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OLHANDO PARA O FUTURO FAZENDO AGORA
Diga-me o que compartilhas e eu te direi quem és
SERGIO JUNQUEIRA ARANTES
Tendência 0#
“Os problemas jogam a confiança do empresário e do consumidor para baixo, o que torna ainda mais difícil o cenário do ano”, diz Juan
Jensen, sócio e economista-chefe da Tendências.Uma sondagem feita por EXAME com presidentes de 130 grandes empresas mostra que 60% deles acreditam que o ano terminará com recessão ou, na melhor hipótese, com crescimento zero.De acordo com a pesquisa realizada por EXAME, 70% das que integram a elite corporativa do país prevêem que conseguirão elevar as receitas — 17% apostam em avançar mais de 10%.Como farão isso? Um estudo feito em janeiro pela Fundação Dom Cabral com 100 executivos que comandam negócios de médio e grande porte mostra que a principal resposta é batalhar para aumentar a participação nos mercados em que já atuam. Ou seja, roubar espaço da concorrência. A segunda estratégia mais comum em tempos de crise é buscar fazer mais com menos — o que pode significar redução de investimento e publicidade
Tendência 1#
Noticias sobre a morte dos eventos são exageradas. Os números globais de participação em eventos de associações mais do que
dobraram, de menos de 10 milhões em 1993-1997, para 21 milhões em 2008-2012. A América Latina também ganhou quota no
mercado global, com expansão de 5,2% ao ano. A participação média em eventos diminui ao longo do tempo: no inicio de 1970 a média era de 1.000 participantes, nos últimos
cinco anos esse número caiu para 424 pessoas por evento. No entanto, a quantidade de eventos tem crescido a um ritmo mais
rápido, aumentando a frequência global. No Brasil o crescimento é 14,9% a/a na última década e as
pesquisas da Exame e da Fundação Dom Cabral indicam ser esta a hora e a vez do marketing promocional.
Os eventos funcionam como catalisadores do desenvolvimento econômico, impulsionando a economia do conhecimento,
estimulando a inovação e fortalecendo os clusters econômicos.
“Coloque a inovação no centro do negócio, de cima para baixo, você pode melhorar os números; ao mesmo tempo, você vai
descobrir uma maneira muito melhor de fazer as coisas - mais produtivo, mais ágil, mais inclusiva, ainda mais divertido. As
pessoas querem ser parte do crescimento, e não da redução de custos sem fim”.
AG Lafley, Game Changer, CEO Procter & Gamble
Tendência 2#
Eventos estão evoluindo para se tornarem mais atraentes para o participante, se possível encantando. Engajamento,
feedback em tempo real, pesquisas on-line e Q & A; envolvimento do participante através de oficinas;
‘gamification’ de eventos com competições; mais fóruns (físicos e virtuais) para conectar compradores e
vendedores; aplicativos específicos de eventos e promoção no Twitter e perfis de tweets dos participantes.
O ritmo de criar, compartilhar e trocar experiências é cada vez mais intenso e real. Estamos em busca constante de
novas sensações e cada vez mais ligados a experiência do agora.
Tendência 3#
ROI compreendendo mais que vendas e leads, certificação, ‘tracks’ educativos, networking, melhoria da experiência do visitante,
incluindo filantropia, prestação de serviços locais e oportunidades de novas conexões.
Tendência 4#
Um mercado com restrições orçamentárias e altamente competitivo na atração de eventos, se traduz em uma consciência
de custos duradoura, mantendo tarifas hoteleiras e de serviços em níveis adequados. Mudança para alojamentos midscale e
instalações para eventos não tradicionais (museu, restaurantes) também refletem as restrições orçamentárias.
Para ter os participantes mais engajados é necessário oferecer uma boa estrutura de conectividade e relacionamento, procurar
ambientes que disponibilizem boa conexão Wi-Fi e que propiciem network para o evento, resolvendo e agilizando muita coisa sem a necessidade de locomoção. Além de fomentar a interação entre
participantes via rede social e obter feedback instantâneo.
Tendência 5#
Diretrizes de compliance dificultam processos de participação em eventos e hospedagem. Pesquisa da American Express
aponta que as aprovações estão cada vez mais difíceis em todas as regiões do mundo.
No Brasil, em vários níveis, o governo está prejudicando a indústria de eventos: aperto fiscal para reduzir os orçamentos
disponíveis para os gastos em eventos, além de políticas restritivas que limitam nossa capacidade de captar e participar
de eventos.
Tendência 6#
O MURO ENTRE O VIRTUAL E A VIDA REAL ESTÁ CAINDO.Crescimento dos eventos virtuais não acontece à custa dos
encontros físicos, eles abrem novos fluxos de receita. Contatos pré e pós-evento entre os participantes tem aumentado. Os
eventos estão aumentando seu alcance por meio de interações mais fortes com os participantes antes e depois dos eventos,
bem como por meio da utilização de fóruns virtuais para estender a participação a um público mais vasto.
2015 será o ano em que a indústria dos eventos começará a abraçar o “social “- eventos são sociais, pois eles trazem
pessoas que pensam juntas. Faz todo o sentido que a indústria comece a utilizar tecnologia social para alavancar conexões e
redes sociais para criar valor para todos, no pré, durante e pós-evento
Tendência 7#
O relatório State of Marketing 2015, da Salesforce, mostra que este será o ano em que as empresas vão “ligar os pontos’
de maneira adequada e implementar uma abordagem verdadeiramente multicanal para personalizar o engajamento
de cada cliente”.
Sustentabilidade e segurança são os novos mantras. Emoção, estilo de vida e a possibilidade de dar algo de volta para as
comunidades para as quais estão viajando (alemães na Bahia).
Tendência 8#
Taleb Rifai (OMT): el rol del turismo de negocios es clave: “Además de generar en promedio um mayor nivel de gasto,
reduce la estacionalidad, contribuye a la regeneración de los destinos, promueve la divulgación de conocimiento y potencia
la innovación y la creatividad”.
Três focos fundamentais:• Como criar melhores conteúdos, • Como compartilhar mais conteúdos • Qual a melhor forma de se envolver com seu público através destes conteúdos
Tendência 9#
Aprenda como jogadores de outras indústrias estão utilizando a digitalização para criar novos modelos de negócios. Como pode ser aplicado para o seu negócio? Modelos de inovação muitas
vezes se movem de uma indústria para outra. Esta prática ajudará você a ver a tecnologia como um meio para reinventar o negócio e não apenas como um canal add-on de comercialização
ou ferramenta de produtividade.
Tendência 10#