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Autor: Paulo Maia BarbosaAutor: Paulo Maia BarbosaOrientador: Prof. Dr. Leandro José MorilhasOrientador: Prof. Dr. Leandro José Morilhas
• Introdução• Pergunta de pesquisa• Objetivos• Referencial teórico• Metodologia• Principais resultados• Considerações finais
O biodiesel é um combustível renovável produzido através da reação entre óleos vegetais e/ou gordura animal com um álcool, resultando em ésteres de ácido graxo (biodiesel) e glicerina.
Pode substituir parcial ou totalmente o diesel tradicional de origem fóssil.
Proporciona redução de emissões em comparação ao diesel fóssil Monóxido de Carbono: 48% Material Particulado: 47% Hidrocarbonetos: 67%
O biodiesel é misturado ao combustível fóssil, segundo leis mandatórias. Brasil: 5% (B5) Argentina: 7% (B7)
Argentina e Brasil estão entre os maiores produtores de biodiesel do mundo. Brasil: Produção absorvida pelo mercado
doméstico. Argentina: Forte foco na exportação
Que motivos do ponto de vista econômico, geográfico e político levaram Argentina e Brasil a adotarem modelos distintos de comercialização do biodiesel e quais são as implicações para a competitividade desses países neste setor?
Identificar os principais agentes no setor de biodiesel e seus graus de influência sobre a indústria;
Levantar a evolução desta indústria em cada país;
Apresentar o modelo de negócio de cada país; Projetar possíveis cenários para os próximos
dez anos; Identificar os impulsionadores e entraves que
afetam a indústria de biodiesel no Brasil e Argentina.
“A Vantagem Competitiva das Nações” de Michael Porter Explica a razão pela qual
determinados países ou regiões se tronam bem sucedidos em indústrias específicas.
Desmitifica a importância dos fatores básicos
Mostra que as condições para competitividade não são inerentes e precisam ser criadas e mantidas: Inovação e Atualização.
Diamante de PorterEstratégia, Estrutura e Rivalidade
das Empresas
Estratégia, Estrutura e Rivalidade
das Empresas
Condições de FatoresCondições de Fatores
Condições de
Demanda
Condições de
Demanda
Indústrias Relacionad
as e de Suporte
Indústrias Relacionad
as e de Suporte
Governo
Pesquisa Descritiva: descrição de um objeto a partir de relações entre diversas variáveis.
Não há geração de conhecimentos novos a partir de teste de hipóteses .
Somente variáveis qualitativas foram utilizadas.
Dados Primários Entrevistas com especialistas da indústria de biodiesel
na Argentina e no Brasil, todos com ao menos dois anos de experiência no setor.▪ Um representante de uma organização setorial.▪ Um especialista da cadeia de suprimentos▪ Um especialista da área operacional
Dados Secundários Consulta à literatura teórica, literatura setorial,
publicações especializadas, informações públicas divulgadas por empresas do setor através de web-sites e notícias publicadas em jornais e mídias ligadas ao setor.
Argentina Brasil
Principal Foco de
Mercado
• Exportação. • Mercado doméstico.
Fatores
Impulsionadores
• Baixo custo de produção.• Estrutura logística e tributária favorável à exportação.• Cadeia da soja bem Estruturada
• Suporte governamental• Impacto social positivo• Cadeias da soja e da pecuária bem estruturadas
Obstáculos• Instabilidade econômica e política• Dependência da soja como matéria prima.
• Custos logísticos elevados.• Alta carga tributária.• Dependência da soja como matéria prima.
Argentina Brasil
Condições de
Fatores
• Disponibilidade de terra e clima propícios para a produção agrícola• Expertise no desenvolvimento de tecnologias de cultivo eficientes.• Logística da cadeia da soja eficiente.
• Disponibilidade de terra e clima propícios para a produção agrícola• Expertise no desenvolvimento de tecnologias de cultivo eficientes.
Indústrias
Relacionadas
e de Suporte
• Cadeia de produção da soja bem desenvolvida – Disponibilidade de óleo como matéria prima.
• Cadeia de produção da soja e, em menor escala, da carne bovina bem desenvolvidas – Disponibilidade de óleo e sebo como matéria prima.
Argentina Brasil
Condições de
Demanda
• Mercado doméstico importante, porém restrito a poucas empresas.• Forte orientação à exportação.
• Forte mercado doméstico.• Desenvolvimento do mercado totalmente dependente de decisões governamentais.• Ausência de exportações.
Estratégia,
Estrutura e
Rivalidade das
Empresas
• Baixa rivalidade entre os fabricantes.• Foco na expansão da capacidade produtiva.
• Grau relativamente elevado de rivalidade entre os fabricantes.• Tendência de consolidação dos produtores.• Investimentos em pesquisa para diversificação da matriz de matérias primas.
A Argentina foi capaz de se tornar um grande exportador de biodiesel por ter baixos custos de produção, logística e tributação. Isso permitiu que o biodiesel argentino penetrasse com sucesso os principais mercados consumidores, principalmente na Europa.
O Brasil não se mostrou competitivo no mercado de exportação de biodiesel em decorrência da alta carga tributária e elevados custos logísticos. Por outro lado, o PNPB deu origem a uma demanda interna estável que figura entre as maiores do mundo.
Os principais do setor foram identificados: Produtores de biodiesel e das indústrias relacionadas; governos e sociedade.
A evolução da indústria ocorreu de forma rápida impulsionada por políticas governamentais nos países produtores e consumidores
Os modelos de negócio dos dois países, os impulsionadores e obstáculos da indústria e as projeções para os próximos 10 anos foram obtidas através das entrevistas e da literatura.
Limitações da pesquisa. A Indústria de biodiesel é jovem e dinâmica. Os
panoramas apresentados nesse estudo podem sofrer mudanças drásticas e rápidas.
Há poucos dados disponíveis para se estabelecer tendências.
Sugestões de novos estudos. Análise em profundidade da estrutura de custos dos
produtores de biodiesel na Argentina e no Brasil. Extensão dessa análise a outros países exportadores
de biodiesel, como Tailândia e Malásia.
Muito Obrigado!Paulo Maia BarbosaPaulo Maia Barbosa
[email protected]@uol.com.br