Quinta Pedagógica dos Olivais 2 0 1 0

Page 1: Pedagógica dos Olivaisquintapedagogica.cm-lisboa.pt/fileadmin/QUINTA... · 2009-09-07 · da biodiversidade A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2010 Ano Internacional

Q uintaPedagógicados Olivais

2 0 1 0

Page 2: Pedagógica dos Olivaisquintapedagogica.cm-lisboa.pt/fileadmin/QUINTA... · 2009-09-07 · da biodiversidade A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2010 Ano Internacional
Page 3: Pedagógica dos Olivaisquintapedagogica.cm-lisboa.pt/fileadmin/QUINTA... · 2009-09-07 · da biodiversidade A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2010 Ano Internacional

2010 ANO INTERNACIONAL

da biodiversidade

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2010Ano Internacional da Biodiversidade, tendo comoobjectivo principal a sensibilização dos diversos acto-res globais e locais para a perda contínua da biodi-versidade.

Biodiversidade pode ser definida como a “variabilidadeentre os organismos vivos de todas as origens, incluindoos ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecos-sistemas aquáticos e os complexos ecológicos dos quaisfazem parte; compreende a diversidade dentro de cadaespécie, entre as espécies e dos ecossistemas”.

A Quinta Pedagógica é uma pequena ilha de diver-sidade biológica no seio da cidade de Lisboa. O nú-mero de espécies, de vários grupos animais é, apesardas circunstâncias, grande, e permite inúmeras obser-vações interessantes. Aqui tentamos criar condiçõespara que mais espécies aqui ocorram, umas, cultivadase cuidadas, outras, selvagens e livres.O desafio, que lançamos como mote para exploraçãoda Quinta Pedagógica, consiste pois, em visitar-nose encontrar toda esta diversidade escondida.

Page 4: Pedagógica dos Olivaisquintapedagogica.cm-lisboa.pt/fileadmin/QUINTA... · 2009-09-07 · da biodiversidade A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2010 Ano Internacional

PROGRAMA ESCOLA

A QUEM SE DESTINA:As actividades destinam-se a estabelecimentosde ensino e outras entidades de característicassimilares.

MARCAÇÕES:Realizam-se entre segunda e sexta-feira das 9hàs 17h.30m, fax ou telefone nos períodos a se-guir indicados. Estão sempre sujeitas a confir-mação escrita.

A PARTIR DE: PARA O PERÍODO DE:08 de Setembro Setembro a Dezembro`0915 de Dezembro Janeiro a Março`1016 de Março Abril a Junho`10

Page 5: Pedagógica dos Olivaisquintapedagogica.cm-lisboa.pt/fileadmin/QUINTA... · 2009-09-07 · da biodiversidade A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2010 Ano Internacional

PROGRAMA FAMÍLIA

A QUEM SE DESTINA:As actividades realizam-se ao fins-de-semanae feriados e destinam-se a famílias com criançasa partir dos três anos de idade.

MARCAÇÕES:Realizam-se durante a semana que antecedea realização das actividades pretendidas, de se-gunda a sexta-feira das 9h às 17h.30m, viapresencial, ou e-mail, ou por telefone.

Page 6: Pedagógica dos Olivaisquintapedagogica.cm-lisboa.pt/fileadmin/QUINTA... · 2009-09-07 · da biodiversidade A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2010 Ano Internacional

AROMAS E SABORES

A cozinha é uma fonte de aromas e sabores quepodem tornar-se numa extraordinária experiên-cia sensorial. Pretendemos que descubram o pra-zer de explorar os ingredientes usados nas nossasreceitas, conhecendo as suas origens, os seusaromas, texturas e as suas características químicas.Em cada trimestre, viajaremos pela gastronomiade uma região do nosso país. DISPONÍVEL PARA: Programa Escola> pré-escolar e 1.º e 2.º ciclos do ensino básico;

Programa Família

AVENTAL DE HISTÓRIASA tradição de “contar histórias” está enraizadana vida rural. Esta actividade pretende dar aosparticipantes a oportunidade de construir umahistória, de a contar e de a tornar visível paraos outros visitantes através da escrita ou da ilus-tração. DISPONÍVEL PARA:

Programa Escola> pré-escolar e 1.º e 2.º ciclos do ensino básico;Programa Família

Page 7: Pedagógica dos Olivaisquintapedagogica.cm-lisboa.pt/fileadmin/QUINTA... · 2009-09-07 · da biodiversidade A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2010 Ano Internacional

