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Ministério de Urbanismo e Ambiente Ministério de Urbanismo e Ambiente Apresentação ao Apresentação ao Fórum Urbana Nacional Fórum Urbana Nacional Regularização Fundiária nas Regularização Fundiária nas Zonas Peri-Urbanas Zonas Peri-Urbanas Os Resultados da Pesquisa Os Resultados da Pesquisa e e Propostas para Regulamentos de Lei Propostas para Regulamentos de Lei apresentada pela apresentada pela Development Workshop - Angola Development Workshop - Angola Luanda – 09 de Abril 2007 Luanda – 09 de Abril 2007 Development Workshop – Angola Gestão de Terra em Assentamentos Informais Development Workshop – Angola Gestão de Terra em Assentamentos Informais

Fórum Nacional Urbano de 2007

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Em Abril de 2007, o Ministério do Urbanismo e Ambiente organizou o primeiro Fórum Urbano Nacional, em parceria com o Programa de Pobreza Urbana de Luanda (LUPP), com o apoio do Escritório de Direitos Humanos da ONU. O Fórum foi aberto pelo Ministro Sita José e com a presença de um dos Vice-Governador de Luanda Francisca de Esporito Santo, bem como o vice-ministro do MAT Mota Lis (responsável pela descentralização) e MINEA (responsável pelo setor de energia elétrica da água e), entre outros participantes incluíram Miloon Kuthari, Relator Especial das Nações Unidas de Direitos Humanos a Habitação Condigna e direito à terra. O Fórum foi bem atendido e coberto pela mídia, tanto angolanos e internacionais (RTP).

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Ministério de Urbanismo e AmbienteMinistério de Urbanismo e Ambiente

Apresentação aoApresentação ao

Fórum Urbana Nacional Fórum Urbana Nacional

Regularização Fundiária nas Regularização Fundiária nas Zonas Peri-UrbanasZonas Peri-Urbanas

Os Resultados da Pesquisa Os Resultados da Pesquisa

e e

Propostas para Regulamentos de LeiPropostas para Regulamentos de Lei

apresentada pelaapresentada pela

Development Workshop - Angola Development Workshop - Angola

Luanda – 09 de Abril 2007Luanda – 09 de Abril 2007

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Desafios das Zonas

Peri-UrbanasNos anos da guerra populações imigrou Nos anos da guerra populações imigrou para as cidades provinciais ou para a para as cidades provinciais ou para a capital do país. capital do país. No fim do conflito no Huambo, No fim do conflito no Huambo, Benguela e outras províncias verificou-Benguela e outras províncias verificou-se uma dispersão urbana com IDPs e se uma dispersão urbana com IDPs e com o regresso de algumas famílias ás com o regresso de algumas famílias ás suas áreas de origem após da fim da suas áreas de origem após da fim da guerra mas muitas ficaram em zonas guerra mas muitas ficaram em zonas peri-urbanas ou a volta das sedes peri-urbanas ou a volta das sedes municipais. O crescimento de Luanda municipais. O crescimento de Luanda não parou. não parou.

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INTRODUÇÃO GERAL• A Development Workshop tem a experiência de 26 anos nas áreas peri-

urbanas de Angola

• A contribuição da DW para o debate sobre a Lei da Terra

• Workshop Participativo sobre a Terra Urbana (Nov 2001)

• Falta de informação Angolana e a importância da pesquisa

• Estudo da Estrutura Legal e Institucional para Melhoria dos Direitos a Terra e a Habitação em Áreas Peri-Urbanas de Angola - (MOPU/MINUA 2002-03)

• Programa da pesquisa com vários componentes

• Legislação e política urbana (2 estudos)

• Processos legais e capacidade institucional (2 estudos)

• Processos actuais e a situação socio-cultural (3 estudos)

• Colaboração com iniciativas do Governo & Projectos Pilotos

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O CONTEXTO DA PESQUISA

• A oportunidade da nova Lei de Terra e Lei do Ordenamento

• Direito à terra e a titulação da terra

• A ocupação de boa fé

• Problemas percebidos

• Política e estratégias

• Implementação através de programas e projectos

• Reforço da capacidade institucional

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Estudo Legal - Recomendações principais

