1/5 NOTA DE IMPRENSA Olimpíadas Europeias do Trabalho Campeonato Europeu das Profissões - EuroSkills, Spa-Francorchamps 2012 Resultados da participação nacional Nos dias 4 a 6 de outubro, no mítico circuito automóvel de Spa-Francorchamps (Bruxelas), numa corrida contra o tempo em busca de um lugar no pódio, mais de 400 jovens profissionais qualificados, oriundos de 27 países europeus, representando 44 profissões, competiram entre si, no âmbito da 3.ª edição do EuroSkills – Campeonato Europeu das Profissões, para demonstrar perante um coletivo internacional de júris altamente qualificado, a sua qualidade e competência técnicas, através da realização de provas de desempenho profissional com altos padrões de exigência, assentes em prescrições técnicas internacionalmente estabelecidas. Portugal participou neste campeonato, em 23 profissões, representadas por 28 jovens qualificados, que dignificaram a representação nacional com os seguintes resultados: 3 medalhas de ouro (Operação de Máquinas de 2ª Transformação da Madeira / CNC, Web Design e Receção Hoteleira); 4 medalhas de prata (CAD – Desenho Industrial, Mecatrónica Automóvel, Gestão de Redes Informáticas e Soldadura); 2 medalhas de bronze por equipa (Publicação Gráfica e Multimédia e Produção Industrial; 7 medalhas de excelência (Moda, Refrigeração, Impressão Offset, Carpintaria, Serviço de Mesa, Marcenaria e Tecnologia da Madeira. CONHEÇA OS JOVENS MEDALHADOS

NOTA DE IMPRENSA - Plataforma e-learning do IEFP, IP · Campeonato Europeu das Profissões - EuroSkills, ... 7 medalhas de excelência (Moda, Refrigeração, Impressão Offset, Carpintaria,

dangdan

1/5

Resultados da participação nacional

Mesa, Marcenaria e Tecnologia da Madeira.

CONHEÇA OS JOVENS MEDALHADOS

iço

s, L

da.

Medalhas de BRONZE (por equipa)

Fátima Silva/Tiago Conceição/Filipe Dinis Publicação Gráfica e Multimédia

CONHEÇA OS JOVENS COM PARTICIPAÇÃO DE EXCELÊNCIA

4/5

Medalhas/Certificados de EXCELÊNCIA:

Luís Emídio/Ruben Damásio Fashion Technology (Moda) MODATEX-Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifícios

Diogo Almeida Refrigeração e Climatização Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. - Coimbra

Filipe Dinis

Impressão Offset Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. - Coimbra

Tiago Fonseca

Carpintaria de Limpos Açores - Escola Profissional das Capelas

Medalhas/Certificados de EXCELÊNCIA:

5/5

Cláudia Carvalho

Serviço de Mesa CEARTE-Centro de Formação Profissional do Artesanato

Pedro Gonçalves

Marcenaria Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. - Braga

Tiago Fonseca/Carlos Martins/Pedro Gonçalves

Tecnologia da Madeira Açores - Escola Profissional das Capelas (Tiago Fonseca) + Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. - Braga (Pedro Gonçalves) + CFPIMM - Centro de Formação Profissional da Indústria das Madeiras e Mobiliário (Carlos Martins)

Desta competição sairão os representantes de Portugal no campeonato do mundo das profissões (WorldSkills), a decorrer entre 2 e 7 de Julho, na Alemanha - Leipzig, onde se espera a participação de 1000 concorrentes oriundos de 58 países.

Com participações desta natureza e a desmultiplicação das experiências adquiridas pretende-se fomentar a qualidade e a inovação no sistema nacional de qualificações; a atratividade e a valorização da formação profissional; a elevação dos padrões de exigência da qualificação da população jovem, promovendo a sua empregabilidade e a adequação das competências adquiridas às necessidades do mundo do trabalho.