42
FORUM MUNICIPAL DE BOMBINHAS Reflexão Sobre a Competitividade de Destino Turístico 23 de março de 2013

Fórum Bombinhas 21 anos: Apresentação: Reflexão sobre a Competitividade de Destino Turístico

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Fórum Bombinhas 21 anos: Apresentação: Reflexão sobre a Competitividade de Destino Turístico

FORUM MUNICIPAL DE BOMBINHAS Reflexão Sobre a Competitividade de Destino Turístico

23 de março de 2013

Page 2: Fórum Bombinhas 21 anos: Apresentação: Reflexão sobre a Competitividade de Destino Turístico

SEJAM BEM-VINDOS

Page 3: Fórum Bombinhas 21 anos: Apresentação: Reflexão sobre a Competitividade de Destino Turístico

• Proporcionar uma reflexão sobre a competitividade no setor turístico.

• Relembrar os pontos positivos e gargalos do destino.

• Traçar e Priorizar Ações que deverão nortear o desenvolvimento turístico do destino.

• Fazer encaminhamentos para dar continuidade aos caminhos estratégicos definidos

OBJETIVOS DO WORKSHOP

Page 4: Fórum Bombinhas 21 anos: Apresentação: Reflexão sobre a Competitividade de Destino Turístico

AGENDA

• Alinhamento estratégico;

• Perfil de Bombinhas - Reflexão;

• Atividade de priorização de ações para o desenvolvimento do destino;

• Apresentação e validação dos trabalhos em plenária;

• Encaminhamentos do encontro - Acordo.

Page 5: Fórum Bombinhas 21 anos: Apresentação: Reflexão sobre a Competitividade de Destino Turístico

ALINHAMENTO ESTRATÉGICO

Page 6: Fórum Bombinhas 21 anos: Apresentação: Reflexão sobre a Competitividade de Destino Turístico

A DINÂMICA DO MERCADO

Page 7: Fórum Bombinhas 21 anos: Apresentação: Reflexão sobre a Competitividade de Destino Turístico

DESTINOS TURÍSTICOS

OPERADORAS / AGÊNCIAS

GOVERNANÇA TRADE / COMUNIDADE

TURISTA (segmentos)

Demanda

Oferta

O MERCADO TURÍSTICO

Page 8: Fórum Bombinhas 21 anos: Apresentação: Reflexão sobre a Competitividade de Destino Turístico

O turismo depende da existência e da atuação de uma rede de prestadores de serviços + poder público para atender ao mercado, aos turistas, que são “pessoas”.

REDE DE COOPERAÇÃO

Page 9: Fórum Bombinhas 21 anos: Apresentação: Reflexão sobre a Competitividade de Destino Turístico

O TURISTA ATUAL!

Page 10: Fórum Bombinhas 21 anos: Apresentação: Reflexão sobre a Competitividade de Destino Turístico

O ATENDIMENTO AO NOVO TURISTA

• Busca envolvimento profundo com a cultura e com a natureza dos destinos; seu objetivo é, sobretudo, o enriquecimento pessoal. Quer participar do processo de escolha/roteiros.

• Está exposto a uma infinidade de ofertas em nível mundial - fortes apelos/ofertas de serviços

• O desafio, portanto, é OFERECER PRODUTOS INOVADORES, ENVOLVENTES E DE QUALIDADE para ser PREFERIDO por este turista.

TURISTA DO SÉCULO XXI

Page 11: Fórum Bombinhas 21 anos: Apresentação: Reflexão sobre a Competitividade de Destino Turístico

Formatação da oferta

PRODUTO

Page 12: Fórum Bombinhas 21 anos: Apresentação: Reflexão sobre a Competitividade de Destino Turístico

CONCEITOS BÁSICOS

Atrativos Turísticos

Locais, objetos, equipamentos, fenômenos, eventos ou manifestações capazes de motivar o deslocamento de pessoas para conhecê-los. Os atrativos turísticos podem ser naturais; culturais; eventos programados e realizações técnicas, científicas e artísticas.

Atrativo Turístico Âncora

É todo atrativo turístico excepcional e de grande interesse, com significação para o mercado turístico nacional e internacional, capaz de, por si só, motivar importantes correntes de visitantes, atuais e potenciais.

