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como fazer um projeto de pesquisa
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Escola de Sade Pblica do Estado de Minas Gerais
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Escola de Sade Pblica do Estado de Minas Gerais NOME DO ALUNOTITULOBelo Horizonte
2011NOME DO ALUNOTITULOProjeto de pesquisa de curso apresentado Coordenadoria de Ps-Graduao da Escola de Sade Pblica do Estado de Minas Gerais ESP/MG, como requisito parcial obteno do ttulo de Especialista em gesto hospitalar Pro-Hosp V.
Orientadores
Projeto: Andr Luiz Pereira
Monografia: Msc. Andr Luiz Pereira
SUMRIO61.INTRODUO
81.2Objetivos
81.2.2Objetivos Especficos
92REFERENCIAL TERICO
143METODOLOGIA
143.1Metodologia da Pesquisa
143.2Metodologia de Planejamento
153.4Caracterizao do objeto de pesquisa
164. PLANO DE AO E INTERVENO
164.1 Resultados esperados em relao aos dados coletados
164.1Compromissos e metas a pactuar
164.2Operacionalizao do plano de ao e interveno
164.2.1Objetivos Estratgicos
174.2.2Metas
174.2.3Estratgias
174.4.1Indicadores de Estrutura
184.4.2Indicadores de Processo
184.4.3 Indicadores de Resultado
184.5Etapas do Plano de Interveno
184.5.1Identificao do Problema
184.5.2Observao
184.5.3Anlise
194.5.4Plano de Ao
194.5.5Ao
194.5.6Verificao
194.5.7Padronizao
204.5.8Melhoria continua
215.CRONOGRAMA
22REFERNCIAS
23APNDICE A
23Misso
23Viso
25Organograma do hospital Doutor Badar Junior
26APNDICE B
27ANEXO I
35ANEXO II
LISTA DE FIGURASLISTA DE SIGLAS E ABREVIATURAS
CIPA- Comisso Interna de Preveno de Acidentes
CLT- Consolidao das Leis do Trabalho
EPI- Equipamento de Proteo Individual
FGV- Fundao Getlio Vargas
NRs- Normas Regulamentadoras
SES/MG- Secretaria Estadual de Sade de Minas Gerais
SSO- Segurana e Sade Ocupacional
SUS- Sistema nico de Sade
1. INTRODUO
Inclua na sua redao da introduo o tema e a delimitao que tratar sua pesquisa. Termine com uma pergunta de pesquisa. O problema uma questo que norteia seu estudo. Uma inquietao social ou questo que no h resposta cientfica. Ex: Qual a responsabilidade civil do incapaz envolvido em casos de bullying? Sempre em forma de pergunta.
Se a resposta for bvia, j tiver sido respondida ou impossvel de responder no um bom problema de pesquisa. Tampouco proponha afirmaes ou solues logo de cara.
1.1 Justificativa
Para que fazer este estudo? A quem interessa? Como que as cincias iro progredir com este estudo? algo j estudado? (se sim, para qu chover no molhado / se no: O que leva a esta falta de estudos?).
Sua justificativa precisa tambm relacionar qual a importncia deste estudo para a sociedade (tanto a coletividade em geral quanto o microcosmo que alvo do estudo).
