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Fórum Estadual de Educação da Bahia (FEE-BA)Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Contexto Histórico
Constituição Federal de 1988
Art. 210. Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.
Contexto Histórico
Lei 9.394/96 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Art. 8º. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino.
§ 1º Caberá à União a coordenação da política nacional de educação, articulando os diferentes níveis e sistemas e exercendo função normativa, redistributiva e supletiva em relação às demais instâncias educacionais (grifo nosso).
Contexto Histórico
Base Nacional Comum – LDB de 1996
• Art. 26. Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos (grifo nosso).
§ 1º Os currículos a que se refere o caput devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil.
Contexto Histórico
Em 2010• Entre 28 de março a 01 de abril é realizada a Conferência Nacional de
Educação (CONAE), com a presença de especialistas para debater a Educação Básica. Em suas resoluções o documento final fala da necessidade da Base Nacional Comum Curricular.
• “Indicação das bases epistemológicas que garantam a configuração de um currículo que contemple, ao mesmo tempo, uma base nacional demandada pelo sistema nacional de educação e as especificidades regionais e locais”... ===> portanto, é uma decisão da plenária da Conae de 2010; não é uma prerrogativa do MEC.
• A BNC constou no Eixo I, “Papel do estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da educação nacional.” (Doc. da Conae 2010)
• Nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) a BNC é descrita e é onde todo o seu processo de construção se inspira e se organiza.
Em 2014• Entre 19 e 23 de novembro é realizada a 2ª CONAE, produziu um
documento sobre as propostas e reflexões para a Educação Brasileira e é um importante referencial para o processo de mobilização para a Base Nacional Comum Curricular;
• Desta vez, estava contida no Eixo IV “Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem”, sob o foco da garantia de direitos.
“Elaborar, mediante consulta pública nacional, a proposta de direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para os alunos do ensino fundamental e médio, nas diversas modalidades
a serem atingidas nos tempos e etapas de organização destes níveis de ensino, com vistas a garantir formação básica comum,
garantindo assistência técnica e financeira” (grifo nosso).
Contexto Histórico
PNE – Meta 7 – determina:Estabelecer e implantar: Diretrizes pedagógicas para a Educação Básica – (Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica) Base Nacional Comum dos Currículos
com direitosobjetivos
de aprendizagem desenvolvimento
respeitada a diversidade
regionalestaduallocal
Constituição Federal / LDB Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica Base Nacional Comum no Plano Nacional de Educação – Lei 13.005/2014
• “O Ministério da Educação, em articulação e colaboração com os entes federados e ouvida a sociedade mediante consulta pública nacional, elaborará e encaminhará ao Conselho Nacional de Educação - CNE, até o 2o (segundo) ano de vigência deste PNE, proposta de direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para os (as) alunos (as) de ensino médio, a serem atingidos nos tempos e etapas de organização deste nível de ensino, com vistas a garantir formação básica comum. ” (PNE 2.2 e 3.2)
• “Estabelecer e implantar, mediante pactuação interfederativa, diretrizes pedagógicas para a educação básica e a base nacional comum dos currículos, com direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos (as) alunos (as) para cada ano do ensino fundamental e médio, respeitada a diversidade regional, estadual e local.” (PNE 7.1)
# Documentos Norteadores da BNC
PNE e BNCC
• “O Ministério da Educação, em articulação e colaboração com os entes federados e ouvida a sociedade mediante consulta pública nacional, elaborará e encaminhará ao Conselho Nacional de Educação - CNE, até o 2o (segundo) ano de vigência deste PNE, proposta de direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para os (as) alunos (as) de ensino médio, a serem atingidos nos tempos e etapas de organização deste nível de ensino, com vistas a garantir formação básica comum. ” (PNE 2.2 e 3.2)
• “Estabelecer e implantar, mediante pactuação interfederativa, diretrizes pedagógicas para a educação básica e a base nacional comum dos currículos, com direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos (as) alunos (as) para cada ano do ensino fundamental e médio, respeitada a diversidade regional, estadual e local.” (PNE 7.1)
Base Nacional Comum no Plano Nacional de Educação – Lei 13.005/2014
• Os currículos da Educação Básica (educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio) devem assegurar:
Base Nacional Comum Parte Diversificada
* Base Nacional Comum: conjunto de “conhecimentos, saberes e valores
produzidos culturalmente, expressos nas políticas públicas e que são
gerados nas instituições produtoras do conhecimento científico e
tecnológico; no mundo do trabalho; no desenvolvimento das
linguagens; nas atividades desportivas e corporais; na produção
artística; nas formas diversas e exercício da cidadania; nos
movimentos sociais” (Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010, Define
Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, Art. 14);
* Contempla as 3 etapas da Educação Básica ( Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio);
* Eixo estruturante para a construção do Sistema Nacional de Educação.
