t2. Modelo Projeto de Pesquisa

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como fazer um projeto de pesquisa

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Escola de Sade Pblica do Estado de Minas Gerais

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Escola de Sade Pblica do Estado de Minas Gerais NOME DO ALUNOTITULOBelo Horizonte

2011NOME DO ALUNOTITULOProjeto de pesquisa de curso apresentado Coordenadoria de Ps-Graduao da Escola de Sade Pblica do Estado de Minas Gerais ESP/MG, como requisito parcial obteno do ttulo de Especialista em gesto hospitalar Pro-Hosp V.

Orientadores

Projeto: Andr Luiz Pereira

Monografia: Msc. Andr Luiz Pereira

SUMRIO61.INTRODUO

81.2Objetivos

81.2.2Objetivos Especficos

92REFERENCIAL TERICO

143METODOLOGIA

143.1Metodologia da Pesquisa

143.2Metodologia de Planejamento

153.4Caracterizao do objeto de pesquisa

164. PLANO DE AO E INTERVENO

164.1 Resultados esperados em relao aos dados coletados

164.1Compromissos e metas a pactuar

164.2Operacionalizao do plano de ao e interveno

164.2.1Objetivos Estratgicos

174.2.2Metas

174.2.3Estratgias

174.4.1Indicadores de Estrutura

184.4.2Indicadores de Processo

184.4.3 Indicadores de Resultado

184.5Etapas do Plano de Interveno

184.5.1Identificao do Problema

184.5.2Observao

184.5.3Anlise

194.5.4Plano de Ao

194.5.5Ao

194.5.6Verificao

194.5.7Padronizao

204.5.8Melhoria continua

215.CRONOGRAMA

22REFERNCIAS

23APNDICE A

23Misso

23Viso

25Organograma do hospital Doutor Badar Junior

26APNDICE B

27ANEXO I

35ANEXO II

LISTA DE FIGURASLISTA DE SIGLAS E ABREVIATURAS

CIPA- Comisso Interna de Preveno de Acidentes

CLT- Consolidao das Leis do Trabalho

EPI- Equipamento de Proteo Individual

FGV- Fundao Getlio Vargas

NRs- Normas Regulamentadoras

SES/MG- Secretaria Estadual de Sade de Minas Gerais

SSO- Segurana e Sade Ocupacional

SUS- Sistema nico de Sade

1. INTRODUO

Inclua na sua redao da introduo o tema e a delimitao que tratar sua pesquisa. Termine com uma pergunta de pesquisa. O problema uma questo que norteia seu estudo. Uma inquietao social ou questo que no h resposta cientfica. Ex: Qual a responsabilidade civil do incapaz envolvido em casos de bullying? Sempre em forma de pergunta.

Se a resposta for bvia, j tiver sido respondida ou impossvel de responder no um bom problema de pesquisa. Tampouco proponha afirmaes ou solues logo de cara.

1.1 Justificativa

Para que fazer este estudo? A quem interessa? Como que as cincias iro progredir com este estudo? algo j estudado? (se sim, para qu chover no molhado / se no: O que leva a esta falta de estudos?).

Sua justificativa precisa tambm relacionar qual a importncia deste estudo para a sociedade (tanto a coletividade em geral quanto o microcosmo que alvo do estudo).

Quando voc justificar a razo pela qual este estudo ser relevante para a sociedade, o grupo estudado, o saber cientfico e demais reas de conhecimento (como psicologia ou antropologia, se for o caso), esta parte estar ok. 1.2 ObjetivosOs objetivos se dividem em 2: geral e objetivos. Todos so frases curtas. Deve utilizar os verbos abaixo:

ALGUNS VERBOSQUE PODEM SER USADOSNA ELABORAO DOS OBJETIVOSNVEISVERBOS

CONHECIMENTOA apropriao do conhecimento pelo pensamento, seja qual for a concepo dessa apropriao: como definio, percepo clara, apreenso completa, anlise, etc.ApontarRegistrarEnunciarEnumerarCitarExemplificarMarcarReconhecerRepetirIdentificarMedirClassificarEvocarNomearRelacionarDistinguirEstabelecerInscreverOrdenarDefinirRelatarExpressarSublinharCalcularDescreverEspecificar

