Click here to load reader

Page 1: Nota de Imprensa - Pessoa Física · PDF file19h00 Show Claudio Menandro + Paulo Porto Alegre + Ulisses Rocha + Waltel Branco – Show de Música Instrumental 3 de fevereiro

Grupo Santander Brasil Relações com a Imprensa Tel. 51 3287-5582/5721/5854 E-mail: [email protected]

Nota de Imprensa

Virgínia Rosa encerra agenda musical do programa

O Verão é Aqui do Santander Cultural

■ Ciclo de leituras dramáticas com direção de Margarida Leoni Peixoto ,

acontece em 9 de fevereiro, às 19h

■ Show de MPB com Virgínia Rosa e participação de Geraldo Flach fecha a

programação musical de verão, em 10 de fevereiro, às 19h

■ Lançamento do documentário Pixo, em 11 de fevereiro, às 18h, integra o

Festival de arte urbana - Caóptico

■ Mostra 7º Encontro do público com cinema brasileiro está em cartaz até 28 de

fevereiro

Porto Alegre, 3 de fevereiro 2010 – Até 28 de fevereiro, o Santander Cultural dá

continuidade às atrações da temporada de férias. O programa O Verão É Aqui oferece atividades nas áreas de música, cinema, arte urbana, literatura e ação educativa. Um dos destaques é o show de Música Popular Brasileira com Virgínia Rosa, que cantará Paulo Vanzolini, em 10 de fevereiro. Grande parte da programação tem entrada franca.

Com cinco discos na carreira, Virgínia Rosa destaca-se também pela produção de shows especiais. O Santander Cultural, em Porto Alegre, receberá o espetáculo Palavra de Paulista, no qual a artista canta Paulo Vanzolini, grande compositor paulistano e autor de clássicos como Ronda e Volta por cima. Com direção musical de Ogair Jr, participação de Geraldo Flach e acompanhada por três músicos, Virgínia interpretará composições de Vanzolini. Cuitelinho, Volta por Cima, Volta Depressa, Boca da Noite (escrita em parceria com Toquinho) e Ronda, seu maior sucesso, estão no repertório escolhido para o show.

A artista começou a cantar nos anos 80 na banda Isca de Policia, de Itamar Assumpção e, na mesma década tornou-se vocalista do grupo Mexe com Tudo. No inicio da década de 90, partiu para a carreira solo e transitou por diferentes gêneros, do forró ao maracatu, passando pelo blues, funk e jazz. Apresentou-se com a Jazz Sinfônica e a Orquestra da Paraíba, além de cantar ao lado de Ney Matogrosso, Chico César e Zeca Baleiro. Abaixo estão as informações detalhadas da programação de fevereiro, que também pode ser consultada por meio do site www.santandercultural.com.br. Fevereiro - 2010 2 de fevereiro 19h Ciclo de Leituras – Verão Tchecov com direção de Vika Schabbach

Page 2: Nota de Imprensa - Pessoa Física · PDF file19h00 Show Claudio Menandro + Paulo Porto Alegre + Ulisses Rocha + Waltel Branco – Show de Música Instrumental 3 de fevereiro

3 a 11 de fevereiro 11h00 Oficina Lidando com as diferenças - Aprendendo o Braile 3 de fevereiro 19h00 Show Claudio Menandro + Paulo Porto Alegre + Ulisses Rocha + Waltel Branco – Show de Música Instrumental 3 de fevereiro 14h00 Oficina Espaço Urbano e Arte de Rua - Oficina de Sticker 4 de fevereiro 19h00 Caóptico – Festival de arte urbana bate papo com Fabrício Silveira 4 de fevereiro 14h00 Oficina Espaço Urbano e Arte de Rua - Oficina de Toy Art em tecido 5 a 11 de fevereiro 15h00 A mulher do meu amigo Cláudio Torres 17h00 Um homem de moral Ricardo Dias 19h00 Sobre um dia qualquer Leonardo Remor + Quanto dura o amor? Roberto Moreira 9 de fevereiro 19h Ciclo de Leituras – Verão Tchecov com direção de Margarida Leoni Peixoto 9 de fevereiro 14h00 Oficina Lidando com as diferenças 10 de fevereiro 19h00 Show Virginia Rosa + Geraldo Flach – Show de MPB 10 e 11 de fevereiro 14h00 Oficina Lidando com as diferenças - Oficina de jogos táteis e maquete 11 de fevereiro 19h00 Caóptico – Festival de arte urbana bate papo com Roberto Oliveira 23 a 28 de fevereiro 15h00 Loki - Arnaldo Baptista Paulo Fontenelle 17h00 Besouro João Daniel Tikhomiroff 19h00 De volta ao quarto 666 Gustavo Spolidoro + Moscou Eduardo Coutinho CINEMA A MULHER DO MEU AMIGO Brasil, 2008, 35 mm, cor, 86 min, Cláudio Torres, 14 anos Thales é um bem sucedido homem de negócios, mas está em crise com sua profissão. Casado com a rica e mimada Renata, ele trabalha com seu sogro, o poderoso e amoral empresário