• Incorporar na lei as recomendações da Agenda do Habitat

• Aproveitar a experiência da região e outra experiência internacional relevante

• Separar o reconhecimento dos direitos do processo de titulação

• Providenciar processos evolutivos para implementar os direitos à terra urbana através de direitos intermediários:

• direito básico de ocupação de boa fé (não transmissível e com compensação básica) até ao título de direito de superfície (depois da regularização)

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Investigação no campo

Pesquisa qualitativa com inquéritos semi-estruturados em zonas peri-urbanas de Luanda e Huambo com objectivo de pesquisar as atitudes e as práticas de acesso à terra nas zonas peri-urbanas de Angola - temas:

• Pobreza – estimada na base do acesso a recursos

• Tendências de migração

• Mecanismos de acesso à terra

• Segurança na posse

• Atitudes em relação à terra

• Conflitos sobre a terra

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Conclusões da Investigação no Campo

• Existem baixas expectativas de futura emigração das áreas peri-urbanas

• Existe forte desenvolvimento de mercados informais de venda e aluguer da propriedade

• Há um baixo nível de titulação formal da terra, mas níveis altos de percepção de segurança de posse, baseados em documentos informais (Luanda) e testemunhas (Huambo)

• Há um elevado nível de investimento familiar nas casas que têm muita importância como mecanismo contra a pobreza

• Existem expectativas de aumento dos conflitos sobre a terra peri-urbana no futuro

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Demografia e MigraçãoDemografia e Migração

Migração das zonas rurais não é o factor principal de expansão peri-urbano.Migração das zonas rurais não é o factor principal de expansão peri-urbano.

A população dos bairros da periferia de A população dos bairros da periferia de Luanda será alimentada pelo crescimento Luanda será alimentada pelo crescimento natural e os movimentos internos na natural e os movimentos internos na cidade.cidade.

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OcupaçãoI nformal da Terra

OcupaçãoI nformal da Casa

Renda I nformal

Famil ia informal

Compra Formal

Familia Formal

Out ra

Acesso à Terra

O maior parte dos residentes nas zonas peri-urbanas adquiriram as suas terras e casas por mecanismos informais,

e

não têm acesso a mecanismos para regularizar as suas ocupações.

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Recomendações Chaves

Reforço da capacidade institucional

• Capacidade actual em todos os aspectos da gestão urbana é muito fraca, quer na capital, quer nas cidades secundárias

• Para começar com projectos, programas, estratégias, a política urbana necessita de investir a curto prazo na formação de gestores urbanos -técnica, administrativa e ainda de líderes políticos, especialmente no nível local

• Parte desta formação pode ser fornecida por organizações da “Rede Terra” tais como a DW, que têm experiência nacional e contactos internacionais – em conjunto com instituições nacionais de formação (p.e. IFAL)

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Treinamento em Gestão UrbanaTreinamento em Gestão Urbana

Objectivos:

• Discutir as bases do planeamento participativo;

• Criar ambiente de início de projectos pilotos.

Resultados:

• Proposta de Projectos Pilotos

• Engajamento de representantes do Governo

• Criação ambiente propício para arranque de projectos pilotos

• Reforço de Ligações Institucionais e afirmação da DW como instituição de recursos (pedidos de formações...)

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Projectos PilotosProjectos PilotosObjectivo:

• Testar modelo de gestão participativa do solo Urbano com métodos simples e descentralizado;

Tipos de intervenção• Reconhecimentos de direitos;• Titulação• Localização: Luanda e Huambo

Curso sobre Gestão Urbana – Agosto - Nov 2004 Curso sobre Gestão Urbana – Agosto - Nov 2004 (LEA)(LEA)

Trabalho do CampoTrabalho do Campo Treinamento no HuamboTreinamento no Huambo

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Implementação de Projectos Pilotos• Acções concretas de desenvolvimento urbano

muitas vezes são ad-hoc e não coordenadas ao nível urbano (ou nacional)

• Embora projectos pilotos sejam importantes para experimentar e iniciar novas linhas de acção, eles necessitam ser enquadrados em programas

• A capacidade de formular programas para implementar as estratégias urbanas é extremamente fraca, e assim projectos e programas devem contar com os esforços do sector privado, e não- governamental e basear-se o mais possível no nível local

• Mobilizar a capacidade da própria comunidade, sociedade civil e a administração local

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Desenvolvimento de Projectos Pilotos – Fase I

• A DW e CEHS organizaram acções de formação (Workshops) em planeamento urbano participativo (finais de 2004 e início de 2005) para vários actores em matéria de terra urbana – Gov. central, provincial e local, instituições de formação, sector privado e ONGs.

