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FORUM MUNICIPAL DE BOMBINHAS Reflexão Sobre a Competitividade de Destino Turístico
23 de março de 2013
SEJAM BEM-VINDOS
• Proporcionar uma reflexão sobre a competitividade no setor turístico.
• Relembrar os pontos positivos e gargalos do destino.
• Traçar e Priorizar Ações que deverão nortear o desenvolvimento turístico do destino.
• Fazer encaminhamentos para dar continuidade aos caminhos estratégicos definidos
OBJETIVOS DO WORKSHOP
AGENDA
• Alinhamento estratégico;
• Perfil de Bombinhas - Reflexão;
• Atividade de priorização de ações para o desenvolvimento do destino;
• Apresentação e validação dos trabalhos em plenária;
• Encaminhamentos do encontro - Acordo.
ALINHAMENTO ESTRATÉGICO
A DINÂMICA DO MERCADO
DESTINOS TURÍSTICOS
OPERADORAS / AGÊNCIAS
GOVERNANÇA TRADE / COMUNIDADE
TURISTA (segmentos)
Demanda
Oferta
O MERCADO TURÍSTICO
O turismo depende da existência e da atuação de uma rede de prestadores de serviços + poder público para atender ao mercado, aos turistas, que são “pessoas”.
REDE DE COOPERAÇÃO
O TURISTA ATUAL!
O ATENDIMENTO AO NOVO TURISTA
• Busca envolvimento profundo com a cultura e com a natureza dos destinos; seu objetivo é, sobretudo, o enriquecimento pessoal. Quer participar do processo de escolha/roteiros.
• Está exposto a uma infinidade de ofertas em nível mundial - fortes apelos/ofertas de serviços
• O desafio, portanto, é OFERECER PRODUTOS INOVADORES, ENVOLVENTES E DE QUALIDADE para ser PREFERIDO por este turista.
TURISTA DO SÉCULO XXI
Formatação da oferta
PRODUTO
CONCEITOS BÁSICOS
Atrativos Turísticos
Locais, objetos, equipamentos, fenômenos, eventos ou manifestações capazes de motivar o deslocamento de pessoas para conhecê-los. Os atrativos turísticos podem ser naturais; culturais; eventos programados e realizações técnicas, científicas e artísticas.
Atrativo Turístico Âncora
É todo atrativo turístico excepcional e de grande interesse, com significação para o mercado turístico nacional e internacional, capaz de, por si só, motivar importantes correntes de visitantes, atuais e potenciais.
CONCEITOS BÁSICOS
Produto Turístico
Atrativo, equipamento e/ou um serviço turístico estruturado e ofertado por um determinado preço, com horário de atendimento(disponibilidade e serviços).
Produção Associada ao Turismo
É qualquer produção artesanal, industrial ou agropecuária que detenha atributos naturais e/ou culturais de uma determinada localidade ou região, capazes de agregar valor ao produto turístico. São as riquezas, os valores e os sabores brasileiros. Diferencial competitivo de um destino.
TENDÊNCIAS EM PRODUTO
Valorização dos aspectos regionais e culturais
Exploração da individualidade/espaço para co-criação/agrados
Oferta de experiências memoráveis, seguras e autênticas
Hospitalidade/conforto/personalidade
Consciência socioambiental/sustentabilidade
Disposição do turista a experimentar coisas que em sua vida não faz
Gastronomia/vivências exóticas
Disponibilidade de recursos e falta de tempo/roteiros curtos
Exploração da espiritualidade, religiosidade e do misticismo
Saúde e bem-estar (qualidade de vida)
Luxos acessíveis/“viajando eu me dou o direito”
Roteirização turística/“Menu de experiências para escolher”
Destino de moda/“ Quero status/famosos/amigos”
Pesquisa realizada com 20 associados da BRAZTOA 2009 (MTur/Sebrae)
OFERTA IDEAL
EXPECTATIVAS DAS OPERADORAS COM O FORNECEDOR LOCAL DO DESTINO
• Ter uma maior capacidade de planejamento. • Desenvolver uma política comercial mais consciente. • Maior conhecimento do mercado. • Qualificar o atendimento ao cliente (hotelaria, guias etc.). • Treinar estas pessoas para que tenham conhecimento cultural
que enriqueça a experiência do turista. • Domínio de idiomas estrangeiros. • Maior flexibilidade na solução de problemas. • Agilidade no fornecimento de informações para clientes e
operadoras.