Page 3: Nota de Imprensa - Pessoa Física · PDF file19h00 Show Claudio Menandro + Paulo Porto Alegre + Ulisses Rocha + Waltel Branco – Show de Música Instrumental 3 de fevereiro

Augusto. Um dia, durante suas férias na casa dos amigos Rui e Pamela, Thales decide que vai parar de trabalhar. Esta inusitada decisão afeta a vida de todos à sua volta. UM HOMEM DE MORAL Brasil, 2009, 35 mm, cor, 84 min, Ricardo Dias, livre Documentário sobre a obra musical de Paulo Vanzolini, que sempre se enxergou mais como zoólogo do que sambista. Compositor de "Volta por cima", "Ronda", "Boca da noite", ele tem sua obra revista por outros intérpretes durante as gravações em 2002 de Acerto de contas de Paulo Vanzolini (quatro CDs). É o terceiro filme entre Dias e Vanzolini depois de Os calangos do Boiaçu e No rio das Amazonas. Cine Pe 2009 : prêmio especial do júri + roteiro + edição de som. SOBRE UM DIA QUALQUER Brasil, 2008, miniDV, cor, 16 min, Leonardo Remor, livre Uma operária rompe com seu cotidiano. Miau 2009 : melhor filme. Iguacine 2009 : diretor revelação. Gramado 2009 - Mostra Gaúcha : direção + atriz (Venturin) + fotografia + arte + montagem. Primeiro Plano 2009 : melhor filme + arte. Santa Maria 2009 : melhor curta ficção + direção + fotografia + arte. QUANTO DURA O AMOR? Brasil, 2009, 35 mm, cor, 80 min, Roberto Moreira, 16 anos Três histórias de amor. Recém-chegada do interior, a aspirante a atriz Marina encanta-se com o ritmo sedutor de São Paulo. Suzana encontra Gil, alguém que ela acha que vale a pena, mas é preciso saber se ele será forte o suficiente para uma grande revelação. Próximo a elas vive Jay, um escritor apaixonado por Michelle, mulher que não se interessa por romantismo. Paulínia 2009 : atriz (Lourenço + Spinelli). BESOURO Brasil, 2009, 35 mm, cor, 95 min, João Daniel Tikhomiroff, 14 anos Besouro (Manoel Henrique Pereira, 1897-1924) é o maior capoeirista de todos os tempos. Um menino que, ao se identificar com o inseto que desafia as leis da Física, desafia ele mesmo as leis cruéis do preconceito e da opressão. DE VOLTA AO QUARTO 666 Brasil, 2008, HDV, cor, 15 min, Gustavo Spolidoro, livre Qual o futuro do cinema? Em 1982, em Cannes, Wim Wenders convidou diversos cineastas a responderem esta pergunta. 26 anos depois, a pergunta continua a mesma, mas Wenders está do outro lado da câmera. Gramado 2009 - Mostra Gaúcha : melhor filme. MOSCOU Brasil, 2009, digital, cor, 80 min, exibições em Betacam, Eduardo Coutinho, livre Eduardo Coutinho acompanha o Grupo Galpão, de Belo Horizonte, durante três semanas de ensaios da peça "As três irmãs", de Anton Tchecov. O filme é composto de fragmentos dos workshops, improvisações e ensaios de uma peça que não teve nem terá estreia. LOKI – ARNALDO BAPTISTA Brasil, 2008, digital, cor, 121 min, exibições em DVD, Paulo Henrique Fontenelle, livre

Page 4: Nota de Imprensa - Pessoa Física · PDF file19h00 Show Claudio Menandro + Paulo Porto Alegre + Ulisses Rocha + Waltel Branco – Show de Música Instrumental 3 de fevereiro