• O Workshop começou com uma avaliação do processo da rápida urbanização na Africa Sub-Sahariana e em Angola em particular

• Foram desenvolvidas propostas específicas de projectos pilotos para serem implementados em parceria entre o Governo ( a vários níveis) ONGs e sector privado

• Isto permitiu a DW iniciar o processo de desenvolvimento de projectos pilotos em Dezembro de 2005

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Encontro com líderes comunitários – Fevereiro Encontro com líderes comunitários – Fevereiro 20062006

Encontro com a comunidade – Fevereiro 2006Encontro com a comunidade – Fevereiro 2006

Implementação do Projecto no Huambo• Um Grupo de Gestão do Projecto foi criado, incluindo staff senior e

técnico da Direcção Provincial do Urbanismo e Ambiente (DPUA), do Instituto Nacional do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano (INOTU) e DW. O mecanismo para a implementação do projecto foi acordado com este grupo.

• Actividades de terrenos iniciais focalizaram-se na mobilização da liderança comunitária na área do projecto e incluiu a criação de uma comissão local eleita que garantiria a ligação com a população local

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Projecto Piloto no Huambo - Fase III• Um inquerito sobre a terra actualmente ocupada foi então conduzido, criando

um registo dos ocupantes de terras na área selecionada, incluindo área ocupadas com habitações (Zona A) e terra ocupada para cultivo (Zona B);

• O processo de regularização de terras facilitou a previsão de títulos intermediários de terra (Licenças de Arrematação) na Zona A;

• Para a Zona B, o Grupo de Gestão desenvolveu um plano físico para uso residencial da Zona, mediante consulta com residentes locais e aprovado pela Administração Municipal e pelo Governo Provincial do Huambo.

Abertura de estradas principais (Agosto 2006)Abertura de estradas principais (Agosto 2006)Discutindo o plano de lotemaento físico Discutindo o plano de lotemaento físico com o administrador local (Julho 2006)com o administrador local (Julho 2006)

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Projecto piloto no Huambo - Fase III• O principio da Regularização da Terra é o de que os proprietários da terra

para agricultura na área de expansão urbana são compensadas através da alocação de terrenos urbanizados na mesma área.

• Como foi acordado com o Grupo de Gestão, cada proprietário da terra agrícola será compernsado com terrenos urbanos que equivalem a 35% da terra que anteriormente ocupava;

• Os outros 30% da área total serão reservados para a infrastrutura e equipamentos sociais (transporte água e saneamento, educação e saúde);

• Os restantes 35% da terra tornam-se desponíveis para que o projecto os atribua a novos residentes – totalizando aproximadamente 400 dos 600 lotes demarcados.

Processo de compensação de terra Processo de compensação de terra (Agosto de 2006)(Agosto de 2006)

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Implementação do Projecto Piloto - Fase

IV• A fase actual é focada na alocação de terras, no processo legal e recuperação de custos

• A alocação de terra incluirá três (3) principais categorias de familias:

• Aqueles cujos direitos são antecipadamente identificados e confirmados e que recebem terrenos urbanizados em compensação

• Aqueles que vivem na área da administração local que terão uma forma de acesso prioritário

• Um processo de alocação geral – através de lotaria – apenas para os cidadãos angolanos;

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Implementação do Projecto Piloto - Fase IV• O processo legal consiste

num mode de títulos intermediários (Licenças de arrematação) que concede aos agregados familiáres um direito fundiário seguro que funciona como base para o requerimento de um título definitivo no periodo de três anos

• Os custos para o processode de desenvolvimento urbano (planificação, demarcação e provisão de infraestruturas básicas) serão pagos, de acordo com os preço actuais da terra no sector informal para um Fundo de Desenvolvimeto Sustentável da Terra.