DA TOSQUIA À COR DA LÃ

A lã é uma matéria-prima extraordinária, de ori-gem animal, que oferece inúmeras e diversificadasutilizações. Esta actividade permitirá aos parti-cipantes observar o ciclo de produção da lã,incluindo diversas técnicas tradicionais paraa tratar. DISPONÍVEL PARA: Programa Escola> pré-escolar e 1.º e 2.º ciclos do ensino básico;

O CICLO DO PÃO

Eis um alimento que todos conhecemos e do qualtodos gostamos. Mas fazê-lo não é fácil. Queremosque conheçam todas as fases que conduzem à suaconfecção, desde a produção dos cereais até à coze-dura no forno. No final, todos poderão saborearo pão quentinho. DISPONÍVEL PARA: Programa Escola> pré-escolar e 1.º e 2.º ciclos do ensino básico;

COMPOSTAGEM

O que fazer com os detritos produzidos na quinta?Esta pergunta tem uma resposta imediata – Com-postagem. Esta actividade permite aos participantesuma avaliação dos processos de reciclagem executadosna Quinta Pedagógica. DISPONÍVEL PARA:

Programa Escola> 1.º e 2.º ciclos do ensino básico

Page 8: Pedagógica dos Olivaisquintapedagogica.cm-lisboa.pt/fileadmin/QUINTA... · 2009-09-07 · da biodiversidade A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2010 Ano Internacional

OFICINA DE CERÂMICA

Algumas actividades associadas à vida rural per-mitem também a exploração plástica e artística.Na oficina de cerâmica vamos dar largas à imagi-nação e descobrir mais um pouco sobre esta arte.

A VIDA NA QUINTA

Esta é uma actividade dedicada ao bem-estardos animais da quinta. Para além de ficarmosa conhecê-los melhor, vamos conduzi-los aos pra-dos, limpar os currais e as manjedouras, colocarágua e alimentos nestas, enfim preparar tudo parao fim do dia. DISPONÍVEL PARA:

Programa Escola> 1.º e 2.º ciclos do ensino básico; Programa Família

Page 9: Pedagógica dos Olivaisquintapedagogica.cm-lisboa.pt/fileadmin/QUINTA... · 2009-09-07 · da biodiversidade A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2010 Ano Internacional

AGRICULTURA BIOLÓGICA

Cultivar plantas requer cuidado e experiência.Afinal, só teremos bons produtos na horta e nopomar, se formos cuidadosos na forma comotratamos as nossas culturas. Nesta actividade,queremos que ajudem a cuidar da horta e per-cebam as relações que existem entre as plantase os factores ambientais que condicionam o seubom desenvolvimento. DISPONÍVEL PARA:

Programa Escola> 1.º e 2.º ciclos do ensino básico

MÃOS À OBRA

Uma quinta é um espaço de trabalho frenético,cheio de actividades que acontecem todos os diase a toda a hora. Esta actividade consiste em ateliersdiversificados, que se relacionam com os fazerese afazeres da quinta. DISPONÍVEL PARA: Programa Escola> pré-escolar e 1.º e 2.º ciclos do ensino básico;

Programa Família

Page 10: Pedagógica dos Olivaisquintapedagogica.cm-lisboa.pt/fileadmin/QUINTA... · 2009-09-07 · da biodiversidade A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2010 Ano Internacional

FARMÁCIA RURAL

As plantas são uma fonte tradicional de medica-mentos e outros produtos relacionados comsaúde e bem-estar. O conhecimento do podercurativo das plantas passa de geração em ge-ração e faz parte da cultura dos povos. Nestassessões, para além de observarmos as plantasda quinta, vamos fazer unguentos, xaropes,pomadas e outras mezinhas. DISPONÍVEL PARA:

Programa Escola> 1.º e 2.º ciclos do ensino básico;

Programa Família

VETERINÁRIO POR UMA HORAOs animais da quinta são uma componentemuito importante do nosso dia-a-dia e o seubem-estar é-nos muito exigente. Queremos ani-mais felizes e saudáveis. Durante uma hora,pedimos que nos ajudem a verificar tudo o quelhes diz respeito. Ver se estão de boa saúde e bemalimentados será tarefas dos participantes.