Page 13: Fórum Bombinhas 21 anos: Apresentação: Reflexão sobre a Competitividade de Destino Turístico

CONCEITOS BÁSICOS

Produto Turístico

Atrativo, equipamento e/ou um serviço turístico estruturado e ofertado por um determinado preço, com horário de atendimento(disponibilidade e serviços).

Produção Associada ao Turismo

É qualquer produção artesanal, industrial ou agropecuária que detenha atributos naturais e/ou culturais de uma determinada localidade ou região, capazes de agregar valor ao produto turístico. São as riquezas, os valores e os sabores brasileiros. Diferencial competitivo de um destino.

Page 14: Fórum Bombinhas 21 anos: Apresentação: Reflexão sobre a Competitividade de Destino Turístico

TENDÊNCIAS EM PRODUTO

Valorização dos aspectos regionais e culturais

Exploração da individualidade/espaço para co-criação/agrados

Oferta de experiências memoráveis, seguras e autênticas

Hospitalidade/conforto/personalidade

Consciência socioambiental/sustentabilidade

Disposição do turista a experimentar coisas que em sua vida não faz

Gastronomia/vivências exóticas

Disponibilidade de recursos e falta de tempo/roteiros curtos

Exploração da espiritualidade, religiosidade e do misticismo

Saúde e bem-estar (qualidade de vida)

Luxos acessíveis/“viajando eu me dou o direito”

Roteirização turística/“Menu de experiências para escolher”

Destino de moda/“ Quero status/famosos/amigos”

Pesquisa realizada com 20 associados da BRAZTOA 2009 (MTur/Sebrae)

Page 15: Fórum Bombinhas 21 anos: Apresentação: Reflexão sobre a Competitividade de Destino Turístico

OFERTA IDEAL

EXPECTATIVAS DAS OPERADORAS COM O FORNECEDOR LOCAL DO DESTINO

• Ter uma maior capacidade de planejamento. • Desenvolver uma política comercial mais consciente. • Maior conhecimento do mercado. • Qualificar o atendimento ao cliente (hotelaria, guias etc.). • Treinar estas pessoas para que tenham conhecimento cultural

que enriqueça a experiência do turista. • Domínio de idiomas estrangeiros. • Maior flexibilidade na solução de problemas. • Agilidade no fornecimento de informações para clientes e

operadoras.

Pesquisa realizada com 20 associados da BRAZTOA 2009 (MTur/Sebrae)

Page 16: Fórum Bombinhas 21 anos: Apresentação: Reflexão sobre a Competitividade de Destino Turístico

Pesquisas qualitativas realizadas pelo MTUR E SEBRAE- março de 2009

ELABORAÇÃO DO ROTEIRO

1. Consulta prévia a amigos

2. Consulta prévia à internet

3. Consulta a operadoras

4. Montado em conjunto com as operadoras

5. Dicas em hotéis ou restaurantes

BUSCA DA INFORMAÇÃO

1. Indicação

2. Internet (site de hotéis, dos destinos)

3. Programas de TV

4. Jornais

5. Hotéis

Para o turista, as duas ferramentas mais importantes são:boca-a-boca e internet!

TURISMO E INTERNET

Para operadores e agentes, as duas ferramentas mais importantes são: internet e a mídia!

ELABORAÇÃO DOS ROTEIROS

1. Busca na internet

2. Consulta a revistas

3. Participação em feiras

4. Caderno de turismo de jornais

5. Visitação local

FORMAS DE DIVULGAÇÃO

1. Site da operadora

2. Links patrocinados (Google, Yahoo)

3. E-mail-marketing

4. Anúncios em revistas e jornais

5. Participação em feiras

Page 17: Fórum Bombinhas 21 anos: Apresentação: Reflexão sobre a Competitividade de Destino Turístico

PERFIL DO DESTINO Bombinhas/SC

14.293 habitantes (IBGE 2010), área 33,767 Km²

Page 18: Fórum Bombinhas 21 anos: Apresentação: Reflexão sobre a Competitividade de Destino Turístico

PERFIL DO DESTINO BOMBINHAS

SEGMENTOS TURÍSTICOS

Turismo de Sol e Praia (incluindo atividades náuticas)

Ecoturismo/Turismo de Aventura (natureza)

Turismo Cultural

(incluindo gastronomia, arte e pesca e aquicultura)