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Replicação do Projecto & Sustentabil idade - Fase V• O Governo Provincial do Huambo e Administração local encorajam

e apoiam a implementação do projecto e pretendem extender o projecto para outras áreas apropriadas;

• Foi proposto que o projecto piloto seja replicado tão cedo e que as lições políticas desta experiência sejam formuladas e trazidas para um debate a nível nacional;

• Uma nova área de projecto piloto foi identificada com a Administração local do Huambo e isto foi tido como satisfatório para as autoridades provinciais, podendo iniciar a implementação no começo de 2007;

• Recomendado que uma parceria formal seja estabelecida entre o MINUA, o Governo Provincial do Huambo e a DW, para a implementação dum programa mais alargado.

• É proposto que este modelo seja não apenas a base para a Parceria Público-privada para desenvolvimento urbano no Huambo mas em outras zonas do país, se isto merecer o apoio do MINUA.

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Proposta de Direitos Intermediários e Evolutivos

1. Proposta:Que a regulamentação da Lei de Terras inclua a base legal dos direitos

intermédios e evolutivos sobre a terra, enquanto base para a consolidação e melhoramento da área Peri-urbana, de forma a maximizar o papel dos investimentos domésticos e minimizar os problemas sociais.

2. Objectivos: Providenciar processos evolutivos para implementar os direitos á terra urbana

através de direitos intermediários (Desde o direito básico de ocupação de boa fé até o título de direito de superfície depois da regularização).

3. Bases da Proposta • Pesquisa de Acesso à Terra nas Zonas Peri-urbanas de Angola;• Experiência Internacional sobre Melhores Práticas na Gestão da Terra Peri-Urbana;• Nova Legislação Fundiária: Lei de Terras e de Ordenamento e seus regulamentos.

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Justif icação da proposta de Direitos EvolutivosJustif icação da proposta de Direitos Evolutivos Ocupação massiva da Terra e ausência de uma política e Ocupação massiva da Terra e ausência de uma política e

intervenção do Estado por certo período;intervenção do Estado por certo período; Proliferação de práticas informais no que respeita à terra. Proliferação de práticas informais no que respeita à terra.

Crescimento da população nacional em áreas urbanas em relação Crescimento da população nacional em áreas urbanas em relação à população rural;à população rural;

A necessidade do Estado ou do sector privado garantirem terra A necessidade do Estado ou do sector privado garantirem terra urbana em fase de reconstrução do país;urbana em fase de reconstrução do país;

Altos e significativos Investimento da população peri-urbana nas Altos e significativos Investimento da população peri-urbana nas suas moradias, embora possuindo recursos limitados;suas moradias, embora possuindo recursos limitados;

Localização da população peri-urbana intimamente ligada ao seu Localização da população peri-urbana intimamente ligada ao seu engajamento económico...engajamento económico...

A pouca probabilidade dos realojamentos massivos ser A pouca probabilidade dos realojamentos massivos ser economicamente desejáveis ou socialmente possíveis;economicamente desejáveis ou socialmente possíveis;

A prioridade – sempre que possível – deve ser melhorada e A prioridade – sempre que possível – deve ser melhorada e regularizada a ocupação da terra urbanas, de acordo com a regularizada a ocupação da terra urbanas, de acordo com a legislação vigente;legislação vigente;

A excessiva dependência dos direitos sobre terra à planos de A excessiva dependência dos direitos sobre terra à planos de urbanização e outros instrumentos de intervenção fundiária urbanização e outros instrumentos de intervenção fundiária equivalente;equivalente;

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Experiência Internacional na gestão de terras Experiência Internacional na gestão de terras urbanasurbanas

Em África, América Latina e Ásia sistemas informais de acesso à Em África, América Latina e Ásia sistemas informais de acesso à terra são comuns: populações urbanas mais pobres e vulneráveis, terra são comuns: populações urbanas mais pobres e vulneráveis, geralmente, têm acesso a terrenos, através destes sistemas geralmente, têm acesso a terrenos, através destes sistemas informais:informais:

a procura de terrenos é massivaa procura de terrenos é massiva Incapacidade de sistemas formais em satisfazer a procura Incapacidade de sistemas formais em satisfazer a procura

massivamassiva Custos dos sistemas formais implicam estão além das Custos dos sistemas formais implicam estão além das

possibilidades financeiras das populações urbanas mais pobres possibilidades financeiras das populações urbanas mais pobres e vulneráveis;e vulneráveis;

