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Análise de Viabilidade de Negócio: Corretora de Seguros de Cargas e Transportes
Autor: Ruy A.Meirelles dos Santos FilhoOrientador: Daniel Estima de Carvalho
São Paulo 2012
Agenda
• Introdução• Objetivos do Plano• Referencial Teórico• Principais aspectos do Plano de Negócios• Considerações finais
Introdução• Cenário Atual:
– Maior competição no segmento caminhões ( new players)– Aumento da frota de caminhões ( apoio BNDES)– Estradas precárias e roubos de cargas– Transportadoras investindo em gerenciamento de risco
• Seguro de transportes: complexo e demanda corretores com conhecimento no segmento
• Oportunidade de negócio para uma corretora de seguros ligada a um fabricante de caminhões
Objetivo• Elaborar um plano de negócios para avaliar os
seguintes pontos:– visão do mercado segurador e de corretagem com
foco em transportes– analisar as principais barreiras a entrada, ameaças
e oportunidades– Oferecer o seguro como parte da solução
completa para o cliente de caminhão ( produto, financiamento e seguros)
– avaliar a rentabilidade do negócio e viabilidade para a implementação
Seguro de Transportes• Cobertura para danos, avarias ou roubo de cargas
transportadas(rodoviário, ferroviário, fluvial e aéreo)• Cobertura de responsabilidade civil para
transportadores ( obrigatório)
Referencial Teórico : Plano de Negócios
• Dornelas :etapas de um plano de negócios• Hitt, Ireland, Hoskisson: ambiente externo e
setorial• Kotler e keller: 5 forças de Porter• Artigos especializados sobre Seguros e
Corretagem
Referencial Teórico – Algumas Reflexões
• Com a redução de spreads e queda da taxa de juros básica no Brasil, as instituições financeiras passam a investir mais em seguros
• Corretagem de seguros:– tem menos risco que financiamento ( não necessita de
capital)– não depende de captação de recursos ( funding)– Representa uma fonte de receitas estável
( necessidade de renovação das apólices)• Setor Seguros: 3% PIB no Brasil( + 9% US e Europa)
DEMOGRÁFICO• Economia brasileira : transportes
• Financiamento BNDES : mais frotistas
Análise do Ambiente Externo
POLÍTICO / REGULATÓRIO• Seguro de responsabilidade civil é
obrigatório para transportadores
AMBIENTAL• Empresas de Transporte: Preocupação
com imagem da empresa e sustentabilidade
ECONÔMICO• Investimentos infra-estrutura
• Risco: maior sinistralidade
SÓCIO – CULTURAL• Capacidade econômica +
profissionalização: seguros
TECNOLÓGICO• Seguro + Gerenciamento de Risco
Crescimento da economia ( transportes), profissionalização das empresas, seguro obrigatório e aperfeiçoamento tecnológico (gerenciamento de riscos) representam oportunidades
Análise do Setor ( Cinco forças de Porter)
Rivalidade entre Concorrentes• Corretoras Multis ( um produto
a mais)
• Pamcary
• Regionais
Poder barganha dos compradores• Aumento de transportadores pequenos
• Transportadoras grandes ( + 50 caminhôes)
• Empresas embarcadoras
Novos Entrantes• Diversificação de corretoras
• Parcerias com gerenciadoras de risco
Ameaça dos produtos substitutos
• Possibilidade é migração para outros modais, porém o seguro é multimodal
• Ferroviário é dependente do Rodoviário
Poder de Negociação de Fornecedores ( Seguradoras)
• Pouca concentração no segmento ( 18 players , líder: 12% mkt share)
• Índice sinistro / prêmio: valor dos prêmios e % corretagem
Setor de Corretagem de Seguros
Mercado
Reais (000) Grupo Segurador Valores Partic. (%)