O que é a BNC
Parte Diversificada: cada sistema de ensino e estabelecimento escolar
complementa a base nacional comum, prevendo o estudo das
características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e
da comunidade escolar, perpassando todos os tempos e espaços
curriculares constituintes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio,
independentemente do ciclo da vida no qual os sujeitos tenham acesso à
escola. (Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010, Define Diretrizes
Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, Art. 15)
O objetivo da BNCC é sinalizar percursos de aprendizagem e
desenvolvimento dos estudantes ao longo da Educação Básica, compreendida pela Educação Infantil, Ensino Fundamental, anos iniciais e finais, e Ensino Médio, capazes de garantir, aos sujeitos da educação básica direito à educação humana integral.
O atendimento a essas determinações legais – Constituição, LDBEN, DCNs, CONAE e PNE – terá como efeito a produção de uma referência de currículo que articule os esforços existentes nos estados, no Distrito Federal e nos municípios na produção de seus documentos curriculares.
A BNC é uma conquista social. Sua construção é crucial para encontrarmos um entendimento nacional em torno do que é importante no processo de desenvolvimento dos estudantes brasileiros da Educação Básica. Entender seu real significado e participar da sua construção é direito e dever de todos.
# O que deve ser (re)pensado / (re)construído
os currículos o ensino / o aprendizado a formação docente o material didáticoos espaços / organização da escola ...
# Base Nacional Comum da Edc. Básica
Objetivo: sinalizar percursos de
aprendizagem
desenvolvimento
dos estudantes ao longo da Educação Básica
• Educação Infantil• Ensino Fundamental• Ensino Médio
Anos IniciaisAnos Finais
garantindo ao estudante:
dominar as linguagens do corpo da fala das letras das artes da matemática das ciências humanas das ciências da natureza
para seespressarcomunicar
desenvolver aperfeiçoar reconhecer valorizar
suas próprias qualidades(auto-imagem / auto-conceito /auto-estima / auto-respeito ... )
prezar cultivar
fazer-se respeitar – respeitar exigir respeito
cuidar / promover cuidado / bem-estar / saúde
responsabilizar-se por / pelo
si-mesmooutroambiente
o convívio afetivo-social
a si / ao outro
social / humanonatural
* situar sua família / comunidade / nação no espaço tempo histórico
cultural
* seus espaços em escalade vidade origem
regionalcontinentalglobal
localizar / localizar-se no espaço-tempo
analisar comparativamente (a outros espaços / características ...)
vivenciar cultura / fazer formação cultural* artes / práticas corporais / letras / ciências humanas / ciências da natureza / matemática
desenvolver competência usar critérios
estéticaética
com vistas a escolhastomadas de
frente a situações / problemas
posiçãodecisão
sociaistécnicospessoais
desenvolver ideias sobre:
* o processo evolutivo da vida na Terra* o sentido da vida humana
aprender a reconhecer em si mesmono outro
emoções sentimentos
estabelecer relações entre conhecimentos / práticas
popularesescolarescientíficas / formais
aprender sobre / relacionar: estudo – trabalho
identificar suas preferênciaspotencialidadespossibilidadesperspectivas
para elaborar projetos de vida
estabelecer nexos entre fatos... saberes...
aprender a conviverparticipar da vida social
como indivíduoautônomoéticointeligente
capaz de conviver cooperativamente
aprimorar / desenvolver / usar gosto / critérios estéticos
aprender a ser um indivíduomoralmente autônomoéticoconsequente colaborativo
O que esta proposto Para a elaboração do documento preliminar o MEC criou o grupo de 116 especialista com
representantes de professores da 3 etapas da Educação Básica indicados pelo CONSED e UNDIME e de especialistas das IES – Portaria N° 592 de 17 de junho de 2015
• Articulação entre os entes federados para assegurar a mobilização e a participação dos professores das redes (estadual, municipais e privada) na discussão e construção da Base Nacional Comum;
• Contribuições ao Documento preliminar da BNCC - a partir de 16 setembro até 15 de dezembro de 2015, no Sistema informatizado.
O que vem sendo feito
O que vem sendo feito
Possibilidades de contribuição
1- Pessoas físicas através do CPF;2- Instituições /entidades através do CNPJ ( IES, Fóruns, Conselhos, Sociedades, Agremiações, etc);
3- Unidades escolares públicas e privadas através do código INEP e CPF do diretor.
[email protected] valdirene@educação.ba.gov.br
Conviver num ecossistema humano implica uma disposição sensível a reconhecer a diferença, assumindo com ternura as ocasiões que nos oferece o conflito para alimentar o mútuo crescimento.
Luis Carlos Restrepo