Sistemas formais implicam conhecimentos e investimentos de Sistemas formais implicam conhecimentos e investimentos de tempo que estão além das possibilidades das populações tempo que estão além das possibilidades das populações urbanas pobres e vulneráveis;urbanas pobres e vulneráveis;

Sistemas formais implicam padrões de construção que estão Sistemas formais implicam padrões de construção que estão além das possibilidades financeiras das populações urbanas além das possibilidades financeiras das populações urbanas pobres e vulneráveis;pobres e vulneráveis;

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Outras constatações da Outras constatações da Experiência InternacionalExperiência Internacional

Sectores informais podem providenciar habitação a mais de 70% do Sectores informais podem providenciar habitação a mais de 70% do total da população.total da população.

Ma maioria dos casos, mesmo quando não têm segurança formal Ma maioria dos casos, mesmo quando não têm segurança formal de jure,de jure, residentes urbanos geralmente sentem-se seguros residentes urbanos geralmente sentem-se seguros de de facto. facto.

Residentes urbanos investem na melhoria das suas casas e na Residentes urbanos investem na melhoria das suas casas e na infra-estrutura comunal quando têm segurança infra-estrutura comunal quando têm segurança de factode facto, mesmo , mesmo quando não têm segurança formal quando não têm segurança formal de jure de jure

A segurança formal A segurança formal de jurede jure é necessária para usar a casa e o é necessária para usar a casa e o terreno como garantia contra um empréstimo. terreno como garantia contra um empréstimo.

Segurança no acesso à terra é um factor importante no apoio às Segurança no acesso à terra é um factor importante no apoio às estratégias de sobrevivência familiar e de investimento económico estratégias de sobrevivência familiar e de investimento económico (UNCHS, 1996). (UNCHS, 1996).

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Outras constatações da Outras constatações da Experiência InternacionalExperiência Internacional

A segurança no acesso à terra não implica, necessariamente, a A segurança no acesso à terra não implica, necessariamente, a propriedade individual ou títulos individuais, propriedade individual ou títulos individuais,

Necessidade de cautelas na transformação nas áreas informais, Necessidade de cautelas na transformação nas áreas informais, com indicação de mudanças graduais foi (na prática) mais eficiente com indicação de mudanças graduais foi (na prática) mais eficiente em vários países; em vários países;

Políticas formais públicas e privadas de gestão urbana e habitação Políticas formais públicas e privadas de gestão urbana e habitação devem ter em conta as necessidades das populações pobres devem ter em conta as necessidades das populações pobres urbanas urbanas

As mulheres, principalmente as mulheres solteiras com filhos, estão As mulheres, principalmente as mulheres solteiras com filhos, estão em particular desvantagem no que se refere ao acesso à terra e à em particular desvantagem no que se refere ao acesso à terra e à segurança na posse desta.segurança na posse desta.

Qualquer melhoramento das zonas informais deve ser baseado no Qualquer melhoramento das zonas informais deve ser baseado no melhoramento dos sistemas informais existentes, com melhoramento dos sistemas informais existentes, com transparência, prestação de contas e capacidades técnicas.transparência, prestação de contas e capacidades técnicas.

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Principais aspectos as Proposta Principais aspectos as Proposta dos Direitos Evolutivosdos Direitos Evolutivos

IntermédiosIntermédios entre o direito pleno sobre a terra, como entre o direito pleno sobre a terra, como os direitos de livre propriedade ou os de superfície e o os direitos de livre propriedade ou os de superfície e o direito precário ou direitos básicos de propriedade direito precário ou direitos básicos de propriedade consagrados no Código Civil;consagrados no Código Civil;

EvolutivosEvolutivos na medida em que permitem a na medida em que permitem a possibilidade – em dadas circunstâncias – de evoluir possibilidade – em dadas circunstâncias – de evoluir através de manifestações destes direitos para direitos através de manifestações destes direitos para direitos completos;completos;

DefinidosDefinidos para permitirem a clarificação do seu âmbito, para permitirem a clarificação do seu âmbito, em oposição à generalidade dos direitos plenos ou dos em oposição à generalidade dos direitos plenos ou dos direitos básicos de propriedade – no que respeita a direitos básicos de propriedade – no que respeita a questões como a transferência, compensações e questões como a transferência, compensações e limitações.limitações.