Quando voc justificar a razo pela qual este estudo ser relevante para a sociedade, o grupo estudado, o saber cientfico e demais reas de conhecimento (como psicologia ou antropologia, se for o caso), esta parte estar ok. 1.2 ObjetivosOs objetivos se dividem em 2: geral e objetivos. Todos so frases curtas. Deve utilizar os verbos abaixo:
ALGUNS VERBOSQUE PODEM SER USADOSNA ELABORAO DOS OBJETIVOSNVEISVERBOS
CONHECIMENTOA apropriao do conhecimento pelo pensamento, seja qual for a concepo dessa apropriao: como definio, percepo clara, apreenso completa, anlise, etc.ApontarRegistrarEnunciarEnumerarCitarExemplificarMarcarReconhecerRepetirIdentificarMedirClassificarEvocarNomearRelacionarDistinguirEstabelecerInscreverOrdenarDefinirRelatarExpressarSublinharCalcularDescreverEspecificar
COMPREENSOHabilidade de exprimir, com preciso de conceitos, identificando-os em situaes diversas, demonstrando-os ou explicando-os.ConcluirDeterminarEstimarIlustrarInterpretarPredizerRelatarTraduzirDeduzirDescreverExplicarInduzirLocalizarPrepararReorganizarTranscreverDemonstrarDiferenciarExprimirInferirModificarPreverRepresentarTransformarDerivarDiscutirExtrapolarInterpolarNarrarReafirmarRevisarTransmitir
APLICAOHabilidade de empregar princpios, regras ou mtodos adquiridos na resoluo de situaes-problema.AplicarEmpregarIlustrarOperarSelecionarDemonstrarEstruturarInventariarInterpretarUsarDesenvolverEsboarOrganizarPraticarDramatizarGeneralizarRelacionarTraar
ANLISEHabilidade de distinguir elementos de uma comunicao, sua inter-relao e estruturao.AnalisarCompararDebaterDiscutirInvestigarCalcularCriticarDiscriminarIdentificarExaminarCombinarContrastarDetectarExperimentarProvarCategorizarCorrelacionarDiferenciarDistinguirDeduzir
SNTESEHabilidade de estruturar um conjunto de conhecimentos pessoais; elaborar planos de uma seqncia de operaes; de deduzir relaes abstratas, produzindo trabalhos originais.ComunicarOriginarPlanejarOrganizarEspecificarFormularProduzirCoordenarConstituirConjugarComporDocumentarCriarEsquematizarConstruirEscreverDirigirErigirCodificarPropor
AVALIAOHabilidade de emitir julgamentos a partir de observaes sobre a estrutura do material ou a partir de critrios externos.ArgumentarDecidirMedirValidarEstimarPrecisarValorizarCompararEscolherTaxarContrastarJulgarSelecionar
1.2.1 Objetivo GeralDe maneira resumida, quando todos os objetivos especficos so resolvidos, o geral automaticamente o . O objetivo geral o destino final do seu estudo, o lugar que voc ir chegar.
Ex: Contribuir para a aquisio e formao de hbitos higinicos na clnica WWWW1.2.2 Objetivos Especficos o desdobramento do objetivo geral. Assim como o geral, preciso verificar a lista de verbos, cada um deles passando uma idia (compreenso, anlise etc). Liste os vrios objetivos especficos.
Ex
* Conhecer os hbitos relacionados a higiene na clnica WWW
* Estabelecer um plano de interveno na clnica WWW, visando a incorporao de hbitos de higiene
* Implementar o plano de interveno proposto
* Avaliar os resultados do plano de interveno, em relao a situao inicial
2 REFERENCIAL TERICOAqui voc ir revisar a literatura. O projeto de pesquisa no precisa ser denso, mas a monografia sim. Voc precisa ir do grau de abstrao maior para o menor. Exemplo: Administrao > Administrao de marketing > Logstica.A reviso da literatura deve obedecer a cronologia. Autores que fizeram trabalhos antes aparecem antes.
Um bom projeto/artigo costuma ter pelo menos 20 trabalhos que serviram de referncia para esta parte. Isso denota que o pesquisador se deu ao trabalho de ler, revisar o que j foi escrito sobre o assunto e entende perfeitamente o que est se propondo a fazer.