Pesquisa realizada com 20 associados da BRAZTOA 2009 (MTur/Sebrae)
Pesquisas qualitativas realizadas pelo MTUR E SEBRAE- março de 2009
ELABORAÇÃO DO ROTEIRO
1. Consulta prévia a amigos
2. Consulta prévia à internet
3. Consulta a operadoras
4. Montado em conjunto com as operadoras
5. Dicas em hotéis ou restaurantes
BUSCA DA INFORMAÇÃO
1. Indicação
2. Internet (site de hotéis, dos destinos)
3. Programas de TV
4. Jornais
5. Hotéis
Para o turista, as duas ferramentas mais importantes são:boca-a-boca e internet!
TURISMO E INTERNET
Para operadores e agentes, as duas ferramentas mais importantes são: internet e a mídia!
ELABORAÇÃO DOS ROTEIROS
1. Busca na internet
2. Consulta a revistas
3. Participação em feiras
4. Caderno de turismo de jornais
5. Visitação local
FORMAS DE DIVULGAÇÃO
1. Site da operadora
2. Links patrocinados (Google, Yahoo)
3. E-mail-marketing
4. Anúncios em revistas e jornais
5. Participação em feiras
PERFIL DO DESTINO Bombinhas/SC
14.293 habitantes (IBGE 2010), área 33,767 Km²
PERFIL DO DESTINO BOMBINHAS
SEGMENTOS TURÍSTICOS
Turismo de Sol e Praia (incluindo atividades náuticas)
Ecoturismo/Turismo de Aventura (natureza)
Turismo Cultural
(incluindo gastronomia, arte e pesca e aquicultura)
PRODUÇÃO ASSOCIADA
Gastronomia
Artesanato
Pesca Artesanal
Casa de Cultura Piana do Crivo
Roteiro dos Artesãos
ATRATIVOS PRODUTOS-ÂNCORA
Península com 39 praias:
Bombas e Bombinhas, Sepultura, Lagoinha, Embrulho e Prainha, Quatro Ilhas e Mariscal, Canto Grande e Praia
da Tainha
Mergulho: Arvoredo "Capital do Mergulho Ecológico"
Museu Engenho do Sertão
Museu Casa do Homem do Mar
Instituto Kat Schurmann
Museu e Aquário Marinho
Museu e Mirante Eco 360º
Pôr-do-sol na Baía de Zimbros
Capela Imaculada Conceição
Mergulho - locação de equipamentos - mergulho livre, de superfície e cursos de formação
Locação de caiaque; aulas de surfe e de stand up paddle; locação de pranchas
Locação de bicicletas; passeios de bananaboat, para sail e pedalinho
Caminhadas e trilhas guiadas; city tour, passeios de barco e de buggy
Roteiro de cicloturismo - integra as dez cidades da região Costa Verde & Mar
ATIVIDADES
Eventos esportivos: corridas, maratonas, travessias, revezamento
VI Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda
Observação da Pesca da Tainha / 28ª Festa da Tainha da APAE
Festa do Pescador /Maricultor
Carnaval, Réveillon
Festa Nossa Senhora dos Navegantes.
CALENDÁRIO DE EVENTOS
PRODUTOS
DEMANDA ATUAL
Segmentos representativos:
Região Sul (RS, PR, SC) – também SP, RJ, MT
Países: Brasil (76,39%) Argentina (20,83%) Paraguai (2,78%)
Predominantemente nível de instrução superior
Todas as idades – média de 30 a 50 anos
Vem buscar: sol e praia e mergulho
Motivo: Turismo/lazer (95,83%); Visita a familiares/amigos (1,39%); negócio (1,39%); lvisita a familiares/amigos (1,39%)
Sazonalidade: De novembro a março - Carnaval
Tempo de permanência do turista: Média 6 dias/predominantemente 5 a 10 dias
MERCADO
Possui 2 Centros de Atendimento ao Turista
Possui agências de turismo (5 no site) – 3 receptivos?