ALLIANZ 278.827 11,6%BANCO DO BRASIL-MAPFRE 252.615 10,5%ACE 215.835 9,0%RSA SEGUROS 213.636 8,9%ITAÚ 206.685 8,6%TOKIO MARINE 194.968 8,1%BRADESCO 146.769 6,1%SUL AMÉRICA 124.850 5,2%PORTO SEGURO 118.825 4,9%LIBERTY 110.753 4,6% Outros 540.500 22,5%TOTAL 2.404.263 100,0%fonte: rating de seguros ( Sincor)
2011
Crescimento Significativo Poucas Seguradoras / baixa Concentração
Corretoras Partic. (%)
PAMCARY 30,0% Multis (Aon, Marsh , Willis...) 50,0% Regionais 20,0%
Poucas Corretoras Especializadas
Estimado pelo autor
Seguro de Transporte ( em Milhões R$)
2010 2011 var %
Premios Diretos ( bruto) 1970 2404 22%Premios Ganhos 1774 1918 8%Sinistros retidos 1005 1026 2%Despesas de Comercialização 382 432 13%Sinistralidade 56,6% 53,5% -5%Indices de Despesas de Comercialização 21,6% 22,5% 4%Margem Bruta 21,8% 24,0% 10%
O Plano de Negócios• Oferta da solução completa: produto, financiamento e seguro
( caminhão + “carga” ) = vantagem competitiva • Corretora de Seguros: grande base de clientes • Seguro de carga: complexidade técnica = profissionais do
braço financeiro da Montadora conhecem o negócio• Poucos players com foco neste seguro • Perspectiva de Crescimento da indústria de caminhões: média
de 7% ao ano nos próximos 10 anos• Necessidade de reduzir idade média da frota ( 18 anos)• Oportunidade de gerar receita em “fee income business”
Estrutura e Metas• Pesquisa quantitativa e qualitativa com clientes:
• Meta: Conquistar 180 clientes no primeiro ano e atingir 430 clientes no décimo ano
• Utilizar força de vendas dos distribuidores ( remuneração variável)• Investimento inicial de R$ 200.000• Utilizar estrutura existente
Estrutura Adicional Básica ( Ano 1)• 2 gerentes regionais especialistas em transportes• 3 analistas internos ( interface entre clientes e seguradoras)• 2 peritos para atendimento de sinistros
Análise FinanceiraPeríodo Ano 1 Ano 5 Ano 10
Demonstrativo de ResultadoTotal Premio de seguros (ooo) 5.443 9.687 19.911
Comissão Corretagem ( liquida de tributos) 635 1.130 2.323 Custos Operacionais - Equipe comercial e peritos (440) (535) (683) - administrativos (144) (175) (308) Total Custos Operacionais (584) (710) (991) Outras Despesas ( incl. Depreciação) (12) (40) (15) Lucro Bruto 39 380 1.317 Lucro Liquido 26 251 869
- Capex / + Depreciação (188) 40 15 Working Capital (13) (23) (46) Fluxo de Caixa (175) 269 838 Fluxo de Caixa Descontado (162) 183 388 VPL 1.667 TIR 68%WACC 8%
Premissas ChaveClientes potenciais ( 10% cresto. anual) 180 264 424 Frota total 1.260 1.845 2.971 Carga Transportada (mês) (R$000) 378.000 672.697 1.382.705 Frota Média 7 7 7 Carga transportada mensal ( R$ 000) 300 365 465 Base Carga para prêmio anual de seguro 4.536.000 8.072.369 16.592.465
Premio de seguros 5.443 9.687 19.911 Aliquota Média Premio 0,12% 0,12% 0,12%Comissão Corretagem Média ( liquida) 12,5% 12,5% 12,5%
Considerações Finais• A oferta de seguro de transporte por uma corretora de seguros ligada à
Montadora de Caminhões é muito viável– Vantagem competitiva ( seguro complementa a oferta do bem)– Receita adicional para o Grupo Fabricante ( sem investimento
significativo, sem risco de capital, fluxo regular de receita )– Ambiente Externo muito favorável: econômico, ambiental, legal,
tecnológico– Ambiente do Setor
• poucos corretores especializados• Diferencial favorável para empresa já atuante no setor
– Análise Financeira: • TIR podendo chegar a 70% ( 8% com redução de 30% no volume previsto) VPL de
aprox.• VPL : R$ 2 milhões em 10 anos ( baixo investimento e baixo risco)
Muito Obrigado!
Ruy Antonio Meirelles dos Santos [email protected]