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Os princípiosOs princípios que sustentam que sustentam

direitos à terradireitos à terra A aceitação da regularização da ocupação das terrasA aceitação da regularização da ocupação das terras

sempre que possível, com o eventual reordenamento, melhoria e sempre que possível, com o eventual reordenamento, melhoria e requalificação da natureza do uso da terra, tendo em linha de conta requalificação da natureza do uso da terra, tendo em linha de conta o valor da terra;o valor da terra;

A terra tem que ser valorizada pelo EstadoA terra tem que ser valorizada pelo Estado , mesmo onde , mesmo onde não exista mercado formal de terras, através da definição de taxas, não exista mercado formal de terras, através da definição de taxas, baseadas no custo actual das transacções de terras; baseadas no custo actual das transacções de terras;

A base dos actuais instrumentos sobre terras devem ser A base dos actuais instrumentos sobre terras devem ser sujeitos a regulamentação detalhadasujeitos a regulamentação detalhada , baseada, tanto quanto , baseada, tanto quanto possível, nas práticas existentes nas áreas peri-urbanas, ganhando possível, nas práticas existentes nas áreas peri-urbanas, ganhando legitimidade. legitimidade.

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Evolução dos direitos Evolução dos direitos Intermediários - FaseadosIntermediários - Faseados

1.1. Uma Uma autorização temporária de residência do curto autorização temporária de residência do curto prazoprazo , para áreas peri-urbanas, onde a regularização não é , para áreas peri-urbanas, onde a regularização não é possível por um dado número de razões bem estabelecidas;possível por um dado número de razões bem estabelecidas;

2.2. Uma Uma autorização provisória de ocupaçãoautorização provisória de ocupação , , para áreas peri-para áreas peri-urbanas em que a regularização é possível por razões bem urbanas em que a regularização é possível por razões bem estabelecidasestabelecidas

3.3. Uma Uma autorização de ocupação através do Direito de autorização de ocupação através do Direito de SuperfícieSuperfície , que áreas peri-urbanas em que a regularização , que áreas peri-urbanas em que a regularização esteja prevista está em curso;esteja prevista está em curso;

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1.1. Autorização temporária Autorização temporária de residênciade residência

Seria utilizada Seria utilizada nas áreas peri-urbanas, onde a nas áreas peri-urbanas, onde a regularização não é possívelregularização não é possível por um dado número de razões por um dado número de razões bem estabelecidas;bem estabelecidas;

Seria Seria não transmissíveisnão transmissíveis ;;

Teria um período de Teria um período de validade l imitadavalidade l imitada ;;

Estabelecer Estabelecer direitos l imitados de compensaçãodireitos l imitados de compensação para uma para uma propriedade construída propriedade construída antesantes da sua aplicação; da sua aplicação;

Seria Seria atr ibuída pela municipalidadeatribuída pela municipalidade na base de provas do na base de provas do direito estabelecidas localmente;direito estabelecidas localmente;

pagamento duma pagamento duma taxa única l imitadataxa única l imitada (para cobrir gastos (para cobrir gastos administrativos).administrativos).

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2.2. autorização provisória autorização provisória de ocupaçãode ocupação

ser ser uti l izada nas áreas peri-urbanasuti l izada nas áreas peri-urbanas em que a em que a regularização é possível por razões bem estabelecidas; regularização é possível por razões bem estabelecidas;

ser ser transferível transferível entre membros da família com certo grau; entre membros da família com certo grau; ter um período de ter um período de validade definido (val idade definido ( 10 anos?), renovável se 10 anos?), renovável se

não estiver eminente alguma melhoria;não estiver eminente alguma melhoria; estabelecer estabelecer direitos a compensaçãodireitos a compensação por construção na por construção na

propriedade propriedade antesantes da sua aplicação da sua aplicação ee quaisquer melhorias quaisquer melhorias autorizadas após a sua emissão;autorizadas após a sua emissão;