3 guias de turismo/apenas 1 regulamentado
7 empresas de transporte turístico
MERCADO DE RECEPTIVOS
141 pousadas e hotéis (11.560 leitos); 15 campings e 1 albergue (taxa de ocupação 29%)
96 residenciais, alguns deles, utilizados para aluguel aos turistas nas temporadas
Restaurantes, pizzarias, lanchonetes e confeitarias -57 estabelecimentos
EQUIPAMENTOS
MERCADO
Possui COMTUR/governança organizada
Entidades que possuem relação com o turismo: Associações de Moradores, de Surfistas, Pescadores, Maricultores, Artesãos, grupos folclóricos, representantes
de museus, rádios locais, associações de hotéis, bares e restaurantes, AEMB, além de algumas representações do setor civil e residenciais.
MOBILIZAÇÃO DA GOVERNANÇA
Falta de participação de algumas entidades; Falta de conhecimento das ações realizadas pela secretaria
e por parte dos membros do COMTUR; Desmotivação das classes em função da descontinuidade de ações.
Embora ainda seja deficiente a integração do trade com a gestão pública, há iniciativas de reversão deste cenário.
PARCERIAS PÚBLICO E PRIVAD0
GESTÃO TURÍSTICA
VISITE BOMBINHAS. É INACREDITÁVEL.
CONCEITO/SLOGAN
Paraíso;
Sustentabilidade turística e ambiental;
Preservação para um ambiente mais desenvolvido;
Cidade Parque;
Belas praias/muitas opções de ecoturismo/muitos atrativos culturais/excelente gastronomia;
Bombinhas é considerada a Capital do Mergulho;
Entre as cinco melhores Praias do Brasil
PRÊMIO O MELHOR 2012/13– REVISTA VIAGEM – LEITOR
ELEMENTOS DE IDENTIDADE
CAMINHOS PARA O POSICIONAMENTO
COMPETITIVIDADE
COMPETITIVIDADE
O que é competitividade?
COMPETITIVIDADE
BASES DA COMETITIVIDADE
COMPETITIVIDADE VISÃO GLOBAL
ESTRATÉGIA
ÍNDICES
COMUNICAÇÃO
BASES DA COMETITIVIDADE
ESTRATÉGIA Definição de quais recursos serão utilizados para atingir um objetivo, antecipar problemas e preparar o destino para ser competitiva.
VISÃO GLOBAL
Entendimento de que a empresa age localmente e atua globalmente na captação de clientes e no desenvolvimento de produtos e serviços inovadores.
BASES DA COMETITIVIDADE
COMUNICAÇÃO
Processo de intercâmbio de informações e relacionamento com os públicos, que facilita o crescimento da competitividade da empresa e é fator determinante na implementação das estratégias.
ÍNDICES São definidos por indicadores que norteiam as ações e propostas estratégicas do destino.
DIMENSÕES DA COMPETITIVIDADE
Fonte: FGV/MTur/SEBRAE, 2009
INFRAESTRUTURA TURISMO POLÍTICAS PÚBLICAS ECONOMIA SUSTENTABILIDADE
1.Infraestrutura geral
3.Serviços e equipamentos
turísticos
12.Aspectos ambientais
11.Aspectos sociais
6.Política pública
9.Economia local
10.Capacidade empresarial
2. Acesso 4.Atrativos
turísticos
5. Marketing e Promoção do
Destino
7. Cooperação regional
8. Monitoramento 13.Aspectos
culturais
FORÇAS E ASPECTOS POSITIVOS DO DESTINO
Potencial turístico / museus / título de 3ª melhor praia
Festa da Tainha, do Marisco e Semana da Gastronomia
Vontade administrativa
Mar / belas praias / muitos atrativos culturais / excelentes insumos para a gastronomia / muitos atrativos naturais
Infraestrutura de mergulho
Trilhas
Belezas naturais / áreas verdes / natureza / sossego / qualidade dos atrativos naturais / beleza natural (praias, mar);
Oferta de meios de hospedagem
REFLEXAO SOBRE A COMPETITIVIDADE DE BOMBINHAS
FRAQUEZAS/PRINCIPAIS PROBLEMAS
Superlotação; segurança; estrutura de trilhas existentes no município;segundo acesso; vias urbanas; cidade feia.
