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Fórum Contexto Ambiental e Agronegócio Das Conferências da ONU ao dia-a-dia do produtor rural: Desafios e Oportunidades Produtor rural Identificação e Criação de Oportunidades Eder Zanetti Junho / 2011

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Fórum Contexto Ambiental e Agronegócio Das Conferências da ONU ao dia-a-dia do produtor

rural: Desafios e Oportunidades

Produtor rural Identificação e Criação de Oportunidades

Eder Zanetti

Junho / 2011

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Conteúdo:Introdução*Percepção da propriedade no contexto macro e implementação das ações na propriedade *Mercado e oportunidades criadas *Transformação de oportunidades em receita para a propriedadeConclusão

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Economia Verde

• Controle da poluição atmosférica, líquida e sólida;

• Favorece crescimento de renda e emprego com produção e consumo de bens e serviços ambientais, e que preservam os serviços ecossistêmicos;

• Valoriza o capital do recurso natural e sua importância para a sociedade (PNUD, 2011).

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Contexto Global e Ações nas Propriedades Rurais

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Agricultura e MCG

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Áreas para cultivo de Biocombustíveis no Mundo

Percentual de área utilizada em 2004

Área necessária para uma matriz com 10% de biocombustíveis

Percentual de biocombustíveis em 2004

% Total Ano 13,5 2005 20,0 2030 >30,0 2050

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Manejo de Áreas Agrícolas – ALMAtividades de manejo de uso da terra em áreas de agricultura e pecuária

(CO2, N2O e CH4);Elegíveis:

• Melhoria do manejo agrícola através do aumento do estoque de carbono, redução de emissões N2O e CH4 dos solos;

• Melhoria do manejo de pastagens que leve ao aumento do estoque de carbono dos solos e reduzem emissões de N2O e CH4;

• Conversão de áreas agrícolas e de pecuária (não para reflorestamentos ou aflorestamentos) – Integração Lavoura - Pecuária

Carbono Estimado:• Solos;• Biomassa Lenhosa e Subterrânea (opcional);• Produtos Florestais Madeireiros (opcional).

Gerenciamento de Áreas de Agricultura, Florestas e Outros Usos da Terra - AFOLU

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Florestas e Economia Verde• Plano de Ação (UNECE):

– 1. Produção e Consumo de madeira de origem sustentada:• Rotulagem e Certificação; Compras públicas; Movimentação da madeira; P&D de

novos usos para a madeira; Análise de Ciclo de Vida – ACV; Padrões para Construções Verdes

– 2. Setor florestal de baixo carbono:• Substituição de materiais e energias não-renováveis ; Uso eficiente da madeira -

eliminar a geração de resíduos dos consumidores (logística reversa); Adaptação das florestas às mudanças climáticas; Seqüestro e estoque de Carbono

– 3. Empregos verdes no setor florestal:• Força de trabalho sustentável; Saúde & Segurança do trabalho florestal; Operações

florestais: respeito ao ecossistema, eficiência, segurança– 4. Avaliação e Pagamento por Serviço Ecossistêmico das florestas:

• Avaliação dos serviços ecossistêmicos das florestas; PSE; Sanidade das florestas e humana

– 5. Governança e monitoramento do setor florestal:• C&I de MFS implantados e melhorados; Avaliação do MFS na região; Instrumentos

políticos para o setor florestal na Economia Verde; Comunicação e promoção – marketing – da madeira de origem sustentada; Comunicação e parcerias com outros interessados envolvidos na Economia Verde

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REDD• Redução de Emissões do

Desmatamento e Degradação

• FAO:– Desmatamento: “mudanças

no uso da terra com diminuição da cobertura de copa das árvores para menos de 10% em cada ha”;

– Degradação: “mudanças entre as classes de florestas (por exemplo, de “fechada” para “aberta”), que afetam negativamente o talhão ou sítio e, em particular, diminuem a sua capacidade produtiva”.

• REDD = Redução do Desmatamento e da Degradação Florestal (conserva o Carbono)

• REDD + = Aumento da cobertura florestal, conservação e Manejo Florestal Sustentável (aumenta o Carbono)

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Produtos Florestais Madeireiros (PFM)

• Resultantes do Manejo Florestal Sustentável (plantações ou naturais)

• Reservatórios de carbono;• Em todo o mundo, o estoque de

carbono em produtos florestais está aumentando;

• Varia de acordo com produto e uso final: – Madeira para energia e resíduos –

mesmo ano; – Papel - 5 anos, incluindo os

reciclados; e – Madeira serrada e painéis

reconstituídos - + 100 anos;• Os produtos florestais descartados

podem permanecer em depósitos de resíduos sólidos por longos períodos de tempo;

• A contabilização do carbono em produtos florestais de longa permanência, aumenta a capacidade de estoque de carbono por área

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Outros Serviços Ecossistêmicos

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Cadeia produtiva do Gado - corte

T

Consumidor Final: açouguesRestauran

tes

DistribuiçãoAtacado

FrigoríficoSupermercados

Co-produtosCouro, bezerros

reprodutores

InsumosTerraSanidadeAlimentaçãoBezerrosBalanças, equipamentos

Produção Pecuária

1.Pequenos (diversificação)

2.Grande produtor especializado3.Confinamento

AMBIENTE ORGANIZACIONAL (logística)

AMBIENTE INSTITUCIONAL (MAPA)

T T

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Cadeia de prestação de serviços da Pecuária de Corte????