PRODUÇÃO ASSOCIADA

Gastronomia

Artesanato

Pesca Artesanal

Casa de Cultura Piana do Crivo

Roteiro dos Artesãos

ATRATIVOS PRODUTOS-ÂNCORA

Península com 39 praias:

Bombas e Bombinhas, Sepultura, Lagoinha, Embrulho e Prainha, Quatro Ilhas e Mariscal, Canto Grande e Praia

da Tainha

Mergulho: Arvoredo "Capital do Mergulho Ecológico"

Museu Engenho do Sertão

Museu Casa do Homem do Mar

Instituto Kat Schurmann

Museu e Aquário Marinho

Museu e Mirante Eco 360º

Pôr-do-sol na Baía de Zimbros

Capela Imaculada Conceição

Page 19: Fórum Bombinhas 21 anos: Apresentação: Reflexão sobre a Competitividade de Destino Turístico

Mergulho - locação de equipamentos - mergulho livre, de superfície e cursos de formação

Locação de caiaque; aulas de surfe e de stand up paddle; locação de pranchas

Locação de bicicletas; passeios de bananaboat, para sail e pedalinho

Caminhadas e trilhas guiadas; city tour, passeios de barco e de buggy

Roteiro de cicloturismo - integra as dez cidades da região Costa Verde & Mar

ATIVIDADES

Eventos esportivos: corridas, maratonas, travessias, revezamento

VI Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda

Observação da Pesca da Tainha / 28ª Festa da Tainha da APAE

Festa do Pescador /Maricultor

Carnaval, Réveillon

Festa Nossa Senhora dos Navegantes.

CALENDÁRIO DE EVENTOS

PRODUTOS

Page 20: Fórum Bombinhas 21 anos: Apresentação: Reflexão sobre a Competitividade de Destino Turístico

DEMANDA ATUAL

Segmentos representativos:

Região Sul (RS, PR, SC) – também SP, RJ, MT

Países: Brasil (76,39%) Argentina (20,83%) Paraguai (2,78%)

Predominantemente nível de instrução superior

Todas as idades – média de 30 a 50 anos

Vem buscar: sol e praia e mergulho

Motivo: Turismo/lazer (95,83%); Visita a familiares/amigos (1,39%); negócio (1,39%); lvisita a familiares/amigos (1,39%)

Sazonalidade: De novembro a março - Carnaval

Tempo de permanência do turista: Média 6 dias/predominantemente 5 a 10 dias

MERCADO

Page 21: Fórum Bombinhas 21 anos: Apresentação: Reflexão sobre a Competitividade de Destino Turístico

Possui 2 Centros de Atendimento ao Turista

Possui agências de turismo (5 no site) – 3 receptivos?

3 guias de turismo/apenas 1 regulamentado

7 empresas de transporte turístico

MERCADO DE RECEPTIVOS

141 pousadas e hotéis (11.560 leitos); 15 campings e 1 albergue (taxa de ocupação 29%)

96 residenciais, alguns deles, utilizados para aluguel aos turistas nas temporadas

Restaurantes, pizzarias, lanchonetes e confeitarias -57 estabelecimentos

EQUIPAMENTOS

MERCADO

Page 22: Fórum Bombinhas 21 anos: Apresentação: Reflexão sobre a Competitividade de Destino Turístico

Possui COMTUR/governança organizada

Entidades que possuem relação com o turismo: Associações de Moradores, de Surfistas, Pescadores, Maricultores, Artesãos, grupos folclóricos, representantes

de museus, rádios locais, associações de hotéis, bares e restaurantes, AEMB, além de algumas representações do setor civil e residenciais.

MOBILIZAÇÃO DA GOVERNANÇA

Falta de participação de algumas entidades; Falta de conhecimento das ações realizadas pela secretaria

e por parte dos membros do COMTUR; Desmotivação das classes em função da descontinuidade de ações.

Embora ainda seja deficiente a integração do trade com a gestão pública, há iniciativas de reversão deste cenário.

PARCERIAS PÚBLICO E PRIVAD0

GESTÃO TURÍSTICA

Page 23: Fórum Bombinhas 21 anos: Apresentação: Reflexão sobre a Competitividade de Destino Turístico

VISITE BOMBINHAS. É INACREDITÁVEL.