DISPONÍVEL PARA: Programa Escola> 1.º e 2.º ciclos do ensino básico

Page 11: Pedagógica dos Olivaisquintapedagogica.cm-lisboa.pt/fileadmin/QUINTA... · 2009-09-07 · da biodiversidade A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2010 Ano Internacional

E S T Á G I O S

Se frequentas um curso técnico profissionale precisas de realizar um estágio profissiona-lizante, envia a tua candidatura para a QuintaPedagógica. Em 2009, realizaram estágios 12alunos de diversos cursos, todos com aproveita-mento, que contribuiram com a sua prestaçãopara uma quinta melhor.

V O L U N T A R I A D O

Destina-se a todos os que queiram colaborarno dia-a-dia da quinta, ajudando em diversastarefas: apoio às actividades; maneio dos ani-mais; manutenção e limpeza de hortas, pomare restantes espaços verdes. Para mais esclarecimentos, consulte a Carta deDireitos e Deveres do Voluntário.

Page 12: Pedagógica dos Olivaisquintapedagogica.cm-lisboa.pt/fileadmin/QUINTA... · 2009-09-07 · da biodiversidade A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2010 Ano Internacional

S E M A N A S T E M Á T I C A SDurante estas semanas, as actividades têm porbase temas específicos.

SEMANA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL[13 a 16 de Outubro]

Durante esta semana temática, tentaremosmostrar de que forma uma alimentação saudá-vel, através do consumo de produtos saudáveis,é importante para a nossa qualidade de vida.Um dos alimentos que deve fazer parte da nossaalimentação diária é a sopa, que pode ser feitacom muitos produtos existentes na horta.

SEMANA DA PRIMAVERA[20 a 26 de Março]

Esta é uma das semanas mais importantes do ano.Celebramos o início da Primavera, o Dia Mundialda Floresta e o Dia Mundial da Água.

Page 13: Pedagógica dos Olivaisquintapedagogica.cm-lisboa.pt/fileadmin/QUINTA... · 2009-09-07 · da biodiversidade A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2010 Ano Internacional

SEMANA DA TERRA[20 a 25 de Abril]

Estes dias serão dedicados a perceber comofuncionam os ciclos biogeoquímicos que regu-lam a vida na Terra. Parece difícil e complicado,mas vamos tentar que todos saiam da Quintamais sensibilizados para os problemas que afec-tam o nosso Planeta.

SEMANA DO AMBIENTE[5 a 11 de Junho]

O Dia Mundial do Ambiente é um dos maisimportantes momentos do ano. O aproximardo final do ano lectivo permite-nos enfrentaresta semana com uma festa alegre e divertida,mas em que os temas ambientais serão discutidose enfrentados. Durante esta semana vamos fazeruma auditoria ambiental à Quinta Pedagógica.

Page 14: Pedagógica dos Olivaisquintapedagogica.cm-lisboa.pt/fileadmin/QUINTA... · 2009-09-07 · da biodiversidade A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2010 Ano Internacional

C O N C U R S O SCONCURSO DE HISTÓRIAS INFANTIS

No Ano Internacional da Biodiversidade é claroque o tema central das vossas histórias será:Plantas e Animais da Quinta. Com a imaginaçãoe a criatividade que têm caracterizado as parti-cipações de anos anteriores, estamos certos quevão aparecer muitas histórias divertidas e inte-ressantes.

Início do III Concurso de Histórias Infantis [1 de Março]Entrega dos trabalhos [17 de Maio]Entrega de prémios e exposição dos trabalhos[1 de Junho]

Page 15: Pedagógica dos Olivaisquintapedagogica.cm-lisboa.pt/fileadmin/QUINTA... · 2009-09-07 · da biodiversidade A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2010 Ano Internacional

CONCURSO DE ESPANTALHOSEste ano propomos uns espantalhos diferentes.Em vez de construirmos espantalhos à nossaimagem, vamos buscar ao nosso imaginárioaqueles animais que só aí existem.Queremos espantalhos que embelezem a quin-ta e a encham de animais fantásticos, cheiosde cor e fantasia.

Início do Concurso de Espantalhos[4 de Janeiro]Entrega dos Espantalhos[12 de Março]Entrega dos Prémios e Exposição dos Espantalhos[23 de Março]

Page 16: Pedagógica dos Olivaisquintapedagogica.cm-lisboa.pt/fileadmin/QUINTA... · 2009-09-07 · da biodiversidade A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2010 Ano Internacional

Q uintaPedagógicados OlivaisCONTACTOSmorada: Rua Cidade do Lobito, Olivais Sul,

1800 – 088 Lisboatel.: 21 855 09 30fax.: 21 855 09 48email: [email protected]: http://quintapedagogica.cm-lisboa.pt