Saneamento; infraestrutura pública (escola, educação, lixo, ruas); melhorar acesso.
Falta de cuidados com a conservação das praias; falta explorar os atrativos naturais e culturais;
Falta aproveitar melhor o potencial gastronômico.
Melhorar serviços nos restaurantes.
Falta de comprometimento; falta de integração e cooperação; negativismo.
Inadimplência tributária;
Poluição sonora.
REFLEXÃO SOBRE A COMPETITIVIDADE DE BOMBINHAS
ATIVIDADE
DIVISÃO EM 5 GRUPOS – UM PARA CADA DIMENSÃO
1. Infra-estrutura 2. Turismo 3. Políticas Públicas 4. Economia 5. Sustentabilidade
1.DEFINIR DE 3 A 10 AÇÕES PARA CADA DIMENSÃO DA COMPETITIVIDADE
O que precisamos fazer , como, quando e responsáveis - recursos.
O QUE QUEREMOS QUE OS TURISTAS PENSEM E FALEM SOBRE BOMBINHAS?
Desenvolver frase, parágrafo, interpretação ou qualquer forma de expressão.
TEMPO PARA CRIAÇÃO: 40 MINUTOS
TEMPO DE APRESETAÇÃO: 06 MINUTOS PARA CADA GRUPO
DIMENSÕES DA COMPETITIVIDADE
Fonte: FGV/MTur/SEBRAE, 2009
INFRAESTRUTURA TURISMO POLÍTICAS PÚBLICAS ECONOMIA SUSTENTABILIDADE
1.Infraestrutura geral
3.Serviços e equipamentos
turísticos
12.Aspectos ambientais
11.Aspectos sociais
6.Política pública
9.Economia local
10.Capacidade empresarial
2. Acesso 4.Atrativos
turísticos
5. Marketing e Promoção do
Destino
7. Cooperação regional
8. Monitoramento 13.Aspectos
culturais
O que podemos aprender com os gansos selvagens...
Alexandre Rangel
Quando um ganso bate as asas, voando numa formação em V, cria um vácuo para a ave seguinte passar, e o bando inteiro tem um desempenho 71% melhor do que se voasse sozinho.
Sempre que um ganso sai da formação, sente subitamente a resistência do ar por tentar voar sozinho e, rapidamente, volta para a formação, aproveitando o vácuo da ave imediatamente à frente.
Na formação, os gansos que estão atrás grasnam para encorajar os da frente a aumentar a velocidade. E quando um ganso líder se cansa, ele passa para trás e imediatamente outro assume seu lugar, voando para a posição da ponta.
Se um deles adoece, dois gansos abandonam a formação e seguem o companheiro doente, para ajudá-lo e protegê-lo. Ficam com ele até que esteja apto a voar de novo ou venha a morrer. Só depois disso eles voltam ao procedimento normal com outra formação ou vão atrás de outro bando.
A lição dos gansos selvagens...
Pessoas que compartilham uma direção comum e senso de comunidade podem atingir mais facilmente os objetivos. Para atingir nossos objetivos, é necessário estar junto com aqueles que se dirigem para onde queremos ir, dando e aceitando ajuda. É preciso haver um revezamento na liderança e nas tarefas pesadas. As pessoas, assim como os gansos, dependem umas das outras. Precisamos assegurar que nosso grasnido seja encorajador para nossa equipe e que a ajude a melhorar seu desempenho. É preciso estar ao lado dos parceiros também nos momentos difíceis.
Obrigada a todos! [email protected] [email protected]