3
PROINFO INTEGRADO NTE – NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL CURSO TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS (Tecnologia da Informação e Comunicação) SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SME - DONA INÊS/PB TURMA: 100 HORAS/2012.3 PERÍODO: 16/07/1012 à 05/11/2012. PROFISSIONAIS CURSISTAS: 1ª e 2ª FASES DO ENS. FUND. TUTORA/EMAIL: IZABEL CRISTINA COSTA DE ARAÚJO RODRIGUES/ [email protected] ID DA TURMA: 29.096 e 29097 CURSISTAS: Jairo Alves Felipe / José Renan de Melo / Leonardo Macena de Fontes / Marcelino Marcolino da Silva / Mª Cristina Pereira Frazão / Mª Luci Lima Santana DATA: 20/09/2012 MÓDULO: 03 ATIVIDADE Nº: 3.1 FÓRUM: Reflexões sobre a Prática Pedagógica Olá Caros Colegas! O diálogo entre professor e aluno é essencial para o sucesso da aula. É sabido que o educador é a maior autoridade em sala de aula, mas ele não é dono absoluto do saber, pelo contrário, deve ser um intermediário entre o conhecimento acumulado, o interesse e a necessidade do aluno. Para que isso ocorra o educador precisa acolher bem o aluno em sala de aula, dialogar diariamente, dar atenção, para que ele se sinta

FÓRUM: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: FÓRUM: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA

PROINFO INTEGRADO

NTE – NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONALCURSO TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS

(Tecnologia da Informação e Comunicação)SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SME - DONA INÊS/PB

TURMA: 100 HORAS/2012.3 PERÍODO: 16/07/1012 à 05/11/2012.PROFISSIONAIS CURSISTAS: 1ª e 2ª FASES DO ENS. FUND.

TUTORA/EMAIL: IZABEL CRISTINA COSTA DE ARAÚJO RODRIGUES/ [email protected]

ID DA TURMA: 29.096 e 29097

CURSISTAS: Jairo Alves Felipe / José Renan de Melo / Leonardo Macena de Fontes / Marcelino Marcolino da Silva / Mª Cristina Pereira Frazão / Mª Luci Lima

Santana

DATA: 20/09/2012 MÓDULO: 03 ATIVIDADE Nº: 3.1

FÓRUM: Reflexões sobre a Prática Pedagógica

Olá Caros Colegas!

O diálogo entre professor e aluno é essencial para o sucesso da

aula. É sabido que o educador é a maior autoridade em sala de aula, mas

ele não é dono absoluto do saber, pelo contrário, deve ser um

intermediário entre o conhecimento acumulado, o interesse e a

necessidade do aluno. Para que isso ocorra o educador precisa acolher

bem o aluno em sala de aula, dialogar diariamente, dar atenção, para que

ele se sinta seguro. Além disso, ele precisa saber despertar a curiosidade,

sanar as dúvidas, subsidiar e interagir para que novos conhecimentos

sejam descobertos.

Para que o diálogo ocorra o educador deve utilizar algumas

estratégias como: investigar a realidade do aluno; tratar os alunos de

Page 2: FÓRUM: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA

forma igualitária; despertar a curiosidade, ao mesmo tempo em que

aprende com ela; desenvolver atividades em grupos, promovendo assim a

interação; incentivar a participação dos alunos nas atividades entra

classe; e acima de tudo estabelecer uma relação de amizade.

O mundo está cada vez mais dinâmico, as crianças e os jovens estão

habituados a um cotidiano tecnológico. Assim, à medida que o educador

mantém uma relação dialógica com seus alunos, ele passar a conhecer a

linguagem utilizada pelos mesmos, e deve incorporá-la na sua prática

pedagógica diária.

A escola precisa mudar para acompanhar o ritmo dos alunos. O

conteúdo escolar deve está sempre interligado com a realidade do aluno,

de forma que ele possa construir sua própria cidadania. Daí a importância

de se incorpora as tecnologias no ambiente escolar. Para isso, é

necessário um educador preparado, dinâmico, investigativo, que esteja

aberto à pesquisa e auto aprendizado contínuos.

Forte Abraço e Fiquem na Paz!

Att. Jairo Felipe