CONCEITO/SLOGAN

Paraíso;

Sustentabilidade turística e ambiental;

Preservação para um ambiente mais desenvolvido;

Cidade Parque;

Belas praias/muitas opções de ecoturismo/muitos atrativos culturais/excelente gastronomia;

Bombinhas é considerada a Capital do Mergulho;

Entre as cinco melhores Praias do Brasil

PRÊMIO O MELHOR 2012/13– REVISTA VIAGEM – LEITOR

ELEMENTOS DE IDENTIDADE

CAMINHOS PARA O POSICIONAMENTO

Page 24: Fórum Bombinhas 21 anos: Apresentação: Reflexão sobre a Competitividade de Destino Turístico

COMPETITIVIDADE

Page 25: Fórum Bombinhas 21 anos: Apresentação: Reflexão sobre a Competitividade de Destino Turístico

COMPETITIVIDADE

O que é competitividade?

Page 26: Fórum Bombinhas 21 anos: Apresentação: Reflexão sobre a Competitividade de Destino Turístico

COMPETITIVIDADE

Page 27: Fórum Bombinhas 21 anos: Apresentação: Reflexão sobre a Competitividade de Destino Turístico

BASES DA COMETITIVIDADE

COMPETITIVIDADE VISÃO GLOBAL

ESTRATÉGIA

ÍNDICES

COMUNICAÇÃO

Page 28: Fórum Bombinhas 21 anos: Apresentação: Reflexão sobre a Competitividade de Destino Turístico

BASES DA COMETITIVIDADE

ESTRATÉGIA Definição de quais recursos serão utilizados para atingir um objetivo, antecipar problemas e preparar o destino para ser competitiva.

VISÃO GLOBAL

Entendimento de que a empresa age localmente e atua globalmente na captação de clientes e no desenvolvimento de produtos e serviços inovadores.

Page 29: Fórum Bombinhas 21 anos: Apresentação: Reflexão sobre a Competitividade de Destino Turístico

BASES DA COMETITIVIDADE

COMUNICAÇÃO

Processo de intercâmbio de informações e relacionamento com os públicos, que facilita o crescimento da competitividade da empresa e é fator determinante na implementação das estratégias.

ÍNDICES São definidos por indicadores que norteiam as ações e propostas estratégicas do destino.

Page 30: Fórum Bombinhas 21 anos: Apresentação: Reflexão sobre a Competitividade de Destino Turístico

DIMENSÕES DA COMPETITIVIDADE

Fonte: FGV/MTur/SEBRAE, 2009

INFRAESTRUTURA TURISMO POLÍTICAS PÚBLICAS ECONOMIA SUSTENTABILIDADE

1.Infraestrutura geral

3.Serviços e equipamentos

turísticos

12.Aspectos ambientais

11.Aspectos sociais

6.Política pública

9.Economia local

10.Capacidade empresarial

2. Acesso 4.Atrativos

turísticos

5. Marketing e Promoção do

Destino

7. Cooperação regional

8. Monitoramento 13.Aspectos

culturais

Page 31: Fórum Bombinhas 21 anos: Apresentação: Reflexão sobre a Competitividade de Destino Turístico

FORÇAS E ASPECTOS POSITIVOS DO DESTINO

Potencial turístico / museus / título de 3ª melhor praia

Festa da Tainha, do Marisco e Semana da Gastronomia

Vontade administrativa

Mar / belas praias / muitos atrativos culturais / excelentes insumos para a gastronomia / muitos atrativos naturais

Infraestrutura de mergulho

Trilhas

Belezas naturais / áreas verdes / natureza / sossego / qualidade dos atrativos naturais / beleza natural (praias, mar);

Oferta de meios de hospedagem

REFLEXAO SOBRE A COMPETITIVIDADE DE BOMBINHAS

Page 32: Fórum Bombinhas 21 anos: Apresentação: Reflexão sobre a Competitividade de Destino Turístico

FRAQUEZAS/PRINCIPAIS PROBLEMAS

Superlotação; segurança; estrutura de trilhas existentes no município;segundo acesso; vias urbanas; cidade feia.

Saneamento; infraestrutura pública (escola, educação, lixo, ruas); melhorar acesso.

Falta de cuidados com a conservação das praias; falta explorar os atrativos naturais e culturais;

Falta aproveitar melhor o potencial gastronômico.

Melhorar serviços nos restaurantes.