Ser Ser atr ibuída pela municipalidadeatribuída pela municipalidade , na base de provas do , na base de provas do direito estabelecidas localmente;direito estabelecidas localmente;

Ser aplicada à terra, cuja posse seja colectiva; Ser aplicada à terra, cuja posse seja colectiva; Pagar uma Pagar uma taxa inicial l imitada e uma taxa anual de taxa inicial l imitada e uma taxa anual de

terrasterras (para cobrir os gastos administrativos). (para cobrir os gastos administrativos).

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3.3. autorização provisória autorização provisória de ocupação da superfíciede ocupação da superfície

ser ser uti l izada nas áreas peri-urbanasuti l izada nas áreas peri-urbanas em que a em que a regularização é planificada e/ou está em curso;regularização é planificada e/ou está em curso;

ser ser transferíveltransferível , através de processo de transferência registado , através de processo de transferência registado (ex.: certidão notarial de venda);(ex.: certidão notarial de venda);

ter um período de ter um período de validade definidovalidade definido (5 anos), renovável se as (5 anos), renovável se as melhorias estiveram atrasadas por razões reconhecidas;melhorias estiveram atrasadas por razões reconhecidas;

estabelecer estabelecer direitos a compensaçãodireitos a compensação por construção na por construção na propriedade propriedade antesantes da sua aplicação da sua aplicação ee de quaisquer melhorias de quaisquer melhorias autorizadas após a sua emissão, bem como do valor da terra ou autorizadas após a sua emissão, bem como do valor da terra ou equivalente; equivalente;

ser ser atr ibuída pela municipalidadeatribuída pela municipalidade , na base de provas do , na base de provas do direito estabelecidas localmente ou em caso de novo processo direito estabelecidas localmente ou em caso de novo processo de vistoria e demarcação de parcelas;de vistoria e demarcação de parcelas;

pagar pagar uma taxa inicialuma taxa inicial maior maior e uma taxa anuale uma taxa anual de terras de terras (para cobrir os gastos do processo de regularização);(para cobrir os gastos do processo de regularização);

permitir ao indivíduo a solicitação de permitir ao indivíduo a solicitação de um título definit ivo de um título definit ivo de superfíciesuperfície , através de um processo individual de demarcação , através de um processo individual de demarcação topográfica.topográfica.

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Aspectos a ter em contaAspectos a ter em conta

A actual capacidade das áreas urbanas em termos de A actual capacidade das áreas urbanas em termos de administração local, incluído das organizações a nível administração local, incluído das organizações a nível comunitário;comunitário;

A descentralização de actividades ao nível local, sempre que A descentralização de actividades ao nível local, sempre que possível;possível;

O envolvimento de outros actores no processo de regularização O envolvimento de outros actores no processo de regularização de terras – sociedade civil, ONGs e sector privado, sempre que de terras – sociedade civil, ONGs e sector privado, sempre que apropriado; eapropriado; e

A maximização da recuperação dos custos das melhorias A maximização da recuperação dos custos das melhorias efectuadas na terra pelos beneficiários, através de taxação e do efectuadas na terra pelos beneficiários, através de taxação e do retorno directo deste valor para o desenvolvimento da própria retorno directo deste valor para o desenvolvimento da própria terra.terra.

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Conclusões

• O fenómeno da rápida urbanização em Angola vai continuar, como demonstram claramente as experiências de outras regiões da África Sub-Sahariana

• Angola tem a oportunidade de aprender com experiências anteriores e desenvolver abordagens relevantes do seu contexto para uma ampla inclusão social e económica nas áreas urbanas como factor chave para o desenvolvimento nacional

• As Organizações Internacionais tiveram um papel fundamental no apoio deste trabalho pioneiro, abrindo caminho, e esta forma de assistência será necessária para promover o processo e ajudar na formulação da política urbana;

• Por outro lado “aprender fazendo” no terreno em Angola - e baseando o desenvolvimento urbano nos recursos disponíveis - é um elemento chave para a sustentabilidade dessa forma de abordagem.

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