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FÓRUM TURISMO 2014 24 DE OUTUBRO A A RTE DO ACOLH IMEN T O (HO TELARIA)

FÓRUM TURISMO 2014 24 DE OUTUBRO A ARTE DO ACOLHIMENTO (HOTELARIA)

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FÓRUM TURISMO 201424 DE OUTUBRO

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DESTINO: SÃO MIGUEL

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COMO DESCREVER DESTINO SÃO MIGUEL?- Destino único e

seguro

- Beleza natural incomparável

- Gastronomia rica

- Cultura

- Hospitalidade genuína

- Efeito WOW em todas as pessoas que visitam a ilha!

- Destino caro

- Percepção de destino para um target mais Senior

- Pouco entretenimento

- Lacunas a nível de Restauração

- Sem unidades de 5 estrelas

- Serviço pouco qualificado

- Clima inconstante

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PRÉMIOS:

Quality Coast

- Prémio Platina em 2014Critérios: natureza, ambiente, identidade e cultura, turismo e negócios, segurança e acolhimento,

National Geographic Traveler

- Em 2010 ganhou a 2ª posição entre as melhores ilhas do mundo para Turismo Sustentável, entre 111 ilhas e arquipélagos.Avaliação baseada na qualidade ambiental, integridade social e cultural, condição da arquitectura, atracção estética e gestão do turismo e perspectivas futuras; e o grau em que as ilhas não se deixam estragar pelo turismo de massas. - 10 Melhores destinos Internacionais de Verão no Mundo – 8ª posição em 2011- Uma das 50 viagens a fazer na Europa – 2012

Lagoa das Sete Cidades: 7 Maravilhas Naturais de Portugal, em 2010

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- Na última década, mais de 50% da capacidade hoteleira actual é nova, e uma parte substancial da restante foi profundamente ampliada e remodelada

- Aumento da procura de Espanha, Alemanha, EUA, Holanda e Portugal

- Diminuição da Escandinávia e UK

- Destinos concorrentes: Algarve, Porto Santo, Cabo Verde, Brasil, Cuba e Turquia

- Grande sazonalidade e a procura internacional concentra-se em Julho, Agosto e Setembro

- O sucesso dos Açores depende da qualidade dos produtos e serviços

- Paisagem e património edificado não é suficiente para concorrer com destinos internacionais e com os novos destinos que surgem quase todos os anos

FACTOS:

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PRODUTOS:

CORE

- Turismo de Natureza

(vertente “Passeios” está consolidado)

A Desenvolver

- Náutica de Recreio

- Turismo de Saúde

- Golfe

- Cruzeiros

- MI

- Turismo Aventura

- Touring/circuitos turisticos

Nichos de Mercado

- Surf

- Mergulho

- Birdwatching

- Religioso

Qualificadores da Oferta

- Cultura

- Gastronomia

Como complemento da experiência turística

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HOTELA

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Hotel

- Estabelecimento Comercial

- Diferentes categorias

- Pode ter outros serviços associados

- Arte de dar alojamento

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HOSPITALIDADE- Prática muito antiga- Faz parte da natureza Humana

Acolhimento- Receber em casa- Receber com agrado

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TUDO DEPENDE DO.........SERVIÇO

Cliente procura:

• Boa relação qualidade vs. preço

• Serviço personalizado

• Simplicidade

• Genuíno e autêntico

• Consistência

• Emoções / Experiências

• Sustentável e de qualidade

• Interagir com o destino que visita

• As novas gerações (Y) têm exigências e expectativas diferentes

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“Everything should be made as simple as possible, but not simpler.”

Albert Einstein

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PRINCÍPIOS PARA ALCANÇAR A EXCELÊNCIA EM SERVIÇO

Think

DoReview

Page 15: FÓRUM TURISMO 2014 24 DE OUTUBRO A ARTE DO ACOLHIMENTO (HOTELARIA)

DEFINIR UMA DIREÇÃO

DEFINIR DIREÇÃODEFINIR DIREÇÃO

O que está a tentar alcançar?

O que está a tentar alcançar?

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Page 20: FÓRUM TURISMO 2014 24 DE OUTUBRO A ARTE DO ACOLHIMENTO (HOTELARIA)

PERGUNTAS A COLOCAR:

O quê?O quê? Como?Como? Quem?Quem? Porquê?Porquê?

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O CLIENTE

CATIVAR OS SEUS CLIENTES

CATIVAR OS SEUS CLIENTES

Estão verdadeiramente focados no cliente?

Estão verdadeiramente focados no cliente?

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ALCANÇAR A CONSISTÊNCIAA Rota para um Serviço de Excelência

ExperiênciaExpectativas Avaliação

Quais são as expectativas

comuns e específicas dos seus clientes?

Como é que as define?

Física

Produtos

Pessoas

Procedimentos

Como classifica a experiência que oferecem?  Está a superar as expectativas dos seus clientes? Como é que sabe?

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QUALIDADE/SATISFAÇÃO

Abaixo dasExpectativasAbaixo das

Expectativas

Vai de encontro às

Expectativas

Vai de encontro às

ExpectativasExcede as

ExpectativasExcede as

Expectativas

S-1 S S+1

S = Satisfação

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Serviço Inconsistente

Serviço Consistente

Básico Anticipar

Qualidade Baixa Qualidade Elevada

Serviço Reactivo Serviço Proactivo

Focus Interno Focus no Cliente

Impessoal Pessoal

Ineficiente Eficiente

S-1 S S+1

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http://www.youtube.com/watch?v=aH90uzU5YUw

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What is differentiating is how we

make them feel

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OBRIGADA!