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Sara Jóias Luiz Antonio Secco | 31/7/11 1

FÓRUM DO VAREJO 10 anos / 10 temas - intranet.sarajoias.comintranet.sarajoias.com/PDF/palestra-sara-joias-azov.pdf · prazer do momento. • Sua grande emoção é comprar produtos

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Sara Jóias

Luiz Antonio Secco | 31/7/11

1

Perfil de um vendedor

Empatia

Autoconfiança

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Ticket médio (V/A)

Venda por vendedor

Preço médio de venda

Peças por atendimento (P/A)

Crescimento de vendas

Taxa de conversão

Real x planejado

Índices de lojas

3

Por quê as pessoas compram o

que não precisam?

4

Por que elas precisam. E muito!

5

Toda compra é emocional.

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A estrela de valor

Energia

Experiência

Marca

Preço

Produto Valor

benefícios

custos

7

A estrela de valor

Energia

Experiência

Marca

Preço

Produto Valor

racionais emocionais

8

Não existe fidelidade!

9

Segmentando clientes

20% clientes

80% vendas

Outras consumidoras

80% clientes

20% vendas

Clientes alvo

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Cadastro, cadastro, cadastro! A única forma saudável de construir uma marca a médio e longo prazos é o BOCA A BOCA!

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Tipos de Clientes: Expressivas Indulgentes cautelosas Impulsivas Conflitadas Caçadoras de pechinchas

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Expressivas

• Usam o seu consumo como forma de auto-expressão, reafirmando sua identidade pessoal para si mesmas e declarando-a visualmente para outros.

• Suas compras satisfazem seus desejos e fantasias. Estão preocupadas em comprar bens que enriqueçam ou melhorem a qualidade de suas vidas.

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Indulgentes cautelosas

• Elas têm muitas semelhanças com as expressivas, mas são mais práticas e racionais nas suas compras de indulgências.

• Suas maiores motivações são a substituição de um item existente e compras planejadas.

• São pouco inclinadas a compras de impulso.

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Impulsivas

• Compram bens supérfluos para desfrutar o prazer do momento.

• Sua grande emoção é comprar produtos que satisfaçam seus desejos.

• Não são motivadas pela necessidade de expressar sua personalidade e seu sistema de valores, para elas o consumo é o fim em si mesmo.

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Conflitadas

Como o nome implica, elas têm

culpa em satisfazer seu desejo por

produtos supérfluos.

Não vêem seu comportamento como

consumidoras como um canal de

expressão, e tendem a se sentir

culpadas depois da compra.

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Caçadoras de pechinchas • São as consumidoras menos envolvidas com

itens supérfluos.

• Este é o segmento menos provável de fazer uma compra de impulso ou ser motivado por um desejo de melhorar sua qualidade de vida.

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Como fazer com que as pessoas comprem

mais aquilo que não precisam

Tocar as emoções de suas clientes.

Dar às clientes justificativas racionais para que elas

tenham permissão para comprar.

Fazer as clientes se sentirem como vencedoras o tempo

todo.

Entreter, entreter, entreter!

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autoridade • A loja é desejada na cabeça da

cliente-alvo nas categorias oferecidas.

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Destino x impulso

• O quê vocês preferem ser? Uma loja de destino ou uma loja de impulso?

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A maior razão pela qual clientes deixarão de

voltar a determinadas lojas é a percepção de

terem sido mal atendidas.

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Motivos pelos quais as clientes abandonam as lojas:

...achou produto mais barato na concorrência

10%

... falta de atenção da equipe na loja

30%

...falta de competência da equipe na loja 45%

Achou produto melhor na

concorrência 15%

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Obrigado e bom domingo! Luiz Antonio Secco www.azov.com.br

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