T

Consumidor Final:

PopulaçãoRegionalGlobal

Distribuição

AtacadoAg

NacionalClientes regionais

Turismo ruralBeleza cênica; Potencial filtro

Frigoríficos, mercados

InsumosCO2 atmosféricoÁguaNutrientesPaisagemFiltro

Produção de Biomassa

1.Sequestro de co22.Filtragem da água3.Absorção de nutrientes4.Fixação do solo5.Alteração da paisagem6.Carga do solo

AMBIENTE ORGANIZACIONAL

AMBIENTE INSTITUCIONAL (ANSA)

T T

MarketingO conceito de serviços da McDonald's:

Preço justoFácil de reconhecer

ConsistenteAmbiente limpo

Certificações:INPI, COC

Quioto, Voluntários,

GEF

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Cadeia de prestação de serviços de SAF????

T

Consumidor Final:

PopulaçãoLocal,

regional,Nacional e mundial

Distribuição

AtacadoAg

NacionalTransformação

PrimáriaPFM

Água verde, azul e virtual

Beleza cênica; Potencial filtro

InsumosCO2 atmosféricoBiodiversidadeÁguaNutrientesPaisagemFiltro

Produção Florestal

1.Sequestro de co22.Conservação biodiversidade3.Filtragem da água4.Absorção de nutrientes5.Fixação do solo6.Alteração da paisagem7.Carga do solo8. substituição de produtos com alta demanda energética

AMBIENTE ORGANIZACIONAL

AMBIENTE INSTITUCIONAL (ANSA)

T T

MarketingO conceito de serviços da McDonald's:

Preço justoFácil de reconhecer

ConsistenteAmbiente limpo

Quioto, Voluntários,

GEF

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Cadeia de prestação de serviços de Silvopastoril????

T

Consumidor Final:

PopulaçãoLocal,

regional,Nacional e mundial

Distribuição

AtacadoAg

NacionalTransformação

PrimáriaPFM

Água verde, azul e virtual

Beleza cênica; Potencial filtro

InsumosCO2 atmosféricoBiodiversidadeÁguaNutrientesPaisagemFiltro

Produção Florestal

1.Sequestro de co22.Conservação biodiversidade3.Filtragem da água4.Absorção de nutrientes5.Fixação do solo6.Alteração da paisagem7.Carga do solo8. substituição de produtos com alta demanda energética

AMBIENTE ORGANIZACIONAL

AMBIENTE INSTITUCIONAL (ANSA)

T T

MarketingO conceito de serviços da McDonald's:

Preço justoFácil de reconhecer

ConsistenteAmbiente limpo

Quioto, Voluntários,

GEF

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Cadeia de prestação de serviços do Eucalipto????

T

Consumidor Final:

Populaçãoregional

Distribuição

AtacadoAg

NacionalTransformação

PrimáriaPFM

Água verde, azul e virtual

Beleza cênica; Potencial filtro

InsumosCO2 atmosféricoÁguaNutrientesPaisagemFiltro

Produção Florestal

1.Sequestro de co22.Filtragem da água3.Absorção de nutrientes4.Fixação do solo5.Alteração da paisagem6.Carga do solo

AMBIENTE ORGANIZACIONAL

AMBIENTE INSTITUCIONAL (PNBSAE)

T T

MarketingO conceito de serviços da McDonald's:

Preço justoFácil de reconhecer

ConsistenteAmbiente limpo Quioto,

Voluntários,GEF

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Cadeia de prestação de serviços de PFM????

T

Consumidor Final:

PopulaçãoLocal,

regional,Nacional e mundial

Distribuição

AtacadoAg

NacionalTransformação

PrimáriaPFM

Água verde, azul e virtual

Beleza cênica; Potencial filtro

InsumosCO2 atmosféricoBiodiversidadeÁguaNutrientesPaisagemFiltro

Produção Florestal

1.Sequestro de co22.Conservação biodiversidade3.Filtragem da água4.Absorção de nutrientes5.Fixação do solo6.Alteração da paisagem7.Carga do solo8. substituição de produtos com alta demanda energética

AMBIENTE ORGANIZACIONAL

AMBIENTE INSTITUCIONAL (PNBSAE)

T T

MarketingO conceito de serviços da McDonald's:

Preço justoFácil de reconhecer

ConsistenteAmbiente limpo

PFM produz mais benefícios ambientais que REDDAssociado ao aumento da oferta de emprego e renda