3 METODOLOGIA
3.1 Metodologia da Pesquisa
3.2 Metodologia de Planejamento
3.4 Caracterizao do objeto de pesquisa4PLANO DE AO E INTERVENO
4.1 Resultados esperados em relao aos dados coletados4.2 Compromissos e metas a pactuar4.3 Operacionalizao do plano de ao e interveno 4.3.1 Objetivos Estratgicos
4.3.2 Metas4.3.3 Estratgias4.3 Monitoramento4.4.1 Indicadores de Estrutura
4.4.2 Indicadores de Processo4.4.3 Indicadores de Resultado5. CRONOGRAMA AGOSTO 2010SETEMBRO
2010OUTUBRO
2010NOVEMBRO
2010DEZEMBRO
2010
1) Escolha e delimitao do tema
2) Levantamento bibliogrfico
3) Elaborao do projeto de pesquisa
4) Reviso e Depsito do projeto de pesquisa
5) Anlise crtica dos dados coletados
6) Elaborao do artigo cientfico
7) Reviso final da redao
8) Depsito e defesa do artigo cientifico
6. ORAMENTO
REFERNCIAS FREITAS, CM.; PORTO, MFS. Sade, ambiente e sustentabilidade. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2006.
FUNDAO GETLIO VARGAS. Balanced Scorecard. FGV Online, disponvel em http://www5.fgv.br/fgvonline/InternaInternaCurso.aspx?prod_cd=BSEAD_00&gclid=CLXJ6e-7y6QCFUxj7Aod3QtPDw - Acessado em: 09 de outubro de 2010.MARTINS AMEBL, BARRETO SM, REZENDE VLS. Acidentes de trabalho com instrumentos perfurocortantes entre cirurgies-dentistas. Rev Bras Med Trab 2004;4:267-74.
MINISTRIO DA SADE. Sobre o SUS. Portal da Sade, disponvel em http://portal.saude.gov.br/portal/saude/cidadao/area.cfm?id_area=921. Acessado em: 09 de outubro de 2010.MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO. NR 5 - Comisso Interna de Preveno de Acidentes. Normas Regulamentadoras, disponvel em
http://www.mte.gov.br/legislacao/normas_regulamentadoras/nr_05.asp. Acessado em: 10 de outubro de 2010.
MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO. NR 6 - Equipamento de Proteo Individual - EPI. Normas Regulamentadoras, disponvel em
http://www.mte.gov.br/legislacao/normas_regulamentadoras/nr_06.pdf. Acessado em: 10 de outubro de 2010.
ORIBE, Claudemir. Diagrama de rvore: a ferramenta para os tempos atuais. Qualypro, disponvel em http://www.qualypro.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/05/diagrama.pdf.
Acessado em 11 de outubro de 2010.
ORIBE, Claudemir. Origem, conceitos e variantes dessa idia de 70 anos. Qualypro, disponvel em http://www.qualypro.com.br/blog/?cat=1. Acessado em: 11 de outubro de 2010.
PRESIDNCIA DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988, disponvel em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm - Acessado em: 11 de outubro de 2010.
SECRETARIA DE SADE DE MINAS GERAIS. Pro-Hosp. Portal de informaes, disponvel em http://www.saude.mg.gov.br/politicas_de_saude/pro-hosp - Acessado em: 12 de outubro de 2010.TEIXEIRA P, VALLE S. Biossegurana: uma abordagem multidisciplinar. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 1996.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatrios de pesquisa em administrao.
So Paulo: Atlas, 1997.WORKPLAN. MASP - Mtodo de Anlise e Soluo de Problemas. Disponvel em http://www.workplan.com.br/masp.htm. Acessado em: 12 de outubro de 2010.
APNDICE A
APNDICE BPLANOS DE AO
Tabela 1. Planos de ao do projeto de interveno
O qu?Quem?Onde?Quando?Por qu?Como?Quanto custa?
Que ao ser executada?Quem ir executar/participar da ao?Onde ser executada a ao?Quando a ao ser executada?Por que a ao ser executada?Como ser executada a ao?Quanto custa para executa a ao?
Treinamento sobre a importncia do uso de EPIsA definirSala de reunies do hospital Dr. Badar JuniorNo dia 25/10/10 9:00 s 12:00hsConscientizao dos colaboradores quanto a importncia do uso de EPIs.
Fazer com que eles usem o EPI adequado s atividades que oferecem riscos de acidenteAula expositiva e vdeoJ previstos nas despesas de custeios usuais
Fonte: prpriaCompletar, segundo a descrio das suas aes.
ANEXO I