Falta de comprometimento; falta de integração e cooperação; negativismo.

Inadimplência tributária;

Poluição sonora.

REFLEXÃO SOBRE A COMPETITIVIDADE DE BOMBINHAS

Page 33: Fórum Bombinhas 21 anos: Apresentação: Reflexão sobre a Competitividade de Destino Turístico

ATIVIDADE

DIVISÃO EM 5 GRUPOS – UM PARA CADA DIMENSÃO

1. Infra-estrutura 2. Turismo 3. Políticas Públicas 4. Economia 5. Sustentabilidade

1.DEFINIR DE 3 A 10 AÇÕES PARA CADA DIMENSÃO DA COMPETITIVIDADE

O que precisamos fazer , como, quando e responsáveis - recursos.

O QUE QUEREMOS QUE OS TURISTAS PENSEM E FALEM SOBRE BOMBINHAS?

Desenvolver frase, parágrafo, interpretação ou qualquer forma de expressão.

TEMPO PARA CRIAÇÃO: 40 MINUTOS

TEMPO DE APRESETAÇÃO: 06 MINUTOS PARA CADA GRUPO

Page 34: Fórum Bombinhas 21 anos: Apresentação: Reflexão sobre a Competitividade de Destino Turístico

DIMENSÕES DA COMPETITIVIDADE

Fonte: FGV/MTur/SEBRAE, 2009

INFRAESTRUTURA TURISMO POLÍTICAS PÚBLICAS ECONOMIA SUSTENTABILIDADE

1.Infraestrutura geral

3.Serviços e equipamentos

turísticos

12.Aspectos ambientais

11.Aspectos sociais

6.Política pública

9.Economia local

10.Capacidade empresarial

2. Acesso 4.Atrativos

turísticos

5. Marketing e Promoção do

Destino

7. Cooperação regional

8. Monitoramento 13.Aspectos

culturais

Page 35: Fórum Bombinhas 21 anos: Apresentação: Reflexão sobre a Competitividade de Destino Turístico

O que podemos aprender com os gansos selvagens...

Alexandre Rangel

Page 36: Fórum Bombinhas 21 anos: Apresentação: Reflexão sobre a Competitividade de Destino Turístico

Quando um ganso bate as asas, voando numa formação em V, cria um vácuo para a ave seguinte passar, e o bando inteiro tem um desempenho 71% melhor do que se voasse sozinho.

Page 37: Fórum Bombinhas 21 anos: Apresentação: Reflexão sobre a Competitividade de Destino Turístico

Sempre que um ganso sai da formação, sente subitamente a resistência do ar por tentar voar sozinho e, rapidamente, volta para a formação, aproveitando o vácuo da ave imediatamente à frente.

Page 38: Fórum Bombinhas 21 anos: Apresentação: Reflexão sobre a Competitividade de Destino Turístico

Na formação, os gansos que estão atrás grasnam para encorajar os da frente a aumentar a velocidade. E quando um ganso líder se cansa, ele passa para trás e imediatamente outro assume seu lugar, voando para a posição da ponta.

Page 39: Fórum Bombinhas 21 anos: Apresentação: Reflexão sobre a Competitividade de Destino Turístico

Se um deles adoece, dois gansos abandonam a formação e seguem o companheiro doente, para ajudá-lo e protegê-lo. Ficam com ele até que esteja apto a voar de novo ou venha a morrer. Só depois disso eles voltam ao procedimento normal com outra formação ou vão atrás de outro bando.

Page 40: Fórum Bombinhas 21 anos: Apresentação: Reflexão sobre a Competitividade de Destino Turístico

A lição dos gansos selvagens...

Page 41: Fórum Bombinhas 21 anos: Apresentação: Reflexão sobre a Competitividade de Destino Turístico

Pessoas que compartilham uma direção comum e senso de comunidade podem atingir mais facilmente os objetivos. Para atingir nossos objetivos, é necessário estar junto com aqueles que se dirigem para onde queremos ir, dando e aceitando ajuda. É preciso haver um revezamento na liderança e nas tarefas pesadas. As pessoas, assim como os gansos, dependem umas das outras. Precisamos assegurar que nosso grasnido seja encorajador para nossa equipe e que a ajude a melhorar seu desempenho. É preciso estar ao lado dos parceiros também nos momentos difíceis.