Quioto, Voluntários,

GEF

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Propriedade Rural - Futuro

USDA, 2005

Créditos de Biodiversidade

Áreas de Alto Valor para a Conservação, reservas de

variabilidade genética, espécies endêmicas,

ameaçadas etc

Créditos de Carbono

Plantio e uso sustentável de florestas

Energias Renováveis

Usinas eólicas

Madeira de Origem Sustentada

O uso de madeira contribui para aumentar o estoque de carbono nos ecossistemas

terrestres, desde que de origem sustentada

Créditos de Água

A gestão da qualidade e quantidade da águaControle de enchentes

Habitat de espécies migratóriasControle de salinização dos solos

etc

Milho / Soja Gado

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$

BeneficiáriosIndivíduos, sociedadeProdutos e

Serviços

TaxasImpostosLicençasMultas

Pagamentos diretos

Compra de créditos

Funções

SuprimentoRegulatório

CulturalSuporte

Estrutura Empresarial (dimensão da base de recursos, infra-estrutura, equipamentos, $ -

mecanismo financeiro, entre outros)

Ambiente Institucional (leis, regulamentos, certificações, registros, entre outros)

$ $

Pequenos produtores

rurais, indústria, comércio,

construção, etc Médios

produtores rurais,

indústria, comércio,

construção, etc Grandes

produtores rurais, indústria,

comércio, construção, etc

Indústria

Construção

Energia

Transporte

Resíduos

Agricultura

Floresta

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Carbono e Competitividade Agrobras Consult, 2010

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South African fruit & wine export producers

Inventário e neutralização de carbono

Ainda não existem definições sobre as medidas internas que os Estados Unidos pretendem adotar para reduzir as emissões de gases que provocam o aquecimento global. Industriais brasileiros com receio de que sejam criadas novas taxas sobre os produtos importados, que elevariam os custos das exportações do Brasil.

Indústria mundial do cimento

Mundo = 800 a 880 kg CO2/ t;Brasil = 659 kg CO2/t.

PecuáriaBrasil - pouco mais de uma cabeça por hectare –

60,5 kg CH4 + 54 kg de CO2 /ha/ano =1,3 tCO2eq/hectare/ano.

Pastagem seqüestra 3,4 tCO2/hectare/ano(RODRIGUES, 2010)

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Carbon footpring

Urban and Ecological footpring

Water footpringForest footpring

Marketing

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Projetos de Lei de Pagamentos por Serviços Ambientais

• PROJETO DE LEI 792/2007 (PL Principal)• APENSADOS:

– PL 1190/2007 – PL 1667/2007– PL 1920/2007– PL 5487/2009– PL 5528/2009– PL 6204/2009– PL 1999/2007– PL 2364/2007– PL 5487/2009– PL 5528/2009– PL 6005/2009– PL 6204/2009– PL 7061/2010

Bolsa Floresta e Fundo Bolsa NaturezaBolsa FlorestalBolsa Verde (Pronaf)Programa Nacional de Recompensa AmbientalPrograma Renda Verde e FundoCrédito VerdeFundo Nacional de Serviços AmbientaisFinanciamento do Sistema Nacional de Crédito RuralRegulamentação (valoração, prestadores, beneficiários e mecanismo de repasse)Política NacionalPrograma FederalControleFinanciamentoCadastro Nacional3 a 6 sub-programasCadeias Produtivas SustentáveisFinanciamento incluindo MultasReserva Legal

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Política Nacional de Bens e Serviços Ambientais do Brasil

Conselho Nacional de Bens e Serviços AmbientaisUnidade de Bens e Serviços Ambientais

Registro Nacional de Bens e Serviços AmbientaisSistema Nacional de Informação de Bens e Serviços

AmbientaisComitê Técnico-Científico e Painel Brasileiro de Bens e

Serviços AmbientaisCertificação CBSA/Brasil

Bens e Serviços Ambientais sem

diferenciaçãoServiços Ambientais

dos Ecossistemas sem remuneração

Bens e Serviços Ambientais

reconhecidos e valorizados

Pagamentos por Serviços Ambientais dos

Ecossistemas

PNBSABEPLS 309/2010

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Unidade de Bens e Serviços Ambientais:Dinamização do Potencial de Mercado de Pagamentos por Serviços Ecossistêmicos

no MT

Normas e regulamentos – indicadores de valoração;

Compra e venda;Marketing;

Administração, supervisão e assessoria técnica;

Investimentos e pagamentos;Monitoramento e Certificação.

UBSAE/MT

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PNBSAE/MT

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Conclusão

• Economia Verde apresenta oportunidades para produção rural com qualidade ambiental

• Já existem metodologias e mercados para serviços ecossistêmicos

• Vários exemplos de legislação nacional sobre a temática

• Casos de sucesso e proprietários que já realizaram a venda dos créditos