COMPREENSOHabilidade de exprimir, com preciso de conceitos, identificando-os em situaes diversas, demonstrando-os ou explicando-os.ConcluirDeterminarEstimarIlustrarInterpretarPredizerRelatarTraduzirDeduzirDescreverExplicarInduzirLocalizarPrepararReorganizarTranscreverDemonstrarDiferenciarExprimirInferirModificarPreverRepresentarTransformarDerivarDiscutirExtrapolarInterpolarNarrarReafirmarRevisarTransmitir

APLICAOHabilidade de empregar princpios, regras ou mtodos adquiridos na resoluo de situaes-problema.AplicarEmpregarIlustrarOperarSelecionarDemonstrarEstruturarInventariarInterpretarUsarDesenvolverEsboarOrganizarPraticarDramatizarGeneralizarRelacionarTraar

ANLISEHabilidade de distinguir elementos de uma comunicao, sua inter-relao e estruturao.AnalisarCompararDebaterDiscutirInvestigarCalcularCriticarDiscriminarIdentificarExaminarCombinarContrastarDetectarExperimentarProvarCategorizarCorrelacionarDiferenciarDistinguirDeduzir

SNTESEHabilidade de estruturar um conjunto de conhecimentos pessoais; elaborar planos de uma seqncia de operaes; de deduzir relaes abstratas, produzindo trabalhos originais.ComunicarOriginarPlanejarOrganizarEspecificarFormularProduzirCoordenarConstituirConjugarComporDocumentarCriarEsquematizarConstruirEscreverDirigirErigirCodificarPropor

AVALIAOHabilidade de emitir julgamentos a partir de observaes sobre a estrutura do material ou a partir de critrios externos.ArgumentarDecidirMedirValidarEstimarPrecisarValorizarCompararEscolherTaxarContrastarJulgarSelecionar

1.2.1 Objetivo GeralDe maneira resumida, quando todos os objetivos especficos so resolvidos, o geral automaticamente o . O objetivo geral o destino final do seu estudo, o lugar que voc ir chegar.

Ex: Contribuir para a aquisio e formao de hbitos higinicos na clnica WWWW1.2.2 Objetivos Especficos o desdobramento do objetivo geral. Assim como o geral, preciso verificar a lista de verbos, cada um deles passando uma idia (compreenso, anlise etc). Liste os vrios objetivos especficos.

Ex

* Conhecer os hbitos relacionados a higiene na clnica WWW

* Estabelecer um plano de interveno na clnica WWW, visando a incorporao de hbitos de higiene

* Implementar o plano de interveno proposto

* Avaliar os resultados do plano de interveno, em relao a situao inicial

2 REFERENCIAL TERICOAqui voc ir revisar a literatura. O projeto de pesquisa no precisa ser denso, mas a monografia sim. Voc precisa ir do grau de abstrao maior para o menor. Exemplo: Administrao > Administrao de marketing > Logstica.A reviso da literatura deve obedecer a cronologia. Autores que fizeram trabalhos antes aparecem antes.

Um bom projeto/artigo costuma ter pelo menos 20 trabalhos que serviram de referncia para esta parte. Isso denota que o pesquisador se deu ao trabalho de ler, revisar o que j foi escrito sobre o assunto e entende perfeitamente o que est se propondo a fazer.

