudo

3. Analise tudo

Tempo e dinheiro perdido

Métricas de vaidade

Receita para o desastre

!

1. Máx. de ferramentas

2. Meça tudo

3. Analise tudo

Tempo e dinheiro perdido

Métricas de vaidade

Paralisia de análise

Receita para o desastre

!

1. Máx. de ferramentas

2. Meça tudo

3. Analise tudo

Tempo e dinheiro perdido

Métricas de vaidade

Paralisia de análise

Métricas são perigosas?

!

!

paradoxo da criatividade

“Se você não pode medir, você não pode melhorar.” !

Peter Drucker

Uma boa métrica

Uma boa métrica

!

1. Fácil de entender

Uma boa métrica

!

1. Fácil de entender

2.Comparativa

Uma boa métrica

!

1. Fácil de entender

2.Comparativa

3.Deve ser uma Razão

#1 #2

visitantes 1202 960

#1 #2

visitantes 1202 960

usuários 225 195

#1 #2

visitantes 1202 960

usuários 225 195

conversão 18% 20%

#1 #2

visitantes 1202 960

usuários 225 195

conversão 18% 20%

#1 #2

visitantes 1202 960

usuários 225 195

conversão 18% 20%

Como é o meu funil de conversão?

Métricas AARRR – Dave McLure

Aquisição Ativação Retenção

Receita Recomendação

Métricas AARRR – Dave McLure

Aquisição Ativação Retenção

Receita Recomendação

%

%

%%

Métricas AARRR – Dave McLure

Aquisição Ativação Retenção

Receita Recomendação

1202 960 18% 20%

campanhas de mkt

Métricas AARRR – Dave McLure

Aquisição Ativação Retenção

Receita Recomendação

Qual o motor de crescimento do meu negócio?

Motores de Crescimento – Eric Ries

Modelos de negócio diferentes: padrões de crescimento sustentável diferentes

Motores de Crescimento – Eric Ries

1. Viral [Coefieciente viral]

Motores de Crescimento – Eric Ries

1. Viral Coeficiente viral > 1 = crescimento

Motores de Crescimento – Eric Ries

100 usuários 10 amigos por usuário 30% taxa de conversão 300 novos usuários

Motores de Crescimento – Eric Ries

100 usuários 10 amigos por usuário 30% taxa de conversão 300 novos usuários !

300 / 100 = 3 > 1. É viral!

Motores de Crescimento – Eric Ries

Aquisição Ativação Retenção

Receita Recomendação

Motores de Crescimento – Eric Ries

2. Pago [Quanto mais barato o canal, melhor]

Motores de Crescimento – Eric Ries

2. Pago LTV > CPA = crescimento

Motores de Crescimento – Eric Ries

Netflix Lifetime Value !

R$18/mês 19 meses LTV = 18 * 19 = R$342

Motores de Crescimento – Eric Ries

Netflix Cost Per Aquisition !

R$5.000.000 104.166 novos clientes CPA = 5mi / 104.166 = R$48

Motores de Crescimento – Eric Ries

Netflix !

LTV > CPA = crescimento !

342 > 48 = crescimento

Motores de Crescimento – Eric Ries

Aquisição Ativação Retenção

Receita Recomendação

Motores de Crescimento – Eric Ries

3. Recorrente [Fidelização]

Motores de Crescimento – Eric Ries

3. Recorrenteativação > churn = crescimento

Motores de Crescimento – Eric Ries

Aquisição Ativação Retenção

Receita Recomendação

Será que devo focar em crescimento agora?

Startup Pyramid – Sean Ellis

Startup Pyramid – Sean Ellis

1) Como você se sentira se não pudesse mais usar o meu produto? !

40%: Muito desapontado

Startup Pyramid – Sean Ellis

2) Transição: !

Melhorar recursos-chave Modelo de negócio Otimização para escala

Startup Pyramid – Sean Ellis

Growth!

Tá, mas como trabalhar e otimizar métricas no dia-a-dia?

Experimentos orientados a hipóteses e números.

Planilha de experimentos - Neue Labs

1º Definir objetivo

Melhorar ativação.

Melhorar ativação em 20% dentro de uma semana.

2º Escreva sua hipótese

_____________ vai melhorar ativação em 20% dentro de uma semana.

Trocar a cor do botão para azul vai melhorar ativação em 20% dentro de uma semana.

3) Documente o aprendizado

Trocar a cor do botão para azul não melhorou a ativação em 20% em uma semana. Ficamos em 5% apenas.

4) Defina os próximos passos

Baixe a planilha de experimentos: !http://goo.gl/INtRdh

<começo do fim da história>

fracasso

"Numbers alone won’t tell you the answer; instead you must think critically about the qualitative characteristics of your business.” !

Peter Thiel, fundador do PayPal

Obrigado!

willian sertorio will@meuportifa.com.br