Cinebiografia do músico Arnaldo Baptista, ex-integrante dos Mutantes, contada por meio de um quadro traçado pelo próprio artista. A narrativa é intercalada com imagens históricas que remetem aos principais momentos de sua trajetória artística. Rio 2008 : melhor documentário (público). MÚSICA 10 de fevereiro - VIRGINIA ROSA Começou a cantar nos anos 80 na banda Isca de Policia, de Itamar Assumpção e, na mesma década tornou-se vocalista do grupo Mexe com Tudo, onde atuou por sete anos. No inicio da década de 90, partiu para a carreira solo. Transitando por diferentes gêneros, do forró ao maracatu, passando pelo blues, funk e jazz, VIRGINIA ROSA apresentou-se com a Jazz Sinfônica e a Orquestra da Paraíba, além de cantar ao lado de Ney Matogrosso, Chico César e Zeca Baleiro. Tem se destacado também na produção de shows especiais, como “Palavra de Mulher”, “Na batucada da vida”, “Virginia canta Clara”, “A mulher e o Piano” e “Palavra de Paulista”, onde canta Paulo Vanzolini, o grande compositor paulistano e autor de clássicos como Ronda e Volta por cima, que é o tema deste show, que traz Geraldo Flach como convidado especial. Neste show, com direção musical de Ogair Jr, acompanhada por três músicos Virgínia Rosa interpreta composições de Vanzolini como “Cuitelinho”, “Volta por Cima”, “Volta Depressa”, “Boca da Noite” (escrita em parceria com Toquinho) e “Ronda”, seu maior sucesso. CICLO DE LEITURAS VERÃO TCHECOV 9 de fevereiro – Os males do tabacom com Margarida Leoni Peixoto: vencedora do Prêmio Tibicuera de Melhor Atriz Coadjuvante em 2005 por Locomoc e Millipilli, um quebra-cabeças cheio de aventuras; e vencedora do Prêmio Açorianos de Melhor Atriz Coadjuvante em 2006 por Hamlet. Tem vários trabalhos em teledramaturgia na RBS TV e participações em comerciais de TV veiculados em todo o Brasil. CAÓPTICO - FESTIVAL DE REGISTROS AUDIOVISUAIS DA ARTE URBANA Exibições diariamente até 11 de fevereiro, das 10h às 19h, no Grande Hall 9 e 10 de fevereiro - Transfer (documentário da mostra de arte urbana realizada pelo Santander Cultural em 2008) de Antonio de Paula + Ruas Mirabolantes + Trimassa 11 de fevereiro - Lançamento de Pixo + Bate papo com o diretor Roberto Oliveira O impacto da pichação como fenômeno cultural na cidade de São Paulo e sua influência internacional como uma das principais correntes da Street Art. O filme participou da exposição Né dans la Rue (Nascido na Rua), da Fondation Cartier pour l’Art Contemporain, em Paris. O documentário mostra a realidade dos pichadores, acompanha algumas ações, os conflitos com a polícia e mostra um outro olhar sobre algumas intervenções já muito exploradas pela mídia. O filme não traz respostas, mas fornece argumentos para o debate: pichação é arte ou é crime?

Page 5: Nota de Imprensa - Pessoa Física · PDF file19h00 Show Claudio Menandro + Paulo Porto Alegre + Ulisses Rocha + Waltel Branco – Show de Música Instrumental 3 de fevereiro

SERVIÇO PROGRAMAÇÃO - O VERÃO É AQUI Shows de música: R$ 10,00 Caóptico – Festival de Arte Urbana : entrada franca Ciclo de leituras – Verão Tchecov: entrada franca Cinema - programação regular: R$ 6,00 Pessoas acima de 60 anos, estudantes e clientes dos bancos Real e Santander: R$ 3,00 Funcionários do Grupo Santander Brasil têm entrada gratuita nos dias de programação regular (ingressos limitados). 85 lugares – Dolby Digital, ar-condicionado, acesso para portadores de necessidades especiais Santander Cultural Rua Sete de Setembro, 1028 Subsolo Praça da Alfândega Porto Alegre RS Brasil 90010-191 Telefone: 51 3287.5500 www.santandercultural.com.br Horários de funcionamento ter a sex, das 10h00 às 19h00 sab, dom e feriados, das 11h00 às 19h00 * o Santander Cultural estará em recesso de 12 a 22 de fevereiro de 2010 Grupo Santander Brasil Relações com a Imprensa (51) 3287-5582 / 3287-5721 / 3287-5854 / 3287-5523 - Regional Sul e-mail: [email protected] LVBA Comunicação (11) 3039-0660. www.lvba.com.br Claudio Moraes (11) 3039-0674 E-mail: [email protected] Ada Mendes (11) 3039-0688 E-mail: [email protected] Márcia Artacho (11) 3039-0679 E-mail: [email protected] Mariele Salgado Duran (51) 3287-5582 E-mail: [email protected]