3 METODOLOGIA

3.1 Metodologia da Pesquisa

3.2 Metodologia de Planejamento

3.4 Caracterizao do objeto de pesquisa4PLANO DE AO E INTERVENO

4.1 Resultados esperados em relao aos dados coletados4.2 Compromissos e metas a pactuar4.3 Operacionalizao do plano de ao e interveno 4.3.1 Objetivos Estratgicos

4.3.2 Metas4.3.3 Estratgias4.3 Monitoramento4.4.1 Indicadores de Estrutura

4.4.2 Indicadores de Processo4.4.3 Indicadores de Resultado5. CRONOGRAMA AGOSTO 2010SETEMBRO

2010OUTUBRO

2010NOVEMBRO

2010DEZEMBRO

2010

1) Escolha e delimitao do tema

2) Levantamento bibliogrfico

3) Elaborao do projeto de pesquisa

4) Reviso e Depsito do projeto de pesquisa

5) Anlise crtica dos dados coletados

6) Elaborao do artigo cientfico

7) Reviso final da redao

8) Depsito e defesa do artigo cientifico

6. ORAMENTO

REFERNCIAS FREITAS, CM.; PORTO, MFS. Sade, ambiente e sustentabilidade. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2006.

FUNDAO GETLIO VARGAS. Balanced Scorecard. FGV Online, disponvel em http://www5.fgv.br/fgvonline/InternaInternaCurso.aspx?prod_cd=BSEAD_00&gclid=CLXJ6e-7y6QCFUxj7Aod3QtPDw - Acessado em: 09 de outubro de 2010.MARTINS AMEBL, BARRETO SM, REZENDE VLS. Acidentes de trabalho com instrumentos perfurocortantes entre cirurgies-dentistas. Rev Bras Med Trab 2004;4:267-74.

MINISTRIO DA SADE. Sobre o SUS. Portal da Sade, disponvel em http://portal.saude.gov.br/portal/saude/cidadao/area.cfm?id_area=921. Acessado em: 09 de outubro de 2010.MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO. NR 5 - Comisso Interna de Preveno de Acidentes. Normas Regulamentadoras, disponvel em

http://www.mte.gov.br/legislacao/normas_regulamentadoras/nr_05.asp. Acessado em: 10 de outubro de 2010.

MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO. NR 6 - Equipamento de Proteo Individual - EPI. Normas Regulamentadoras, disponvel em

http://www.mte.gov.br/legislacao/normas_regulamentadoras/nr_06.pdf. Acessado em: 10 de outubro de 2010.

ORIBE, Claudemir. Diagrama de rvore: a ferramenta para os tempos atuais. Qualypro, disponvel em http://www.qualypro.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/05/diagrama.pdf.

Acessado em 11 de outubro de 2010.

ORIBE, Claudemir. Origem, conceitos e variantes dessa idia de 70 anos. Qualypro, disponvel em http://www.qualypro.com.br/blog/?cat=1. Acessado em: 11 de outubro de 2010.

PRESIDNCIA DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988, disponvel em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm - Acessado em: 11 de outubro de 2010.

SECRETARIA DE SADE DE MINAS GERAIS. Pro-Hosp. Portal de informaes, disponvel em http://www.saude.mg.gov.br/politicas_de_saude/pro-hosp - Acessado em: 12 de outubro de 2010.TEIXEIRA P, VALLE S. Biossegurana: uma abordagem multidisciplinar. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 1996.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatrios de pesquisa em administrao.

So Paulo: Atlas, 1997.WORKPLAN. MASP - Mtodo de Anlise e Soluo de Problemas. Disponvel em http://www.workplan.com.br/masp.htm. Acessado em: 12 de outubro de 2010.

APNDICE A

APNDICE BPLANOS DE AO

Tabela 1. Planos de ao do projeto de interveno

O qu?Quem?Onde?Quando?Por qu?Como?Quanto custa?

Que ao ser executada?Quem ir executar/participar da ao?Onde ser executada a ao?Quando a ao ser executada?Por que a ao ser executada?Como ser executada a ao?Quanto custa para executa a ao?

Treinamento sobre a importncia do uso de EPIsA definirSala de reunies do hospital Dr. Badar JuniorNo dia 25/10/10 9:00 s 12:00hsConscientizao dos colaboradores quanto a importncia do uso de EPIs.

Fazer com que eles usem o EPI adequado s atividades que oferecem riscos de acidenteAula expositiva e vdeoJ previstos nas despesas de custeios usuais

Fonte: prpriaCompletar, segundo a descrio das suas aes.

ANEXO I